Sou uma tola por te querer

Sou uma tola por te querer Camila Sosa Villada




Resenhas - SOU UMA TONTA POR TE QUERER


75 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Luiz 21/01/2023

Cruel, acolhedor e inclemente
Esse livro pareceu para mim um composição de ensaios do que esse livro deveria ser, mas que funcionaram tão bem individualmente que foi isso mesmo. Escrito de maneira cruel, acolhedora e inclemente como poucas vezes tive o prazer de ler.
mpettrus 23/01/2023minha estante
Ano passado li ?O Parque das Irmãs Magníficas? e fiquei apaixonado pela narrativa da Villada.

Vou atrás desse romance dela pra ler esse ano! ???????


Luiz 29/01/2023minha estante
Depois que li esse fiquei morrendo de vontade de ler O parque das Irmãs Magnificas também!!! parece que esse tem algo de autobiografico também, né? estou bem curioso.




Faty. 16/01/2024

Ficção científica travesti pobre
Camila Sosa Villada é uma escritora fascinante. Seus contos mesmo sendo longos e, muitos mais do que se costuma ver por aí, prendem a atenção. Destaque especial para o conto em homenagem a Billie Holiday, de uma beleza!

Camila prefere chamar os textos que escreve de ?ficção científica travesti pobre?, uma maneira inventiva de nomear a literatura que produz, tendo em muitas ocasiões, o sexo como potência, a violência como linguagem e as existências como reinvenção.

Uma autora que consegue transpor para a literatura a realidade latino-americana que vivemos, usando o delírio como ferramenta estética.

Suas histórias são mesmo mágicas, mas essa qualidade não a encerra, nem a enquadra. Ao ?travestir a literatura ?, Camila subverte o fazer tradicional criando personagens que podem tanto ser travestis que engravidam e dão a luz a animais, como pode, com delicadeza, falar da solidão da mulher negra ou de vínculos bonitos de afetos entre amigas que se apoiam.

Esse livro consagrou Camila Sosa Villada como uma das minhas autoras contemporâneas favoritas, ouvi como audiobook e já comprei o livro pra poder entrar em contato novamente com as histórias que tanto me tocaram.

Recomendo a todos e é 5 estrelas.
Lali Jean 20/01/2024minha estante
Que legal. Já quero ler tmb


Faty. 21/01/2024minha estante
Muito bom amig




megabypl 21/02/2024

Encantada.
Quando peguei este livro pra ler, não imaginava que fosse ser tão bonito, e ao mesmo tempo tão real, mas também fantástico. gostei MUITO de todas as coisas que foram abordadas, e COMO elas foram abordadas. trazendo sempre o lado sujo e bonito, feio e encantador, sempre acolhendo a dualidade da vida. gostei de todos os contos, o único que gostei menos foi o último, mas ainda assim os últimos foram mais fantásticos e eu, que não sou tão fã assim de literatura fantástica, acho que encontrei a fantasia que me agrada: aquela cheia de mitologias latinas e que retratam a natureza em sua essência: perigosa, vasta, destruidora mas também mãe. recomendo muito!
Yasmin 21/02/2024minha estante
A Camila é uma escritora incrível. Sensível e visceral.




Luiz Leitor 02/11/2023

As diversas facetas das literaturas travestis
Após ler O Parque das Irmãs Magníficas, fiquei com extrema vontade de ler tudo da Camila e esse livro de contos com certeza mataram minha saudade dessa escrita tão fenomenal. Achei legal alguns contos serem parecidos entre si e com o livro anterior, mas confesso que os contos que foram totalmente diferentes das pegadas anteriores roubaram meu coração porque amei conhecer as diversas facetas da autora. Fiquei obcecado pelo conto Sou uma tola por te querer e toda o enredo em volta da Billie Holiday e a María, ler o conto enquanto ouvia Lady in Satin realmente fez a diferença, conhecer mais sobre a Billie (mesmo que fictício) foi um misto de sensações, o final do conto realmente me deixou chocado e meio perplexo, mas com certeza leria um livro todo desse conto, sentimento que tive com vários outros contos do livro. Gostei muito do fato de alguns contos começarem bem realistas e se tornarem totalmente fantasiosos, ao ponto de você parecer que tá sonhando, uma característica da Camila Sosa que eu amo, como os contos A Casa da compaixão e Seis tetas. Contos extremamente realistas e pesados, como Cotita de la Encarnación, me agradaram muito também. Muito interessante ler um livro só com protagonistas travestis e LGBTQ+, não sendo só dores. Esse livro de contos só é mais um exemplo de como a literatura travesti pode ter milhões de facetas e escritas, não sendo somente sobre prostituição e sofrimento, Camila Sosa é um fenômeno em andamento!
reader_paulo 02/11/2023minha estante
divooo




Matheus656 12/12/2022

existir é necessário.
mais um da camila sosa villada que entra na lista de melhores leituras do ano: me apaixonei pela escrita da autora desde que li ?o parque das irmãs magníficas? em março. sem dúvidas a melhor ficção de 2022.

os nove contos que constituem ?sou uma tola por te querer? são protagonizados por personagens excêntricas, exóticas e extraordinariamente humanas, que enfrentam uma realidade nefasta e adversa de formas singulares.

dona de uma imaginação extraordinária e de um estilo de escrita que é surpreendente e irreverente, camila sosa villada é capaz tanto de assumir a perspectiva de uma vítima da inquisição mexicana (sem dúvidas, o conto mais triste - dor que chega a nos rasgar a pele - e o meu favorito), quanto de construir um espaço distópico, em que a vivência travesti se tornou sua mais potente e pujante vingança.

histórias maravilhosas, fluidas e cheias de reflexões. a autora escreve de forma poética e simples, mas também de maneira crua e pesada, provocando desconforto, empatia, tristeza, revolta e encantamento durante toda a leitura.

os textos trazem uma percepção de coisas que não temos noção nenhuma de sequer existir. dor e beleza preenchem todas as páginas.

recomendadíssimo!
comentários(0)comente



Guilherme 26/12/2022

esse livro me tocou de infinitas formas, definitivamente um novo clássico LGBT latino-americano. escrita fluída, contos com inícios, meios e fins coerentes demais, e nada repetitivos. terminando o ano bem.
comentários(0)comente



Giovana 08/01/2023

Minha primeira leitura de Camila Sousa Villada e estou encantada. Gostei muito de todos os contos e tenho um preferido, A Casa da Compaixão. Esse conto é maravilhoso do início ao fim. Não é possível antecipar o fim, a surpresa é muito grata, mesmo sendo um tema difícil e triste.
comentários(0)comente



naictex 02/06/2024

Surpreendente e cheio de nuances
A escrita de camila atravessa e corta a alma numa lâmina tão afiada que só há de fato como encontrar o místico e a invenção em meio a tanto cotidiano retratado. belo, belo, belo
comentários(0)comente



Bárbara 13/01/2023

Não sei dizer sobre o que li
Não mesmo, a leitura com misto realidade cruel que as mulheres trans vivem com ficção. Confesso que nao entendi o que autora quis nos passar. Mas valeu mto a leitura.
comentários(0)comente



arqueofarias 13/01/2023

INCRÍVEL
A escrita de Camila é algo único. Estou apaixonado por mais uma de suas obras? esses contos repletos de sentimentalidade, de dor, sofrimento, tristeza, ter odor forte de perfume e brilho latente de lantejoulas.
Uma escrita poética e um soco no estômago a cada página.
O realismo fantástico é outro elemento que torna a narrativa mais linda e singular, nó melhor estilo de Gabriel García Marquez.
Amei !!!
comentários(0)comente



PaulonoRio 15/01/2023

Sou tolo por querer mais livros da Camila
Camila está entrando fácil na lista de minhas autoras favoritas. Esse livro de contos mistura realismo fantástico com histórias que poderiam ter acontecido em qualquer realidade aonde ainda impera o preconceito e o ódio e a falta de amor. Uma leitura que te prende do início ao fim.
comentários(0)comente



Tainá 15/02/2023

9 contos fantásticos, angustiantes, mas belíssimos, sobre a existência travesti.
Necessária a leitura.
comentários(0)comente



Danilo546 23/02/2023

Trata-se de uma coletânea de contos em que a autora narra histórias envolvendo temas como preconceito, racismo, autoaceitação, dentre outros, envolvendo travestis, tudo isso no contexto da América Latina (com exceção de um conto que se passa em Nova York, mas que tem como protagonista uma mexicana imigrante). Foi o primeiro livro nessa temática que eu li e eu adorei. Me trouxe muitas reflexões e algumas partes são bem doloridas de ler. Amei conhecer um pouco mais de outras culturas e já tô doido pra ler o livro mais famoso da autora, ?O parque das irmãs magníficas?. Também adorei a pitadinha de surrealismo mágico que ela colocou em alguns dos contos, deu um toque bem diferente à obra. Recomendo!! ??????
comentários(0)comente



Anissima 26/02/2023

Intensa!
Sou fã de carteirinha de Camila Sosa Villada! Por favor editoras, a publiquem mais ! Esse livro, em especial, é intenso com uma narrativa cirúrgica . Vc facilmente se sente dentro do conto, se sente na pele de todas as personagens tão sofridas, tão reais (e tão irreais, em especial no último conto). Foi uma ótima leitura!
comentários(0)comente



Toni 16/03/2023

Leituras de 2022

Sou uma tola por te querer [2022]
Camila Sosa Villada (Argentina, 1982-)
Tusquets, 2022, 208 p.
Trad. Joca Reiners Terron

Na Flip deste ano, assisti a Camila Sosa em três mesas distintas e em todas elas questões sobre o realismo mágico vieram à tona, ao ponto da escritora comentar sobre o estranhamento que lhe causava a insistência com que jornalistas, críticos e leitores no Brasil associavam aquele rótulo ao romance “Las malas”. Com muita modéstia e outro tanto de acidez, Villada respondeu que "não escreve realismo mágico, mas ficção-científica pobre”. Sem perder de vista essa resposta deliciosa, os 9 contos de “Sou uma tola por te querer” talvez representem uma oportunidade para se pensar sua prosa através de outras chaves mais complexas, como sua verve irônica, além, claro, da busca pela exploração dos limites e da inusitada versatilidade que formas mais breves também podem proporcionar.

O conto epônimo, baseado em um episódio da biografia de Billie Holliday é, de longe, meu favorito da coletânea (que está cheia de pontos altos). Aqui, Villada faz valer de uma fabulação que atravessa o fato histórico e lhe enche de um caráter mítico mais potente que o factual puro e simples, sempre sem qualquer condescendência essencialista. Há contos distópicos, anedóticos, históricos, realistas, irônicos, de terror social ou psíquico, maravilhosos (em muitos sentidos, como em “A casa da compaixão”) e de muitas travestis — com uma única concessão à autobiografia, o conto “Obrigada, Defunta Correa”.

Mas a maior qualidade desta coletânea talvez esteja no fato de que os contos nunca permanecem os mesmos em relação àquilo que eram quando tem início a leitura. Há sempre alguma violência que tira personagens, leitores e a própria narrativa de seu rumo: dado este – a violência – sempre presente, mas que não reduz as existências ficcionais a meras vítimas impotentes. Assim, as personagens dos contos de Villada seguem os passos das travestis do Parque Sarmiento: são mágicas, trambiqueiras, violentas, carinhosas, vingativas e exemplares. Não brotam de maniqueísmos nem buscam sínteses, mas reclamam uma vida narrada de forma plena, sem filtros higienizadores.
comentários(0)comente



75 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR