As vitoriosas

As vitoriosas Laetitia Colombani

Resenhas - As Vitoriosas

Mariana113 01/02/2024

Uma leitura boa, mas com alguns problemas
Li o livro sem saber nada, a única coisa que eu pensava sobre o livro era que ele seria que uma história que se passa no passado e eu estava certa e errada também, o livro vai intercalando entre um passado e um presente e é uma leitura rápida e de certa forma leve.

Só fui perceber que o Palais de la femme e a Blanche Peyron é real na última página kkkkk, foi o meu primeiro livro que li onde o foco é no trabalho voluntário. O meu grande problema com o livro foi que alguns fatos foram muito corridos, principalmente no final, onde muita coisa que poderia ser aprofundada foi resumida em uma pequena frase, sendo que tinha potencial para ter mais desenvolvimento.

Katulo.s 30/01/2024

Um livro para curar as feridas
Um livro tão curto conseguiu trazer tantas experiências de vida, conseguiu me emocionar e refletir sobre materialismo.

larincosta 29/01/2024

Paris de Palais de la Femme
Livro profundo que TODOS deveriam ler. Paris comumente é conhecida pela torre Eiffel, mas após ler esse livro, é impossível não fazer a conexão entre Paris, o Palais e a vitoriosa Blanche.

A autora Laetitia conta a história de uma mulher francesa chamada Blanche, cuja vida foi dedicada às causas sociais, principalmente voltadas a mulheres e crianças. Além do legado de caridade e resistência feminina, Blanche deixou o Palais de La Femme, uma construção com mais de 700 quartos, que perdura há quase 100 anos e ainda é o lar de muitas mulheres e crianças marginalizadas na tão sonhada Paris.
Por trás dessa história, a autora vai além e nos traz à tona uma dura realidade: estamos tão focados em nós mesmos, presos em nosso ego, que não olhamos ao redor, não olhamos o próximo que carece de necessidades básicas e até mesmo um olhar que valide sua existência.

Quote: As pessoas não querem saber o que acontece do lado de fora de suas casas, quando terminam de jantar e vão se deitar. Elas preferem fechar os olhos.

Ju Harue 29/01/2024

Eu não tinha lido sinopse, não conhecia a autora, só peguei e fui. E que surpresa boa ter conhecido essa obra.
Apesar de curta, com capítulos rápidos, a autora consegue trazer imensidão pra todas as personagens, um sentimento de conhecer cada uma, apesar de trabalhar muito bem a questão de conhecer alguém superficialmente e a de adentrar um pouco mais nas suas vidas, experiências. Como pessoas impactam e podem mudar vidas de outras pessoas, como o ouvir é importante, mas o agir também, um não pode contrapor o outro.
Mesclando narrativas tão singulares, Laetitia trabalha com duas personagens principais potentes, e que vale muito a pena terminar a leitura e pesquisar mais sobre (eu li na edição do Intrínsecos, o antigo clube de lançamentos da editora, e veio uma revista com mais informações, recomendo a leitura pra quem tem. E ouvir o podcast também do clube, Sem Shrink, onde tem mais discussões pertinentes - com spoiler).
Além de exaltar o poder das palavras, de uma caneta e um papel - ou um computador - e claro, atenção no ouvir, o livro mostra que o olhar para fora de si, para o outro, pode mudar toda uma vida. Que a solidariedade move a trama.
Há gatilhos que deixarei no StoryGraph, por talvez ser spoiler.

Micaela 28/01/2024

Uma história forte, poderosa e, por vezes, muito triste. A superação das mulheres retratadas é inspiradora.

Arthécia 27/01/2024

História vitoriosa
É um livro sobre Resiliência que narra a jornada inspiradora de mulheres, enfrentando as amarras sociais, desafiando a opressão e buscando seu espaço. A trama é fluida, mostrando a força, a luta e a coragem de mulheres que moldam seus destinos. O título reflete com precisão a essência da história. Maravilhosa narrativa!

Bianca1465 26/01/2024

As Vitoriosas
Mais um livro do Clube Intrínsecos finalizada!

As Vitoriosas conta a história de Solène, uma advogada muito bem sucedida q aos 40 anos e após um evento traumático em seu ambiente de trabalho, é diagnosticada com Burnout. Os médicos recomendam o afastamento do trabalho e repouso mental e físico. Solène se encontra totalmente perdida e esgotada. Como, após anos e anos de dedicação ao trabalho, de renúncias particulares, ela seguirá em frente sem aquilo q definiu toda sua vida e quem ela é?
Seu psiquiatra sugere o serviço voluntário como forma de terapia. Ela se inscreve para ser voluntária no abrigo de mulheres e ali ela vai receber um choque de realidade e conhecer o poder transformador das palavras e dos gestos de caridade q mudam vidas.
Em paralelo, temos a narrativa de Blanche, q se passa quase 1 século antes, uma comissária do Exército da Salvação, cuja missão é ajudar todos aqueles q necessitam e deixar seu legado resgatando mulheres e crianças das ruas.

Mais uma vez o Clube Intrínsecos trouxe uma experiência formidável e diferente do q eu estou acostumada.
A narrativa se divide entre presente e passado, contando a história de várias mulheres em contextos e épocas diferentes.
O livro tem muito da realidade deplorável q sabemos existir mas as autoridades querem jogar pra debaixo do tapete a qualquer custo. Ele retrata a vida de mulheres q vivem nas ruas, em situações de risco, desprovidas do mínimo e de sua dignidade.
E diante dessa narrativa em duas épocas diferentes, temos a constatação de q pouco mudou, e mulheres e crianças ainda são o principal grupo em situação de miséria em várias partes do mundo.
Solène vê a arrogância q nem sabia possuir desmoronar diante das histórias de perda, tristeza e luta das mulheres do abrigo e sente a urgência de fazer algo a respeito. Oq nos leva também a refletir sobre nós mesmos e no q podemos fazer para ajudar o próximo. Um gesto simples pode parecer apenas uma gota no oceano, mas para aquele q recebe pode significar a diferença entre a vida e a morte.

Enfim, o livro é curto, sucinto, sem deixar de ser tocante e visceral ao mesmo tempo. Uma ótima indicação pra quem deseja ler algo profundo e sair da zona de conforto.

EduardaSilveira 25/01/2024

Que livro lindo
Achei o livro maravilhoso. ele te envolve de uma maneira que faz com que tu te preocupe com as moradoras do palais tanto quanto solene e blanche. amei!
Amanda3913 25/01/2024minha estante
Pq só deu 4 estrelas?

EduardaSilveira 26/01/2024minha estante
Pq eu só dou 4.5 ou 5 para favoritos

Amanda3913 26/01/2024minha estante
Aaah tá bom, pensei q era algo na história q tirou ^^

resenhashorizon 21/01/2024

Mulheres que ajudam mulheres
Esse livro é de uma sensibilidade enorme, e da um tapa na cara quando se trata de ser melhor para os outros, ajudar, doar o que você tem e ajudar quem tem menos. em vários momentos eu só conseguia pensar em como quero fazer mais isso, em como preciso - uma inspiração total.

juntando tudo isso com elementos de romance, mulheres extremamente fortes, superação, e contando várias histórias, trazendo momentos emocionantes e conquistas. esse livro é um achado!!!!!!

off - eu desatei a chorar quando descobri que a blanche foi real e que fundou mesmo o palácio

Maria 20/01/2024

"Vocês que sobreviverão a mim,
Continuem a lutar,
Continuem a dançar,
E não se esqueçam de doar,
Doem seu tempo, doem seu dinheiro,
Doem o que vocês tiverem"

Bru | @umoceanodehistorias 19/01/2024

Favorito, favorito, favorito
Não sei porque demorei tanto tempo para começar a ler esse livro. Ele é super bem escrito, conta com personagens cativantes e trabalha temas super relevantes.

É indigesto em alguns momentos? Sim, mas ele é real. Não maquia a história para torná-la mais bonita - e nem o presente, vale dizer.

Soléne é uma advogada de sucesso, ainda que seu sonho fosse ser escritora. Enquanto está no tribunal com um cliente, tudo muda. Após o cliente ser condenado, ele se suicida. E o mundo de Soléne se despedaça. Ela é diagnosticada com Burnout e precisa se afastar do trabalho. Passa a ficar apenas em seu apartamento consumindo remédios, mas, quando o psiquiatra sugere que ela faça trabalho voluntário, as coisas muda.

É graças à sugestão do médico que Soléne conhece o Palais de las Femme, um dos prédios mais famosos do Exército da Salvação que surgiu para apoiar mulheres. Lá Soléne conhece as mais variadas histórias e se compadece delas, principalmente, porque apesar de saber da miséria, não convive com ela.

Juntamente à narrativa no presente, temos o passado com Blanche lutando para que o Palais de las Femme se tornasse realidade.

É difícil expressar o tanto que amei esse livro, que, vale dizer, não tem diálogos! Ele é perfeito e agora preciso ler outras obras da Laetitia!

GiSantos 16/01/2024

Vitoriosas
Um livro que conta várias histórias, histórias de mulheres, mães, esposas, amigas. Mulheres que sofreram, mas lutarm por uma vida melhor.

Clara.Oliveira 07/01/2024

As vitoriosas
Perfeito! Uma leitura extremamente sensível e necessária, ao longo da história vamos conhecendo a história de diversas mulheres que lutaram e lutam todos os dias para simplesmente existir, algo tão simples e tão complexo quando se trata de mulheres. Apaixonada demais pela história da Solène e da Blanche!

kkkkkaren 29/12/2023

O livro é lindo. Não esperava menos da autora. Muito envolvente, uma personagem com pensamentos reais e uma vivência inspiradora.

Isa Riva 28/12/2023

Um palácio
Um dos melhores, senão o melhor livro que eu li nesse ano, é profundo, intenso, tocante e emocionante. ler as histórias de vida daquelas mulheres, protegidas em um refúgio onde nada irá afugentá-las é arrebatador, sensível e maravilhoso. me emocionei a cada página e me apeguei àquelas vitoriosas

??????