As vitoriosas

As vitoriosas Laetitia Colombani

Resenhas - As Vitoriosas

Leonardo896 26/09/2023

Excelente
Ótimo livro, fala sobre solidariedade, amizade, fragilidade e sobretudo a força feminina enquanto aborda problemas sociais e ativismo. Gostei de saber da história de Blanche e do palácio. Super legal saber que apesar da história da Solene ser fictícia, a história de Blanche é verídica e ela realmente foi pioneira no ativismo social. Me fez querer pesquisar um pouco sobre a história do Palais de lá femme.

Mari 26/09/2023

Quanta força cadê em uma mulher?
A cada história que o livro traz você é obrigada a parar e refletir, e até chorar. Esse livro é um retrato da nossa sociedade, que todos os dias ignora, maltrata e rejeita tantas mulheres em situação de vulnerabilidade. E saber que o Palais de fato existe e que foi construído graças a força de uma mulher, pensando em todas as outras que sofriam, é ainda mais incrível!
Vale a pena ler!

Max 23/09/2023

Na vitória...
Ao conhecer a autora através de seu livro "A Trança", impressionado que fiquei ao lê-lo, as expectativas eram grandes e não foram em vão.
Mais uma vez, a autora entrelaça com talento as vidas de mulheres sofridas e injustiçadas. Aqui também, nos ensina que por meio desse sofrimento se pode encontrar o caminho da redenção. Um bom livro, em minha opinião, se mede pela capacidade de nos entreter com inteligência, provocando e produzindo uma experiência de mudança, pequena que seja, em nossa vida, e ela consegue.
Lá estava eu, dando uma "googada" em busca do termo "voluntariado", acredite!
Se a busca é por um livro para aquecer o coração e marejar suavemente os olhos, é esse!
Recomendo!
Fabio.Nunes 24/09/2023minha estante
Excelente Max. Vou adicionar a dica aqui

Fabio.Nunes 24/09/2023minha estante
Mas qual deles vc recomenda primeiro?

Max 24/09/2023minha estante
"As tranças", Fabio!

Clelia5 23/09/2023

A força feminina
Esse livro apresenta narrativas alternadas entre Sòlen, nos dias atuais, e Blanche que viveu intensamente no século passado.
Conheça a história de Solèn, uma advogada que sofreu Burnout após um trafico episódio no trabalho. Como recomendação terapeuta, ela fará um trabalho voluntário como escriba no Palais de la Femme que mudará sua vida. Voce vai conhecer as emocionantes histórias de mulheres, como Binta, que enfrentou tudo para mudar o destino de sua filha na Guiné. Tem também a carismática Blanche que terá uma importante atuação no exército da Salvação e na criação do Palais. O pacto dela com Albin para toda a vida é lindo. Recomendo demais esse livro ??

Fatima.Caitano 22/09/2023

É um livro que apesar dos temas que podem ser gatilho como suicídio e estupro, vale muito a leitura, porque ele também fala da importância de fazer nossa parte para ajudar o outro e entender a dor do outro sem diminuí-la.
Pra mim foi uma leitura com um quê de poesia.

Josi 22/09/2023

As vitoriosas
Um livro extremamente lindo e emocionante, com personagens muito forte e únicas, amei cada pedacinho.

Cris 21/09/2023

Livro essencial!
Sensível, tocante e com relatos reais.
Um livro que faz a gente abrir os olhos da alma.

" As pessoas não querem saber o que acontece do lado de fora de sua casa, quando terminam de jantar e vão se deitar . Elas preferem fechar os olhos. "

Rachel 19/09/2023

Livro de Aconchego
Confesso que estou com um sentimento de vai dar certo.
É isso que o livro passa, principalmente para nós mulheres que nos sentimos incapazes diante de tantas dificuldades que passamos ao longo da vida.

paula_ti_na_mente 17/09/2023

Emocionante
Devorei o livro em menos de um dia? é sobre doação e empatia. Fala muito sobre o papel da mulher na sociedade, sobre como sofremos abusos, revezes financeiros, muito mais do que os homens. E da mão acolhedora, da sororidade de uma mulher que idealizou um abrigo para mulheres em Paris e que a história apagou. É através de uma advogada tentando se reestabelecer de uma depressão que conhecemos essa linda e emocionante história. Eu sou dura na queda, mas dei umas boas choradas em algumas partes do livro.
É bom ler como o ser humano pode ser bom.

Beeathriz 14/09/2023

Muito bom!
Peguei esse livro pq estou interessada em consumir mais da literatura francesa. Não li sinopse nem nada e só fui. Adorei a escrita dessa autora e de como ela utilizou um acontecimento real para criar uma ficção. De fato o Palais existe e foi muito interessante ler sobre o seu surgimento. Mudou minha visão sobre o trabalho voluntário. Muito bom!

Francieli 14/09/2023

Coloca na lista!
As vitoriosas _ Laetitia Colombani

224 pag. Editora Intrinseca

Uma leitura fluida e leve, mesmo trazendo realidades cruéis de abuso, violência, negligência aos direitos das mulheres, foi trago de uma maneira leve.

Um encontro de histórias, que um mesmo prédio pode registrar. Passado e presente se chocam com as mesmas dificuldades e realidades, porém o mesmo espírito de mudança e revolução o precede.

O prédio Palais foi conquistado em 1926 por uma mulher que desafiou os padrões e estereótipos, poderia dizer que ela conquistou sozinha, mas está bem longe disso, ela teve ao seu lado um marido que acreditava nos mesmos valores, e unindo a força dos dois e a alma revolucionária de Blanche, foi fundado esse lugar que deu abrigo a muitas mulheres e crianças que não tinham um abrigo e uma esperança.

Mesmo depois da sua morte, o legado já havia se firmado, e ano após ano, pessoas com os mesmos valores seguiram com o projeto.

Até chegar aos tempos atuais, salvando solene uma advogada, que poderia afirmar que tinha de tudo até que o Burnout bateu à sua porta, junto com um uma sequência de dificuldades psicoemocionais/sociais. E não imaginaria que o tratamento indicado seria Trabalho voluntário.

Já parou para pensar, que uma pessoa ferida pode se reerguer, com o poder do amor ao próximo? E não precisa de muito, precisa apenas relembrar qual o sentimento mais puro do ser humano. Amor, compaixão, respeito.

Esse livro, traz esse cenário de poder ajudar com aquilo que tem e acha que não é tão valioso. Pode ser a leitura e a escrita de uma carta, para aquele que não teve a oportunidade de aprender a ler e a escrever.

Ou mostrando suas fragilidades, dando voz aqueles que acham que estão presos a armaduras rígidas de perfeição.

Uma leitura gostosa, que vale tirar um tempo e colocá-lo na lista.

Ana 12/09/2023

Passei uns instantes pensando o que escrever dessa obra de laetitia colombani... não vou conseguir. Como solène, sinto-me sem palavras. São mulheres magníficas em essência, sofridas na alma em suas batalhas, vitoriosas em perder, ganhando em outros valores. Quem doa, não é subtraído, quem doa, soma. Quem doa tempo a uma causa, recebe tanta coisa... que história nobre. Terminei às lágrimas. Belíssimo. "As vitoriosas", recomendo demais.

Grazi 12/09/2023

Uma luta que talvez nunca acabe.
Não sei mesmo como resenhar esse livro, me faltam palavras para descrever o que ele nos trás e faz refletir.

As Vitoriosas são muito mais que meras mulheres, são guerreiras que venceram uma pequena batalha de uma luta enorme, difícil e avassaladora. Triste, inspirador e reflexivo é o que essa obra tem para nos mostrar, mulheres com histórias fortes e que nos lembram que infelizmente não estão só na ficção e que essa luta talvez nem acabe.

Leiam, vale muito a pena. E reflitam se não somos todos um pouco (ou muito) egoístas e se também não fechamos os olhos para essas "pequenas" coisas (acontecimentos) ao redor que para nós pode não ser nada, mas para alguém pode mudar uma vida.
Lalá 12/09/2023minha estante
esse livro é incrível

LariJ 10/09/2023

Que leitura matavilhosa!
A escrita da autora é fluída, simples e culta ao mesmo tempo. Apesar de não gostar de livros em que praticamente não há diálogos, esse me prendeu do começo ao fim.
Não é só um livro, mas uma lição de vida.
Uma forma muito digna de prestigiar o trabalho de Blanche Peyron, uma figura até então para mim desconhecida, e que trabalhou tanto pela humanidade através do Exército da Salvação. Uma pessoa admirável, um exemplo de superação e benevolência e que deve ser mesmo lembrada e exaltada.
A personagem fictícia também é fonte de muitos aprendizados, desde seu diagnóstico de depressão até a sua entrega ao próximo. Como a caridade e a atenção com os outros salvou de diversas formas a sua vida.
Uma história emocionante, que mistura ficção e realidade e nos dá uma verdadeira lição de humanidade.