As vitoriosas

As vitoriosas Laetitia Colombani

Resenhas - As Vitoriosas

Taina497 23/07/2023

Emocionada
Livro de fácil entendimento, leitura fluida, escrita que envolve o leitor em cada página, em cada linha.
Muito fácil se envolver e se sentir na pele das personagens citadas.
Como diz no livro; nenhuma mulher jamais deveria ter de escolher qual filho salvar, deveria escolher em qual marquise se deitar para dormir ou de conseguiria dormir.
Nenhuma mulher jamais deveria ter no corpo marcas de violência, seja ela física ou mental, nenhuma mulher jamais deveria carregar consigo culpas por ter sido agredida ou violentada.
As vitoriosas um livro cheio de gatilhos mas com uma mensagem incrível sobre superação, amizade, reciprocidade e companheirismo feminino. Verdadeiro, ninguém solta a mão de ninguém.

???????

Perdida_nas_Estrelas 21/07/2023

Eu gostei pela fluidez da leitura, mas algo que me incomodou o tempo todo durante a leitura foi um pensamento frequente sobre a autora: "ela poderia ter se aprofundado mais". Acabei achando tudo muito superficial, a história das mulheres, a da própria protagonista, aliás, eu não consegui sentir nenhuma empatia por ela.

Solène, a protagonista, vai atrás de um trabalho voluntário por recomendação do psiquiatra e acaba chegando a um abrigo de mulheres. Ali ela conhece várias histórias tristes; ela ajuda mas acaba sendo ajudada também (o enredo é basicamente esse). Em paralelo também acompanhamos a história da mulher que fundou o Palais de la femme, que é o abrigo.

Não quero apenas criticar negativamente, o livro traz ótimos assuntos do âmbito social e as mulheres retratadas são fortes e louváveis. Como eu disse antes o livro é fluido, e uma delícia de ler.

Recomendo no geral, o assunto é pertinente e fica sendo uma ótima recomendação para quem gosta de livros curtos.

P.s.: O Palais de la Femme existe, ok, já sabia. Mas ele realmente foi fundado pelo casal que é retratado no enredo e com o mesmo intuito narrado. Isso me fez gostar um pouco mais da história ??

Mary 20/07/2023

As vezes vc só precisa de um incentivo pra ajudar as pessoas que estão ao seu redor, as vezes as coisas são fáceis nos que dificultamos... Essa história mostra que o mundo não gira ao nosso redor e sempre tem algum que a gente pode ajudar.

Liandra 19/07/2023

Eu realmente amei ler esse livro, a história é tão prazerosa e envolvente. Traz muitos pensamentos e reflexões.

Giuzmi 19/07/2023

Livro sensível, emocionante. Não é uma leitura da qual eu esteja habituada e me surpreendeu positivamente por trazer sem exageros uma relação de sororidade e cura.
A protagonista te guia a uma viagem para dentro do enredo e, em adição a isso, me levou a uma viagem pra dentro de mim mesma, construindo uma visão acerca da minha relevância no mundo.
A escrita de Letitia é cuidadosa, ainda que não meticulosa em detalhes e construções das diversas personagens que nos são apresentadas. Mantém um ritmo agradável e finaliza sem muitas surpresas.
Pra mim foi uma leitura bem agradável, recomendo (:

Beca LeeAne 18/07/2023

As vitoriosas
Simplesmente um dos melhores livros que li esse ano, sempre que leio algum escritor(a) francês me deparo com a melancolia e poesia que só um francês é capaz de produzir. É um livro muito lindo, com personagens fortes, dá vontade ir lá falar com elas, essas mulheres se tornaram reais na minha imaginação.

Valerya insta @leslivres_ 15/07/2023

Uma gota...
Apenas um pensamento me vinha à cabeça enquanto lia este livro e o finalizei é acho que resume perfeitamente a mensagem da obra: "Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota na água do mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota." (Santa Madre Teresa de Calcutá)

Jorge Luiz da Silva 12/07/2023

O livro destaca a trajetória da personagem fictícia Solene e da pioneira e verídica Blanche Peyron.
Ambas inspiradoras. Elas aprendem e ensinam a importância da esperança, da solidariedade entre mulheres.

Nathalia.Nascimento 12/07/2023

Antagonistas interessantes
Desde que li a trança fui arrastada as obras de Laetia, no entanto as vitoriosas não segue a mesma linha de a Trança. É uma narrativa fluida, porém senti falta de saber mais das mulheres que moram no abrigo, vemos flashs da vida de cada uma. E muito da fundadora do abrigo e da outra protagonista. Elas de certa forma são privilegiadas e lutam a sua maneira pela melhora nas condições de das mulheres que moram nas ruas. Queria mais das histórias das outras mulheres.

Lailly 09/07/2023

Que livro lindo!
Me interessei em lê-lo porque li A Trança, que foi outro livro impactante, mas As Vitoriosas mostra como a história de mulheres se traçam mesmo em linhas temporais diferentes e como a gente só precisa ser útil e fazer a diferença na vida de alguém.
Quantas mulheres (pessoas) sofrem todos os dias e fingimos não vê?
Altamente marcante!
Foi 5?+??.

DAbora311 09/07/2023

O verdadeiro significado de caridade.
Esse livro me proporcionou um mix de emoções. Conhecer a fundadora desse abrigo que eu nem sabia que existia, as atitudes dela fazem você perceber como tão pouco você faz para as pessoas, que fechamos os olhos para o sofrimento do próximo. Conhecer as histórias dessas mulheres e acompanhar a evolução da Solène, não tem como não se emocionar. A crítica feita nesse livro é fortíssima e necessária. Faz você sair da sua zona de conforto e perceber seus privilégios. Precisamos de mais livros como esse. Vou indicar para todas as pessoas que eu puder.

Andrea 04/07/2023

Sororidade
Um livro incrível que contempla questões tão invisíveis para a maioria de nós. Sensível e poderoso.
Fala o poder que a solidariedade entre mulheres tem. Não importa a origem, se nos encontramos e nos permitimos a escuta, vamos perceber o quanto temos em comum. E mesmo aquelas que parecem não ter nada a oferecer são capazes de proporcionar afeto e acolhimento.

Tiago 04/07/2023

Escritora ou Atriz? Atriz ou Roteirista?
Laetitia Colombani co-escreveu e dirigiu o filme "Bem me Quer, Mal me Quer" (À la folie... pas du tout, 2002), um pequeno drama francês elevado pela ótima atuação de Audrey Tautou. Ela também atuou como atriz em algumas produções e começou a se aventurar como escritora, lançando o sucesso "A Trança" há uns anos.

Não cheguei a ler "A Trança", mas após a leitura de "As Vitoriosas" certamente não terei curiosidade de saber porque tal livro fez tanto sucesso. Digo porque "As Vitoriosas" é uma literatura paupérrima, inerte e sem vida.

A trama em si não é ruim, e nas mãos de um escritor de verdade poderia até ter rendido um bom livro. Mas Colombani certamente não possui domínio sobre a arte literária ou qualquer talento a ser prospectado nesse sentido. Chega a ser risível o quão prosaica é a construção das personagens, o quanto a resolução dos problemas e tensões criados na trama são resolvidas de forma simplórias e bobas.

São duzentas e tantas páginas de uma literatura totalmente inofensiva e muito, mas muito pobre. Talvez voltar ao cinema seja uma opção mais vitoriosa.

valleyofliv 03/07/2023

Experiência incrível!!
Que livro incrível!!! Para mim todo mundo deveria ler esse livro, alguns capítulos não são fáceis de digerir e eu me emocionei bastante, é um livro realista que te faz sair da sua bolha, com certeza ele vai ficar marcado para sempre na minha vida.

Alessandra.Adams 01/07/2023

Mais um livro que leio da autora comovente que super recomendo.

"Dentro de cada mulher há um pouco da força de todas as outras. Costurando suas histórias, é possível encontrar um abrigo".