Pheby

Pheby Sadeqa Johnson

Resenhas - PHEBY

Gabi Sarabando 07/09/2022

Pheby - Sadeqa Johnson
Uma ficção histórica desafiadora de ler, mas com absoluta certeza de ser extremamente um milhão de vezes mais difícil de se ter vivido. Portanto, é um livro muito necessário, que tive que parar muitas vezes para digerir e pensar sobre. Aborda temas como a brutalidade da escravidão e o colorismo, através da narrativa de Pheby, uma protagonista forte e encantadora, que faz de tudo para sobreviver e cuidar dos seus em meio ao desespero e a desesperança.

?Você é uma escrava no nome, mas nunca na sua cabeça?

Para mim, a autora atingiu seu objetivo de honrar esta história com a memória dos que se foram e compreender o presente com mais lucidez.

??????????+

Daniela Botelho 06/09/2022

Muito, muito bom
Ah, o livro tem uma escrita que flui muito bem. Fiquei encantada em perceber como todos os personagens são bem construídos. As vzs parecia que eu poderia ver os rostos deles. Achei mt bem amarrada a história. Não vou mentir que ela não é meio triste. Algumas partes deixam a gente bem reflexiva sobre as mazelas humanas, mas a escravidão realmente é uma memória coletiva que não deve ser apagada, principalmente pq ainda temos muito que melhorar como sociedade.

leiturasdabiaprado 05/09/2022

Mais um livro de tirar o fôlego!
Um livro necessário, falar sobre escravidão é sempre operante, resgatar relatos e afirmar que sim, nós brancos temos uma dívida histórica!
Os brancos causaram muita dor, muito sangue, matanças, separação de famílias...
A escravidão é um dos temas mais cruéis da nossa história!
O livro nos conta a história de Pheby, sua eterna luta pela sobrevivência e o sonho de liberdade!
O livro é uma obra de ficção baseada em histórias reais, fala da cadeia para escravizados, as condições degradantes em que eles eram mantidos...
É um livro que exala dor, mas também mostra a força do amor e principalmente nos mostra o poder do amor materno!
Não quero dar spoiler, mas posso dizer desde já leia e se emocione com a história de Pheby Dolores Brown! ??

Douglas 03/09/2022

Tenso e horripilante
O livro retrata o cenário de uma cadeia onde escravos eram torturados e vendidos para passarem a vida toda trabalhando por uma subvivencia.
A história narra a trajetória de uma mulher mestiça, que é vendida para essa cadeia e acaba sendo transformada em senhora do lugar.
Com isso, o livro mostra o cenário onde a mulher precisa se submeter aos mais horríveis acontecimentos para se manter com esperanças de deixar um futuro melhor para seus filhos.

Bruna 02/09/2022

Um livro importante para que nunca se esqueça do horror que foi a escravidão nos EUA e que se estendeu pelos países colonizados pelos europeus.

Mesmo que seja por ficção, que pode acabar sendo até mais sutil perto da realidade, retrata o sofrimento, a dor, a injustiça e o abuso que praticavam contra os negros. Tratando-os muitas vezes piores que animais.

Embrulha o estômago e dá muita raiva em acompanhar a vida de Pheby, mas mesmo no meio de tanta adversidades, ela não perde a esperança e a força de lutar pela liberdade.

A escrita da autora é envolvente. Recomendo!

Giany.Alves 02/09/2022

Um livro que fala da época da escravidão, dos sofrimentos que a escravidão proporcionou, mas é uma leitura mais leve, a princípio acreditei que seria mais penoso ler, mesmo o sendo em alguns momentos, mas a escrita da autora é bem envolvente e deixa o livro mais interessante.
Pheby uma jovem filha de mãe escrava e pai dono da fazenda, mas que recebeu toda atenção e boa educação com o apoio do pai e da tia, após a morte repentina do pai e de sua mãe, num acidente é vendida pela esposa do pai que não gostava dela, ao passar pelos percalços do caminho até chegar a uma prisão onde seria leiloado, chama a atenção do dono do local e logo é levada para a Casa Grande, mesmo sendo considerado um dos mais cruéis da região, trata Pheby com carinho e respeito, porém não dispensa o mesmo tratamento ao filho primogênito que ela teve com seu grande amor.
Uma estória baseada numa história real, em que um senhor de escravos, foi casado uma uma mulher considerada mestiça durante o tempo da escravidão americana.

Flavinha 30/08/2022

Que narrativa perfeita, terminei com um gostinho de quero mais! História linda porém sofrida e muito real!!!

"O caminho que permaneceria sempre no mesmíssimo lugar, até termos corações com coragem para mudar as coisas. Mas, se existia ar para respirar, existia também esperança."

Thamyres L (Ruby) 30/08/2022

Não tem como não dar 5 estrelas
O livro que conta a história de Pheby, me cativou desde as primeiras páginas, estava com dúvidas si iria gostar da história, e3acabou que esse livro vai ficar marcado pra sempre na minha vida. Falar sobre escravidão não é fácil, mas a autora se mostrou muito inspirada, contando com detalhes a triste e sofrida história de Pheby, em busca de sobrevivência. Seu sofrimento, tdo que teve que engolir pra proteger quem amava. Foi demais! Ficava chocada virando algumas páginas, mas recomendo esse livro muito é muito...

Magila 30/08/2022

Impressionante....
Como a autora consegue nos transportar para dentro da história!
E incrível como a gente sente cada momento descrito por ela, as dores, as angústias, as decepções vivida por cada personagem...
O livro é sensacional!
A história é digna de aplauso ? ? ?
Eu recomendo muito esse livro, só que prepare seu coração e segure seu lenço, porque muitas lágrimas vão rolar...

Priscila292 30/08/2022

História intensa, mas arrastada
Não tive uma boa experiência. Demorei muito para conseguir finalizar, pois achei o livro arrastado e repetitivo. De repente, nos capítulos finais, somos atingidos por uma avalanche de acontecimentos abruptos, e fim. Não curti.

GNV 29/08/2022

É preciso muito estômago para aguentar algumas cenas (e um esforço enorme para entender como isso pode acontecer).

soutatyrs 29/08/2022

Que livro bom
Que livro bom!! Pheby é inspirado em uma história real, é ficção mas alguns fatos, lugares e acontecimentos foram reais? e isso é mto assustador!!
Um livro com cenas fortes de abuso, tortura de escravos e luta pela liberdade!!
Qdo leio um livro assim fico pensando em quão baixo o ser humano chegou ao escravizar outro ser humano? fico imaginando o que era ser escravo e ser considerado uma mercadoria!!
Triste, mas necessário ler este livro, as páginas passam sem vc perceber!

Brina 29/08/2022

Ótima leitura, o final um pouco apressado e talvez não tão duro quanto eu queria, mas satisfatório em algum nível. Recomendo

Cristiane.Cardoso 27/08/2022

Intenso. Emocionante.
Nessa primeira parte do livro, conhecemos a corajosa, jovem de fibra, a Pheby - uma filha de escrava com o seu mestre. Ela que não desiste dos seus sonhos, luta pelo que acredita, mas levou um arrastão do destino e todos os seus planos, a promessa de um futuro melhor, de livrrdade, foram interrompidos justo quando estavam tão próximo de serem realizados.

Mesmo com as perdas que teve (a morte da mãe e a fuga de seu amado Essex) e a traição da sua Senhora, que a vende enquanto o Mestre viaja, não deu a ela a satisfação de se mostrar derrotada. Pelo contrário, transformou seu terror em fúria e a amaldiçoou.

Agora, Pheby enfrenta uma realidade dura, bem diferente da vida que tinha, onde não era tratada como uma escrava pelo seu mestre. Após dias de viagem, numa situação humilhante e sofrida, foi vendida em uma leilão, para o dono de um presídio que traficava escravos. Mas continua enfrentando a vida com todas as suas forças. Mesmo aparecendo alguém que lhe trata bem, luta pra não se entregar com medo das consequências.

E no tão esperado aniversário de 18 anos, que deveria ser a data mais feliz de sua vida, pois ganharia sua carta de alforria prometida pelo antigo mestre. Ela descobriu que estava grávida de Essex - seu único amor, que ela nem sabia onde estava. Seu mestre Jacob Bell morreu, junto com ele todas as promessas de liberdade. Agora só contava com a ajudava do carcereiro que tinha comprado ela. Mesmo todos dizendo que ele era o diabo, ele a queria, tratava-a bem. Seu primeiro filho foi um menino: Monroe Henry Brown. Mesmo não enxergando nenhuma rota de fuga, sabia que não podia desmoronar. Não tinha escolha, se tornou a sra do carcereiro. Era obrigada a fazer coisas das quais era contra, como preparar outras escravas para o leilão. A ver calada toda maldade dele. Só pensava em proteger o filho, Monroe, que o carcereiro matinha separado dela. Agora carregava um filho dele. Uma menina: branca - Hester. Ele fazia de tudo pela filha. Depois vieram mais três,  amado e cuidadoa pelo pai, enquanto Monroe sempre era deixado de lado.
Ouve uma conversa do carcereiro com outros homens, falam sobre um tal de Essex Henry, um negrinho que estava provocando muita confusão. Iam trazê-lo para o presídio e fazê-lo pagar por cada escrava fugitivo.  Em meio ao medo, surge uma esperança.

Pheby conhece o quanto seus companheiro, o carceiro, é Maligno. Não era atoa que a prisão dos Lapier era conhecida como a Terra do Diabo- E quem era o diabo?
Ela ver seu amado Essex ser torturado pelas mãos do homem com quem hoje ela se deita e ter que assistir a tudo sem poder fazer nada, ou quase nada e ainda ver o filho dela com Essex sofrer as consequências do pouco que ela fez para ajudá-lo a pelo menos amenizar seu sofrimento, Páginas bem intensas!
Uma das formas que ele encontrou para tentar manipular Pheby foi atingindo seu ponto fraco, os filhos.
Quantos sacrifícios, quantas perdas, renúncias... mas não baixou a cabeça, fazia o impossível para proteger àqueles que ama.

Um livro bem intenso e muito emocionante, daqueles difíceis de ler com óculos (chorei muito). Algumas partes foram mais fortes e difíceis mas não atrapalharam a minha experiência de leitura.
E apesar ser uma história brutal sobre a escravidão como ela realmente foi, com todo o atos desumanos, que nos deixa indignados a cada trecho lido, é um livro com uma narrativa bem fluida.

Amei esse livro! E olhe que não estava com as melhores expectativas sobre ele. Foi uma surpresa!
Super recomendo a leitura!