A Morta Apaixonada

Resenhas - A Morta Apaixonada

1 | 2 | 3 | 4

Monick.Markic 09/11/2022

Prefácio incrível
Eu gostei mais do prefácio do que propriamente dos contos.
Pelo o que observei na bibliografia, o prefácio é parte de um trabalho de conclusão de curso para bacharelado de letras. É extremamente rico em informações de como surgiu o vampirismo na literatura, que se originou do folclore e muito foi modificado até ser o que é hoje. E Gautier tem grande participação nisso!
A parte do prefácio que fala sobre as sociedades patriarcais e que fala do feminino como fonte de beleza e pureza, ao mesmo tempo que é fonte de desejo e tentação (sob os olhares de uma sociedade que sempre vilanizou o desejo) e compara isso a Eva, que trouxe o pecado e a Maria, que se manteve virgem, me trouxe muitas reflexões. Não tinha feito essa associação ainda.

Quanto aos contos, adorei conhecer a escrita de Gautier, o conto principal foi o que eu mais gostei. Adorei ver a semelhança entre ele e Dumas, seu contemporâneo e conterrâneo. Ambos citam as cortinas de Damasco, detalham todo o cenário e tem uma narrativa que realmente nos insere dentro de suas historias.
Acho que a combinação de ópio com haxixe era comum em meados de 1800 em Paris, pois tanto Dantes (o personagem de Dumas em Conde de Monte Cristo) quanto o próprio Gautier (conforme a biografia do autor no final) faziam uso dessas duas drogas juntas.

Pretendo reler esse livro.
Bruno Anselmi M 24/12/2022minha estante
Cara Monick, muito obrigado pela sua avaliação!
Adorei saber que gostou do prefácio! Obrigado! Mas ele não fez parte de nenhum trabalho de conclusão de curso, não. Ele foi encomendado e foi redigido exclusivamente para essa edição.
Um abraço!

c a r o l 10/10/2022

"Minha vida está na sua, e tudo o que é meu vem de você."
Essa edição é perfeita em todos os sentidos! Além das ilustrações primorosas e das notas de roda pé, há um precioso prefácio do Bruno Anselmi Mantangrano, onde nos apresenta a origem dos vampiros, as obras literárias que foram formando as características vampiresca que conhecemos hoje, e muito mais!

Agora vou falar da minha experiência com os quatro contos e o poema de Gautier, por ordem de favoritismo.

A Morta Apaixonada: Desde o início fui capturada pelo relato curioso e singular do padre Romuald sobre "um amor mais forte que a morte". Por mais avisos que pudesse receber, Romuald não conseguiu resistir aos encantos malditos de Clarimonde. Isso me fez refletir sobre várias situações que acontecem no nosso cotidiano. O que mais me preocupava ao iniciar a leitura era que o texto pudesse me entendiar com sua dramatização e floreios comuns nesse tipo de história, porém, isso não aconteceu. Eu amei cada detalhe da escrita (menos as partes preconceituosas), a forma como os personagens se expressavam sobre os seus mais diversos sentimentos. Não há como não se apaixonar por essa história.

As Marcas Amarelas: Não esperava me emocionar e me identificar tanto com esse poema. Dedico esse poema ao amor da minha vida, Renato Albuquerque, que se foi, mas que deixou sua marca em mim para sempre.

O Cavaleiro Duplo: É um maravilhoso conto de fadas. Fui fisgada pelo estranho que exibe seu encantador sorriso de víbora, que lança suas influências malignas na vida daqueles que seduziu com seu olhar doce de tigre. Os elementos fantásticos, os acontecimentos, as revelações e as reflexões finais são excelentes! Uma das reflexões é sobre a nossa dualidade, assunto retratado também em "A Morta Apaixonada".

O Pé da Múmia: Segue o mesmo estilo onírico presentes nas histórias anteriores. Gautier gosta de mesclar realidade e ficção em seus contos, e nesse não foi diferente. "O Pé da Múmia" é divertido e atraente, por causa da abordagem sobre a cultura egípcia.

O Cachimbo de Ópio: É uma viagem astral sobre o efeito de drogas. Esse conto não foi tão completo quanto os outros, pelo menos pra mim. O autor podia ter prolongado a "viagem" para explorar a tal "cidade negra" que mencionou, e ter posto um pouco mais de "ação" também.
Nany 09/11/2022minha estante
Título interessante esse! ????

Nati Sampaio 10/11/2023

Foi meu primeiro contato com o autor, e eu amei a escrita dele!!!
Para a época, é uma escrita muito mais fluida e direta do que era comum.
Adorei o conto da Morta Apaixonada, acho que ali teve uma grande crítica à escravidão da alma que é a religião. Achei incrível como ele se aprofunda no personagem Romuald, mesmo em poucas páginas. Incrível a forma que ele direciona os pensamentos desse personagem, achei super legal o amor dos dois (mesmo que tenha se iniciado de forma que fez pouco sentido pra mim).
É uma leitura muito gostosa de um clássico que vale a pena ser lido.

V.v. 02/09/2023

Me apaixonei na edição, e no livro cm um td, é lindíssimo, prefácio excelente, gostei mt do conto q da título ao livro, e do cavaleiro duplo!

morgan11 14/02/2023

Os contos do livro foram ótimos e realmente te fazem se aprofundar na história, alguns contos em específico como "a morta apaixonada" e "o pé da múmia" esses ganham sua curiosidade a cada página. uma pena os acontecimentos serem muito rápidos e por os contos serem tão bons te dá a vontade de conhecer mais obras de theóphile gautier, o prefácio é rico em informações de literatura gótica, romantismo e principalmente o mito dos vampiros. realmente um livro maravilhoso pra quem gosta de literatura gótica!!! recomendo muito.
Bia Bento 14/02/2023minha estante
Nunca li nada parecido, será que vou gostar?

morgan11 14/02/2023minha estante
pode ter certeza que simm

Maria14598 07/11/2022

Q coletânea é bem legal, mas eu esperava algo mais puxado para o terror. Apesar disso, o contro principal que dá nome aí livro é muito bom, diferente de outros contos vampirescos que eu já tinha lido e valeu muito a pena

Ohaninha 12/10/2022

Me surpreendeu
Este foi meu primeiro contato com a escrita de Gautier e foi uma experiência muito boa. O meu conto favorito desta coletânea foi ?A morta apaixonada?, mas os outros contos também foram muito bons.

não 26/12/2023

Mãe do Edward Cullen
Particularmente, gosto do tema "Padres Morrendo de Tesão e Amores por Mulheres" tal qual Rodrigo Santoro em Hilda Furacão. Agora imaginem se a Ana Paula Arósio fosse uma vampira que estivesse também apaixonada, perfeito. Amei que, de fato, a vampira tem emoções verdadeiras pelo humano e não só o vê como um lanchinho da tarde. Na verdade ela nem gosta de tomar o sangue dele com medo de matá-lo, é a mãe do Edward Cullen mesmo.
Apesar de ter me decepcionado com a construção da cena que eles vão atrás do túmulo dela, eu gostei das palavras finais que a nossa diva direciona pro padre atribulado. Gostei também do último parágrafo, porque realmente mostra como uma mulher gostosa pode infernizar a vida inteira de um homem em apenas poucos minutos.
Os outros 3 contos pra mim são mais esquecíveis, até porque 2 deles são colocados como: 1. bad trip de ópio e 2. bad trip de álcool. (Apesar de não serem propriamente "bad" por terem mulheres bonitas e que ficam interagindo amigavelmente com os personagens).
Isa 07/01/2024minha estante
MEUS DEUZ eu amei essa resenha KKKKKKKKKKK

nalurodrigues 04/09/2022

Lindo e Tenebroso
Muito antes de Edward e Bela, Théophile Gautier nos trouxe o romance entre um vampiro e uma humana que eu, sinceramente, não achei que fosse gostar tanto. Por ser um clássico (e dos bem antigos!), achei que a leitura ia ser desgastante, mas foi, surpreendentemente, fluido pra mim. A forma como Romuald descreve Clarimonde é divina, arrebatadora e, ao mesmo tempo, revoltante. Ele é um personagem tão sufocado pela sociedade que mesmo o amor que sente por Clarimonde lhe parece algo pecaminoso. Amar alguém a ponto de compará-la a Deus é algo muito significativo para alguém tão fervoroso em sua fé, principalmente sendo um padre. Por nunca entrar em contato com o "mundo mortal", por assim dizer, estando constantemente confinado em meditação, todos os sentimentos e descobertas de Romuald lhe parecem blafemos, pecaminosos até. Ser vaidoso, amar alguém, gostar de roupas finas, penteados da moda, tudo parece diabólico, um plano malígno para afastá-lo de Deus. Muitos podem achar que as vezes em que ele fala sobre Clarimonde e nos aconselha a não se apaixonar possa ser uma vilanização da figura feminina (o que, devido à época, é praticamente indubitável). Na minha interpretação, no entanto, essas sugestões são meramente uma forma de ajudar o leitor a se prevenir da decepção de se expor demais, amar demais, ceder demais, só pra ver o que mais ama lhe ser tirado posteriormente e deixá-lo com uma vida que você não escolheu, que você sequer quis. Sozinho.

"Oh, irmão, medite bem sobre isso! Por ter levantado uma única vez o olhar para uma mulher, por uma falta aparentemente tão leve, experimentei durante vários anos as mais miseráveis agitações; minha vida foi perturbada para todo o sempre"

site: writemeinblood.tumblr.com

Quequel 25/11/2023

Nossa, gostei DEMAIS dos textos do autor, muito mais do que esperava!
Adorei os temas fantásticos e as histórias meio misteriosas, fiquei bem assim ?? enquanto lia.
Não sou capaz de apontar um favorito porque eu gostei muito de todos os contos aqui, mas se fosse pra indicar só um seria Ó Pé da Múmia.
Em relação à noveleta A Morta Apaixonada, a única coisa que eu não gostei taaaanto foi o final, que eu achei muito abrupto (mas bem encaixado na história).

Mandark 20/11/2022

Edições impressionantes de grandes clássicos
A Sebo Clepsidra e Wish capricharam dessa vez com as edições de Carmilla e de A Morta Apaixonada. É impressionante o cuidado com as notas e com os prefácios que embalam e facilitam a leitura. Eu já conhecia a obra do Gautier de outra coletânea... Mas essa tradução cuidadosa seguida de outros contos fascinantes ampliaram o alcance do encanto desse autor tão pouco conhecido, mas tão incrível. "O Cavaleiro Duplo" foi meu conto favorito, mas "O Pé da Múmia" também me empolgou bastante! Edição primorosa e um deleite para os olhos, se destacando em qualquer estante!

sugurugeto 03/11/2022

o vampirismo clássico também tem um padrão
quando se trata das mulheres vampiras, ai que tem um padrão mesmo, elas são belas e vão enfeitiçar os pobres homens, castos, de boa índole e bla bla bla, e elas sempre tem um final chato, uarrrr
kde minhas vampiras vencendo? quero elas chupando o sangue desses homens enquanto desfrutam de seus relacionamentos sáficos, é isso que merecem!
mas esse conto é muito bom, a edição da wish é magnifica, a leitura foi bem fácil e rápida, assim como uma linguagem que eu juguei ser fácil

Camomila4 06/12/2022

Editora Wish fazendo mais uma vez
Que edição maravilhosa, das ilustrações até a breve, e tão boa, dissertação sobre o surgimento de histórias sobre vampiros. Notas de rodapé extremamente úteis e ótimo detalhe colocar alguns dos trechos no idioma original (francês)

Ismael.Chaves 16/10/2023

Um belíssimo trabalho editorial para uma das mais importantes novelas góticas de vampiros
Ao contrário do que se costuma pensar ou propagar por aí, a clássica novela gótica "Carmilla" (1872) não foi a primeira vampira da literatura.

Sua nobre linhagem inclui uma lista de importantes obras em verso e prosa, como "A Noiva de Corinto" (1797) de Johann Wolfgang von Goethe, "Thalaba the Destroyer" (1801) de Robert Southey, "Die Todtenbraut" (1860) de Gottfried Peter Rauschnik (traduzido e publicado como "A Noiva Morta" pelas editoras Clepsidra/Wish), "LaBt die Todten ruhen" (1822) de Ernst Raupach e "Christabel" (1816) de Samuel Taylor Coleridge.

Além do clássico "A Morta Apaixonada" (1836) de Théophile Gautier, que ganha aqui a sua mais bela edição em português pelas editoras Sebo Clepsidra e Wish, com tradução e prefácio de Bruno Anselmi Matangrano e ilustrações incríveis de Caroline Murta.

Na obra, um jovem padre vive o celibato e a castidade, mas nada poderia prepará-lo para a maior tentação de todas: um amor recíproco e sincero, capaz de vencer a morte... ao custo de apenas algumas porções do seu sangue.

Se nas obras citadas acima encontramos o vampiro como uma criatura monstruosa sedenta por sangue, conforme o antigo folclore europeu, na obra de Gautier conhecemos Clarimonde, cuja beleza ao mesmo tempo divina e diabólica, assim como sua busca pelo amor, serviria de base para estabelecer o padrão clássico dos vampiros na cultura pop. Mais do que horror, esta é a história de um amor proibido, seja pelas convenções morais da sociedade, seja pelo dilema impossível entre vida e morte.

Nesta edição, também encontramos três contos ("O Cachimbo de Ópio", "O Pé da Múmia" e "O Cavaleiro Duplo") e um poema ("As Marcas Amarelas") de Gautier, além de uma biografia do autor assinada por Cid Vale Ferreira. Imperdível.

"Ela me dizia: Se você quer ser meu, eu o farei mais feliz que o próprio Deus em seu Paraíso. Os anjos o invejarão. Rasgue essa fúnebre mortalha com a qual você vai se envolver; eu sou a beleza, eu sou a juventude, eu sou a vida. Venha a mim. Seremos o amor. O que Jeová pode oferecer a você como compensação?" (pág.58)

1 | 2 | 3 | 4