Pheby

Pheby Sadeqa Johnson

Resenhas - PHEBY

Larissa1824 13/09/2022

?Você é só escrava no nome. Nunca na sua mente. Lembre-se de tudo o que eu te ensinei. Tente ser útil na casa grande e mantenha seus estudos em segredos.? - Pheby Delores Brown

Maria.Juliana 13/09/2022

Ah Pheby Dolores Brown
Nada muito profundo mas a suficiente para envolver e perceber o amor, a perda, o sufoco, o coração, a renuncia, a dor...

Ivania 14/09/2022

Profundo
Pheby foi fruto de uma intensa pesquisa da autora sobre a vida de Mary, umas escrava vivendo no Sul do EUA no auge da América escravagista
Pheby (ou Mary) foi criada desde a infância sobre tutela da irmã do seu então Mestre, recebendo educação e diferente dos seus irmãos que viviam no campo. Todavia, percalços no caminho fizeram com que Pheby terminasse na cadeia de Lapier, lá ela encontra formas de sobreviver e garantir também a sobrevivência dos seus.
Com certeza esse não é um livro fácil de ler, porém foi minha melhor leitura de 2022. A obra provoca a sensação de mal-estar em muitos trechos, tive que parar para chorar, para respirar, para gritar...mas quando você se propõe a chegar até o final ele trás até uma certa paz.

Rodolfo 14/09/2022

Pheby sempre sonhou com a alforria quando completasse 18 anos, prometida pelo seu "dono" (e pai). Sua mãe também sempre a incentivou nunca deixar que a tratassem como uma escrava, ainda muito presente no sul dos EUA.
Porém o destino acaba mudando o rumo do destino de Pheby e ela é vendida pela dona da plantação em que trabalha para um comerciante de escravos. Por Pheby ter a pele clara, esse comerciante, tratado como Carcereiro, devido sua crueldade, acaba se interessando por Pheby e a acolhe como sua acompanhante.
É quando Pheby inicia uma jornada de dualidade e sobrevivência, já que ela passa a ajudar o Carcereiro em suas negociações de escravos e até mesmo assistindo acostamentos de escravos, ao mesmo tempo em que ela tenta ajudar alguns escravos com curativos, remédios e até mesmo conselhos para tentarem se dar bem quando vendidos.
O livro faz um retrato bastante forte do período escravista no sul dos EUA, mesmo quando o norte do país já tinha abandonado a prática da escravidão.
Espere também por momentos em que as atrocidades cometidas contra os escravos irão deixam o leitor revoltado, porém é importante saber o que aconteceu para que não volte a acontecer.

Marcos Toledo 20/09/2022

Eu gostei muito do livro, a história é muito envolvente e você não consegue parar de ler. Quando você percebe, já acabou o livro.

Foi interessante saber mais sobre a vida dessas pessoas, aprendi muito lendo esse livro.

Interessante saber também que foi inspirado em caso real. É isso acaba deixando tudo mais triste ainda.

Leleka 20/09/2022

Visceral e, ao mesmo tempo, real
Pheby é um daqueles livros que necessita de estômago para ser finalizado. Não porque o livro tem cenas que causam incômodo, o que ele realmente tem, mas porque ao ler, sabemos a realidade de cada momento, sabemos que aquela crueldade já existiu. E ainda existe.
Acompanhar a busca por liberdade, algo que hoje é tão banal no ocidente, nos faz valorizar cada vez mais as mínimas opções de vida disponíveis para nós. A mais importante delas, viver. Pretos escravos não tinham direito de nada? nem em suas escolhas, nem mesmo sobre seu próprio corpo. Eram literalmente mercadorias. E me vejo arrebatada sobre pessoas sendo tratadas como mercadorias porque a sua pele tem uma cor diferente.
Enfim. Foram algumas vezes que precisei parar para digerir o que li. A cena do chicote e pimenta foi algo que me deu ânsia.
Livro maravilhoso, que todos deveriam ler para lembrar dessa não tão distante realidade que vivemos.

Livia.Gabriela 25/09/2022

Uma ficção, sim?! Mas uma ficção que conta a realidade de anos de exploração e subjugação da raça negra.

Adriana.Karimi 25/09/2022

Você pode escolher virar o rosto, mas nunca dizer que não...
Você pode escolher virar o rosto, mas nunca dizer que não sabia.
Essa obra é uma ficção baseada na história de Mary Lumpkin e de vários pretos que foram retirados de sua terra natal e tratados e vendidos como se fossem mercadorias. Temos muito o que retratar pois realmente não tenho palavras para descrever tamanha brutalidade e desumanidade com a qual foram tratados por anos e anos.
É uma história pesada sim mas não tão pesada como quem a viveu na realidade. Sadeqa usou uma narrativa tão fluída que nossos dedos não conseguem acompanhar o virar das páginas e vc não conseguirá desgrudar deste livro.

Paula 25/09/2022

Favorito para a vida
foi um livro confuso em questão de sentimentos kkkk

é um livro MUITO bom, e MUITO fluído, ao passo que a escrita de prende e vc quer continuar lendo para saber o que vai acontecer

porém por conta do CONTEXTO da história do livro, há MUUUUITOS momentos em que a leitura é extremamente desafiadora pelo conteúdo do que vc está lendo. é doloroso. te faz chorar. vc precisa fazer pausas pra processar o que ta acontecendo.
e a pior parte é saber que isso não é puramente ficção, mas sim inspirado em fatos que aconteceram. capítulos horríveis e difíceis de encarar da nossa história mas que a leitura se mostra necessária pois DEVEMOS falar sobre isso e entender o quão SELVAGEM foi o fato da escravidão ter acontecido.

pheby é absolutamente incrível e capaz de ser o melhor livro que li esse ano

Luiza.Kaiser 26/09/2022

Pheby - Sadeqa Johnson
Livro super impactante

Conta q história de uma menina - Pheby - que morava em uma fazenda, onde era filha de uma escrava e do dono da fazenda. Em nenhum momento deixava de servir, mas tinha benefícios em detrimento de outros escravos.

Tudo muda quando o Senhor morre e sua esposa a vende para o tráfico de escravos. Dessa forma ela chega a um dos maiores ?mercados? de escravos, onde lá o dono do local se encanta com sua beleza e resolve ficar com ela. Para proteção do filho (que ela já tinha antes de chegar), resolve então se envolver com esse homem, lhe dando mais algumas filhas. Porém existe todo um trama amoroso por trás que balança bastante a história.

No final, vemos que Pheby fez de tudo para proteger as crianças por causa do amor que sentia por todas elas, o instinto materno. Ela se sacrificou para que eles pudessem viver em liberdade.

Livro gera bastante gatilhos e possui cenas pesadas!!

Vale muitíssimo a pena, te prende do início ao fim

28laura 27/09/2022

Pheby
Não sei muito bem como começar essa. O livro é muito muito muito pesado, mas ao mesmo tempo ele te prende de uma forma absurda. Eu acho interessante saber sobre o que aconteceu, mas isso não deixa os relatos menos pesados.

A autora conseguiu trazer os relatos de um local real, de pessoas que existiram de verdade e criar uma trama baseada nisso. Impecável!

Pati 30/09/2022

Chocante e tocante
Chocante! Por várias vezes me questionei se a crueldade retratada teria mesmo acontecido. Atos abomináveis!

Tocante! Fala sobre amor, amizade, carinho, companheirismo e esperança. A esperança por liberdade, onde a cor aprisiona e escraviza.

"Você é uma escrava no nome, mas nunca na sua cabeça." Esta frase é o que mantém Pheby de pé e de cabeça erguida; e que sem ela perceber, também lhe aprisiona em uma mentira, porque seus atos impulsionados por suas ideias acabam prejudicando a si mesmo e à todos que ela ama.

Este livro te prende do início ao fim. É incrível!

Leticia Souto 02/10/2022

Pheby conta a história de uma garota escrava, que nunca deixou essa posição se tornar realidade em sua mente. Depois de perder as esperanças da sua libertação, Pheby precisou abrir mão de várias escolhas quando foi vendida para outro mestre, longe do seu local de nascimento. Sem ninguém para lhe ajudar, ela passou por vários momentos onde sua fé foi testada.

Uma personagem forte, que precisou amadurecer rápido demais e mesmo não aceitando a forma com os outros eram tratados na prisão de escravos, onde assumiu uma posição que lhe dava alguns previlégios, escolheu assumir um papel para proteger a si e seus filhos que ela amava mais que tudo. O livro mostra como ela viveu, o que precisou fazer e tudo o que abriu mão para no final conquistar o que mais queria para ela e seus filhos: liberdade.