Se você soubesse

Resenhas - Se Você Soubesse

1 | 2 | 3 | 4

Ana 29/08/2022

Se você soubesse
Alice é enfermeira numa ala de traumas graves com pacientes em coma.

Cassie é uma jovem moça que acabou de casar, com o sonho de aumentar a família e é atropelada ao voltar de uma festa. No hospital, ela recebe a visita do marido e da sogra, mas também recebe a visita de alguém que lhe pede desculpas, que sente muito, que não era para ser assim.

Mas essa e outras conversas ao pé da cama de Cassie não é a Cassie quem escuta. Cassie está em coma.
Quem escuta é Frank, um paciente que acordou do coma mas ninguém tem reparado que o seu cérebro tem voltado ao estado de saúde normal, que ele pode ver e ouvir coisas.

uchoa.bru 11/08/2023

Livro de suspense do ano, até este momento.
A história é tão bem construída e você se envolve de uma forma tão intensa com os personagens que é difícil não se emocionar em alguns momentos. Você torce pelos três protagonistas todo o tempo.
Os momentos de suspense e tensão são muito bem colocados. Te faz ficar grudado e ansioso para a explicação do problema principal.
Eu amei e recomendarei muito.

cami chaurais 14/12/2023

Gostei!!
Apesar da maioria das pessoas acharem arrastado até 50%, eu me prendi à história desde o início. AMEI a perspectiva do Frank (melhor personagem ??) e a história foi muito bem construída. Porém rsrs eu achei o final muito previsível! La pra 70% ja imaginei qual seria o desfecho e fiquei esperando uma reviravolta, que não veio. Mas no geral eu gostei bastante e indico muito pra quem quer sair da ressaca literária ??

Tati.Lima 29/09/2022

Sobre esse livro...
Esse final desse livro realmente me deixou frustrada, em um nível...Definitivamente, este livro é uma mistura gigante de emoções. Primeiro vamos aos elogios. A história é realmente interessante, narrada pela perspectiva de 2 personagens, mais os flashbacks envolvendo o ocorrido e a vida da terceira ponta desse triângulo, q não tem nada de amoroso. Os personagens são muito intensos, e a gente se envolve real no drama deles. Se envolve taaaanto q termina ficando revoltada com esse desfecho. É inteligente o fato, de levar a trama, com a gente jurando q o grande vilão do livro, é um personagem, e no final, vemos q é o outro, embora, eu tivesse uma leve suspeita, a trama é muito bem montada, e te faz crer, até a reta final em uma coisa, e no final é outra. Agora vamos às críticas. É irritante, pelo menos pra mim, livros com capítulos gigantescos, principalmente quando a história gira em torno de poucos personagens, então capítulos enormes, falando apenas de um único personagem, quebra um pouco a dinâmica da trama, e deixa meio cansativo de acompanhar. Mas sem querer falar demais pra não dar spoiler, eu não curti esse final. Caracaaaaas, eu sinto q podia ter sido diferente, pelo menos, pra mim, foi absolutamente frustrante. Enfim, é um bom livro, mas q podia ter tido um desfecho, melhooooooooor para 2 personagens...

Ju Ricci 09/03/2023

O livro conta a história por diferentes pontos de vista, variando entre eles o tempo todo. A trama mexe com a curiosidade, a emoção, a empatia... impossível não sentir a dor dos personagens. Um mistério, vários mistérios a serem desvendados, simples, mas que te fazer grudar no livro mesmo que o sono venha.

Suellen.Hosoi 06/12/2022

Um livro que me prendeu, mas que não ganhou notão.
No começo criei várias hipóteses, mudei n vezes de suspeito e possibilidades para o ocorrido, mas depois ficou previsível demais. Mas é um bom livro.

Mariana_ 25/09/2022

Narrativa diferente
Aqui temos a visão de 3 personagens alternados nos capítulos. A enfermeira, o homem em "coma" mas que percebe tudo e a personagem que sofreu um acidente na estrada. Ela corre perigo e o personagem em coma, Frank é o único que vê tudo e não pode fazer nada para ajudar. Alguns capítulos são grandes e meio chatos mas o conjunto da obra é interessante. Dá pra desconfiar de todo mundo!

Junior Rodrigues 26/09/2022

Um suspense não tradicional em seu estilo
Esse é um livro estranho em que a autora coloca muitos personagens e ficamos por um tempo sem entender onde cada um se encaixa. As histórias de cada um são interessantes, mas com mais de 10% do livro percorrido, o leitor fica se questionando qual o papel de cada um deles nessa trama.
Com o decorrer da história, os personagens ganham camadas e principalmente contexto e assim fica mais fácil compreender a jornada de cada um dentro da trama. A experiência vai sendo melhorada e conseguimos perceber que a autora gosta de detalhar situações para que o leitor tenha o máximo possivel de informação sobre o personagem e o ambiente que o cerca. Isso faz diferença no aprofundamento das interações entre os personagens, já que são elas que dão o tom da história com a visão de cada um sobre as mesmas situações.
A mudança de tom da trama vem sorrateira e é bem vinda, porque começamos a entender os desdobramentos que vão surgindo no decorrer da história. A autora utiliza o recurso de uma maneira bem inteligente para que o leitor seja inserido aos poucos nessa visão. Já que a tensão e o suspense vão crescendo gradativamente conforme novos fatos e acontecimentos vão surgindo.
Se está esperando algo repleto de tensão e suspense do inicio ao fim, esse não é o livro indicado para você, mas se gosta de uma história detalhada e com crescimento gradativo, Se você soubesse é a indicação.

Thabi.Almeida 22/10/2022

Pedi Trilher e ganhei dramalhão!
O livro é uma grande promessa!
História instigante
Sinopse empolgante
Personagens misteriosos (entretanto so tive afinidade com Frank e os cachorros de todo mundo)...
Adorei a ideia de ter 3 personagens diferentes que acabam se conectando pq a história de um cruza com momento das outras pessoa e veremos isso a frente.
E decepcionou

Apesar da autora ter escolhido um plot clichê e previsível, não tirou o brilho do enredo, nem o desfecho que me enlouqueceu pq não era o sentido que eu queria estragou a experiência.

Cortando as partes lentas, chatas e desnecessárias de alguns capítulos, teriamos um drama com toque de suspense até gostoso de acompanhar.
Agora essa solução mágica na prorrogação do segundo tempo, desanimou muito.
Faltou

Evellyn.Laise 14/12/2022

A leitura fluiu bem e me deixou curiosa, porém o final foi previsível e uma motivação não tão interessante. O único personagem que me apeguei na história eu odiei o final dele ? e as narrações da Alice na minha opinião eram a parte mais chatinha. Enfim, um livro legalzinho, nada mais.

Jéssica 03/01/2023

É mais um livro dramático do que um thriller psicológico. É uma leitura envolvente, um tanto previsível às vezes, mas que vale a pena. O livro é narrado por três personagens, e isso é um ponto muito positivo pra mim, acho que deixa a leitura mais dinâmica e a gente consegue ver vários pontos de vista acerca da história.

O mistério do enredo gira em torno de Cassie, que sofre um acidente (ou uma tentativa de homicídio?) e fica em coma. Então as narrativas vão amarrando as pontas até nos levar ao seu desfecho.
Franklin é um paciente em estado vegetativo que, para os médicos, não possui nenhuma consciência, mas ele está bem lúcido, na verdade, ouvindo tudo o que acontece ao seu redor (a melhor narrativa é a sua). Confesso que fiquei bastante agoniada com o estado dele, não consigo imaginar como é estar preso no seu próprio corpo, consciente de tudo, mas sem poder se comunicar com o mundo exterior. E o pior: ninguém sabe que você está ali.
Por fim, temos Alice, aquela personagem que dar uma de detetive e acaba desvendando todo o mistério da história. Ela é a enfermeira encarregada de Cassie e Franklin.

Ao longo do livro vamos conhecendo esses três personagens ao passo em que eles nos levam ao desfecho do mistério. Não consegui criar grandes teorias aqui, acho que o livro não me envolveu a tal ponto, mesmo assim gostei da leitura (sou curiosa, gente, então qualquer coisa que aguce minha curiosidade leva o meu coração), apesar de não ter gostado do final.

Patricia 15/11/2022

Se você soubesse é um drama contado através da visão de três narradores.
Frank um paciente em como, Cassie vítima de um acidente criminoso e Alice a enfermeira que cuida dos dois.
A medida que a narrativa se desenvolve passamos a conhecer a história dos três, suas dores e traumas.
A escrita é agradável e o desenvolvimento é instigante.
Apesar do plot não ter me chamado atenção, eu gostei do modo como a história foi conduzida.

DêlaMartins 29/10/2022

Drama... Pouco thriller
O enredo é bom. Cassie é atropelada, o motorista foge e ela fica em coma. No hospital, Alice, enfermeira dedicada que acredita que seus pacientes comatosos a escutam, mesmo que não possam interagir com ela. Frank, um paciente em coma que está no mesmo hospital, que escuta a tudo, mas não consegue interagir com as pessoas. Ele acaba escutando e acompanhando as conversas das pessoas que visitam Cassie e, por isso, desvenda pelo menos parte do que realmente aconteceu com ela. Alice já tem uma relação próxima com Frank e acaba também se envolvendo com Cassie, tentando desvendar o mistério que a cerca. Além do trivial vai e vem do passado ao presente para contar quem são, como vivem e quais são os dramas atuais e passados dos personagens, tem a trama central sobre o que aconteceu com Cassie. Na minha opinião, fácil descobrir isso já no início do livro.

A narrativa é boa, as histórias são tristes, principalmente a de Frank, personagem de quem mais gostei. Mistério, thriller, não há.

Bonzinho... mas pouco adiciona.

1 | 2 | 3 | 4