A Sociedade do Anel

A Sociedade do Anel J. R. R. Tolkien

Resenhas -

PedroM___ 15/09/2023

Demorei tanto
O livro é a história são envolventes e a descrição dos cenários é demais( as vezes até demais ), nunca demorei tanto tempo pra ler um livro juro, é um livro de auto e baixos (ou você lê muito ou pouco). Claro que um livro é um livro do Tolkien então compensa
Bárbara 16/09/2023minha estante
4 estrelas? Que absurdo

Rachel Bgs 05/11/2022

Os livros do Tolkien são das fantasias populares mais bem escritas em todo mundo, isso não é segredo para ninguém. No entanto, além disso, ler os seus livros em vez de apenas assistir aos filmes realmente transporta para a complexidade da Terra Média de modo tão vívido que, quando o leitor experimenta um, muito provavelmente tornar-se-á fã da obra a ponto de ler todos os outros, pois a riqueza de detalhes coerentes no universo do legendário tem o poder de viajar a um mundo muito diferente. Enfim, o ponto é que o livro é incrível, eu li super rápido considerando a quantidade de tempo livre que eu tenho e recomendo. Fascina tanto que chega a viciar.

Rogers.Silva 06/11/2022

Um épico da literatura universal
Finalmente li O Senhor dos Anéis, aquela obra que definitivamente precisa ser visitada por todo leitor ao menos uma vez na vida. É impressionante como a narrativa de J.R.R Tolkien é rica em detalhes, beleza, poesia e criatividade. A jornada de Frodo é seus amigos para destruir ao Um Anel é impactante de tantas formas, sem deixar de ser um grande entretenimento. Vale ressaltar que há na obra literária muitas diferentes da versão áudiovisual dos filmes, mas cada qual são complementos e especiais a seu modo. Se beneficia quem sabe apreciar ambos. Que venha o segundo volume desse universo já tão querido...

Fabio.Nunes 18/11/2022

Início da aventura
Acompanhamos nessa parte do livro (sim, O Senhor dos Anéis é um único volume, apesar de dividido em três) o bucólico Condado e aprendemos sobre a simplicidade dos hobbits como um dos principais motivos pelos quais eles resistem ao mal do anel.
Os capítulos "A sombra do passado" e "O Conselho de Elrond" são dignos de estudo e releitura.
Digno de menção é o heroísmo de Frodo, que decide ir sozinho para a escuridão de forma a poupar seus amigos.
Não vou abordar coisas que guardarei para a resenha final. O que adianto é que a leitura das páginas às vezes é rápida e em outros momentos a narrativa trava. Isto é proposital: Tolkien quer que absorvamos a Terra-média tal como ela é - um personagem dentro da obra.
Num mundo tão absorto no materialismo e no imediatismo, com informações curtas e cada vez mais rápidas, ler O Senhor dos Anéis é um ato de resistência.
E vale a pena.
Este é o início de uma aventura épica que transformou toda essa obra num dos livros da minha vida.
Que venha As duas torres.

Rodrigo.Artioli 10/12/2022

Mais uma releitura
Pela quarta vez (acho) releio a Sociedade Do Anel. Com essa nova edição vieram novas traduções (admito que torci o nariz em algumas) desse clássico da literatura que todo ser humano deveria ler. Visitar o Condado e Valfenda fazem um bem danado....

Biblioteca Álvaro Guerra 22/03/2023

Em uma terra fantástica e única, um hobbit recebe de presente de seu tio um anel mágico e maligno que precisa ser destruído antes que caia nas mãos do mal. Para isso, o hobbit Frodo tem um caminho árduo pela frente, onde encontra perigo, medo e seres bizarros. Ao seu lado para o cumprimento desta jornada, ele aos poucos pode contar com outros hobbits, um elfo, um anão, dois humanos e um mago, totalizando nove seres que formam a Sociedade do Anel.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786555113631

RayLima 27/04/2023

A força da amizade
A Sociedade do Anel é o primeiro livro da trilogia O Senhor dos Anéis. Ele narra o início da aventura de Frodo, um pequeno hobbit que acaba sendo destinado a carregar um grande fardo capaz de mudar o rumo da história de toda a Terra Média.

É uma história que fala, sobretudo, de amizade. Vemos ao longo do livro várias amizades sendo exaltadas, não apenas a de Frodo e Sam, como também a de Bilbo, Gandalf e Aragorn. Valores como lealdade, companheirismo e confiança são os pilares desse enredo.

Para quem , assim como eu, já assistiu os filmes, é esperado que nesse primeiro livro não tenha muitas aventuras no quesito ação e batalhas, mas há seus pontos altos que não deixam de surpreender mesmo que já tenhamos familiaridade com a história.

A escrita de Tolkien pode ser cansativa para alguns, mas para mim, que já havia lido O Hobbit há algum tempo atrás, foi tranquilo e acho que para um livro de mais de 600 páginas a leitura foi bem rápida (pro meu ritmo).

Gabriela.Andrade 03/05/2023

Segue no mesmo ritmo de excelência de O hobbit, mas tem um tom um pouco mais sombrio, não deixando de ter o toque bem humorado de Tolkien em sua narrativa!

Aqui somos apresentados aos membros da sociedade do anel e entendemos quais os motivos de cada um para defendê-lo!

Adorei

Maria.Eloyse 03/09/2023

Eu sinceramente gostei muito do livro, apesar de falarem que a leitura é muito lenta e detalhista ( até demais ), não achei isso tudo que dizem. Muitas vezes deu sono mas por causa do cansaço, e se não fosse isso eu com certeza não teria tido sono. Resumindo, recomendo muito pra quem gosta de livros de fantasia e de literaturas antigas.

Nemésia 10/09/2023

Exuberante
Demorei um tempo para me aventurar na leitura de O Senhor dos Anéis por causa de todo o ti-ti-ti sobre a difícil leitura por conta de toda a descrição que o livro tem, mesmo tendo lido e amado o Silmarillion. Mas só tem uma palavra para descrever bem a experiência com o livro: exuberante!
Sim, está repleto de descrição, mas não poderia ser de outro jeito, acho que o problema nem é o estilo de Tolkien, mas sim nós que aqui neste século estamos e nos acostumamos a correr com tudo na vida.
Sim, é diferente do filme, principalmente na construção das personagens, nas relações que elas criam entre si ao longo da jornada e que pena que algumas personagens tão marcantes foram retiradas do filme.
Mas ler o cuidado que Tolkien teve ao descrever cada lugar, cada sensação, cada momento vivido pela comitiva do Anel te transporta para lá, para a tal da Terra Média. Ação que só um bom livro criado por um magnífico autor é capaz de instigar em nossa mente.

P.S. Galadriel, perfeita!

Emily817 20/09/2023

A Sociedade do Anel
A Sociedade do Anel começa no Condado, a região rural do oeste da Terra-média onde vivem os diminutos e pacatos hobbits. Bilbo Bolseiro, um dos raros aventureiros desse povo, resolve ir embora do Condado e deixa sua considerável herança nas mãos de seu parente Frodo. O mais importante legado de Bilbo é o anel mágico que costumava usar para se tornar invisível. No entanto, o mago Gandalf, companheiro de aventuras do velho hobbit, revela a Frodo que o objeto é o Um Anel, a raiz do poder maligno de Sauron, o Senhor Sombrio, que deseja escravizar todos os povos da Terra-média. A única maneira de eliminar a ameaça de Sauron é destruir o Um Anel. A revelação faz com que Frodo e seus companheiros hobbits Sam, Merry e Pippin deixem a segurança do Condado e iniciem uma perigosa jornada rumo ao leste. Ao lado de representantes dos outros Povos Livres que resistem ao Senhor Sombrio, eles formam a Sociedade do Anel.

É um livro bem grandinho e cansativo. Eu entendo perfeitamente quem não gosta da trilogia, tem muitos poemas e músicas. Mas é lindo e envolvente.
As cenas são super detalhadas, em outras leituras isso ia ser um ponto negativo, mas nessa com certeza foi positivo pois os cenários são incríveis. ?

Amanda2330 10/11/2023

N sei se era o momento dessa leitura, mas achei cansativo.
Acho que n era o momento. Vou ler novamente e quem sabe mudo meu pensamento.

Félix Lima 14/12/2023

Seguindo na saga ser um iniciado na Terra-Média, neste volume gostei muito do amadurecimento e determinação de Frodo e do quão forte seu companheiro Sam tem se tornado no decorrer dos acontecimentos que os assolam na difícil caminhada para cumprir a demanda.