Pheby

Pheby Sadeqa Johnson

Resenhas - PHEBY

Jorlaíne 30/07/2022

A crueldade humana
A autora fez pesquisas sobre a condição dos escravizados e se baseou numa história real para escrever essa obra. A obra é dura, repleta de exemplos de castigos aplicados durante o período de escravidão. Uma narrativa fluida sobre um enredo cruel que nos indigna a cada página.
Durante a leitura pensava a cada instante: como pode um ser humano tratar outro com tamanha crueldade?!
Recomendo a leitura!
Marcia 30/07/2022minha estante
Que interessante. Anotado

Ricardo.Silvestre 30/07/2022minha estante
Anotado aqui também!
Obrigado pela partilha @JorlaineGirao ?

Elaine 31/07/2022minha estante
Eu estou sofrendo demais nessa leitura. Quanta dor! Quanta tristeZa!

Tamires 19/01/2023minha estante
Esse livro é muito necessário. Ainda mas por se baseado em histórias real. A escravidão deixou marcas na humanidade.

Karinah.Goncalves 29/01/2023minha estante
Vou começar a lê hoje

Kathleen28 27/03/2023minha estante
Você sintetizou tudo que senti enquanto lia. Apesar de querer saber o que acontecia, as vezes era simplesmente muito pesado continuar.

Paula 01/08/2022

Porque?
Essa é a pergunta de me fiz do início a fim do livro ? Humano tratando humanos como se fosse mercadoria. Que ficção extraordinária
Fernanda 01/08/2022minha estante
E o tipo de história, que a gente precisa encarar como ficção.. pensar nela como realidade embrulha o estômago.

Paula 01/08/2022minha estante
Exatamente isso @fernada

Luly @projetocabeceira 01/08/2022minha estante
Vou pegar esse livro essa semana! ?

Fernanda 01/08/2022minha estante
E o livro que dá vontade de ter várias continuações paralelas, sabe?

Gigio 21/08/2022minha estante
Acabei a leitura agora! Muita coisa pra digerir.

Albieri 21/08/2022minha estante
Nem me fale.

mpettrus 24/08/2022minha estante
Nossa, que resenha perfeita! Muita coisa para assimilar em tão poucas linhas. Despertou-me a curiosidade para ler esse romance o quanto antes ???

Lívia Casari 24/10/2022

Perfeito. Perfeito.
Perfeito mesmo. Que história linda!! Triste mas necessária. Indico pra todo mundo ??
Manoella 27/10/2022minha estante
Esse livro é tudo de maravilhoso ! Necessário

Márcia 25/08/2022

Uma leitura muito fluida e extremamente dolorida. O apego e a sensação do desespero de Pheby nos deixa preocupados e ávidos pelo término da história, como se o final também nos proporcionasse a liberdade tão almejada por ela e pelos personagens cativos.
Brunomoulin 20/10/2022minha estante
Muito forte e necessária essa leitura.

Helayne.Bessa 26/10/2022

Ótima escrita
O tema é triste e alguns acontecimentos são de quebrar a gente. Mas certos episódios da história da humanidade não devem ser esquecidos, na esperança de não serem repetidos. A escrita da autora é ótima e ela não fica remoendo cada parte sofrida, quantos litros de sangue correu, cada expressão, ou descritivas cansativas. Conta somente o que deve ser dito. Muito bom.
Margô 15/02/2023minha estante
Verdade. Pheby foi uma revelação pra mim, no que se refere à estas cadeias que existiam nos E.U.A. Considero uma leitura necessária...

Yasmin.Cade 03/10/2022

É sempre difícil (mas necessário) ler sobre escravidão
'Pheby' é uma obra relevante, que coloca sua protagonista no centro e não tem receio de mostrar o que existir na pele de uma escrava significa.

Pheby é uma negra de pele mais clara, educada pela avó branca, mas vendida pela senhora da casa para uma prisão de escravos, onde ela precisa se ver em posições controversas para garantir sua sobrevivência.

O livro carrega um grande peso nas costas e mostra muita dor. Ao mesmo tempo, faz isso com certo equilíbrio nas palavras e no tom, de modo que a atmosfera consegue ser pesada mas não chega ao insuportável (ao contrário de obras no estilo de 'Menino Mamba-Negra' que são tão atordoantemente fortes que quase não consegui terminar de ler).

O livro nos dá espaço para sofrer e refletir sobre os acontecimentos. Há respiros, incômodos e sentimentos que se embatem e se conectam de formas bastante humanas.

Apesar de ter me envolvido pela história e ter me comovido pela forma como tudo foi acontecendo, senti falta de um fluxo narrativo mais intenso e multiplicador de significados. Por muitos momentos, senti que, criativamente, a obra estava estacionada, sem avançar em uma crescente.

Por isso, apesar de ver valor na forma genuína em que a autora abordou Pheby, que representa muitas mulheres escravas mulatas que sofreram demais em suas existências, também vejo certo potencial subaproveitado aqui.
Juliana.Paradella 04/10/2022minha estante
Eu amei esse livro

Léo 04/01/2023

Uma ficção realista
O romance "Pheby" de Sadeqa Johnson traz uma imersão a realidade da escrivão nos EUA do século 19

A protagonista Pheby Delores é uma mestiça, nascida da relação entre sua mãe - Ruth, uma negra escravizada - e o dono da plantação.

Ruth faz um acordo com o pai de Pheby para que ela receba uma carta de alforria ao completar seus 18 anos. Mas infelizmente nem tudo aconteceu como planejado e ela é vendida para a prisão de Lapier conhecida como terra do diabo pela tortura, desumanidade e atrocidades vistas ali.

O romance traz uma imersão a realidade da escravidão.
Quando aprendemos na escola, vemos que a escravidão foi algo cruel, mas de uma maneira "presenciar" isso através dessa história é algo que me fez perceber o quão assustador verdadeiramente é, o quão desumano e monstruosa foi essa época.

Poder acompanhar a história de Pheby, presenciar, de certa forma, o que ela presenciou durante a trama me fez perceber o quão assustador é isso ter sido real.

A objetificação dos negros é BIZARRO, os brancos se referem aos negros como meros objetos ou itens.
Pior, muitas vezes fazem questão de humilhar, mesmo sem motivo algum.
Tudo isso vindo de um desejo de se enxergar como superior.

Até mesmo objetos reais eram mais bem tratados do que os escravos.

Acho que o mais legal de Pheby é saber que grande parte dessa história é inspirada em fatos reais. A autora resgatou nomes de escravos daquela época encontrados em arquivos e fatos reais.

A protagonista Pheby é inspirada em Mary Lumpkin, uma mestiça que é concubina do dono da prisão.

A história toda é baseada nos fatos ocorridos em Richmond, Virgínia

Foi uma baita imersão em nosso passado e uma experiência que me fez entender melhor a monstruosidade humana.
Laninha :) 05/01/2023minha estante
Wow!! Que livro meus amigos, que livro?

Lu Salles 30/07/2022

Um livro surpreendente!
A leitura nos leva ao tempo da escravidão nos EUA num período bem polêmico. E é nesse período que vamos conhecer a história de Pheby, uma jovem filha de escrava com o Senhor da casa e toda a trajetória para sobreviver e dar um futuro melhor as suas filhas.
Bruna.Portoghese 30/07/2022minha estante
Começando ?

Camilla.Conti 14/07/2022

Arrebatador
Um livro cru, pesado, e lotado de carga emocional. Acompanhamos a vida de Pheby e todas as situações que ela passou sendo uma escrava na Virgínia. Essa personagem é tridimensional, e muito, muito forte! Esse foi o livro mais pesado que já li acerca da escravidão nos Estados Unidos, e a Nota da Autora faz tudo se tornar ainda mais real.
Matheus.Figueiredo 14/07/2022minha estante
Fiquei interessado

Erica.Barone 01/07/2022

Ficção histórica inspirada na vida de Mary Lumpkin, essa obra apresenta uma leitura difícil do ponto de vista social e psicológico, porém muito proveitosa. Se de um lado temos relatos de terror, de outro temos bonitas histórias de resiliência, esperança e superação. Não é fácil digerir toda violência, subjugação, suportados pelas pessoas escravizadas, mas é reconfortante saber que sua luta e resistência não foram em vão. Livro emocionante e envolvente.

Badu 03/07/2022

História marcante e difícil de ler, mas impossível de largar
Não leio muitas ficções históricas e esse mês a TAG Inéditos me surpreendeu com essa obra. A grande maioria das obras de ficção que se passa nos século XIX, seja literária ou cinematográfica, mostra a perspectiva dos brancos com sua riqueza, soberba e a beleza da época. Pheby, por outro lado, evidência a parte horrível da história: a escravidão.
A leitura desse não foi fácil, claro. Entretanto, a escrita da Sadeqa Johnson é simplesmente fantástica e a história é sensacional. Você simplesmente não consegue largar o livro.
Os maus tratos, condições desumanas e a violência contra negros, principalmente a violência sexual contra as mulheres, são evidenciadas nesse livro. De certa forma, a história nos faz refletir sobre os acontecimentos atuais e como estamos retrocedendo como sociedade.
Algo que me chamou muito minha atenção é o amadurecimento de Pheby em poucas páginas. No início do livro, ela mostra uma inocência tão grande (um privilégio, ao se tratar de uma escrava) em sua narração que fiquei chocada ao descobrir que tinha 17 anos. Mas, ao passar de poucas páginas, da para ver claramente o quanto ela muda diante das inúmeras agressões que sofre. Sem dar spoiler, outra coisa que me chocou foi como ela tratou, algumas vezes, outros escravos, o que me deu certa raiva dela.
Em um dos meus históricos de leitura, falei que entraria em depressão se o livro não tivesse um final feliz, mas quando se trata de escravidão, não sei bem o que eu estava esperando. No entanto, fiquei bem satisfeita.
Considero esse livro muito importante e a leitura vale muito a pena!

Vanessa.Tasse 04/07/2022

Muito bom esse livro. Uma mistura de coragem e tristeza.
"Você é uma escrava no nome, mas nunca na sua cabeça."

Gabriela3872 22/02/2024

Forte
Que livro!

É uma obra de ficção que foi baseada em fatos reais, e isso pra mim deixa tudo mais doloroso.

Eu devorei esse livro e as emoções que senti foram variadas, senti pena, de todos os personagens exceto brancos, senti muita raiva, geralmente de algum branco, mas também da Pheby às vezes, mas por culpa de um branco, senti tristeza de "presenciar" todo aquele sofrimento e crueldade, tive esperança de que as coisas fossem mudar logo e também me iludi pensando que haveria um final feliz.

Foi uma pancada, não tenho como definir de outra forma, e eu adorei.

Ana Cláudia 09/07/2022

Escrava, mulher, mãe e guerreira
A história de uma menina escrava que se torna uma mulher, mãe, guerreira. Um livro que conta um pouco das atrocidades da escravidão e o que uma mãe é capaz de fazer por seus filhos. O final achei uma pouco resumido, esperava um pouco mais! Mas é um bom livro e super indico.