A Morta Apaixonada

Resenhas - A Morta Apaixonada

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Roney 22/01/2023

Viagem ao passado
A literatura gótica foi bem representada aqui: poema e prosas sobre criaturas feéricas, vampiros e amores improváveis de humanos com esse tipo de ser.

Eusou_plana 28/03/2024

Nada com nada, registrando minhas impressões.
O cachimbo de ópio eu fiz esforço e tive que reler pra entender e visualizar o cenário. Eu fico muito decepcionada quando não consigo imaginar os cenários e a forma como está acontecendo. Lá pra o final que consegui e talvez relendo eu obtenha mais clareza. Mas pqp com todo o respeito, essa lombra tava muito confusa e torta. Tinha muitas palavras difíceis e desconhecidas, isso com certeza me dificultou rsrsrs.

Eu gostei bastante de Pé de múmia, fiquei um pouco triste, achei curto demais ? não tava botando muita fé mas lá pra a metade eu esperava mais desenvolvimento, aí simplesmente acabou.

E o cavaleiro duplo eu achei uma delícia a mensagem final. MULHERES, tomem cuidado com os artistas e poetas, eles não são confiáveis. Eu refleti bastante em relação a essa dualidade. Talvez seja uma metáfora sobre os demônios interiores, por exemplo, o transtorno bipolar, porém não só isso (dispenso meus comentários e reflexões) apesar de ser um conto bem bobinho e facilmente esquecível.

Eu pensei que o Prefácio ia ser um martírio, igual ao livro "Carmilla" da mesma editora. Foi bem útil e interessante. Ajudou bastante a entender mais sobre o universo dos vampiros e dos autores que surgiram ali na mesma época.

Licença, agora é o meu momento de explosão criativa.

Anny Ways 23/11/2022

Os contos do Gautier são muito interessantes de ler, todos os temas desenvolvidos por ele são de fácil compreensão, sem contar as notas de rodapé que ajudam ainda mais.
A única coisa que me incomodou na edição em si foi o prefácio extremamente longo e que, de certa forma, antecipa muita coisa em relação ao conto, o que acaba perdendo aquela surpresa da primeira leitura.
Ao meu ver ele deveria ser menor e as partes comparativas e de análise deveriam estar no final dos contos, assim ampliaria nosso entendimento em relação ao livro em si, sem dar spoiler para os leitores de primeira viagem (como foi o meu caso, o que me levou a ter uma leve ressaca dessa leitura).
Não estou dizendo que o prefácio é desnecessário ou mal escrito, pelo contrário, é um trabalho excepcional. Só acho que deveria ser mais sucinto se colocado antes da narrativa principal.
Mesmo assim, recomendo a leitura!
Obs.: Leitor de primeira viagem, leia o prefácio depois de ler os contos e tenho certeza que sua experiência vai ser maravilhosa!

livi123 26/10/2022

Essa edição está linda, as ilustrações são bonitas, a diagramação boa, uma tradução e notas excelentes.
O conto que dá nome ao livro com certeza foi o meu favorito, a forma como Gautier escreve e narra os detalhes vai te envolvendo na narrativa.

1 | 2 | 3 | 4 | 5