Sou uma tola por te querer

Sou uma tola por te querer Camila Sosa Villada

Resenhas - SOU UMA TONTA POR TE QUERER

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Titext 21/05/2024

Nós pessoas meio bicha
Ouvi falar sobre a Camila em uma aula na faculdade de Letras, e deste então não conseguia tirar ela da cabeça, até que finalmente li essa obra magnânima da autora. A Camila cria todo um simbolismo acerca da identidade travesti, e é algo lindo. Quero ler mais da autora em breve.

Joyce585 20/05/2024

De Black Mirror a Profissão Repórter, aqui cê acha de tudo
Eu gosto da escrita da Camila e das vivências impressas nos diversos contos sobre a realidade das travesti. Mas tem algumas narrativas que tem elementos - que chegam a ser mágicos/fantasiosos - tão distantes da minha realidade que não sei nem como processar. Ainda pretendo ler o seu romance ?O parque das irmãs magníficas?. O conto que dá título ao livro é simplesmente fantástico e dilacerante. Tem uns contos que parecem reportagem do Profissão Repórter e outros que parecem episódio de Black Mirror, mas aí só você lendo para saber.

Maria 20/05/2024

A autora é peculiar de uma forma boa eu acho, com alguns contos sendo bem realísticos e crus e outros mais fantasiosos, ela traz diferentes formas de apresentações de travestis. Gosto bastante de coletâneas assim que são bem misturas obviamente teve contos que gostei mais que outros. Nota final após media: 3,2
Resenha por conto:
- Obrigado, Defunta correa: legalzinho, bom conto de inicio (3/5)
- Não fique tempo...: Gosto muito da "tensão" existente aqui e gosto do corte abrupto (3.5/5)
- A noite não vai permitir...: queria que fosse um livro completo, mas talvez a preciosidade dele esteja na sua rapidez. Personagem muito interessante apesar da historia "pacta" (gosto de coisas assim). (4/5)
- Sou uma tola por te querer: Tava ansiosa por esse, mas me deu uma leve decepcionada porem se recupera no final (2/5)
- A merenda: Super curtinho. gostei do dialogo, achei bem fofo e o final eu não entendi porem ok ne (2.5/5)
- Mulher tela: Bom demais, palmas pra esse aqui, personagem interessantíssima. (5/5)
- A casa da compaixão: Mds a mulher não para de arrasar agora, conto maravilhoso do início ao fim. Adoro o realismo fantástico que tem aqui, devia virar um curta/filme (5/5)
- Cotita de la encarnación: sinto que já li esse conto (?) no geral é triste obviamente, porem não é nada que eu já não tenha lido e não tem seu especial próprio (1.5/5)"
- Seis tetas: conto bem interessante, difícil de entender em algumas partes, leva bastante fantasia e recheado de metáforas. Não sei exatamente o que senti lendo ele, nem o que penso dele, porem é de fato uma distopia (?) curiosa.

Mariana 15/05/2024

Eu confesso que amei o Parque das Irmã Magníficas, porém tudo o que essa mulher escrever eu quero ler.
Amei todos os contos, a dor e a beleza sempre andam juntos nas história da Camila.
Gostei muito de conhecer a mitologia e alguns contos da Argentina e do México. Gostei muito.

Natália 13/05/2024

Gostei muito da maioria dos contos! São muito bem escritos e muito criativos, tenho certeza que não entendi tudo, mas mesmo assim é fascinante como a autora retrata a vivência trans de forma bela e visceral.

Mariottoni 11/05/2024

Os primeiros contos não funcionaram tanto pra mim, mas dps pqp foi só pedrada. A escrita da autora é mt bonita, as coisas que ela quis passar em cada conto são mt importante, toda a mensagem do livro em si é mt legal, fiquei c vontade de ler mais coisas escritas por ela.

Mah 04/05/2024

Um conto mais visceral do que o outro!
Um livro tão lindo e poético com histórias tão duras e cruéis, Camila com certeza sabe escrever muito bem e vou ler tudo que ela publicar, gostei de todos os contos mas o meu favorito é o da Billy!??

carolina :) 04/05/2024

Tudo arde na vida que resiste
A escrita dessa mulher é um acontecimento; duro, forte, lindo. Depois de realizar a primeira leitura de Sosa Villada, fiquei curiosa com este; apesar de não ser a maior fã de contos, não me arrependi, são narrativas pertinentes, bem escritas com o tom ácido e humorado da autora que é um deleite.

Miguel 03/05/2024

Visceral
Não tenho certeza se entendi tudo oq esse livro quis dizer mas oq eu entendi me deixou muito pensativo

Sarah Duarte 23/04/2024

Sou uma tola por não ter lido esse livro antes
Eu não sabia o que esperar quando coloquei esse livro como meta de leitura. E fui tão surpreendida.
Dividido em nove contos, Villada apresenta a sua escrita de tirar o fôlego; tão visceral que a imaginação tomou conta de mim, vendo de forma muito vívida cada cena descrita. Além disso, a autora tem a capacidade de poder dar voz dos marginalizados até os opressores. Essa foi a melhor descoberta que tive esse ano e já quero ler outros livros dela.

Sun 22/04/2024

Bom.
É o segundo livro que eu leio da autora. Diferente do que em geral acontece em livros de contos, acho que eu gostei de todos... uns mais, outros menos, mas todos bons. Porém, me incomodou bastante em alguns momentos certos enunciados racistas. Ler um homem negro ser caracterizado apenas pelo seu órgão sexual (repetidas vezes) fez com que eu aproveitasse bem menos certos contos.

Silvia279 14/04/2024

A escrita de Camila é sensível, honesta, impactante e verdadeira. Como é verdade que ser uma mulher travesti dói em qualquer lugar do mundo. Daí ser uma escrita dolorosa. Que escancara o sofrimento físico e psicológico das personagens, seres humanos que vamos encontrar em qualquer lugar para onde direcionarmos nosso olhar. Mulheres, pretos, pobres, travestis, crianças abandonadas: todos estão presentes nos contos do livro.
?Sou uma tola por te querer? vem carregado de alegorias. O folclórico está presente, e o realismo fantástico da autora nos causa dissonância. Nos obriga a criar novos compartimentos mentais para lidar com as informações que ela vai poeticamente tecendo em cada página. Ela nos presenteia com construções mínimas, mas completa, como esta: ?secamos nossa mágoa, a dobramos com cuidado, ajudando-nos para não grudar os cantos, e a guardamos debaixo da terra?

Liadelilah 05/04/2024

Um livro muito bonito e muito doloroso ao mesmo tempo, superou todas as minhas expectativas, todos os contos são únicos e trazem um peso em que se fecha o livro por um tempo pra refletir, a escrita é envolvente e a criação das histórias é impecável, com toda certeza quero ler de novo pra absorver cada vez mais detalhes dessa obra.

Beea 31/03/2024

Camila está se consolidando como uma das minhas autoras favoritas com certeza, a escrita é poética e sentimental, todos os contos são reais e sensíveis.

Veridiana4 29/03/2024

Ainda não sei o que pensar sobre esse livro... embora os contos sejam muito autênticos, com histórias de vida muito pesadas e interessantes por algum motivo o livro não me prendeu muito. Tive que me forçar a terminar leitura mesmo achando a história boa. Não sei se foi a escrita da autora ou a mescla do real e o fantástico mas não consegui me prender ao livro de jeito nenhum... entretanto pretendo dar uma chance a algum outro livro da autora.

1 | 2 | 3 | 4 | 5