Sou uma tola por te querer

Sou uma tola por te querer Camila Sosa Villada

Resenhas - SOU UMA TONTA POR TE QUERER

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Miguel 03/05/2024

Visceral
Não tenho certeza se entendi tudo oq esse livro quis dizer mas oq eu entendi me deixou muito pensativo

Sarah Duarte 23/04/2024

Sou uma tola por não ter lido esse livro antes
Eu não sabia o que esperar quando coloquei esse livro como meta de leitura. E fui tão surpreendida.
Dividido em nove contos, Villada apresenta a sua escrita de tirar o fôlego; tão visceral que a imaginação tomou conta de mim, vendo de forma muito vívida cada cena descrita. Além disso, a autora tem a capacidade de poder dar voz dos marginalizados até os opressores. Essa foi a melhor descoberta que tive esse ano e já quero ler outros livros dela.

Sun 22/04/2024

Bom.
É o segundo livro que eu leio da autora. Diferente do que em geral acontece em livros de contos, acho que eu gostei de todos... uns mais, outros menos, mas todos bons. Porém, me incomodou bastante em alguns momentos certos enunciados racistas. Ler um homem negro ser caracterizado apenas pelo seu órgão sexual (repetidas vezes) fez com que eu aproveitasse bem menos certos contos.

Silvia279 14/04/2024

A escrita de Camila é sensível, honesta, impactante e verdadeira. Como é verdade que ser uma mulher travesti dói em qualquer lugar do mundo. Daí ser uma escrita dolorosa. Que escancara o sofrimento físico e psicológico das personagens, seres humanos que vamos encontrar em qualquer lugar para onde direcionarmos nosso olhar. Mulheres, pretos, pobres, travestis, crianças abandonadas: todos estão presentes nos contos do livro.
?Sou uma tola por te querer? vem carregado de alegorias. O folclórico está presente, e o realismo fantástico da autora nos causa dissonância. Nos obriga a criar novos compartimentos mentais para lidar com as informações que ela vai poeticamente tecendo em cada página. Ela nos presenteia com construções mínimas, mas completa, como esta: ?secamos nossa mágoa, a dobramos com cuidado, ajudando-nos para não grudar os cantos, e a guardamos debaixo da terra?

Liadelilah 05/04/2024

Um livro muito bonito e muito doloroso ao mesmo tempo, superou todas as minhas expectativas, todos os contos são únicos e trazem um peso em que se fecha o livro por um tempo pra refletir, a escrita é envolvente e a criação das histórias é impecável, com toda certeza quero ler de novo pra absorver cada vez mais detalhes dessa obra.

Beea 31/03/2024

Camila está se consolidando como uma das minhas autoras favoritas com certeza, a escrita é poética e sentimental, todos os contos são reais e sensíveis.

Veridiana4 29/03/2024

Ainda não sei o que pensar sobre esse livro... embora os contos sejam muito autênticos, com histórias de vida muito pesadas e interessantes por algum motivo o livro não me prendeu muito. Tive que me forçar a terminar leitura mesmo achando a história boa. Não sei se foi a escrita da autora ou a mescla do real e o fantástico mas não consegui me prender ao livro de jeito nenhum... entretanto pretendo dar uma chance a algum outro livro da autora.

Felipe Berlofa 25/03/2024

Como eu estou amando explorar a literatura latino-americana!
Nota: 4,5/5

Editora: Planeta

"É preciso escrever o que aconteceu conosco. Os acontecimentos fervem, todos os dias nos deparamos com más novas da natureza. Nada aqui é tranquilo."

Quanto mais livros latinos-americanos eu leio, mais vontade de estudá-los eu tenho. É incrível a ascenção de autoras e autores que temos em nosso continente, e podemos dizer que Camila é uma delas.

"Sou uma tola por te querer", livro de contos da autora argentina Camila Sosa Villada, é uma obra que mergulha nas profundezas da experiência travesti, apresentando narrativas que são ao mesmo tempo vívidas, comoventes e impactantes. Com nove contos que abordam temas que vão desde a amizade até a violência sistêmica, Villada nos apresenta e representa a multifacetada da vida travesti pobre na sociedade contemporânea.

A versatilidade de Villada como escritora é evidente em sua habilidade de transitar entre diferentes estilos e abordagens. Desde contos distópicos até contos amedrontadores, ela mantém uma autenticidade e uma sensibilidade para com a essência das personagens travestis. Um dos aspectos mais marcantes da coletânea é sua capacidade de subverter as expectativas do leitor, transformando cada conto à medida que avança.

Particularmente, destaco o conto que dá nome ao livro, baseado em um episódio da biografia de Billie Holiday, o ponto de virada assutador de "A casa da compaixão", e o arrebatador "Cotita de La Encarnación", que expõe os horrores da Inquisição e a crueldade dos que celebram a tortura e morte das pessoas travestis. No entanto, diante da versatilidade dos contos, todos são igualmente memoráveis.

Portanto, "Sou uma tola por te querer" é uma obra poderosa e necessária, que brilha com originalidade. Uma escritora fascinante, e lerei com certeza o seu romance!

Lore 03/03/2024

Uma coletânea de contos forte e lindos. Camila escreve tão bem, uma escrita poética com um toque de realismo mágico! Recomendo deeeeemais

Drika.Zimmermann 02/03/2024

Nada aqui é tranquilo... ????
Me apaixonei pela escrita de Camila Sosa em Parque das Irmãs Magníficas, então quando me deparei com mais um livro da autora quis muito ler.

São 9 contos, que trazem histórias da vida de travestis, uma realidade misturada com realismo mágico.

Violências diversas, machismo, transfobia, racismo, prostituição...

Dos 9 contos que mais me impactaram:
"Sou uma tola por te querer" é arrebatador; "cotita de la encarbación" que traz fatos históricos de tortura e morte e "seis tetas" que lembra muito o Conto da Aia, é uma distopia dolorosa.

A escrita de Camila é real, brutal, sem pudores, ela não faz rodeios e nos traz uma realidade dura, porém tristemente real.

Lais349 21/02/2024

Muito muito muito cuidado!
Um livro que fala de dor. muita muita dor.
muito pesado, denso e difícil de engolir, deu vontade de chorar e olhar pro nada pensando em quanto eu sou privilegiada pela minha cor e minha orientação sexual.
como uma mulher cis, digo que foi uma leitura muito sensível e que me agregou diversas pautas sobre o movimento trans.
a autora escreve maravilhosamente bem, conseguindo harmonizar os 9 contos de uma maneira real e folclórica ao mesmo tempo.
indico muito a leitura p quem tem um bom estômago.
PS: a capa desse livro é maravilhosa (tive vontade de ler por causa dela)

megabypl 21/02/2024

Encantada.
Quando peguei este livro pra ler, não imaginava que fosse ser tão bonito, e ao mesmo tempo tão real, mas também fantástico. gostei MUITO de todas as coisas que foram abordadas, e COMO elas foram abordadas. trazendo sempre o lado sujo e bonito, feio e encantador, sempre acolhendo a dualidade da vida. gostei de todos os contos, o único que gostei menos foi o último, mas ainda assim os últimos foram mais fantásticos e eu, que não sou tão fã assim de literatura fantástica, acho que encontrei a fantasia que me agrada: aquela cheia de mitologias latinas e que retratam a natureza em sua essência: perigosa, vasta, destruidora mas também mãe. recomendo muito!
Yasmin 21/02/2024minha estante
A Camila é uma escritora incrível. Sensível e visceral.

arthzrb 07/02/2024

Esse livro me fez ter uma esquizofrenia total, jesus amado. muito bem escrito mas o nível intelectual aqui não tá em ressonância com o meu não

eliabxanca 02/02/2024

A habilidade de Camila em escrever de maneira crua e sensível é o que me prende. Os nove contos deste livro apresentam personagens incrivelmente autênticos, quase tangíveis em sua humanidade. A autora destaca a experiência de pessoas trans, explorando suas dores, desejos, medos e amores. Camila nos emociona habilmente com suas palavras, proporcionando o privilégio de imergir em histórias cuidadosamente elaboradas.

andrealog 29/01/2024

Bonito, mas não me pegou
Depois de ler outro livro da autora fui para esse cheia de expectativas mas não correspondeu. Falta uma certa ?cola? entre os contos, do mesmo modo me parece um pouco de repeteco da história do ? parque das irmãs magníficas?. Deixou a desejar!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6