As vitoriosas

As vitoriosas Laetitia Colombani

Resenhas - As Vitoriosas

Giovana Mocellin 06/07/2022

Dentro de cada mulher há um pouco da força de todas outras!
Fecho o livro com lágrimas escorrendo, arrepios nos braços e a leveza de que juntas somos mais fortes! É linda essa história, potente e tão real. Já tive a oportunidade de trabalhar com mulheres em situação de violência, vulnerabilidades sociais, abandonadas pelo estado, esse livro trás átona essas histórias, da voz?
Sororidade define bem essa história, que ultrapassa as páginas, vem carregada de vida real.

Hellô 07/07/2022

Leitura leve...
Livro bom com muitas histórias para reflexão, superação, perseverança...
Nos transmite empatia, sororidade, respeito ao próximo. Parabéns!!!
Leitura leve e rápida. Recomendo.

Jenni 07/07/2022

Uma experiência incrível?
Solene é uma advogada de 40 anos que sofre de depressão após vivenciar um episódio traumático. Mora num bairro nobre de Paris, tem dinheiro, escritório e tudo isso não tem mais sentido nenhum para ela.
Em uma busca de internet, ela encontra uma oportunidade de um trabalho voluntário para ser escriba no Palais de lá Femme, onde acolhe mulheres sobreviventes à violência doméstica, ao abuso sexual, à guerra, à pobreza, à preconceito? No desenrolar da história, ela tem uma visão diferente da vida e de tudo. Aprende muito. Não só ela, como nós leitores também.

Em contrapartida, conta sobre a história de Blance Peyron, uma francesa, soldada do exército, que entendeu que sua vida só teria sentido se dedicasse à justiça social. Fundou o Palais, com o intuito de proporcionar dignidade a centenas de mulheres.

Um livro que a gente começa e não tem vontade de parar de ler. Aborda temas sensíveis de uma forma muito especial. Mexe de verdade com a gente!

lourdes 09/07/2022

Tocante
Resumindo bastante o livro conta a história de Solene que após sofrer burnout no trabalho ela em tratamento e afastada do trabalho decide fazer um trabalho voluntário após recomendação do psiquiatra, e escolhe ser escriba em um abrigo de mulheres. O livro é curto, são muitas histórias dilacerantes contadas que você vai se apegando e crescendo junto com a personagem. Muito lindo e bem escrito. Recomendo para distração e reflexão.

Livia790 09/07/2022

Que presente do Intrinsecos.
A autora já havia me conquistado em A Trança. Esse é ainda melhor.
Ficção baseada em um local real e nos personagens que fundaram e habitam o Palácio da Mulher.
É daqueles livros que nos lembra a necessidade de sermos mais generosos com os outros e, principalmente, com os menos privilegiados.

Fernando 09/07/2022

Foi uma leitura agradável e fluida.
Uma advogada em um processo depressivo resolve auxiliar mulheres em um abrigo. No início, nunca tendo passado por praticamente nenhum dissabor em sua vida não entente por completo a situação das mulheres ali presentes. Mas isso muda quando se sente útil em suas atividades e vai descobrindo que dentro daquelas mulheres sofridas e frágeis por tanto sofrimento ainda emana forças para superar tudo, e isso, lhe mostra que também possui tanta força interior que até então desconhecia.

Rosa Lemos 12/07/2022

"Felizes são os feridos, pois deixarão a luz passar"
-- "Cabeça erguida, sempre erguida, esse é o lema da Renascida"

Comecei a ler esse livro porque ele é curtinho, e fui sem grandes expectativas. Mas descobri um tesouro nessas páginas, nessas histórias de mulheres guerreiras. Um dos melhores livros que li esse ano.

Nati Gaiewski 09/07/2022

Apaixonante
Em menos de duzentas páginas várias vidas ganham voz de maneira espetacular, as narrativas nos tocam, evidenciam os pesadelos que tantos vivenciam, em especial as mulheres e crianças. É incrível como é retratado todas as dificuldades e injustiças que aquelas pessoas passaram sem mostrá-las fracas ou frágeis; durante todo o livro vemos mulheres fortes, algumas perdidas mas que não desistem da luta, sempre apoiadas umas pelas outras. Esse livro é o retrato perfeito da sororidade, começando com Blanche em 1925, a fundadora do Palais de la Femme, um abrigo para mulheres refugiadas e/ou em situações de risco, e depois, nos dias atuais, o seu legado tendo continuidade com Solène e mais várias outras mulheres. A princípio, e talvez até a metade da história, parece desesperador a vida das duas, tanto a de Blanche quanto a de Solène, até que ambas, em seus próprios tempos, acham as suas inspirações e fazem o que sabem de melhor, se tornando mais uma vez as vitoriosas.

Vitu.. 15/06/2024

Tudo que não é doado é perdido
Bem agradável de se ler. Uma leitura que você se debruça e não quer parar. Muitos sentimentos, muitas histórias, muitos detalhes que te deixam em um fluir da mente, um belo livro.
É um tema que acomete a milhares de pessoas em todo mundo, o abandono, a falta de perspectiva e esperança, e o desamparo em sua situação.
O livro foca nas situações de rua de algumas mulheres francesas, imigrantes e em condições de pesar. A autora trabalha a narrativa com um talento em nos prender e sentir realmente a necessidade que essas mulheres passam.
Um belo livro..

Liiz 10/07/2022

Foi impossível parar de lê. A história é muito envolvente e muito linda, foi realmente uma surpresa em menos de 200 páginas.

Andrea170 10/07/2022

Singela e despretenciosa
Leitura simples, tranquila e fluida de uma singeleza despretenciosa em que aborda a vulnerabilidade feminina em múltiplas facetas.

A autora é profunda e direta na crítica à sociedade que se abstém diante das mulheres marginalizadas, ou não, que ainda carregam a responsabilidade da maternidade. Mesmo tratando de tema sério, a abordagem é leve e agradável, com uma dose de ingenuidade.

Margo_livros 10/07/2022

A salvação
É uma leitura rápida, mas intensa. Agradou já no primeiro momento em que vi a placa.

Narra a história do Exército da Salvação, no entanto, de forma discreta envolvendo as personagens centrais.

As primeiras páginas são impactantes prendendo a atenção, no exato momento do conhecimento da advogada bem sucedida e seu cliente empresário na saída do tribunal.

O enredo nos pega em cheio quando tentamos ler mais sobre o efeito causado pela atitude de um homem condenado e sua patrona.

Assim, vamos adentrar ao mundo escuro das derrotas, depressões, miséria, o verdadeiro sentido do ser humano integrar a sociedade, o desprendimento, o fim da rota, o recomeçar, o aceitar, contribuir com ações, doações, um viver por inteiro na compaixão para com nossos semelhantes.

Lindo de ler, ver, questionador sobre a existência, o abraçar por inteiro aos que sofrem.

Thaís @thanoslivros 10/07/2022

Um soco no estômago
Emocionante do início ao fim, além de falar sobre a força da mulher, traz personagens que em nada diferem de pessoas reais.
Das desigualdades que vivem, das violências que sofrem, das tragédias que as consomem... E da força que surge de onde não esperam e nem sabem que tem.
A capa página virada, uma lágrima derramada.

Larissa 10/07/2022

Livro emocionante, com reflexões importantes e com uma estória que foge dos clichês.

Logo de cara me identifiquei com Solène e seu modo de pensar. O livro traz questionamentos importantes sobre empatia, sororidade e etc.

Amo o lado histórico do livro e fiquei curiosa para saber mais sobre Blanche e o Exército.