Pheby

Pheby Sadeqa Johnson

Resenhas - PHEBY

Margô 30/10/2022

A preta amarela!
A leitura de Sadeqa Johnson, trouxe uma visão totalmente desconhecida para mim, de como funcionava as cadeias particulares de escravos negros nos EUA. Os donos dessas prisões, e suas esposas de "pele amarela", como se chamavam as mulatas, foi algo que só descobri agora.

Não conhecia este terrível recorte da escravidão norte-americana. Gostei da narrativa, do lirismo tímido que se manifesta entre linhas escritas com dor, e o sangue que respinga das costas daqueles que recebiam as chibatadas. É difícil extrair a poesia dos ambientes mórbidos!
A protagonista, Pheby, é inspirada em uma personagem real, e que traduz muita coragem, um amor maternal grandioso, e uma mulher de personalidade forte, decidida, e bonita.

Ficou marcado na minha cabeça, o que ela dizia pra seu filho, " você não é escravo na cabeça!"... é muito emblemático. Assim como ela refletia que, " a beleza é uma desgraça para uma escrava". Lições que aprendera com sua mãe.
E por falar em sua Mama, é lindo ver os conhecimentos que Pheby herdou da sua mãe, em relação ao uso medicinal das plantas... Ela era uma exímia "senhora das ervas".

É um livro que eu indicaria sim, principalmente para quem ignora mais uma terrível faceta da escravidão na América. Gostei do que li.?

Marcelle 30/10/2022

Preparem os lencinhos pq esse livro vai te fazer chorar. Como a humanidade é péssima, tudo bem que é um romance, mas não tenho dúvidas que um dia a situação foi realmente essa.
Tem muito sentimento, muito amor, muita dor e muita maldade. :(

Duda 27/10/2022

que livro surpreendente, personagens carismáticos e enredo interessante. Creio que foi um pouco superficial mas trouxe assuntos pertinentes sobre a escravidão.

Irlania Dantas 27/10/2022

"Você é uma escrava no nome, mas NUNCA na sua cabeça."
Um romance ficcional, mas com inspiração real. A história se passa no Sul dos EUA no século 19, retratando um período triste, cruel e com atos abomináveis sobre a escravidão. Contudo o livro não tem como objetivo principal mostrar os métodos de tortura da época, mas sim, sobre os dilemas enfrentados pela personagem principal. Uma mulher forte e determinada, Pheby transita dentro de um espaço de sobrevivência, em busca da liberdade pelos seus.
A autora conseguiu deixar a escrita leve, apesar do enredo e acontecimentos serem pesados, uma obra reflexiva, envolvente e necessária.

Helayne.Bessa 26/10/2022

Ótima escrita
O tema é triste e alguns acontecimentos são de quebrar a gente. Mas certos episódios da história da humanidade não devem ser esquecidos, na esperança de não serem repetidos. A escrita da autora é ótima e ela não fica remoendo cada parte sofrida, quantos litros de sangue correu, cada expressão, ou descritivas cansativas. Conta somente o que deve ser dito. Muito bom.
Margô 15/02/2023minha estante
Verdade. Pheby foi uma revelação pra mim, no que se refere à estas cadeias que existiam nos E.U.A. Considero uma leitura necessária...

Lívia Casari 24/10/2022

Perfeito. Perfeito.
Perfeito mesmo. Que história linda!! Triste mas necessária. Indico pra todo mundo ??
Manoella 27/10/2022minha estante
Esse livro é tudo de maravilhoso ! Necessário

Anny 24/10/2022

? Pheby tem 17 anos e é filha de uma escrava com o dono da fazenda onde vive. Prometeram que ela seria livre para estudar ao completar 18 anos, porém esses planos não deram certo. Ela acabou sendo enviada para uma prisão, que era conhecida como Terra do Diabo. Lá, ela acaba se tornando companheira do dono da prisão e se submete a muita coisa a fim de salvar a sua vida e de quem ama.

Nesse romance histórico, a gente acompanha a protagonista em uma jornada de sacrifícios. A personagem passa por muitos apuros no decorrer da trama. E desde o começo a gente se apega e teme que algo pior possa ocorrer a ela.

?? Há cenas muito pesadas nesse livro. Aqui a gente vê um pouco de como os escravos sofriam e as situações repugnantes a que eles eram submetidos. Quando parecia que não poderia haver coisa pior, o livro mostrava que era possível.

Apesar de se tratar de uma ficção, a autora de inspirou na vida de Mary Lumpkin, uma ex-escrava que viveu na cadeia dos Lumpkin, em Richmond, na Virgínia.

? O livro é muito bom, com uma narrativa fluida e com uma protagonista que carrega força, determinação e coragem. Porém é uma história muito triste, desconcertante e dolorosa. Terminei a leitura com o coração partido e fiquei com a história na cabeça por um bom tempo. Eu recomendo, mas não acho que seja para qualquer um. ?Tem muita violência e maus-tratos.

Day 20/10/2022

Esse foi um livro que me trouxe várias reflexões. É escrito de uma forma que nos faz querer ler sem parar.

Paula 17/10/2022

Avassalador
Ficção que me destruiu inteira...
Como não se apaixonar por Pheby Dolores Brown e sua garra? Incrível mesmo.

Raisa.Severo 16/10/2022

vale a leitura
Historia ilustra a escravidao na america, com uma vivacidade e riqueza de detalhes que gera uma certa aflição no leitor. Mas o final nos acalenta o coração. Que bom que conheci a Pheby.

GustavoDC 13/10/2022

Livro incrível e impactante!
A história é bem impactante! Foi baseada em fatos reais. A autora escreve de uma forma bem envolvente, que faz o leitor não querer parar de ler.
Nesse livro acompanhamos a história da protagonista Pheby, a qual é uma escrava e vemos toda a sua trajetória desde que ela era nova e vivia com a mãe até vivência com seus filhos e com seu marido. A protagonista se mostrou uma pessoa incrível, tentando a todo momento proteger as pessoas próximas a ela.
Durante a leitura, tiveram duas frases que eram repetidas por Pheby e que me marcaram:
1) "A beleza era uma maldição para uma escrava". Ou seja, as escravas bonitas estavam sujeitas a sofrerem mais por sua beleza, como por exemplo abusos sexuais.
2) "Você só é escravo no nome! Nunca em sua mente!" Ou seja, essa frase demonstrava a determinação da Pheby em querer superar a situação que ela e o seu filho se encontravam.
Esse livro me faz lembrar do livro que li em 2020, "Pachinko". Livros com etnias diferentes, mas com histórias de superação incríveis!
Nota 5 em 5 estrelas + favorito!

YasminKarlaa 08/10/2022

Ótimo
Apesar de forte, traz uma escrita e história maravilhosa. Em diversos momentos, é preciso uma pausa por cenas impactantes, mas isso só nos dá cada vez mais vontade de ir em frente e saber como acaba a história.