Pheby

Pheby Sadeqa Johnson

Resenhas - PHEBY

Lety Valadares 14/07/2022

Forte
Esse livro foi um soco no estômago.
Cada página era uma tortura pra mim, achei muito pesado, muitos detalhes agonizantes de como os escravos eram tratados.
É uma leitura necessária, apesar da gente saber o que foi a escravidão, esse livro nos leva àquela época e nos faz ver de perto a realidade de quem viveu essas atrocidades.
Chorei com esse livro

Claudiapnm 14/07/2022

A leitura é pesada por ser tão de acordo com o que aconteceu há tão pouco tempo atrás. Muito triste.
Mas o livro é muito bom, não dá pra parar?.a TAG sempre mandando bem

NAvea.Silveira 09/05/2024

Linda potente que revela as partes mais cruéis da escravidão nos Estados Unidos. É inacreditável o que o ser humano é capaz de fazer.

Jorge.Raitz 14/07/2022

Afirmo que no início estava achando um pouco chato, mas com o passar dos capítulos foi desenvolvendo uma história muito bem escrita é envolvente!

Aylane Nunes 07/07/2022

Uma trajetória sofrida..
Pheby foi uma leitura digna de cenas emocionantes, chocantes e devastadoras...
Não tem como deixar de sentir empatia pela protagonista bem como tomar as suas dores, pois com ela sofremos juntos e torcemos pela sua superação.
Inspirado em uma história real, vimos o quão assustador foi a época da escravidão, repleto de muita dor e humilhação, uma mancha infeliz da humanidade.
Leitura super recomendada.
?????

Wendy 15/07/2022

Que livro?
Que livro, senhoras e senhores. Que livro. Visceral ao extremo, faz você odiar um monte de personagem é tão bem amarrado que não tenho nem palavras. Pra mim um dos melhores livros que eu li esse ano na TAG Inéditos. Nossa? ainda sem palavras.

Anizia.Santos 15/07/2022

Escravidão, força e colorismo
Eu nem sei por onde e nem como começar essa resenha, após o fim da minha leitura fiquei pensado por quase uma hora no obra, ela é MUITO bem escrita, possui um enredo divino, apesar de que achei o final muito corrido e com algumas partes que eu queria que fosse trazida, mas o livro é perfeito! Os personagens muito bem desenvolvidos e autênticos, a trama apesar de muito dolorosa em vários momento, trazendo detalhes das dores e violências sofrida pelos negros escravizados, é muito instigante e nos faz querer ler e ler. É um livro muito sensível e doloroso para muitos, um livro que reflete bem a sociedade racista que ainda existe, um livro que abre portas para muitas discussões necessárias como violência de gênero, colorismo e os resquícios da escravatura.
A Pheby é uma grande mulher, com muita força e determinação, que lutou por sua liberdade como tantas outras mulheres negras, uma mulher resilinete, inteligente e muito corajosa.
A autora foi magnífica na construção desse livro, imagino o quanto difícil tenha sido e reconfortante também, principalmente por ser baseado em uma história real, meus parabéns e minha gratidão por essa maravilha.
Estou com ressaca literária!

Matheus 15/07/2022

Arrebatador
Toda história de Pheby é muito boa e profunda, tem momentos de história real e de ficção, me prendeu da primeira a última página, apesar de um final um tanto quanto apressado!

Soliguetti 15/07/2022

Os horrores da escravidão
Termino "Pheby" com um misto estranho de sensações. Primeiro, é preciso dizer que se trata de um livro excelente. Muitíssimo bem narrado e pesquisado, nele a escravidão do século XIX nos Estados Unidos é exposta em toda a sua crueldade, num enredo de tirar o fôlego (e o sono, pois é impossível parar de ler). Os personagens que passam por todos esses percalços são apaixonantes, é muito fácil o leitor se afeiçoar e torcer por todos eles. Sadeqa Johnson nos lembra, com essa obra, como a Literatura é poderosa para nos ajudar a jogar luz sobre a escuridão do passado, a fim de que ela jamais volte a nos assombrar no futuro.

Vanessa.Tasse 04/07/2022

Muito bom esse livro. Uma mistura de coragem e tristeza.
"Você é uma escrava no nome, mas nunca na sua cabeça."

Badu 03/07/2022

História marcante e difícil de ler, mas impossível de largar
Não leio muitas ficções históricas e esse mês a TAG Inéditos me surpreendeu com essa obra. A grande maioria das obras de ficção que se passa nos século XIX, seja literária ou cinematográfica, mostra a perspectiva dos brancos com sua riqueza, soberba e a beleza da época. Pheby, por outro lado, evidência a parte horrível da história: a escravidão.
A leitura desse não foi fácil, claro. Entretanto, a escrita da Sadeqa Johnson é simplesmente fantástica e a história é sensacional. Você simplesmente não consegue largar o livro.
Os maus tratos, condições desumanas e a violência contra negros, principalmente a violência sexual contra as mulheres, são evidenciadas nesse livro. De certa forma, a história nos faz refletir sobre os acontecimentos atuais e como estamos retrocedendo como sociedade.
Algo que me chamou muito minha atenção é o amadurecimento de Pheby em poucas páginas. No início do livro, ela mostra uma inocência tão grande (um privilégio, ao se tratar de uma escrava) em sua narração que fiquei chocada ao descobrir que tinha 17 anos. Mas, ao passar de poucas páginas, da para ver claramente o quanto ela muda diante das inúmeras agressões que sofre. Sem dar spoiler, outra coisa que me chocou foi como ela tratou, algumas vezes, outros escravos, o que me deu certa raiva dela.
Em um dos meus históricos de leitura, falei que entraria em depressão se o livro não tivesse um final feliz, mas quando se trata de escravidão, não sei bem o que eu estava esperando. No entanto, fiquei bem satisfeita.
Considero esse livro muito importante e a leitura vale muito a pena!

Ana Livia 18/07/2022

Pheby
Um ótimo livro. Com cenas fortes da escravidão, uma falta de humanidade contrastada com a empatia de Pheby.
Pheby é uma mestiça que vai para uma prisão conhecida por Terra do Diabo e lá é resgatada pelo "mestre" do local, tornando -se sua companheira. Ela o auxilia na cadeia (teria outra escolha? Acredito que não.) para garantir a convivência e a sobrevivencia de seus filhos.
Nessa jornada há sua história de amor com Essex e a convivência com os outros escravos da prisão.
Me emocionei muito com esse livro e já é um dos meus favoritos.

Santos81 18/07/2022

"Você é uma escrava no nome, mas nunca na sua cabeça."
Uma história sofrida e emocionante. Uma narrativa muito bem escrita e fluida.

Quando recebi esse livro pela Tag, e vi que se tratava de uma história sobre escravos, sabia que ia me destruir em algum momento.

Pheby, nasceu em uma fazenda, de mãe negra e pai branco, o mestre da plantação. Até certa idade ela foi bem criada e instruída. Por volta de seus 17 anos, a vida de Pheby, que já não era fácil por ser uma escrava. Se torna pior do que ela jamais imaginou. Ela é vendida, encanta o dono da prisão, que toma Pheby como sua, por ter a pele mais clara que os demais, ela se torna a senhora da prisão. Mas isso não é bem algo a ser comemorado. Pheby tem cada vez mais escolhas difíceis a fazer.

É uma história impactante, é uma absurdo imaginar que coisas inumanas foram feitas com pessoas, apenas por sua cor de pele. É um completo absurdo. A maldade humana não tem limites.