1618

Resenhas - 1618

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Marcos.Leste 31/03/2024

Terror e Ficção
O livro “1618”, escrito por Cesar Bravo, é altamente recomendado para os amantes de mistério, suspense, terror e ficção. A narrativa flui de forma envolvente, e os personagens possuem nomes cativantes. Desde o início, você ficará preso, ansioso para desvendar os segredos por trás dos eventos misteriosos que assolam a cidade de Terra Cota.
Nessa pacata cidade, algo sombrio e indizível se esconde sob a aparência comum. Tudo começa em um dia aparentemente normal, quando uma anomalia tecnológica começa a revelar os obscuros segredos dos habitantes por meio de mensagens em seus celulares. Crimes são expostos, casos sórdidos compartilhados e desejos estranhos da carne manifestam-se através dos aparelhos. A cada notificação, uma verdade é revelada, e falsas realidades desmoronam.
Enquanto os moradores enfrentam o pânico de terem suas verdades expostas, os animais também se comportam de maneira brutal. Números enigmáticos aparecem nos visores, como presságios de uma sorte agourenta. Pessoas alegam se conectar com entes queridos falecidos através dos dispositivos eletrônicos. A atmosfera de Terra Cota torna-se densa, absurda e sombria, e todos anseiam por desaparecer, monitorar e descobrir a verdade por trás desse fenômeno.

A cidade esquecida do noroeste paulista, vizinha de Três Rios, mergulha no caos enquanto lida com a pior epidemia dos tempos modernos, sem perceber que está sob um novo ataque. Entre assassinatos, teorias da conspiração e crimes ocultos pelo tempo, “1618” transita entre o horror e a ficção científica, quebrando protocolos e oferecendo uma história ágil e estranhamente familiar.

Celeste Lino 31/03/2024minha estante
Só pelo seu resumo eu já fiquei super curiosa, acho que preciso conferir essa obra!

Marcos.Leste 31/03/2024minha estante
Pode conferir....mas vou adiantando, pelo menos o início do segundo livro é mais aterrorizante.....

Celeste Lino 31/03/2024minha estante
O amplificador é a sequência certo? Quando eu ler eu comento o que achei! Obrigada pela indicação. ?

Marcos.Leste 01/04/2024minha estante
Isso mesmo

Aline MSS 03/04/2024minha estante
Me interessei demais por conta da sua resenha. Senti uma vibe Gossip Girl e já coloquei na lista. Arrasou!??

Nara189 06/05/2024minha estante
A leitura segue bem interessante e empolgante nos primeiros capítulos. No entanto, ele vai perdendo a empolgação, fica arrastado. Os eventos acontecem e param sem finalização. E fica nesse loopin eterno. O que me deixava muito sem paciência. Na escala de 0 a 10, daria 6. Confesso que esperava mais.

Gabriel 08/02/2024

Que doido, hein?
Esse livro foi surpresa atrás de surpresa. Apesar de muitos personagens, eu curti muito a escrita do autor e facilmente conseguia identificar e distinguir cada um deles, já que todos eram muito diferentes entre si. O clima de tensão do livro e os capítulos curtinhos fazem com que você queira sempre ler mais e mais, apesar de algumas cenas bizarras que acontecem aqui. Os elementos religiosos presentes na história me incomodaram um pouco. Em alguns momentos senti as cenas pesadas e extremistas demais, até mesmo estereotipadas.

A grande cereja do bolo nessa doideira é o final. Apesar da mistura de suspense com ficção científica, ninguém explica o que rolou aqui. O desfecho em si achei corrido e um pouco confuso, mas senti que foi uma boa história que me cativou e me manteve ligado.

Juju 11/12/2022

Abra sua mente e seus olhos e permita-se contemplar além
Terra Cota é uma das cidades do noroeste paulista que assim como suas amigas e vizinhas (a infame Três Rios por exemplo), possui um bocado de história para contar. Eventos estranhamente inexplicáveis, mortes bizarras e violência não vão faltar. Após sobreviverem à penosa pandemia do coronavírus bem como às consequências da mesma e o isolamento causado por múltiplos fatores (incluindo as chuvas fortes que constantemente deixam a cidade ilhada), os habitantes de Terra Cota estão prestes a se deparar com algo ainda pior e certamente mais misterioso. Tudo começa com as bizarras mensagens de texto oriundas do mesmo número, uma sequência peculiar, e então os segredos mais sórdidos e abomináveis daquelas pessoas se espalharão como a praga pela cidade evocando caos e desordem. Como se tudo isso não bastasse os animais agem de maneira incomum, tornando-se violentos da noite para o dia, e as ondas de rádio AM transmitem estranhas mensagens codificadas que inquietam e assustam qualquer indivíduo, e ainda existem pessoas alegando ouvir as vozes dos mortos através do rádio. Plantas em formato espiral crescem como erva daninha e a fé de um pastor supostamente abençoado pelo próprio Deus coage pessoas a crer em qualquer coisa que saia de sua boca "santa". Como explicar os fenômenos que se dão em Terra Cota? Quem estaria por trás de tudo isso, seria uma organização maligna ou quem sabe algo mais complexo? Em 1618, Cesar Bravo, nos convida a abrir a mente e ir além, contemplar as estrelas e buscar respostas para aquelas perguntas nos inquietam desde sempre, afinal como ele próprio diria "tudo está conectado".

1618 é o mais novo lançamento do autor brasileiro Cesar Bravo. Seu nicho é o horror e foi a partir de "VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue" que ele nos introduziu ao seu mundinho particular localizado no noroeste paulista, a cidadezinha fictícia de Três Rios é famosa por seus eventos bizarros e também por resgatar o saudosismo do leitor que navega pela icônica década de 90, o universo se expande em "DVD: Devoção Verdadeira a D.", já em um avanço para os anos 2000. Em Ultra Carnem navegamos pela sujeira e podridão dos matadouros de Hermes Piedade (localizado em Três Rios). E agora temos 1618 que seria uma espécie de continuação após os eventos de DVD, mas não necessariamente, uma vez que seremos apresentados pela primeira vez à Terra Cota já em tempos mais atuais. Nessa obra Cesar Bravo vai além, investindo em elementos de ficção científica (captei uma vibe bem Invasores de Corpos de Jack Finney) e desafiando nossas mentes a se abrirem para novas e mais ousadas possibilidades, tudo isso sem perder a capacidade maravilhosamente bela de nos presentear com personagens multifacetados e verossímeis com seus maneirismos típicos. Diferentemente de VHS e DVD, 1618 não é uma coletânea de contos e sim uma história narrada em capítulos tal qual Ultra Carnem. Um livro altamente viciante que prende o leitor do início ao fim, pois nos flagramos avidamente desesperados por uma resposta que nos elucide com detalhes os mistérios fascinantes que assombram Terra Cota. Bravo não perde o humor e acidez ao tecer fortes críticas ao governo atual e também levantando outras questões moralmente relevantes (machismo, intolerância religiosa, pobreza, marginalidade) tornando a história ainda mais imersiva e real ao passo que se distância muitas vezes dessa realidade para propor algo novo e igualmente interessante que desperta curiosidade desde sempre. Utilizando-se de estudos da física quântica e resgatando temas como por exemplo as estações de rádio fantasma, o autor nos conduz por uma viagem incrível e com certeza única consagrando-se mais uma vez como o meu ator brasileiro favorito. Adorei, mal posso esperar para conferir o que ele escreverá a seguir! Aliás, essa edição da Darkside está simplesmente de tirar o fôlego!

Thi 16/12/2023

Perfeito ????
Esse livro é para ser degustado e apreciado, pois o Bravo como sempre nos apresenta uma narrativa inteligente e bizarra. A leitura me deixou a todo momento com um sentimento angustiante, aquela sensação de estar passando pela agonia dos personagens. Enfim Terra Cota é daquelas cidades estilo Chernobil, tu pode até ter curiosidade, mas quer manter a distância, e só lendo pra entender. ? Recomendo demais essa obra prima.
Henrique Sanches 19/12/2023minha estante
Descobrir que este livro também é sci-fi, foi uma surpresa pra mim

Rittes 10/02/2023

Pecando pelo excesso
Este é o primeiro livro que li de Cesar Bravo e, posso dizer, que o escritor tem seus méritos. O principal é insistir em fazer um tipo de literatura sempre maltratada e pouco valorizada... ainda mais num país que não lê. Outro, é conseguir desenvolver um bom ritmo que atrai o leitor. Mas, a obra tem seus defeitos. O pior, na minha opinião, é o exagero. Bravo tem quase uma compulsão por nomear tudo, inclusive personagens que aparecem e somem da trama rapidamente. Pior, com nomes muito inverossímeis. Além disso, o livro é muito longo, chegando a perder o bom ritmo perto do final, o que é imperdoável num livro com essa proposta. Os estereótipos estão, também, presentes de forma abundante: do detetive estressado com problemas domésticos e alcoolismo à enfermeira negra, gorda, mãe solteira com uma penca de filhos até os meninos espertos que descobrem um monte de coisas sem nenhum tipo de aptidão. Apesar dos nomes brasileiros e uma certa tentativa de se "abrasileirar" a narrativa, a contaminação pela estética norte-americana é inegável, principalmente pelo cinema. Curioso, merece uma leitura, mas não duas. A edição da Darkside, como sempre, é quase impecável, mas alguns errinhos de revisão também estão presentes (inclusive um estrondoso "enxarcado", assim mesmo, com X!!!). Se foi erro do autor ou não, na verdade, não interessa. A obrigação da revisão é evitar isso. Vale a leitura? Acho que vale, só não espere nada fantástico. Terei que ler outros livros do autor para fechar uma crítica mais justa, mas existe um potencial aqui, sem dúvida.
Cripta Da Leitura 06/03/2023minha estante
Eu li todos os do autor que a Darkside lançou, e sou muito fã! Mas esse foi o único que eu não gostei! Falta umas 50 páginas ainda pra eu acabar, mas só terminei mesmo por insistência, mas infelizmente o livro não me pegou. Meus favoritos do autor foram o Ultra Carnen e o VHS.

Rittes 06/03/2023minha estante
Pois é! Comprei VHS e DVD e devo ler pelo menos um deles este ano. Vamos ver... mas também custei para acabar esse, confesso.

Gabriel 28/03/2023minha estante
Li a sua resenha e concordo com a sua opinião. O autor, na minha opinião, foi mega experimental neste livro e acabou se perdendo na trama, começando no terror e terminando em uma ficção científica no estilo O segredo do Abismo do James Cameron confusa e sem sal. Infelizmente o melhor do Bravo está no kindle, onde títulos como Ouça o que eu digo e Caverna de Ossos estão encaixotados e sem previsão para ver a luz do dia. Mas recomendo o VHS dele, é uma coletânea de contos realmente boa, superior ao 1618.

Evy 16/12/2023

SENSACIONAL
Cesar Bravo arrasou na história desse livro que traz um terror do tipo que eu mais gosto, aquele enraizado no ser humano e desbrava um gênero que é o meu favorito, a ficção científica, numa narrativa que me envolveu completamente.

A trama se desenrola em Terracota, que à princípio parece ser uma cidade tranquila, mas guarda segredos sombrios. Eis que, uma estranha anomalia tecnológica começa a expor os segredos obscuros dos habitantes por meio de mensagens nos celulares. Cada notificação revela crimes, casos sórdidos e desejos ocultos, levando a uma crescente tensão entre os habitantes que reagem das formas mais diversas quando suas verdades são expostas para toda cidade.

O cenário se torna ainda mais estranho quando uma planta diferente começa a se alastrar pelas casas, em especial próximo a antenas e equipamentos tecnológicos, e os animais passam a agir de maneira agressiva. Atrelado a isso, números enigmáticos surgem como presságios em certas sintonias de rádio na faixa AM e alguns habitantes começam a se conectar com familiares mortos através dessa frequência.

A cidade é envolvida em um caos crescente e a narrativa ágil de César vai nos arrastando junto, completamente imersos e desesperados pra descobrir o que tudo isso significa. Me fez lembrar de um dos meus livros favoritos do Stephen King, Sob a Redoma, e assim como o mestre, César conseguiu me fascinar com personagens bem construídos, teorias da conspiração, segredos enterrados e assassinatos tenebrosos.

Além de tudo isso, 1618 provoca reflexões sobre o ser humano em situações extremas e os julgamentos e sentenças que só uma comunidade pequena é capaz de impor. Terracota está no nosso bairro, os personagens são nossos vizinhos, pessoas comuns e familiares que podem ser capazes de coisas inomináveis. Além disso, com seu humor sagaz e crítica afiada, nos convida a refletir sobre algo mais: quando buscamos ajuda no universo, será que alguém está ouvindo?

1618 é uma obra da literatura nacional contemporânea sensacional e sou suspeita pra falar do autor pois já sou fã e leria até a lista de compras. A edição da Darkside Books como sempre primorosa, vem acrescentar toda beleza e imersão nesta história que revela aspectos obscuros da natureza humana e da sociedade contemporânea.

Super recomendo a leitura!

alaurabreu 14/05/2023

A sinopse é uma meia verdade.
1618 era um dos livros que eu estava mais ansiosa para tirar do carrinho da Amazon para por na estante.
A sinopse prometeu um suspense caótico com as exposições de crimes, fofocas sordidas.. Contudo esse não é o foco da história, apenas mais um dos acontecimentos. Fato que me fez me sentir enganada..

Bem, não vou falar muito. Amaria ter mais um autor brasileiro pra bajular e ansiar por todos os livros, mas detestei essa experiência e implorei pra que acabasse logo.

Quais os motivos disso? O livro tem muitos personagens, uns mais pareciam caricaturas, outros apareciam e desapareciam sem explicação.. nunca conhecemos o personagem do prólogo, por exemplo. E o autor, acho q ficou tão alucinado com o assunto, com a física que leu no Wikipedia, que simplesmente não escrevia nada com nada.

Não teve suspense. O livro não me prendeu em momento nenhum e muitas das passagens que deveriam parecer uma "revelação" simplesmente não tinham graça nenhuma pq mal se relacionavam com as coisas que tinham sido ditas. Uma construção péssima, sem lógica... cheia de diálogos longos que não diziam nada.

Enfim, o pior livro que li esse ano. Definitivamente não recomendo, pois me pareceu uma tentativa mal sucedida do autor de parecer inteligente, mencionando tanta informação sobre ciência e fazendo críticas sociais á nivel de comentários do Facebook.

Para quem viu alguma lógica na construção realmente digna do suspense que promete, parabéns. Não foi o meu caso.
Abduzindolivros 24/08/2023minha estante
Kkkkkk tamo junta, tbm tô estarrecida de tão decepcionada

Anizio Floyd 24/10/2023

Se gosta de mistério, vai sem medo !
O mistério do livro é tão bom que é impossível você parar. A história tem uma narrativa viciante que te encanta pra saber o que está acontecendo na cidade.
DougBatista 24/10/2023minha estante
César bravo é um autor FODA!!!

Anizio Floyd 25/10/2023minha estante
Bom saber que temos autores BRs tão bons ou melhores que a galera de fora do Brasil.

Andrea 14/06/2023

Gostei, mas não amei. Mas fui totalmente influenciada pela aversão pessoal que eu tenho sobre o tema do final...gostava mais quando os demônios marcavam presença. Me lembrou muito Sob a Redoma, tanto pelo assunto quanto pela quantidade de personagens. Mas o talento do César é inegável!

Mary Maia 15/03/2024

Entediante
No início estava até empolgada com a leitura, achei a história interessante e achei que daria um livro super legal.
Aí os capítulos foram passando e nada foi acontecendo, a história foi ficando muito doida e o final foi estranho.
Se eu acho que vale a pena a leitura? Não, não acho. Ainda quero ler outros livros do César Bravo e entender mais sobre sua escrita. De toda forma essa obra não valeu a pena para mim.

Gu Vaz 07/09/2023

Envolvente
Livro nacional muito bem escrito, com uma premissa interessante que vai se desenrolando em meio ao mistério e caos. O autor nao tem medo de trazer consequências a todo o desastre que desabrocha na cidade de Terra Cota tal qual a semente hipnótica que permeia toda a história. Há certas conveniências a como se chega em determinadas conclusões e senti falta de um desenvolvimento mais profundo na relação dos moradores entre si, mas dá pra perceber que o autor embarcou fundo no conceito das ondas de rádio, sinais com possibilidades misteriosíssimas e ficou muito bom.

Camily 08/02/2024

Sequência de Fibonnaci
Um livro inesperado e indicado por uma pessoa muito especial. É uma história que envolve muito suspense e ficção científica, principalmente para os amantes de matemática, física e química. São diversos easter eggs espalhados pelo livro que dão um tchan a mais na história.

Achei que não iria gostar, por ser nacional e acabei me surpreendendo DEMAIS com essa preciosidade. O final foi uma mistura de sensações muito doida, uma sequência de acontecimentos horríveis ao mesmo tempo porém nada tão assustador, isso que me deixou um pouco decepcionada esperava um horror maior.

Mas enfim, Cesar Bravo é um bom autor nacional e que me fez ter esperança para a literatura brasileira. Dou 4/5????

Alan (@coracaodeleitor) 16/08/2023

Terra Cota é uma cidade interiorana comum sem nada de especial. Porém lá existe algo obscuro e sombrio.

Quando certo dia algo acontece. Os segredos mais perigosos e íntimos das pessoas daquela cidade são enviados por mensagens nos celulares dos moradores. Assim os cidadãos ficam desesperados por terem sua privacidade e até seus crimes expostos a todos.

Seguido disso uma série de coisas esquisitas acontece na cidade, aparecem números misteriosos, animais com comportamento estranho, e pessoas que adoram estarem falando com entes que já faleceram.

No meio de toda essa confusão nos vamos conhecendo mais os moradores daquela cidade e a busca por verdade em meio ao caos que se formou ali.

Eu adoro o autor e posso dizer que esse livro é um pouco diferente dos anteriores no quesito terror. Esse é bem mais leve e fica mais ali na área do suspense e mistério.

Achei o universo criado aqui genial. E os personagens que ele nos apresenta são muito cativantes. Você realmente se importa com cada núcleo que é apresentado aqui.

O desfecho é bem satisfatório, e faz jus ao enredo que nos é apresentado tão ricamente. Adorei a obra e indico para todos os fãs de suspense com uma pitada de terror ou pra quem quer se aventurar por uma obra diferente.

Vivis 13/01/2023

Eu já escuto os seus sinais? Que livro incrível!
?- Pessoas tem segredos, meu amigo, é o que nos torna humanos. Aqui e em qualquer lugar, o que fazemos às sombras não é da conta de mais ninguém.?

Feliz sexta-feira 13!

Preparados para uma indicação macabra?

Eu não poderia deixar a data passar em branco não é mesmo? E dessa vez a minha indicação de leitura é um lançamento nacional, que posso estar enganada (mas, duvido que eu esteja!), tá cravando um lugar nos favoritos do ano em pleno janeiro!

Estou falando de 1618, livro do autor César Bravo, super lançamento da nossa editora Crush Darkside Books!

César, é um autor que eu amo e assim que fiquei sabendo desse lançamento desejei ter ele em mãos.

E vou começar falando da edição! Impecável! Lindíssima. É terrivelmente macabra também.
Eu fui agraciada com a experiência mais deliciosa de receber um kit do livro da Caveirinha e meu coração sombrio ficou apaixonado.

1618, veio acompanhado de marca páginas, cards e até um suspeito artefato que talvez muito não conheçam: um rádio! E confesso que durante a leitura e após ela, eu olho para o rádio com um misto de emoções, que não falarei quais! Leiam, e vocês vão imaginar!

Este é o primeiro livro do autor a nos apresenta Terra Cota, uma cidade do interior de São Paulo (vizinha da nossa conhecida Três Rios). A trama se passa após a fase mais crítica da pandemia, os comércios estão reabertos, mas ainda existe variantes perigosas levando muita morte por lá. (Qualquer coincidência com a realidade não é mera coincidência!)

Mas Terra Cota e sua população já viu tanta desgraça que o COVID quase que não consegue cravar o medo em seus corações. E eles nem imaginam como tudo podia ia piorar para eles.

Tudo começa em um dia normal: Meio-dia, todos os celulares recebem uma mensagem de remetente desconhecido. E o caos se inicia!

E quando falo caos, quero dizer morte, sangue, segredos sendo jogados em uma rua e sendo esparramados pra todos os lados.

Ah meus caros! Este livro! Tenho muito a falar dele, tenho mesmo!

Mas espero que todos possam ler e serem surpreendidos como eu fui!

César tece uma história onde o horror que habita na escuridão do ser humano é iluminado! E todos aqueles cujos segredos são frutos dos pior que a humanidade pode fazer vêem-se sem as máscaras da falsa moralidade, puritanismo e etc sempre protegiam.

??Tudo o que Espoleta sabia é que, boa ou má, a coisa era assustadora pra cacete.?

Temos núcleos de narrativas que aos poucos vai se cruzando e mesclando. Enquanto um detetive tenta descobrir a origem misteriosa das mensagens e parar com as consequências terríveis delas, crianças e um velho desbocado estão procurando explicação nas estranhas ondas? ops! Não adianta não vou contar hahah

E esses dois não são os únicos núcleos interessantes. Se tem algo que César sabe escrever é sobre pessoas comuns, o melhor é e o pior delas, tramas inteligentes, toques sobrenaturais e muitos artifícios que tornam seus livros uma experiência de leitura única e macabra.

Ao vermos diferentes pessoas de camadas sociais diferentes reagindo ao mesmo fenômeno inexplicável, podemos ver como as percepções do mesmo podem ser diferentes, cada núcleo reage de uma maneira com base em suas memórias e experiências prévias, séculos e séculos de superstições passada de geração a geração moldam como cada um sente no presente a ameaças invisível e o horror humano.

?Ás vezes, mesmo com a minha cabeça esfarelada, eu acho que o povo é meio burro. Será que tem que morrer um monte de gente de novo para gente acreditar que a morte existe??

Apesar de não ter sido o livro que me deixou mais angustiada lendo (eu ainda não superei o conto Torniquete dele!), eu li muito rápido, criando teorias para tentar explicar o que estava acontecendo, tentando ver qual era a escuridão escondida nos personagens principais e imaginando quando esses segredos iam surgir!

É um ótimo livro de terror nacional, colo eu disse, César tem uma escrita inteligente e ele trouxe muitas críticas sociais a esse livro, o cenário pandêmico serviu como uma luva para a história e tornou tudo que estávamos lendo ainda mais real, era algo que poderia estar acontecendo em qualquer cidade que conhecemos (só tenho a agradecer que tudo não é real!), com pessoas próximas ou até com nós mesmos!

Indicação de leitura para os fãs do gênero: terror, horror pessoal, literatura nacional em grande estilo.

Espero que tenham gostado da indicação de leitura e até a próxima.

Resenha postada em primeira mão no blog: Eu Pratico Livroterapia!

Davi Lima 18/03/2023

Bom e irritante
Foi difícil avaliar esse livro porque ele tem elementos muito bons e elementos que me irritaram demais.

Do lado bom:
- O universo criado por Cesar Bravo, que acompanha praticamente todas as suas obras, é muito bom e foi bastante enriquecido com esse livro. Assim como Três Rios, Terra Cota parece uma cidade real onde acontecimentos bizarros te deixam muito curioso pra saber o que tá rolando.
- A mistura de eventos inexplicáveis e sobrenaturais com eventos cotidianos funciona muito bem pra mim. A perspectiva de vários personagens ajudam na construção de mundo que é uma mistura do real com o impossível.
- A primeira parte do livro é surreal de boa. Um prato cheio pra quem gosta de uma fofoca misturada com suspense/terror.

Do lado ruim:
- O livro se perdeu a partir da terceira parte. Essa foi a impressão que eu tive. Estava vindo numa crescente de suspense mas começou a misturar muita coisa e perdeu o sentido.
- Os ataques constantes ao ex presidente da República ficaram tão repetitivos e óbvios que perderam o efeito. A generalização do perfil de pessoas que apoiam a direita política e a esquerda política chegou ao ponto da extrema caricatura, o que é prejudicial para qualquer discurso.
- Fiquei com a impressão que a crítica religiosa beirou o preconceito. Praticamente todas as pessoas que acreditam em alguma religião nessa história são lunáticas, malucas, e comprem algum papel que envolve violência. Fala sério... foi ofensivo.

Enfim, vou continuar lendo o autor porque acho a "mitologia" criada por ele fascinante.
Pratique.Livrotera 11/04/2023minha estante
Eu estou lendo o livro e a parte política está me fazendo querer desistir. Sinceramente ele poderia usar as palavras de outra forma. Nem todo mundo da direita é facista ou nazista. Que chato! Só estou continuando porque quero saber o que vai acontecer, mas tô na base do ódio.

Davi Lima 11/04/2023minha estante
Exatamente! Perdeu a mão legal e foi extremamente generalista. Meu motivo pra continuar foi o mesmo que o seu rs. E eu adorei a primeira parte do livro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6