Enquanto o Mundo Acaba

Enquanto o Mundo Acaba Eliel Barberino

Resenhas - Enquanto o Mundo Acaba

estantedogabs 21/09/2022

Uma surpresa das boas
Eu não sou o maior fã de histórias com zumbis, mas nos últimos dias vi bastante gente comentando sobre esse livro e decidi arriscar.

Me surpreendi ao encontrar sim um lugar tomado pelas criaturas, mas há muito mais acontecendo. Essa é uma história que foca muito nos pensamentos de Rimbaud, o personagem principal.

Ao longo de sua solitária jornada de por esse mundo pós-apocalíptico, o protagonista se esbarra com Pietro. Juntos vão lutar por sua sobrevivência enquanto descobrem um romance improvável.

Gostei muito da leitura, a ponto de literalmente não largar até chegar ao final. Extremamente bem pensado e cheio de reflexões, esse é um excelente livro!

?-

ATUALIZAÇÃO 15/5/24
Essa edição tá linda, amei as novidades e chorei no final!

Goenitz 07/08/2022

Um livro sobre apocalipse zumbi com romance entre dois garotos. Adorei a premissa. O livro é curto, mas nem por isso é raso. Ele é direto. O autor poderia ter dados mais descrições de locais e sentimentos e mesmo aprofundado mais as personalidades, adorei o protagonista, que embora adolescente não é infantil nem pedante.
A metáfora que o autor usa é interessante, e percebemos ela mais presente desde o início numa segunda leitura. O texto conta com algumas referencias a outros escritores ( o pequeno Príncipe principalmente) que deixam a sensação de algo mais profundo que uma leitura rápida possa nos fazer pensar.
Sobre o final do livro, fiquei emocionado, embora nos pegue de surpresa e seja rápido sem detalhamentos, como o próprio narrador explica as razões pra isso.

Fernando 06/08/2022

"O coração as vezes faz os melhores julgamentos"
A história é contada tendo em vista a eterna disputa entre “Razão x emoção”. Isso fica evidente nos próprios protagonistas, um carinhoso e outro intelectual que pensa demais. A personalidade que o protagonista herdou do pai (um personagem que infelizmente só aparece num flashback e que gostaria de ter visto muito mais presente na história, as melhores frases são dele, inclusive o título da resenha). O livro termina com essa mensagem: que a razão nunca é suficiente, ela não explica o mundo – o apocalipse é puro mistério sem causa eficiente – e muitas vezes nos leva pra longe das motivações corretas. é uma história clichê no bom sentido, que aquece o coração e nos coloca pra pensar. Sobre o romance dos garotos, não vou comentar muito pra não dar spoiler. É algo bem simples, mas fofo, muitas vezes uma amizade forte que se converte em cuidado um pelo outro.
Goenitz 26/08/2022minha estante
Que resenha gostosa de ler