A Morta Apaixonada

Resenhas - A Morta Apaixonada

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Patty Pizarro 28/09/2022

Apaixonada
O prefácio escrito por Bruno Anselmi Matangrano é esclarecedor em vários aspectos. Ele nos mostra a evolução dos vampiros na literatura quando cita várias obras que antecederam Crepúsculo ? (rindo de nervoso porque eu adoro e li todos ?), fala sobre como a mulher sempre foi marcante na literatura vampiresca, os motivos para tal e como eram retratadas, além de esmiuçar muito bem o conto que dá nome a esse livro.

"Ao ser questionado por outro padre se já amou, Romuald responde que sim e diz que por mais de 3 anos viveu como se tivesse duas vidas, parte do dia sendo padre e a na outra parte sendo um jovem fidalgo, o que ainda gera dúvidas nele se foi real ou um sonho. No dia em que foi ordenado padre, conheceu Clarimonde e toda a perspectiva que tinha foi abaixo. Ele se apaixonou a primeira vista e teria facilmente desistido de sua missão na igreja se não o tivesse que fazer na frente de tantas pessoas. Clarimonde, por sua vez, desde o primeiro instante, insistiu para que Romuald deixasse a batina, ela o amava e faria de tudo por ele."

Falando do prefácio, devo dizer que fiquei feliz e triste ao mesmo tempo. Feliz de saber que as vampiras estão na literatura há tanto tempo e triste pelos motivos que as levaram para esse lugar (até quando vão pegar no nosso pé ?).
Sobre A Morta Apaixonada só posso dizer que também me apaixonei. Me imaginei no lugar de Romuald, se teria tomado uma decisão diferente da dele, me questionei sobre o motivo de nos preocuparmos tanto com o que os outros vão pensar e continuo sem respostas para ambas as perguntas. Será que vale a pena sacrificar algo tão importante, como ele fez, por causa do julgamento alheio? ?
Amei a riqueza de detalhes na descrição de Clarimonde, é muito fácil imaginá-la diante de nossos olhos.

Essa edição conta com 3 contos extras, não menos interessantes, porém com temáticas distintas e 1 poema.

Não posso deixar de falar das ilustrações de @carolinemvrta, simplesmente maravilhosas, começando pela capa que é PERFEITA.
A qualidade do livro  é inquestionável, padrão clepsidra (que já conheço bem) e wish (que estou amando conhecer).
Que essa parceria perpetue para que nos tragam outros lindos projetos.?

Brê 23/01/2023

Não foi uma leitura que me pegou tanto, pensei que eu fosse gostar bem mais!
A edição está primorosa, feita com bastante capricho.

Danilo Barbosa Escritor 12/10/2022

Paixões imortais e delírios
Através dos séculos, a figura mítica do vampiro atiça o imaginário cultural. Mistos de desejo e pecado, é através das paixões e do sangue que esse ser nos alimenta o criativo. Para alguns críticos, uma forma de ver a luxúria e as doenças do sangue como um pecado; para outros, a promessa da imortalidade e juventude através do rubro líquido que conecta alma e corpo.
Há muitos nomes e histórias que nos permeiam quando o tema é vampirismo, mas uma das primordiais a não só inserir a figura feminina no personagem, mas associá-la ao conceito romântico que hoje carregamos vem da obra de Théophile Gautier, A morta apaixonada, escrita no século 19. Nesta noveleta, acompanhamos a história de um padre que, no dia em que é ordenado, se apaixona por uma cortesã, numa história de obsessão e loucura que ultrapassa os limites da morte.

Quer saber mais? Confere no meu IG - @danilo_barbosa

site: https://fbook.cc/47SU

Dri 15/01/2023

A vampira apaixonada
O conto em si é curto, porém ótimo, mas eu adoraria que tivesse um desfecho diferente. No livro estão incluídos mais três contos e um poema do escritor. O prefácio bem escrito e detalhado explica a história da figura da vampira na literatura. Aprendi muito. No fim, há uma concisa mas competente nota biográfica do escritor. 5 estrelas, um primor.

dudínea. 14/12/2022

O amor que vence a morte
A história é muito boa, realmente gostei de como ela foi contada e dos personagens em si.
Os demais contos também são bons, mas não tanto quanto A Morta Apaixonada. Inclusive, eu achei eles confusos em vários momentos, já que a escrita do autor não é muito fácil.
Já os textos de apoio, achei razoáveis, esperava um pouco mais deles.

Roberta Irds 30/11/2022

Eu também me apaixonei
Este foi meu primeiro contato com Gautier e também uma experiência muito satisfatória. Amei todos os contos e me encantei principalmente por aquele que carrega o título deste livro.

"Minha vida está na sua, e tudo o que é meu vem de você."

Um jovem padre vive na moderação do celibato e da castidade, mas nada poderia prepará-lo para a maior tentação de todas: um amor recíproco, avassalador e sincero, capaz de vencer a morte e encher sua existência de delícias, ao custo de apenas algumas porções do seu sangue.

Senti o conflito do jovem padre Romuald e me entristeci ao pensar que sacrificamos muitas coisas importantes por medo e preocupação com o que os outros vão pensar. Amei a riqueza de detalhes, as ilustrações magnificas e a driagramação impecável desse livro.

Além de A Morta Apaixonada o livro possui mais três outros contos e um poema.

Nenhum deles deixa a desejar e adorei em particular o conto O Pé da Múmia e o poema na tradução metrificada e rimada.

Lucas 24/10/2022

Um padre entre o amor a deus e a uma mulher
O livro é muito bonito visualmente, com capa e ilustrações maravilhosas. Além disso, um prefácio bastante elucidativo torna a experiência de leitura ainda mais completa.

Quanto a história em si, além da noveleta que da título a obra, temos 3 contos e 1 poema. Falarei de cada um resumidamente.

As marcas amarelas: poema interessante sobre um homem que perdeu a amada e deseja que ela retorne, mesmo após a morte, para lhe dar os beijos que lhe deve. Simples, curto, interessante.

O cavaleiro duplo: tem uma premissa interessante, sobre um homem que precisa vencer a influência maligna que o guia para maus caminhos. Não gostei tanto assim da forma como foi escrito, mas a premissa é muito boa e o texto, no geral, diverte.

O pé da múmia: Achei que a fantasia não foi muito bem explicada, assim como não entendi o porque do vendedor ter vendido o pé da múmia ao protagonista. Não gostei muito.

O cachimbo de ópio: esse foi bem estranho, mostra um devaneio do protagonista por ter usado ópio e, como muitos devaneios, não faz muito sentido e nada é muito explicado.

A morta apaixonada: a noveleta tem, em minha opinião, uma qualidade muito superior aos outros contos. Amei a paixão fervorosa entre Romauld e Clarimonde, ele um padre, ela uma mulher que voltou do túmulo devido a sua intensa paixão. Uma história muito bonita, humanizando a figura da vampira e dando-lhe um aspecto quase angelical.

Meus livros no link abaixo:

site: https://www.amazon.com.br/Lucas-Vitoriano/e/B09S5LVD8F/ref=dp_byline_cont_pop_ebooks_1

Nezuminos0 21/10/2023

Nada melhor do que uma mulher seduzindo um homem à ponto dele esquecer sua religião e se devotar a ela!

Lili 24/10/2022

Importante marco das narrativas vampirescas, ainda que não seja minha preferida
Romuald está prestes a vivenciar o momento mais aguardado de sua, até então, curta passagem na terra, a ordenação como padre, que desejou febrilmente desde a infância, “nunca havia saído para o mundo”, o mundo era “o pátio do interno colégio e do seminário” para aquele devoto fervoroso que frente a frente a Clarimonde naquele evento tão importante veria sua devoção dividida e ganharia um portal para um novo mundo tão distinto do que conheceu até li.

“A partir daquela noite, minha natureza de alguma forma se duplicou, e surgiram em mim dois homens, que não se conheciam um ao outro. Ora acreditava ser um padre que sonhava a cada noite que era um cavalheiro, ora um cavalheiro que sonhava que era padre. Não podia mais distinguir o sonho da vigília e não sabia onde começava a realidade e onde terminava a ilusão."

Os elementos sobrenaturais desse conto foram seu grande brilho para mim, uma exploração bem distinta da ideia de vampiro que se popularizou, o poder de sedução está presente, assim como esse caráter boêmio que mais recentemente ficou resguardado aos vilões nas obras vampirescas de maior repercussão, nessas histórias tão duais e pouco interessantes muitas vezes. Não há bem e mal claros em “A Morta Apaixonada”, Clarimonde e Romuald são seres ambíguos, quadros de algum preto, algum branco e infinitos tons de cinza, mas como padre, o entorno de Romuald logicamente se voltará contra Clarimonde que é tida como a figura diabólica que o desvia do caminho.

A sensação de confusão que o sono/sonho causa é explorada para as visitas, não fica claro por um tempo se as coisas são ou não são um delírio. Romuald não está esgotado, adoecendo, apenas aflito com sua vida dupla, tendo em mente que precisa escolher uma das duas, racionalmente mais inclinado a Deus, mas sentimentalmente absolutamente entregue ao outro mundo e é essa disputa que a gente acompanhará ao longo das linhas.

O que não me agradou muito, no entanto, são características esperadas para época de publicação, auge do Romantismo, e que podem ser um atrativo a mais para algumas pessoas, não foi meu caso: longas discrições físicas da Clarimonde em vários e vários parágrafos em sequência e de forma idealizada, as hipérboles românticas que já não são bem digeridas por mim há algum tempo, assim como a ideia de amor à primeira vista que ainda tendo por base um caráter sobrenatural envolvido na atração sempre é um incômodo, não consigo me desfazer disso.

Sobre edição, outro trabalho impecável da Editora Wish, aqui em parceria com a Clepsidra, com ilustrações lindíssima e um rico material extra, incluso outros contos do autor, as notas de rodapé também são algo que gosto bastante, além de ajudar a compreender a obra e despertar os debates de algumas questões problemáticas do livro, realçam as referências utilizadas pelo Gautier evidenciando a riqueza do conto.

berserkgirl 23/12/2023

Nem os padres escapam das garras de uma vampira sexy
Apesar das descrições enfadonhas e cansativas, gostei bastante da história. Gosto da imagem de uma vampira que exerce o fascínio e o terror ao mesmo tempo. Vale a leitura.

MariBrandão 07/01/2023

Acho que fiquei mais entretida com o conteúdo do prefácio, que está primoroso, do que no conto principal propriamente dito.

Não consigo saber exatamente por qual razão, mas Clarimonde não me conquistou. Vou tentar reler o conto novamente no futuro.

Gostei bastante do conto O pé da múmia. Este foi meu favorito no livro.

Sobre a edição, impecável como tudo que a Wish faz!

Taci.Souza 19/05/2024

Devo confessar que meu primeiro contato com a obra de Théophile Gautier foi uma agradável surpresa. Fiquei encantada com o estilo elegante e poético de sua escrita.  Cada um dos contos presentes nessa coletânea foi desenvolvido através de uma atmosfera estranha e sombria, com doses acertadas de humor e tragédia.

Apesar de identificar algumas nuances de pensamentos que reforçam alguns esteriótipos machistas - o que não surpreende quando se considera a época em que os contos foram escritos e que o próprio autor vivia - essas percepções não foram o bastante para poluir o aproveitamento da minha experiência de leitura.

Esse se tornou um livro favorito, abrindo meu interesse e curiosidade para me aventurar por mais obras do autor. O que farei assim que surgir uma oportunidade propícia.

maria 30/03/2023

Encantada pelo enredo e pela escrita!
O modo como Gautier descreve o cenário, os personagens, sentimentos me cativou bastante. Nunca tinha me deparado com uma escrita tão onírica e bela.

Normalmente, escritas com um caráter fantasioso possuem a tendência de deixar o leitor confuso senão bem executadas, mas isso não ocorre em ?A Morta Apaixonada? e os outros contos presentes no livro.

Realmente uma pérola de leitura!

Alba 21/11/2022

O amor sincero de uma vampira
A Morta Apaixonada me surpreendeu de maneira positiva em todos os sentidos. É um conto curto com gosto de quero mais, onde o personagem principal narra a história de quando se ordenou padre e se apaixonou no mesmo dia, paixão essa que o levaria a quebrar o celibato de sua vida santa de padre e o dividiria em duas metades opostas em essência. Por um lado, de dia, era padre de uma paróquia pequena, por outro lado, era um cavalheiro com ares de dândi e que desfrutava das riquezas que o mundo material poderia oferecer. O autor é hábil em mostrar essa dualidade, em como isso consome o protagonista ao ponto de decidir qual vida deveria escolher e a consequência dessa escolha.
Além do conto principal, há mais 3 contos e um poema, em Pé de Múmia em especial permeia o mesmo tema em que um homem se enamora por uma mulher morta, mas com um final mais leve do o conto que intitula o livro. O poema Manchas Amarelas também fala sobre o tema, mas a amada é realmente uma vampira, que por sinal eu que não gosto muito de poemas achei belíssimo.
Enfim, foi um livro que valeu a pena ler e passar esses dias na companhia dele.

P.S.: Clarimonde é maravilhosa, depois de ler o livro não entendi por que a figura dela não é mais conhecida, mas ainda bem que a Editora Wish trouxe essa raridade aos nossos tempos!!!

1 | 2 | 3 | 4 | 5