Pheby

Pheby Sadeqa Johnson

Resenhas - PHEBY

vet_leitora 15/08/2022

Pesado, mas amei
** "Você é uma escrava no nome, mas nunca na sua cabeça, criança... Você é uma mulher que nasceu pra conhecer a liberdade. Não importa o que a sinhora diz ou faz, você não é mercadoria de ninguém. Entendeu?" (p.36) **

RESUMO

Pheby é filha de uma escrava negra com o senhor da fazenda. Por isso, recebeu a promessa da liberdade quando fizesse 18.

Por ter sido educada por sua tia branca, e por seus privilégios, Pheby não sabia realmente como era ser uma escrava até o momento em que é mandada para a cadeia.

Lá, Pheby precisa fazer tudo que detesta para conseguir garantir a sua sobrevivência e a do seu filho.

O livro é baseado na história real de uma mulher mulata que era esposa do Mercador Maligno, dono de uma prisão, e cuja história chamou atenção da autora por sua falta de sentido: uma ex-escrava como senhora da cadeia.

** "Você é escravo apenas no nome, nunca na sua cabeça, meu menino. Seu destino é ver a liberdade. É a maior promessa que eh faço para você." (p.198) **

CLASSIFICAÇÃO

+18
O livro é extremamente contagiante e não te deixa parar de ler um segundo.

Achei um pouquinho pesado demais para o meu gosto (não a história, mas cenas específicas), mas é um livro muito bom e com uma história muito necessária.

Gostei da autora mostrar que, mesmo com as maiores adversidades, a Pheby nunca deixou de falar com Deus e pedir ajuda a Ele.

Eu achei o final muito coerente e satisfatório (mesmo que triste).

AlessandraD. 16/08/2022

Fransuerda 16/08/2022

Angustiante
A TAG acertou muito em trazer essa leitura! Uma protagonista com um crescimento gigante, um trabalho de pesquisa da autora e uma face crua de um período tão sofrível da humanidade.
A leitura difícil mas necessária.

Aline 17/08/2022

Impactante
A história não é real, mas o livro traz muita verdade em suas páginas, e a realidade é impactante...
A trama se passa nos Estados Unidos, no período escravagista. A autora pesquisou bastante sobre essa época, e nos brinda com detalhes nada honrosos.
A minha impressão é que, ainda que se saiba do sofrimento e da dor desse período histórico, sempre vamos nos estarrecer com a crueldade e o preconceito, que, aliás, persiste até os nossos dias, guardadas as devidas proporções... ou não!
Leitura necessária!

Victor Vale 17/08/2022

Apesar do importantíssimo conceito histórico e a sempre pertinente visitação do período escravocrata, que deve ser sempre lembrado para ser combatido seus frutos podres como racismo, misogenia e outros, Sadeqa Johnson não alcançou o que queria. Ao espelhar seu livro na literatura da época em que passa a história, uma espécie de romantismo superficial com realismo desesperado, a autora aplainou a carga dramática ao expor os tormentos, mas não o trabalhar. A amplitude de dor e amor ocorrido na história surtia poucos efeitos práticos na história. A vilania era pura existência rasa e o heroísmo abobalhado. Uma pena ela não ter conseguido explorar melhor um tema tão importante e uma história tão extraordinária.

Poly Pocket 19/08/2022

Uma leitura difícil
Pheby pode ser um livro relativamente pequeno (320 páginas), mas sem dúvidas é um livro que demora a ser lido. Com uma história pesada, mas claramente real, o livro precisa de tempo pra ser digerido e poder seguir em frente. Mais uma leitura marcante pra esse ano graças a TAG!

Nai Lima 20/08/2022

Não vou falar q é uma leitora fácil pq teve hrs q fiquei ?, mas foi um livro bom de se ler ainda q eu tenha demorado pra finalizar. Talvez pq tenha algumas partes um tanto forte.
Mas a coragem, determinação e inteligência de Pheby me encantou do início ao fim
Relato do q ela passou pra atingir seus objetivos ainda q diga q os fins não justifica os meio. Mas q outra escolha ela tinha?

Karla 20/08/2022

Impactante!!!!!
Que livro importante, que história! Demorei para terminar a leitura, mas não por desgostar e sim por precisar digerir cada capítulo, refletir e sentir!
Quantas histórias não contatadas de um povo que tanto sofreu, quantos heróis impedidos de um final feliz.
Pheby é incrível e precisa ser lido.

Stephanie0 20/08/2022

Apaixonada e impactada com este livro, lindo e cruel?
Este livro é impactante por abordar uma história que foi nossa realidade no século XIX, sobre a escravidão e a forma eles eram tratados.
Esplêndido pela forma que foi contada e pelos personagens que tanto me apaixonei??
Como não se apaixonar pela personagem mestiça escrava Pheby, uma jovem guerreira, forte e segura de si.

?Só leiam quem tiver estômago forte e psicológico em dia....

Rianne.Brito 21/08/2022

Sofrido e doloroso
Como todo livro que trata do tema escravidão, é muito triste e dolorosa esse não é diferente. Temos a história de Pheby desde a infância até os acontecimentos que a levaram a se tornar a "esposa" do dono de uma cadeia para negros fugitivos. A escrita é ótima, fluida, vale muito a pena ler.

mariana 21/08/2022

trágico e doloroso
Sadeqa Johnson é simplesmente genial em sua escrita.
Um livro que me incomodou, me revoltou, me entristeceu mas me prendeu de um jeito que não consegui parar de ler.

Uma leitura extremamente triste, mas poderosa e muito necessária.

Rahmati 22/08/2022

Livro impactante, emocionante, verdadeiramente destruidor. Consegue ser de uma crueza poética incrível, e em muitos momentos me vi obrigado a parar a leitura por estar incomodado com a brutalidade do ser humano, que pouco parece ter evoluído desde a época do livro, e isso é um choque de realidade necessário.

Juliana 22/08/2022

resenha publicada no instagram @viagensentrelinhas
"Você é uma escrava no nome, mas nunca na sua cabeça".
Pheby é uma jovem mestiça, filha do dono da fazenda onde vive e de uma escrava. Ela sempre se agarrou na promessa que quando completasse 18 anos ela seria mandada para uma escola de meninas e seria livre.
Mas quando esse momento está próximo a realidade muda, e após a morte da mãe Pheby é enviada para uma prisão para ser vendida.
O dono da prisão decide ficar com ela, e Pheby e torna a companheira dele, se tornando a senhora da cadeia. A posição lhe rende uma vida melhor do que a de escrava da casa, mas com muito mais sacríficios do que imaginava. Pheby está na Terra do Diabo e nas mãos do próprio Diabo.
Gente, que livro! Eu nunca tinha lido nenhum livro que mostrasse a época da escravidão, esse tipo de leitura amplia o olhar da gente e nos mostra um pouco do que realmente aconteceu de uma forma muito mais real do que os livros de História.
Quem é mais sensível eu não recomendo a leitura, tem partes com bastante violência física e também sexual. É triste pensar que muitas pessoas viveram aquilo, mas o que mais me entristeceu lendo esse livro é ver que o discurso do Carceireiro e seus aliados não é tão diferente do que ainda ouvimos hoje em dia, tantos anos depois.
Pheby é um livro que com certeza vai ficar marcado para sempre pra mim e vou recomendar muito. Inclusive lendo a revista da Tag descobri que a personagem Pheby é fictícia mas muito dos acontecimentos do livro são reais, porém foram incluídas na história da personagem. O final do livro, que não vou estragar aqui, também aconteceu de verdade, apenas com algumas mudanças.

Tati Bertoldo 22/08/2022

Pheby
Que livro perfeito! Amei a maneira que a autora narra a historia. Ver como era a vida de uma mulher "mestiça" na época é assustador. Quando li que é embasado na vida de uma mulher real eu fiquei mais impressionada ainda. Super recomendo.