Pheby

Pheby Sadeqa Johnson

Resenhas - PHEBY

Ladybug 06/08/2022

Uma história bem comovente...que nos transporta à época triste da escravidão...nos faz pensar sobre o sofrimento das pessoas negras, situações degradantes dificil até de imaginar..e temos Pheby que por mais adversidades que passe consegue sobrepô-las em prol do amor por seus filhos.

Delma 07/08/2022

Comovente
Com narrativa envolvente, o livro traz a história de Pheby, personagem que revela as atrocidades cometidas com pessoas escravizadas numa prisão nos EUA. Leitura angustiante, mas necessária. Recomendo.

#Anafox 07/08/2022

Minhas resenhas nunca fazem jus aos livros, mas vamos tentar
Pheby Delores Brown é uma adolescente que vive com sua mãe numa fazendo, no sul dos EUA. Sua história nos é contada a partir de 1850 e sabemos que a ela é prometida a liberdade da escravidão. Porém, aquilo que depende da "boa vontade" de outras pessoas não é uma garantia. Pheby estará à merce da crueldade humana, embora não aceite passivamente o destino que se apresenta e são as insistências e resistências dela que nos embalam nessa história.
Sadeqa Johnson escreve uma narrativa fluida e de forma muito sensível. Sabemos que haverá sofrimento, sem que tenhamos que sofrer em nossas próprias peles; mas nosso espírito carrega a dor da história de nossa civilização.

Ana Lívia Mourão 07/08/2022

Um soco no estômago atrás do outro! É doloroso e revoltante demais saber quantas pessoas sofreram e ainda sofrem pela cor da pele. O ser humano é um asco mesmo!
A força dessa mulher e de tantas outras diante de tanto sofrimento é surreal.

Laiza 07/08/2022

Um livro que te prende
Apesar de tudo o que remete a narrativa desse livro ser excepcional, eu não consegui ler tão rápido. Nada que seja uma crítica ao livro, ele é fantástico! A história é muito pesada, eu me senti angustiada do começo ao fim. A TAG tá desgraçando meu emocional com esses livros INTENSOS. hahahahah

Acho que vou ler um romance beeeem água com açúcar pra me curar dessas chuvas de emoções.

Milena.Guilhion 07/08/2022

Tristeza define!
Essa obra conta a história de Pheby, uma menina que está escravizada e tem uma promessa de libertação, sendo esse o contexto inicial livro, até acontecer uma grande virada.

Ele acaba por retratar o pior do ser humano, as amarguras e tristezas de quem viveu nessa situação terrível.

Do mesmo modo, retrata a força do amor de uma mãe para com os filhos que faz as pessoas resistirem aos piores momento da vida e se submeterem a situações complexas para proteger suas proles, ignorando suas necessidades e vontades.

Marcou muito especialmente pelo contexto de pessoas escravizadas, dói na alma a descrição das condições em que elas viviam.

Personagens interessantes e os principais bem desenvolvidos.

Achei a leitura envolvente e encantadora, demorei para superar e aceitar um final de realidade crua.

- TAG - Julho/2022

Cleide 07/08/2022

Arrebatador
Simplesmente arrebatador, por vezes ao percorrer meus olhos pelas páginas senti certa resistência e até uma pequena repulsa pelos relatos, é triste de ler, mesmo em uma obra de ficção, algo que em um passado não muito distante isso foi real. Que pessoas foram tratadas de forma desumana por nada, por alguém que achou que a cor da pele a fazia inferior. Eu como negra, senti uma forte angústia e uma dor no coração por meus antepassados, os relatos de flagelo, luto, separação e renúncias.

PAmela.Vettoretti 08/08/2022

Pheby
Pheby nós trás uma narrativa histórica é necessária. Contada pela protagonista, ela começa em 1850 Virginía, na plantação dos bell.

Tem como foco a vida de Pheby, uma escrava no nome mas não em sua cabeça, que passa por diversas situações cruéis e dolorosas, tendo que muitas vezes tomar decisões árduas para proteger a si e as pessoas que amava.

Uma história cativante e amarga, um retrato fiel de como foi a escravidão no sul dos Estados Unidos do século 19. Uma escrita fácil que te faz terminar o livro em poucos dias mas não deixa de mexer a todo momento com as suas entranhas, me peguei diversas vezes segurando a respiração em torcida a protagonista, desesperada ao pensar que tudo aquilo que foi retratado no livro realmente aconteceu de alguma forma.

Vale muito a pena a leitura, mas se prepare, ela não vai ser nem um pouco fácil de digerir, mas vai te fazer olhar com outros olhos a história da escravidão.

Te desejo uma boa leitura:)

Sara Hayasaka 08/08/2022

Um romance envolvente, doloroso e necessário. Por ser baseado em fatos reais, a história é ainda mais impactante.

Gaby 09/08/2022

Você nunca será escravo na sua cabeça
Eu nunca tinha lido um livro que falasse sobre a escravidão e depois desse livro eu entendi que o que aprendemos na escola não retrata o sentimento das pessoas escravizadas e nem a força delas. É muito superficial perto da realidade.

Eu me apaixonei pelos personagens. Pheby é uma mulher de muita fibra e umas das personagens mulheres mais inspiradoras que eu já conheci.

Mesmo não sendo uma historia real, é baseada em fatos reais e é assustador e triste pensar que esses acontecimentos se passaram há menos de 200 anos e deixaram marcas muito profundas na sociedade.

Pheby foi uma escrava a vida toda mas nunca foi uma escrava em sua cabeça. Todos os personagens que permeiam a sua história, por mais atrozes que fossem jamais conseguiram ofuscar o brilho dela. A resiliencia e esperança dela são inabaláveis.

Eu amei e recomendo muito o livro.

Gatilho: cenas de muita violência, discriminação e estupro.

Amanda 09/08/2022

Um livro que, assim como muitos com essa temática, expõe o horror que foi o período da escravidão. Não há como não se impactar com as descrições de todas as barbaridades que foram cometidas. Esse livro, mesmo sendo um romance, faz as vezes de um registro histórico, e não há como continuarem negando que tudo isso existiu.

"Você pode escolher virar o rosto, mas você nunca mais vai poder dizer que não sabia"

ekundera 09/08/2022

?Minha única obrigação era buscar a liberdade?
O período que antecedeu a Guerra de Secessão, nos EUA, foi marcado pela extrema desumanidade causada pelos privilégios de raça. A visão da história sob a perspectiva de uma escrava nos dá a dimensão da brutalidade vivida por esse grupo. O livro apresenta uma narrativa chocante, mas muito bem construída, dando voz a personagens muitas vezes silenciados. Somente lá pela conclusão da história é que a autora dá uma apressada nas coisas, quebrando um pouco o ritmo e deixando a gente com um encerramento que parece destoar do restante do livro.

Shiara 10/08/2022

Profundo
A escrita desse livro é capaz de nos transportar para o tempo que a história está acontecendo. Tem várias partes pertubadoras sobre os relatos da escravidão. Uma crueldade inimaginável que só ocorreu por cinta da arrogância do ser humano.
Um dos atos mais bárbaros da humanidade está registrada nesse livro de forma espetacular .

Andrea170 10/08/2022

Intenso, angustiante e profundo
Leitura marcante pela intensidade das cenas, pelas angústias e pelas emoções que suscita. Os personagens são fortes e a escrita é fluida e cativante.

Marina.Anicet 10/08/2022

Super necessário!
Livro extremamente cativante e sensível. Tinha horas que não conseguia parar de ler. Algumas cenas extremamente fortes. Livro muito necessário para todos sobre a questão da escravidão.
Só cuidado com os gatilhos desse livro.