Um estranho invade meu silêncio

Um estranho invade meu silêncio Rosineide Leandro

Resenhas - Um estranho invade meu silêncio

Renata 09/08/2023

Resenha no meu Bookstagram: @niinfadoslivros ?????
Em parceria com a Autora ??

? ????? ?????????????? ?

Disponível para compra na Amazon na versão e-book, físico diretamente com a autora ?

?? ?ã? é ???? ?á??? ???????? ? ????, ?? ?????? ????? ? ???? ???????? ??

Gabriela, uma recém-formada professora, se prepara para a volta às aulas em seu segundo ano lecionando em uma escola para crianças com déficit de aprendizagem. Apaixonada por seu trabalho, é carinhosa e atenciosa tanto com os seus alunos quanto com os seus colegas de profissão. Porém o retorno para a escola vai significa muitos desafios, além dos alunos precisarem voltar a rotina de estudos, o ano vai começar diferente de todos os outros. As aulas não vão ser presenciais, uma pandemia mundial surgiu mudando a vida de todos, fazendo com que ela precise contar com vídeos chamadas e a ajuda dos pais no aprendizado em casa. Entre os alunos, Tobias se mostra o mais complicado, o garoto tem deficiência auditiva.

A professa percebe que ele está frequentando a escola errada, tenta ajudá-lo, mas não tem retorno. Então tentando seguir o cronograma normal das aulas, pede uma redação sobre o que as crianças estão fazendo na quarentena e é nesse momento que se surpreende com a inteligência e percepção de Tobias, onde o menino toca o seu coração, dando mais gás para ajudar em sua inclusão.

?? (...) ??? ?? ?ã? ??ç? ? ???? ??? ? ????? ????? ? ??? ???? ?????, ?? ??ç? ??? ? ????? ???? ??????, ??? ????? ?????? ???????? ? ??????????? ?? ??????? ???í??? ??

? ? ??? ?? ?????: Esse foi o meu segundo contato com a escrita da autora, é uma leitura bem rapidinha. Nela voltamos ao ano de 2020 quando a Covid-19 pegou a todos de surpresa, modificando as nossas rotinas. Aqui vamos ter uma aula de empatia, a importância de olhar com mais atenção para as pessoas que estão ao nosso redor ?

Italo Bernardo | @wesleyliterario 29/10/2022

Muito importante, uma reflexão para todos nós
"Estou começando a acreditar que talvez exista uma família feliz. Não como aquelas da televisão, mas uma família real, aquela que mesmo com os desentendimentos, todos se amam e se respeitam."

Gabriela está lecionando em segundo ano como professora formada e repleta de expectativas para o novo ano letivo ela se depara com um aluno que parece não pertencer a sua turma. Tobias é um garoto surdo, não apresenta qualquer dificuldade e o desafio dessa jovem professora será ajudar esse aluno, mas como fazer isso em meio a uma pandemia?

Esse é um daqueles livros singelos que conquistam com uma narrativa simples, mas carregada de significações. Como professor eu sei dos desafios e da falta de suporte para inúmeras situações que a educação sofre nesse país, então me deparar com Gabriela lutando para ajudar seu aluno de todas as formas que consegue foi extremamente inspirador.

No enredo temos uma carta de Tobias contando como está sendo a quarentena em sua família, é bonito de acompanhar como os sentimentos dessa criança ao resignificar algumas coisas e entender outras, como a percepção dele vai se aguçando para a vida, ele é um garoto muito querido e amei conhecê-lo.

Apesar de lermos em poucos minutos, essa leitura tem que ser apresentada a todos, crianças, jovens, adultos, pois é preciso falarmos de respeito, equidade e da importância de termos mais personagens surdos na literatura. Rosineide foi muito feliz ao trazer uma história que, sem dúvidas, reflete as vivências de professores e alunos surdos em nosso país.

"Um Estranho Invade Meu Silêncio" é uma leitura curta, mas mega especial. Com certeza você também vai adorar conhecer esses personagens e lamentar por não termos mais e mais páginas.

Jessica 11/04/2023

O livro é curto, e em poucas páginas nos faz refletir e nos emocionar.

Vamos conhecer Gabriela, professora recém formada e está em seu segundo ano lecionando, nesse ano ela terá que lidar além das dificuldades de cada aluno, com a questão da pandemia, onde terá que ministrar suas aulas a distância e fazer com que os alunos mantenham o ritmo de estudo e atendê-los individualmente.

Um de seus alunos chama atenção, que é o Tobias. Ele é surdo e está acostumado a fazer leituras labiais, pois não aprendeu Libras. Através de uma redação, ele deixará seus pais e a professora emocionados.

Será que sua redação poderá mudar sua vida?

Gabriela representa muitas professoras especiais que tem um olhar diferenciado aos seus alunos. A família, a proteção demasiada, com medo do filho não ser aceito na sociedade, não matricularam numa escola de Libras. E finalmente Tobias apesar de seus 10 anos, se mostra uma criança muito madura e sensivel.

Isso me emocionou muito, pois percebemos o poder da comunicação, seja no ambiente familiar ou escolar e o que isso pode proporcionar ao outro.

O livro aborda assuntos com o respeito, empatia e inclusão.

Muito obrigada Rosineide pela oportunidade em ler o seu livro, sou muito grata.

Tathi (@Doidosporserieselivros) 26/03/2023

Olá queridos amigos leitores! Nesse domingo trago uma indicação muito especial para vocês, Um Estranho Invade meu silêncio de @rosineide_leandro_escritora .

Nele conhecemos uma professora dedicada, que acaba tendo que reinventar sua profissão para as aulas online na pandemia.
Só que Gabriela não é uma professora comum, ela dá aulas para crianças com algum déficit de aprendizado, e é assim que ela conhece o aluno Tobias Ribeiro.
Tobias é surdo, ele não apresenta nenhum atraso, mas foi matriculado naquela escola, ao invés de uma que atendesse melhor suas necessidades.
Quando a professora pede uma redação sobre como está sendo o período da pandemia para cada aluno, recebe um relato emocionante e impressionante do garoto.

??????????

Simplesmente amei demais! Eu já havia lido muitas resenhas dele, mas foi muito melhor do que esperava.

Tobias é uma criança sensível e esperta que está começando a crescer e entender como famílias e comunidades funcionam.

Também preciso destacar o amor pela profissão e pelas crianças que tem Gabriela, indo muito além do que era esperado, reconhecendo particularidades e fazendo algo em relação a isso.

Além disso, somos transportados de volta a pandemia, lembrando toda loucura que foi esse período, as paranóias que surgiram em nossos lares, e até o modo que alguns amigos de quatro patas foram tratados durante o pior período do vírus.

Um Estranho Invade Meu Silêncio traz uma escrita extremamente sensível , fluída e reflexiva.

Super recomendo!

Rodrigues196 21/05/2023

Um livro extremamente necessário.
Escrita simples e cativante.
.....
Livro curto, perfeito para uma leitura de final de semana.
.....

Resenha.

O enredo é muito cativante, confesso que me vi imersa, de volta a pandemia. Quando tudo estava fechando e fomos obrigados a nos adaptarmos e fazer tudo de casa. A história gira em torno da professora Gabriela, com o desafio de preparar as aulas online e Tobias um aluno surdo que foi desafiado a fazer uma redação. A sensibilidade que uma criança de dez anos mostra com a pandemia me deixou emocionada, a redação contando como ele e sua família lidavam com tudo me fez voltar no tempo e me lembrar de como as coisas mudaram bruscamente em poucos meses.

Recomendo essa leitura, é emocionante e me fez refletir sobre o que é realmente necessário.

@leiturasdasabrina 23/10/2022

Uma história poderosa!
Tobias é surdo e não sabe se comunicar em Libras, pois sua família prefere que ele leia lábios. Portanto, o menino muitas vezes se sente incompreendido e tem dificuldades na escola.

Gabriela, sua professora, é quem começa a perceber as necessidades de Tobias. Quando recebe sua redação sobre como está sendo a convivência familiar durante o isolamento, é que Gabriela entende que precisa fazer algo.

Em uma história fluida e super curtinha, Tobias conquistou o meu coração. Através de uma redação, ele expõe todos os seus sentimentos, conflitos e a dinâmica familiar que estava vivendo no isolamento.

Foi super importante refletir como as crianças foram impactadas com a pandemia e muitas vezes sem entender muito bem todas as suas consequências.

O livro destaca a necessidade da inclusão. Como o menino não aprendeu libras, ele tinha que buscar outras maneiras de se expressar. Isso muitas vezes causava confusões, principalmente em sua casa.

O que mais me tocou foi o seu sonho de ter uma família unida. Antes da pandemia, todos estavam sempre ocupados com os seus afazeres. E durante esse tempo, Tobias entendeu, em sua ingenuidade, que era uma oportunidade de todos passarem mais tempo juntos.

Também preciso ressaltar a professora Gabriela. Uma pessoa que realmente ama a profissão e deu o seu melhor para continuar acompanhando o seus alunos a distância. Foi fundamental para que a família de Tobias repensasse o seu modo de agir com ele.

É uma leitura curtinha, mas muito envolvente e impactante. Gostei muito de como a autora trouxe temas importantes, mas como uma linguagem sensível.

Carol 13/03/2023

Um conto muito tocante sobre a vida de um menino surdo que pede ajuda para a professora no meio da pandemia para aprender a se comunicar por meio da línguas brasileira de sinais!

bibliotecadamalu 24/12/2022

Emocionante!
Este foi o meu segundo contato com a escrita da autora, e nessa obra ela conseguiu ganhar mais ainda o meu coração. No conto nós conhecemos a história do pequeno Tobias, uma criança surda e da professora Gabriela.

Gabriela é professora em uma escola para crianças com dificuldades de aprendizado, em um cenário pandêmico, ela tenta ajudar ao máximo seus alunos, para que eles não percam o foco dos estudos, mesmo em um momento tão complicado para o mundo inteiro.

Tobias é um dos alunos de Gabriela, mas a professora acredita que ele não está inserido em uma escola adequada, já que o mesmo não tem reais dificuldades de aprendizado, o correto seria matricula-lo em uma escola onde hajam crianças com a mesma deficiência que a sua.

Em um dos trabalhos escolares, a professora propõe uma redação, onde os alunos contam como está sendo a vida em meio à Covid-19. O relato de Tobias é o mais comovente, um garoto tão pequeno, com muita coisa para contar.

Um estranho invade meu silêncio é uma história emocionante, um enredo trajado pela empatia e o amor. Uma professora lutando pelo bem-estar de seus alunos e uma criança surda nos revelando o seu silêncio. Essa leitura deveria ser obrigatória para todos!

Julia4857 09/04/2023

Necessária!!
A gente precisa entender cada vez sobre a inclusão de crianças com deficiência no ambiente escolar. A relação da professora Gabriela com o Tobias é linda e é tão bonitinho o retrato da educação que acolhe as crianças que enfrentam quaisquer deficiências. Nós precisamos ser mais como a Professora Gabriela!

Marya 05/07/2023

Esse foi meu primeiro contato com a escrita da autora, confesso que foi uma surpresa para mim. Um livro curtinho, mas foi capaz de emocionar-me profundamente.

O livro nos apresenta dois personagens incríveis e cativantes; uma professora atenciosa, gentil, carinhosa e prestativa. Gabriela é uma recém formada que trabalha em uma escola para crianças com déficit de aprendizagem.
Tobias, um garoto surdo, está estudando na escola para crianças com dificuldades de aprendizagem.

Durante o processo de leitura, o leitor é transportado para o ano de 2020, uma doloroso que marcou a vida das pessoas. Durante a quarentena, foi solicitado uma redação que mostrasse a convivência dos alunos com os familiares. Tobias, uma criança de apenas dez anos, foi capaz de expressar seus sentimentos com uma riqueza de detalhes e, acima de tudo, com tamanha sabedoria. Atravéz dessa redação, ele nos ensina a importância de saber se comunicar, expressar seus sentimentos e dar valor ao que realmente importa.

Na educação, o Brasil tinha 1,3 milhão de crianças e jovens com deficiência ainda no nível básico em 2020, sendo que destes, 13,5% estavam em salas ou escolas exclusivas e 86,5% estudavam nas mesmas turmas dos demais alunos.

A autora nos apresenta um personagem surdo, nos levando a refletir a inclusão de crianças no ambiente escolar. A partir disso surge o questionamento: será que Tobias estava no lugar certo?

De um modo geral, eu gostei muito desse livro. Apesar de ser um livro curtinho, foi bem escrito e nos proporcionou emoções e reflexões.

Michelle Trevisani 03/11/2022

Gostei muito!
- Livro: Um estranho invade meu silêncio: Gabriela é uma professora recém formada que deseja fazer diferença no mundo. Ela sabe que os professores tem um papel fundamental na vida de seus alunos e é isso que ela quer - extrair de melhor o que as pessoas têm dentro de si. Ao se deparar com uma singela carta do garotinho Tobias, Gabriela decide intervir a ajudar, mostrando que há mais de uma possibilidade para crianças como Tobias. Tobias é surdo e com dificuldades de lidar com sua limitação. Vai encontrar em Gabriela uma luz e ambos irão se ajudar nesse mundo tão belo de oportunidades que se descortina ao nosso olhar. Achei essa história singela e tranquila, ótima para ler entre adultos e crianças, perfeita para conscientização. Com um enredo ágil e de fácil compreensão, me apaixonei pelo garotinho Tobias e por sua professora. Um livro curto e que vale á pena.

Estante da Leonina 15/11/2022

Em 2013 eu fiz um curso de Libras e tive a oportunidade de estar com diversos surdos, saber suas histórias e ate ter um romancezinho com um. Então ao ler esse livro eu entendi completamente o ponto de vista da professora.

A história curta nos mostra uma professora de ensino fundamental preocupada com um aluno surdo, ela acredita que ele nao está tendo a educação adequada. Alem disso o livro aborda a pandemia do Covid e isso deixou a história ainda mais emocionante. Derramei algumas lágrimas no final e me senti louca para voltar ao meu curso que nunca conclui.

Uma coisa bacana sobre esse livro é que depois de terminar de ler a história, você pode ler novamente, só que em inglês. Ele é traduzido para que você pratique a língua, o que é bem bacana ne?

Obrigada Rosineide pela oportunidade desaa parceria tão linda. ?

LaRue.7 29/11/2022

O que um garoto de 10 anos com deficiência auditiva pode te ensinar em um cenário pandêmico? E o que faz de um professor um verdadeiro mestre?

Um garoto invade o meu silêncio retrata Gabriela e os desafios encontrados perante o cenário pandêmico e a necessidade de lecionar aulas remotamente para seus alunos. A mesma trabalha em uma escola para crianças com dificuldades em aprendizagem, tudo que Tobias não tem.

Tobias, uma criança de apenas 10 anos que tem deficiência auditiva que ao ver de Gabriela está inserido na escola errada, pois o mesmo precisa conviver com crianças com as mesmas dificuldades físicas que ele.

O ano de 2020 veio com uma dificuldade ainda maior para Tobias, estudar remotamente. Tendo que ficar em casa por conta da pandemia, Tobias ficou feliz, não por tudo que estava acontecendo, mas porque finalmente ele estava podendo ter uma família presente, visto o fato de que antes não via nem o pai durante a semana. Mas o que ele viu foi que famílias perfeitas só existiam nos comerciais em que ele via na TV.

Na tentativa de se comunicar com a família retratando o fato de que eles deveriam está gratos por estarem todos juntos e com saúde, Tobias acaba sendo mal interpretado por conta de sua dificuldade em se comunicar.

Gabriela, até então sua professora passa uma redação onde pede que seus alunos retratem como está sendo a experiência dado o momento. Tobias retrata de uma forma sensível e tocante como era sua vida antes e como está sendo no momento.

Um livro curto onde tudo que você menos espera é ser tocada pelas palavras de um garotinho que vai te ensinar muito sobre valorizar e ser grato ao que temos e a nossa família.

O mesmo também retrata a ignorância do ser humano para com os animais diante do cenário pandêmico assim como também a ignorância dos pais a respeito das necessidades dos próprios filhos, pois os mesmos muitas das vezes estão mais preocupados em ir buscar uma qualidade financeira melhor de vida para os filhos e esquecem que o que eles mais querem e mais precisam naquele momento é do carinho, atenção e compreensão que só eles podem doar.

ana b 25/03/2023

Um conto super emocionante
Este livro curtinho, mas impactante, nos apresentará a história de dois personagens; uma professora recém formada que trabalha em uma escola para crianças com déficit de aprendizado e um de seus alunos, Tobias.

A partir de uma redação, proposta em meio a pandemia acompanharemos uma parte de sua rotina familiar e como este aluno sente-se isolado e incompreendido por não conseguir se comunicar através da linguagem de sinais.
Achei esse conto super emocionante. Alem de abordar uma temática importantíssima, retrata um momento extremamente delicado pelo qual o mundo todo passou nos últimos anos com extrema sensibilidade e delicadeza. Adorei conhecer o Tobias e sua família, suas dinâmicas os atritos e novas medidas adotadas por todos durante a pandemia.

A única coisa da qual senti falta foi de conhecer um pouco mais os personagens de maneira geral, suas opiniões e histórias. Única crítica que tenho a este livro é que gostaria que fosse um pouco mais longo, assim poderíamos saborear esta história por um pouquinho mais de tempo, entendendo melhor as motivações e pensamentos dos personagens.

A maneira como a autora retrata o ponto de vista desta criança me tocou profundamente, e como educadora me emocionei ao imaginar uma redação como a de Tobias sendo entregue em uma atividade simples que abriu espaço para que uma criança que estava enfrentando dificuldades para comunicar-se pudesse expressar livremente seus pensamentos e anseios.

Uma leitura rápida e agradável de ser feita, que com certeza vale muito a pena ser feita.

skuser02844 05/04/2023

Bom!
Gostei da maneira como uma má comunicação faz as pessoas terem várias interpretações de um assunto.

Tobias é um garoto surdo que estuda em uma escola para crianças com déficit de atenção. Ele tem dificuldade para se comunicar com as mãos.

A família estava muito ocupada em seus próprios mundos, e o sonho dele era ter uma família daquelas felizes, de comerciais de televisão.

Então veio a pandemia... Aulas em casa, todos isolados, mais tempo com a família, uma redação.

Isso foi o suficiente para me fazer ficar emocionada com a história.