Sou uma tola por te querer

Sou uma tola por te querer Camila Sosa Villada

Resenhas - SOU UMA TONTA POR TE QUERER

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Janaina 11/05/2023

Eu sabia que seria doloroso...
...mas pqp. ?
Me senti tocada por todos os contos, cada um à sua maneira, trazendo uma humanidade e dores tão universais, que não se é, ao final, a pessoa que se era ao iniciar o livro.
Apenas o último foi aquele que me deixou pensando "acho que não entendi isso, não". ?

Bruna 11/05/2023

Sou Uma Tola Por Te Querer
Magnífico! A escrita dessa mulher é sem igual!
O segundo e terceiro conto me devastaram de uma forma incrível.

leobalarin 04/05/2023

Forte
Inspirado pela litura de o Parque das irmãs magníficas, esse livro relata 9 contos diferentes e extremamente fortes sobre a realidade das travestis e questões raciais vividas pelos personagens.

Anna486 03/05/2023

Uma leitura bem intensa e gráfica, traz o melhor da escrita da Camila para quem amou Parque das irmãs magníficas. O audiobook está impecável!

Juno.Cruvinel 24/03/2023

Camila merece ser lida!
Adoro a autora, livro impactante!! Tenho um pouco de dificuldade sobre como ela mistura realidade e ficção, mas entendo o porque de fazer isso! Apesar de não ser tão natural a leitura pra mim, valeu a pena

Paula1882 20/03/2023

Costumo ter dificuldade de dar nota pra livros de contos porque destoam muito um do outro, mas não foi o caso dessa vez. Todos são bons e o da casa da compaixão foi com certeza o meu favorito.

Toni 16/03/2023

Leituras de 2022

Sou uma tola por te querer [2022]
Camila Sosa Villada (Argentina, 1982-)
Tusquets, 2022, 208 p.
Trad. Joca Reiners Terron

Na Flip deste ano, assisti a Camila Sosa em três mesas distintas e em todas elas questões sobre o realismo mágico vieram à tona, ao ponto da escritora comentar sobre o estranhamento que lhe causava a insistência com que jornalistas, críticos e leitores no Brasil associavam aquele rótulo ao romance “Las malas”. Com muita modéstia e outro tanto de acidez, Villada respondeu que "não escreve realismo mágico, mas ficção-científica pobre”. Sem perder de vista essa resposta deliciosa, os 9 contos de “Sou uma tola por te querer” talvez representem uma oportunidade para se pensar sua prosa através de outras chaves mais complexas, como sua verve irônica, além, claro, da busca pela exploração dos limites e da inusitada versatilidade que formas mais breves também podem proporcionar.

O conto epônimo, baseado em um episódio da biografia de Billie Holliday é, de longe, meu favorito da coletânea (que está cheia de pontos altos). Aqui, Villada faz valer de uma fabulação que atravessa o fato histórico e lhe enche de um caráter mítico mais potente que o factual puro e simples, sempre sem qualquer condescendência essencialista. Há contos distópicos, anedóticos, históricos, realistas, irônicos, de terror social ou psíquico, maravilhosos (em muitos sentidos, como em “A casa da compaixão”) e de muitas travestis — com uma única concessão à autobiografia, o conto “Obrigada, Defunta Correa”.

Mas a maior qualidade desta coletânea talvez esteja no fato de que os contos nunca permanecem os mesmos em relação àquilo que eram quando tem início a leitura. Há sempre alguma violência que tira personagens, leitores e a própria narrativa de seu rumo: dado este – a violência – sempre presente, mas que não reduz as existências ficcionais a meras vítimas impotentes. Assim, as personagens dos contos de Villada seguem os passos das travestis do Parque Sarmiento: são mágicas, trambiqueiras, violentas, carinhosas, vingativas e exemplares. Não brotam de maniqueísmos nem buscam sínteses, mas reclamam uma vida narrada de forma plena, sem filtros higienizadores.

Anissima 26/02/2023

Intensa!
Sou fã de carteirinha de Camila Sosa Villada! Por favor editoras, a publiquem mais ! Esse livro, em especial, é intenso com uma narrativa cirúrgica . Vc facilmente se sente dentro do conto, se sente na pele de todas as personagens tão sofridas, tão reais (e tão irreais, em especial no último conto). Foi uma ótima leitura!

Danilo546 23/02/2023

Trata-se de uma coletânea de contos em que a autora narra histórias envolvendo temas como preconceito, racismo, autoaceitação, dentre outros, envolvendo travestis, tudo isso no contexto da América Latina (com exceção de um conto que se passa em Nova York, mas que tem como protagonista uma mexicana imigrante). Foi o primeiro livro nessa temática que eu li e eu adorei. Me trouxe muitas reflexões e algumas partes são bem doloridas de ler. Amei conhecer um pouco mais de outras culturas e já tô doido pra ler o livro mais famoso da autora, ?O parque das irmãs magníficas?. Também adorei a pitadinha de surrealismo mágico que ela colocou em alguns dos contos, deu um toque bem diferente à obra. Recomendo!! ??????

Kaue Garcia 16/02/2023

Denso
Não conhecia a autora e nunca havia lido nada parecido, é um livro de contos de certa forma rápidos mas que nos dão vários ?socos no estômago? ao longo da leitura, percebendo as dificuldades, dores e os mais absurdos preconceitos na vida de travestis.

Tainá 15/02/2023

9 contos fantásticos, angustiantes, mas belíssimos, sobre a existência travesti.
Necessária a leitura.

Luiz 21/01/2023

Cruel, acolhedor e inclemente
Esse livro pareceu para mim um composição de ensaios do que esse livro deveria ser, mas que funcionaram tão bem individualmente que foi isso mesmo. Escrito de maneira cruel, acolhedora e inclemente como poucas vezes tive o prazer de ler.
mpettrus 23/01/2023minha estante
Ano passado li ?O Parque das Irmãs Magníficas? e fiquei apaixonado pela narrativa da Villada.

Vou atrás desse romance dela pra ler esse ano! ???????

Luiz 29/01/2023minha estante
Depois que li esse fiquei morrendo de vontade de ler O parque das Irmãs Magnificas também!!! parece que esse tem algo de autobiografico também, né? estou bem curioso.

PaulonoRio 15/01/2023

Sou tolo por querer mais livros da Camila
Camila está entrando fácil na lista de minhas autoras favoritas. Esse livro de contos mistura realismo fantástico com histórias que poderiam ter acontecido em qualquer realidade aonde ainda impera o preconceito e o ódio e a falta de amor. Uma leitura que te prende do início ao fim.

arqueofarias 13/01/2023

INCRÍVEL
A escrita de Camila é algo único. Estou apaixonado por mais uma de suas obras? esses contos repletos de sentimentalidade, de dor, sofrimento, tristeza, ter odor forte de perfume e brilho latente de lantejoulas.
Uma escrita poética e um soco no estômago a cada página.
O realismo fantástico é outro elemento que torna a narrativa mais linda e singular, nó melhor estilo de Gabriel García Marquez.
Amei !!!

Bárbara 13/01/2023

Não sei dizer sobre o que li
Não mesmo, a leitura com misto realidade cruel que as mulheres trans vivem com ficção. Confesso que nao entendi o que autora quis nos passar. Mas valeu mto a leitura.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6