Se você soubesse

Resenhas - Se Você Soubesse

1 | 2 | 3 | 4

Rebecca 23/02/2024

Gostei
Gostei bastante! Foi um livro super gostoso de ler, passou muito rápido que eu nem vi! Me envolvi bastante com a história! Não é um suspense cheio de ação e reviravolta e tudo mais mas mesmo assim me surpreendeu bastante. É um suspense bem psicológico, é bem agonizante acompanhar o ponto de vista de um paciente em coma, me deixou super aflita. Eu criei várias teorias então por conta disso o final não me surpreendeu mas eu gostei de como terminou. Mais pro finalzinho do livro tiveram várias cenas que me deixaram super presa e agoniada, conforme as coisas iam se desenrolando foi ficando impossível largar. Foi uma ótima leitura. Recomendo!

Bianca Rinaldi 18/06/2023

Senti tantas emoções no livro que tenho que escolher muito bem as palavras para não soltar spoiler.
O livro é envolvente e cativante.
Os capítulos são divididos entre 3 personagens e conforme vai passando a história,vamos nos afeiçoado aos personagens.
Como disse acima, foi um misto de emoções e não posso deixar de recomendar a leitura, embora o culpado seja muito previsível.

Evellyn.Laise 14/12/2022

A leitura fluiu bem e me deixou curiosa, porém o final foi previsível e uma motivação não tão interessante. O único personagem que me apeguei na história eu odiei o final dele ? e as narrações da Alice na minha opinião eram a parte mais chatinha. Enfim, um livro legalzinho, nada mais.

Alice 21/11/2023

Perfeito
Mais um suspense concluído com sucesso.
De uma autora que eu não conhecia mas que me surpreendeu demais.

Larissagris 21/11/2023

SE VOCÊ SOUBESSE (EMILY ELGAR)
Os vivos geralmente são obcecados pela vida. (Pág. 32)

Sinceramente, lidar com os outros é muito mais exaustivo que superar a perda sozinha. (Pág. 86)

O que eu acho é que o luto deixa as pessoas constrangidas. É tão definitivo, tão impossível de resolver. É por isso que as pessoas ficam tão apavoradas; elas só estão tentando deixar as coisas melhores para elas mesmas e para a gente. (Pág. 89)

O luto é um tipo de arte. A pessoa tem que se permitir ser criativa com ele, assumi-lo. Não podemos deixar os outros nos dizerem como passar por esse momento, senão o processo não acontece do jeito certo e a gente pode acabar lascado. (Pág. 89)

Os hospitais envelhecem até mesmo os visitantes mais robustos. (Pág. 117)

- Sim, mas é tudo vitrine, umas bobeiras cuidadosamente editadas. As pessoas postam fotos abraçadas com os cônjuges e namorados que elas detestam, tentando convencer o mundo de que está tudo bem, porque, se os outros acharem que elas estão felizes, com certeza elas estão, não é mesmo? (Pág. 127)

Tentar conhecer Cassie é como lutar com fumaça. Sempre que acho que a estou conhecendo, a imagem borra e ela entra de novo em foco como outra pessoa. (Pág. 161)

- Quero que você saiba que eu te perdoo. Eu te perdoo por beber, te perdoo por desaparecer e te perdoo por mentir para nós. Agora eu sei que é uma doença, como câncer ou sei lá. Você não podia evitar. Não é sua culpa. É por isso que eu te perdoo. (Pág. 179)

Você consegue o que quer quando para de tentar. (Pág. 199)

A solidão de um casal que está junto é vívida. Ela grita, e grita especialmente alto para aqueles que conhecem o sentimento. (Pág. 286)

Be 10/11/2022

Demais!
Ninguém imaginaria que um senhor em coma iria conseguir ajudar a resolver um quebra-cabeça envolvendo a verdade de uma história cheia de segredos. Arrepiante! Recomendo a leitura!

Zana 14/09/2022

Através de uma estrutura narrativa bem conduzida, Emily Elgar conseguiu sustentar um adequado suspense a uma trama simples de pouca articulação.

Imagine interpretar na tela um personagem em estado "vegetativo", que apenas mantém os olhos abertos e cérebro ativo?

É sob a perspectiva desse personagem chamado Frank Ashcroft, da perspectiva de sua vizinha de leito hospitalar, Cassie Jensen e da enfermeira encarregada, Alice Marlowe que a trama se desenvolve.

A polícia investiga se Cassie é vítima de um suposto acidente ou de uma tentativa de assassinato. Frank tudo ouve e observa. Ele é a única impotente testemunha das conversas entre os visitantes de Cassie. E Alice se envolve emocionalmente com os dois.

Apesar de não ter ficado empaticamente satisfeita com o destino dos protagonistas, acredito que o desfecho foi o mais realístico possível, portanto aceitei como um viés positivo escolhido pela autora. Entretanto, quanto ao responsável, Emily Elgar não deixou de estar dentro de um clichê, e talvez por isso mesmo foi minha primeira e única aposta. Enfim, dei uma dentro acertei!! Só leia!

Nayarapeixoto 01/08/2023

Se você soubesse
Achei que a história se perdia em algumas partes, principalmente porque os capítulos são muito grandes e parecia que tinha mais informação que era necessário e que outras ficaram faltando. E também, como a narração é dividida entre 3 personagens, a continuação era quebrada um pouco e não dava essa rapidez que geralmente livros com 2 pontos de vista dá pro livro.
Mas o final é interessante. Tem revelações que eu nem imaginava.

Carol.Ramone 29/05/2023

Gostei muito apesar de ter achado algumas partes muito chatas.
O final me surpreendeu porque não estava esperando, nem desconfiava.
Boa leitura mas fique firme até a metade. Depois vai fluindo.

Giovana 13/04/2023

Primeiro que eu sempre soube quem tinha atropelado a Cassie. O final me deixou chocada, tive até que tirar um tempo pra entender tudo o que tava acontecendo. Bom demais

Thammy 20/03/2023

Prometeu muito, entregou pouco.
Cassie Jensen, uma linda jovem é encontrada desacordada nas margens de um riacho após sofrer um acidente. Ela entra em coma e é levada ao hospital Kate?s, onde Alice Marlowe é enfermeira responsável pela ala onde Cassie é internada. Nesta mesma ala e encontra-se também o paciente Frank Ashcroft que recentemente acordou de um coma que durou meses.

Para os médicos, Frank está em estado vegetativo, sem chances de se recuperar. Apesar de ter aberto os olhos, eles acreditam que este é apenas um reflexo. Porem, contrariando as opiniões médicas, Frank está consciente e ele consegue ouvir tudo que acontece ao seu redor, mas não consegue se comunicar.

Com capítulos alternados entre os pontos de vistas desses três personagens, o leitor vai descobrindo ao longo da leitura o que aconteceu com Cassie.

?Se você soubesse? era para ser um suspense psicológico, mas acabou sendo muito mais um drama. Com uma narração extremamente descritiva em alguns trechos, Emily Elgar faz com que a leitura adquira um ritmo lento e torne-se cansativa. A primeira metade do livro se arrasta sem nenhum grande acontecimento que enriqueça a história. Os personagens secundários são rasos, pouco desenvolvidos e as reviravoltas muito previsíveis. Os capítulos são extensos, o que também não trás ritmo a leitura, além de alguns deles serem bem confusos.

A alternância entre pontos de vistas era para trazer mais dinamismo na leitura, contudo com capítulos longos e trechos confusos, a sensação é de não há avanço na história. Porém, algo que a autora soube fazer muito bem foi essa alternância de narrativa. Cada personagem tem sua própria voz e é possível identifica-lá não leitura de cada capítulo. As páginas narradas por Alice e Frank são feitas em primeira pessoa, enquanto a de Cassie, é em terceira.

Apesar de não ter me apegado aos personagens, de não ter me conectado com a história de cada um deles, o livro entretém e apesar de lento, consegue prender o leitor curioso, que quer saber a todo custo o que aconteceu com Cassie, afinal será foi um acidente mesmo? Quando não está descrevendo excessivamente ou fazendo comparações atrás de comparações, a escrita de Emily é bastante envolvente.

O final é previsível e um pouco decepcionante. As motivações dos personagens não são convincentes e a autora insere assuntos ao longo da narrativa que não são desenvolvidos, parecendo que estão ali apenas como justificativa para a conexão dos personagens. ?Se você soubesse? apresenta uma premissa interessante, porém pouco desenvolvida.

Bianca1268 25/11/2022

Uau
Eu to surtando que final foi esse meus amigos. Simplesmente perfeito, nunca imaginei esse desfecho pra historia

Natalia 08/12/2022

Bom mistério pra se descobrir...
É um livro gostoso de ler, há um mistério em torno de uma paciente e no que pode ter acontecido com ela. Adoro livros em que cada capítulo é contado por um personagem.

1 | 2 | 3 | 4