A Sociedade do Anel

A Sociedade do Anel J. R. R. Tolkien

Resenhas -

Rodrigo.Artioli 10/12/2022

Mais uma releitura
Pela quarta vez (acho) releio a Sociedade Do Anel. Com essa nova edição vieram novas traduções (admito que torci o nariz em algumas) desse clássico da literatura que todo ser humano deveria ler. Visitar o Condado e Valfenda fazem um bem danado....

RayLima 27/04/2023

A força da amizade
A Sociedade do Anel é o primeiro livro da trilogia O Senhor dos Anéis. Ele narra o início da aventura de Frodo, um pequeno hobbit que acaba sendo destinado a carregar um grande fardo capaz de mudar o rumo da história de toda a Terra Média.

É uma história que fala, sobretudo, de amizade. Vemos ao longo do livro várias amizades sendo exaltadas, não apenas a de Frodo e Sam, como também a de Bilbo, Gandalf e Aragorn. Valores como lealdade, companheirismo e confiança são os pilares desse enredo.

Para quem , assim como eu, já assistiu os filmes, é esperado que nesse primeiro livro não tenha muitas aventuras no quesito ação e batalhas, mas há seus pontos altos que não deixam de surpreender mesmo que já tenhamos familiaridade com a história.

A escrita de Tolkien pode ser cansativa para alguns, mas para mim, que já havia lido O Hobbit há algum tempo atrás, foi tranquilo e acho que para um livro de mais de 600 páginas a leitura foi bem rápida (pro meu ritmo).

Maria.Eloyse 03/09/2023

Eu sinceramente gostei muito do livro, apesar de falarem que a leitura é muito lenta e detalhista ( até demais ), não achei isso tudo que dizem. Muitas vezes deu sono mas por causa do cansaço, e se não fosse isso eu com certeza não teria tido sono. Resumindo, recomendo muito pra quem gosta de livros de fantasia e de literaturas antigas.

Fabio.Nunes 18/11/2022

Início da aventura
Acompanhamos nessa parte do livro (sim, O Senhor dos Anéis é um único volume, apesar de dividido em três) o bucólico Condado e aprendemos sobre a simplicidade dos hobbits como um dos principais motivos pelos quais eles resistem ao mal do anel.
Os capítulos "A sombra do passado" e "O Conselho de Elrond" são dignos de estudo e releitura.
Digno de menção é o heroísmo de Frodo, que decide ir sozinho para a escuridão de forma a poupar seus amigos.
Não vou abordar coisas que guardarei para a resenha final. O que adianto é que a leitura das páginas às vezes é rápida e em outros momentos a narrativa trava. Isto é proposital: Tolkien quer que absorvamos a Terra-média tal como ela é - um personagem dentro da obra.
Num mundo tão absorto no materialismo e no imediatismo, com informações curtas e cada vez mais rápidas, ler O Senhor dos Anéis é um ato de resistência.
E vale a pena.
Este é o início de uma aventura épica que transformou toda essa obra num dos livros da minha vida.
Que venha As duas torres.

Namjoon wife 04/04/2024

Jahahevqlajva
Muito bommmmm
Apesar da escrita ser bem detalhada, é ser um pouco cansativo, É um livro muito bom e muito mais detalhado q o filme??

Rogers.Silva 06/11/2022

Um épico da literatura universal
Finalmente li O Senhor dos Anéis, aquela obra que definitivamente precisa ser visitada por todo leitor ao menos uma vez na vida. É impressionante como a narrativa de J.R.R Tolkien é rica em detalhes, beleza, poesia e criatividade. A jornada de Frodo é seus amigos para destruir ao Um Anel é impactante de tantas formas, sem deixar de ser um grande entretenimento. Vale ressaltar que há na obra literária muitas diferentes da versão áudiovisual dos filmes, mas cada qual são complementos e especiais a seu modo. Se beneficia quem sabe apreciar ambos. Que venha o segundo volume desse universo já tão querido...

Biblioteca Álvaro Guerra 22/03/2023

Em uma terra fantástica e única, um hobbit recebe de presente de seu tio um anel mágico e maligno que precisa ser destruído antes que caia nas mãos do mal. Para isso, o hobbit Frodo tem um caminho árduo pela frente, onde encontra perigo, medo e seres bizarros. Ao seu lado para o cumprimento desta jornada, ele aos poucos pode contar com outros hobbits, um elfo, um anão, dois humanos e um mago, totalizando nove seres que formam a Sociedade do Anel.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786555113631

Jamille.Bento 07/03/2024

"Um anel que a todos rege"
Todo fã de livros de fantasia deveria ler "O Senhor dos Anéis" algum dia. É simplesmente incrível!!!
Ansiosa para ler os próximos.

PedroM___ 15/09/2023

Demorei tanto
O livro é a história são envolventes e a descrição dos cenários é demais( as vezes até demais ), nunca demorei tanto tempo pra ler um livro juro, é um livro de auto e baixos (ou você lê muito ou pouco). Claro que um livro é um livro do Tolkien então compensa
Bárbara 16/09/2023minha estante
4 estrelas? Que absurdo

Rafael 29/02/2024

Sociedade do Anel
Esse livro se tornou o meu favorito, ele tem um começo calmo, ele tem um misto de emoções, é um livro que pode agradar a todos, menos os que não gostam de livros longos. Pra mim o único defeito é que não tem um final, mas isso é óbvio pois ainda tem mais dois livros, mas muito bom recomendo.

Amanda2330 10/11/2023

N sei se era o momento dessa leitura, mas achei cansativo.
Acho que n era o momento. Vou ler novamente e quem sabe mudo meu pensamento.

Patrick41 27/01/2024

A melhor leitura épica de todas!
Comecei a ler pela primeira vez a mais de dez anos atrás e acabei por perder o hábito de ler.

Em 2023 voltei a ler e hoje chego a seguinte constatação: comece por leituras que lhe sejam agradáveis, e como este livro me foi aprazível!

Crei eu que durante longo tempo não hei de encontrar algo de mesma qualidade em literatura fantástica, se estiver em dúvida se deve ou não ler, reveja suas preferências literárias pois este sem dúvida alguma, é um livro que atinge de cheio quem gosta de elfos, magia e aventuras, já para quem não gosta tanto assim a história pode passar batida, e ainda sim ser uma rica experiência.

Nemésia 10/09/2023

Exuberante
Demorei um tempo para me aventurar na leitura de O Senhor dos Anéis por causa de todo o ti-ti-ti sobre a difícil leitura por conta de toda a descrição que o livro tem, mesmo tendo lido e amado o Silmarillion. Mas só tem uma palavra para descrever bem a experiência com o livro: exuberante!
Sim, está repleto de descrição, mas não poderia ser de outro jeito, acho que o problema nem é o estilo de Tolkien, mas sim nós que aqui neste século estamos e nos acostumamos a correr com tudo na vida.
Sim, é diferente do filme, principalmente na construção das personagens, nas relações que elas criam entre si ao longo da jornada e que pena que algumas personagens tão marcantes foram retiradas do filme.
Mas ler o cuidado que Tolkien teve ao descrever cada lugar, cada sensação, cada momento vivido pela comitiva do Anel te transporta para lá, para a tal da Terra Média. Ação que só um bom livro criado por um magnífico autor é capaz de instigar em nossa mente.

P.S. Galadriel, perfeita!