O Fim dos Homens

O Fim dos Homens Christina Sweeney-Baird

Resenhas - O Fim dos Homens

Juliana 20/07/2022

De tirar o fôlego
Em tempos de pandemia nunca li um livro que me fez recordar tanto do covid.
O livro vem em relatos de vários personagens onde vc vê a agonia da morte dos homens. As vezes foca em duas personagens a Catherine e Amanda. é um livro pra não largar. Vc imagina se aquilo acontecesse na vida real o que faríamos?
Alefe 25/09/2022minha estante
O livro traz uma visão mais crítica de como seria um mundo sem homens, ou é mais apelativa, como se os homens fossem inúteis?

Juliana 27/09/2022minha estante
Na verdade o pessoal fica bem desesperado sem os homens. Todos com medo de pegar a doença

Su.livros 06/02/2024

Uma Reflexão sobre Perdas
Não vou negar que, ao iniciar a leitura, estava sem ânimo, pois havia visto vários comentários negativos sobre o livro. Comecei achando que adoraria ver homens mal morrendo, mas não era nada disso. Eram muitos homens bons que morriam sozinhos para proteger suas famílias. Chorei com muitas das mortes. Parecia que conseguia sentir a dor daquelas mulheres. Desenvolvi antipatia por muitas delas, então tenho certeza de que esse livro foi uma montanha russa de emoções. Claro, deixa a desejar em muitos pontos, mas é uma história emocionante que nos faz lembrar um pouco da nossa passagem pela Covid. Recomendo que leia com atenção e esperança.

13marcioricardo 23/11/2022

Propaganda feminista.
Um dia, se resolvesse escrever ficção, um mundo onde acabariam os
homens poderia ser um tema escolhido. Já tinha pensado nisso, é como
se me tivessem roubado a ideia. Quando vi que era uma mulher, nos dias
de hoje, a escrever um livro destes, fiquei logo de pé atrás. E olhem,
pensem o que quiserem, mas a verdade é que minhas suspeições se
confirmaram.

Uma autora militante que coloca a ideologia acima da arte, como está
na moda fazer hoje em dia, não podia dar nada grandioso. Quem paga é a
obra, e o leitor. Comentários misândricos e escrotos, lacração barata
e uma falta de profundidade sem fim. O livro vende só pelo titulo, mas
dava pra tão mais... Uma grande distopia, um grande clássico, qualquer
coisa grande, mas é bem mediano.

Uma narrativa ultra concisa e por demais acelerada. Não parece que
estou lendo um livro, mas que alguém, bem chato, está despejando um
monte de palavras em cima de mim. Escrito durante a pandemia, fica a
sensação que a autora pouco mais fez do que copiar o que via.

Além disso, para piorar, o livro é composto de vários relatos de
diversas pessoas, quase todas mulheres. E segue saltando de uns para
os outros, e  indo e voltando. Até aqui tudo bem, mas é nítido que é
sempre a mesma pessoa que escreve. A forma de pensar é sempre igual, a
personalidade é sempre a mesma. Tantos protagonistas, mas todos eles
são a escritora. Um desastre.

Um tema destes merecia muito mais acuidade e dimensão. A autora não
faz ideia de como seria o mundo se a sua proposta acontecesse. Quer
dizer, os homens dominam quase todos os ofícios e muitos deles são
compostos por apenas homens, praticamente. Tecnologia, máquinas,
agricultura, pecuária, pesca, mineração, transportes, só pra citar
alguns. Mas para Christina Sweeney-Bard as mulheres dão conta de tudo
de um dia para o outro ou em poucos meses. E ainda tem a lata de dizer
que são mais capazes que os homens, que delírio. Ahh, como é bom e
fácil o mundo!

Por fim, a falta de sensibilidade com uma catástrofe deste tamanho
chega a assustar. A quantidade de personagens também não ajuda. Nada é
desenvolvido, nada é intenso ou imenso. Como a autora não consegue
sair de si, o que sobra são narrativas que se perdem em banalidades,
sem grandes envolvimentos. Sempre de um lado para outro, feito barata
tonta, apontando a mil lugares, mas incapaz de se aprofundar em um que
seja. O fim dos homens é um livro sobre empoderamento feminino,
bastante burguês, meio sem noção e muito, mas muito superficial.
Alane.Sthefany 23/11/2022minha estante
Quando eu vi uma pessoa falando que o livro era maravilhoso, pelos históricos de leitura, e eu li o nome do livro, já tinha ficado com uma puga atrás da orelha: "isso tem cara de ser coisa de feminista" kakakakakakaka...

Eu só pensei que não tem sentido, nem li a sinopse, mas esse nome é bem estranho, que nem as pessoas querendo atualizar a Bíblia, e colocar relacionamentos homoafetivos, e moldar a Palavra de Deus com o que vemos atualmente, por ser muito retrógrado e blá blá blá...

Simples, se Adão e Eva, não fossem héteros, nem existiria o restante da história.

Penso o mesmo a respeito do nome desse livro. ?

Fim.

Zenaide.Mota 09/08/2022

Este livro remete à muitas angústias que muitos de nós vivemos durante a pandemia Covid..
Mas tem a pitada do "fim dos homens", trazendo outros assuntos: machismo, ganância, adaptações em situações da vida, abandono, a força da mulher no mundo.
Livro bem escrito e envolvente. Mas confesso que, às vezes, me perdia nas histórias das personagens e tinha que recapitular... rsrs
Mesmo assim, recomendo!
Seria ótimo para filme ou série. Quem sabe?
DANILÃO1505 07/09/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Zenaide.Mota 07/09/2022minha estante
Obrigada!

Berenice.Thais 01/08/2023

Doido
Um livro com vários pontos de Vista,inclusive alguns que eu não concordava mais mesmo assim tenho certeza que teria homens que pensaria nisso também.

Polly 12/10/2022

Que livro necessário!
História muito importante, sempre ficava surpresa quando via relatos de fatos reais que acontecem hoje em dia e como foram mudados nessa pandemia (do livro).
Se tiverem oportunidade, leiam!

Júlia Morales 04/08/2022

Gostei
Achei um livro bem montado e por incrível que pareça foi escrito antes da nossa atual pandemia "Coronavírus". Várias partes do livro nos fazem voltar ao início de tudo. Ao medo, ao desespero, as perdas, a tentativa de proteger pessoas próximas, etc. O livro aborda diversos temas que foram vividos por nós e traz algumas coisas diferentes, como por exemplo, em questões de relacionamentos. Senti na pele algumas histórias relatadas.

Nayara Moraes 13/04/2024

O amor é sempre um risco...
Encontrei esse livro por acaso e o título me chamou muito atenção, quando li a sinopse fiquei ainda mais intrigada...
Jamais imaginávamos passar por uma pandemia como a covid-19, bem como a autora Christina jamais imaginou que sua história fictícia fosse de fato ocorrer (graças a Deus não foi do jeito que ela imaginou).
É uma história é muito bem escrita, porém muito pesada, não tem como suavizar a morte, mas vale muito a leitura.

"Talvez alguns traumas sejam avassaladores demais para que nos recuperemos."

Pati Rocha 21/06/2023

Confesso que ler esse livro, depois de passar pela pandemia, foi bem aterrorizante. Parece que estava revivendo o que aconteceu.
Ótima escrita, além de tratar de temas importantes. Super recomendo.

Jéssica 10/10/2022

Perfeito
Eu gosto de ler histórias com essas inversões de papéis. Sempre aprendo muito.
Por mais que seja ficção, tem situações reais ali que ocorrem todos os dias e acabamos não nos dando conta. Só pq eu nunca passei por isso, não significa que ela não acontece.

hammezita 12/06/2023

Um livro com uma boa premissa, mas que tem alguns problemas: se estende DEMAIS, utiliza muitos pontos de vista diferentes (e o problema está em que alguns parecem jogados/desnecessários) e peca em tentar abordar tantas frentes e problemas diferentes mas sem conseguir se aprofundar necessariamente em nenhum, sabe?

Poxa, um vírus que mata somente o sexo masculino e me traz somente uma passagem comentando sobre como isso afetou as mulheres trans???? Querer abordar uma guerra civil na China mas deixar meio jogado e, além disso, esquecer também do resto do mundo - afinal, é uma pandemia.

Acho que o erro foi ter ido pra lados que não precisava. Se o livro se mantivesse sendo apenas sobre as relações humanas, o luto, o emocional mesmo das pessoas de algum círculo específico, daria pra ter mais profundidade.

Enfim, se arrastou demais. É uma história boa; tem partes que valem a pena. Mas podia ser menor ?

Devoradora de livros 02/06/2023

Esse livro alugou um triplex na minha cabeça, fiquei pensando o que eu teria achado da leitura se tivesse lido antes da pandemia. Conversando com a galera da LC, concluí que teria a mesma sensação que tive quando li o conto da aia, de que basta um descuido para que a gente viva a distopia do livro.
Isac 02/06/2023minha estante
É um dos livros que quero ler, tá na minha lista

Cintia295 30/09/2022

Livro fluido com temas que pode dar gatilhos, mortes, luto, lembra muito o que passamos nessa pandemia, os medos,angústias, sem saber que lado ir, o que fazer, informações desencontradas. Me vi no livro.
Tem muitos personagens, cada capítulo é uma pessoa e com isso me perdi algumas vezes, me conectei mais a uns que outros. Tem alguns personagens egoistas, invejosos(mas será que vc não teria também?) afinal tal pessoa não perdeu ninguém. Só lendo para entender.
O final parece que faltou algo mas não sei bem o que.