A Morta Apaixonada

Resenhas - A Morta Apaixonada

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Frizzo 08/05/2024

Gostei
O livro é dividido em 4 contos e um poema, sendo o conto principal aquele que dá título ao livro. Temos um prefácio enorme que explica bem o surgimento do vampirismo na literatura e por fim uma parte que fala do autor.
Vou ser clichê mas meu conto favorito foi a morta apaixonada!

Srta. Morg 05/05/2024

Livro rico em detalhes e informações. Possui alguns contos, na minha opinião, um melhor que o outro! Super indico para leitores que amam vampiros e um romance gótico fantástico ????

Karolen.Susan 14/08/2023

Vampiro fêmea não, VampirA!
Os contos foram algo fora da minha zona de conforto, pois não tenho familiaridade com a literatura gótica. Sobre o conto que nomeia o livro, gostei muito do início mas o final parece se encerrar em um ritmo mais rápido que o restante da narrativa. Particularmente, gostei mais de ?o pé da múmia?. A edição da Wish/Clepsidra é linda, além de ter um excelente prefácio e muitas notas que ajudam a entender as histórias.

naisehummel 10/02/2023

Fascinante
Eu gostei do conto principal e dos outros também, nunca tinha lido nada Gótico e nem vampiresco, foi um começo divertido!

Taci.Souza 19/05/2024

Devo confessar que meu primeiro contato com a obra de Théophile Gautier foi uma agradável surpresa. Fiquei encantada com o estilo elegante e poético de sua escrita.  Cada um dos contos presentes nessa coletânea foi desenvolvido através de uma atmosfera estranha e sombria, com doses acertadas de humor e tragédia.

Apesar de identificar algumas nuances de pensamentos que reforçam alguns esteriótipos machistas - o que não surpreende quando se considera a época em que os contos foram escritos e que o próprio autor vivia - essas percepções não foram o bastante para poluir o aproveitamento da minha experiência de leitura.

Esse se tornou um livro favorito, abrindo meu interesse e curiosidade para me aventurar por mais obras do autor. O que farei assim que surgir uma oportunidade propícia.

MariBrandão 07/01/2023

Acho que fiquei mais entretida com o conteúdo do prefácio, que está primoroso, do que no conto principal propriamente dito.

Não consigo saber exatamente por qual razão, mas Clarimonde não me conquistou. Vou tentar reler o conto novamente no futuro.

Gostei bastante do conto O pé da múmia. Este foi meu favorito no livro.

Sobre a edição, impecável como tudo que a Wish faz!

Alba 21/11/2022

O amor sincero de uma vampira
A Morta Apaixonada me surpreendeu de maneira positiva em todos os sentidos. É um conto curto com gosto de quero mais, onde o personagem principal narra a história de quando se ordenou padre e se apaixonou no mesmo dia, paixão essa que o levaria a quebrar o celibato de sua vida santa de padre e o dividiria em duas metades opostas em essência. Por um lado, de dia, era padre de uma paróquia pequena, por outro lado, era um cavalheiro com ares de dândi e que desfrutava das riquezas que o mundo material poderia oferecer. O autor é hábil em mostrar essa dualidade, em como isso consome o protagonista ao ponto de decidir qual vida deveria escolher e a consequência dessa escolha.
Além do conto principal, há mais 3 contos e um poema, em Pé de Múmia em especial permeia o mesmo tema em que um homem se enamora por uma mulher morta, mas com um final mais leve do o conto que intitula o livro. O poema Manchas Amarelas também fala sobre o tema, mas a amada é realmente uma vampira, que por sinal eu que não gosto muito de poemas achei belíssimo.
Enfim, foi um livro que valeu a pena ler e passar esses dias na companhia dele.

P.S.: Clarimonde é maravilhosa, depois de ler o livro não entendi por que a figura dela não é mais conhecida, mas ainda bem que a Editora Wish trouxe essa raridade aos nossos tempos!!!

Rita 02/11/2022

Gostei muito de A Morte Apaixonada, de O Pé da Múmia e da poesia.

Edição linda demais também. Valeu muito a leitura!

Liryan 06/11/2022

Paixões mortais
Posso dizer que tenho mais um autor de literatura gótica favorito. A forma como descorre os acontecimentos prende nossa atenção e até me arrancou alguns suspiros pela escrita romântica. Meu cinto favorito, além daquele que dá nome ao título, sem dúvidas foi "o pé da múmia" que além de ter as características comuns em uma escrita gótica/romântica, traz um final um pouco incomum (nada trágico). Apaixonada!

@sobrevivilendo 29/10/2023

Na minha opinião, o padre tava locão das ideias kkk gostei do livro. Mas a leitura se torna cansativa por conta da linguagem.

Simon.Xavier 21/10/2022

Uma viagem pelo tempo
TG tem uma escrita fascinante. Melódica, detalhada apenas o suficiente para inundar o leitor com as visões, os cheiros e as cores de ambientes reais e, ao mesmo tempo, fantásticos. Com personagens devotos, dedicados e bem desenvolvidos em poucas páginas, você se afeiçoa por cada um dos contos. Apesar da época em que foi escrito, os contos são atemporais, os vampiros transcendem o tempo sem nunca envelhecer.

Sissy S2 11/11/2023

Amei o livro, a história, tudo!! Esse livro me tirou de uma ressaca Literaria de uma forma tão boa, que não consegui mais parar de ler!

Carol.Camargo 12/12/2023

Um livro leve, apesar de ter uma introdução muito grande, ele é leve e bem rápido de ler, gostei dos contos.

Anny Ways 23/11/2022

Os contos do Gautier são muito interessantes de ler, todos os temas desenvolvidos por ele são de fácil compreensão, sem contar as notas de rodapé que ajudam ainda mais.
A única coisa que me incomodou na edição em si foi o prefácio extremamente longo e que, de certa forma, antecipa muita coisa em relação ao conto, o que acaba perdendo aquela surpresa da primeira leitura.
Ao meu ver ele deveria ser menor e as partes comparativas e de análise deveriam estar no final dos contos, assim ampliaria nosso entendimento em relação ao livro em si, sem dar spoiler para os leitores de primeira viagem (como foi o meu caso, o que me levou a ter uma leve ressaca dessa leitura).
Não estou dizendo que o prefácio é desnecessário ou mal escrito, pelo contrário, é um trabalho excepcional. Só acho que deveria ser mais sucinto se colocado antes da narrativa principal.
Mesmo assim, recomendo a leitura!
Obs.: Leitor de primeira viagem, leia o prefácio depois de ler os contos e tenho certeza que sua experiência vai ser maravilhosa!

1 | 2 | 3 | 4 | 5