Sou uma tola por te querer

Sou uma tola por te querer Camila Sosa Villada

Resenhas - SOU UMA TONTA POR TE QUERER

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Luiz Leitor 02/11/2023

As diversas facetas das literaturas travestis
Após ler O Parque das Irmãs Magníficas, fiquei com extrema vontade de ler tudo da Camila e esse livro de contos com certeza mataram minha saudade dessa escrita tão fenomenal. Achei legal alguns contos serem parecidos entre si e com o livro anterior, mas confesso que os contos que foram totalmente diferentes das pegadas anteriores roubaram meu coração porque amei conhecer as diversas facetas da autora. Fiquei obcecado pelo conto Sou uma tola por te querer e toda o enredo em volta da Billie Holiday e a María, ler o conto enquanto ouvia Lady in Satin realmente fez a diferença, conhecer mais sobre a Billie (mesmo que fictício) foi um misto de sensações, o final do conto realmente me deixou chocado e meio perplexo, mas com certeza leria um livro todo desse conto, sentimento que tive com vários outros contos do livro. Gostei muito do fato de alguns contos começarem bem realistas e se tornarem totalmente fantasiosos, ao ponto de você parecer que tá sonhando, uma característica da Camila Sosa que eu amo, como os contos A Casa da compaixão e Seis tetas. Contos extremamente realistas e pesados, como Cotita de la Encarnación, me agradaram muito também. Muito interessante ler um livro só com protagonistas travestis e LGBTQ+, não sendo só dores. Esse livro de contos só é mais um exemplo de como a literatura travesti pode ter milhões de facetas e escritas, não sendo somente sobre prostituição e sofrimento, Camila Sosa é um fenômeno em andamento!
reader_paulo 02/11/2023minha estante
divooo

Beatriz 26/10/2023

Favoritado
Ao todo são 9 contos que atravessam diferentes gêneros e vão ampliando o nível de realismo fantástico do texto.??Desde quando terminei a leitura, não passei um dia sem pensar nela. Sensacional!

Milena 25/10/2023

Sou uma tola por te querer
Nos duros anos da década de 1990, uma mulher ganha a vida como namorada de aluguel para homens gays. Em uma boca de fumo no Harlem, uma travesti tem um encontro inusitado com ninguém menos que Billie Holiday. Um grupo de jogadores de rúgbi tenta pechinchar o preço de uma noite de sexo e recebe de volta o merecido. Freiras, avós, crianças e cachorros nunca são o que parecem...

Os nove contos que compõem este livro são habitados por personagens extravagantes e profundamente humanos, que enfrentam uma realidade nefasta de maneiras tão estranhas quanto eles próprios.

reader_paulo 25/10/2023

Um livro com um enorme impacto na comunidade travesti! Tiveram sim contos que me deixou pensando durante horas e alguns que achei maçantes, o final do conto que dá nome ao livro, me deixou um pouco chocado... Mas é um livro que indico para todas as pessoas da comunidade lgbt+ e pessoas cis e héteros que não entendem a luta das travestis! Contos repletos de histórias emocionantes e pesadas, acho incrível como a Camila Sosa Villada mistura sua autobiografia com ficção, deixando tudo com teor poético

Taynan Brandão 28/09/2023

Sou um tolo se não te querer
Há leituras que escolhemos e há livros que nos escolhem? esse livro foi um desses últimos casos. Estava eu numa cafeteria para a reunião de orientação do projeto de pesquisa do mestrado, quando numa estante avisto essa capa preta no meio de outros tantos títulos.

Peguei o livro. Me questionei se seria correto não devolvê-lo. Eram daqueles esquemas que você pega um livro e empresta outro, sabe. Fiquei. Certamente não o devolverei. Quero que essas palavras da Camila Sosa Villada fiquem aqui, ao alcance dos meus olhos.

O livro em questão tem nove contos da autora de O parque das irmãs magníficas. No primeiro conto já a temos se desnudando ao contar a história pessoal da promessa de seus pais a Defunta Correa, uma entidade religiosa argentina, e como inconscientemente esse apelo ao sobrenatural mudou a sua vida. Em outro temos o relato bem humorado de uma mulher que ganha a vida como namorada de aluguel para homens gays. Num outro, que tem a frase que dá título a essa obra, conhecemos María, uma travesti latina do Harlem, que numa noite conhece Billie Holiday.

Nem todos os contos são leves, alguns são muito pesados que doem o peito e tiram o fôlego e a autora alivia a dor dos personagens (e a nossa) com toques de realismo fantástico.

Camila consegue brincar com vários universos neste livro e nos transportar pra sua mente imaginativa e revolucionária. Uma voz potente de nosso tempo que toca em assuntos necessários e espinhosos com tanta delicadeza e maestria.

Entendem porque não devolverei esse livro? Não sou tolo de não o querer em minha estante.

Vitor 18/09/2023

A suavidade da intensidade?
Uma escritora primorosa e um livro que reúne 9 contos. O ?mau? dos contos é que quando nos apegamos a eles, acabam?

Com a tenacidade de uma literatura ?marginal?, Camila nos apresenta personagens que não nos são comuns em grande parte da literatura. O universo LGBTQIAP+ é desnudado com propriedade.

Os contos nos reservam os traumas de uma ?criança 🤬 #$%!& ? e a utópica realidade em que ?as diferentes? são execradas. Em 9 momentos Camila nos revela toda sua essência latino-americana, em construções simples, ou mais rebuscadas, mas sempre em comum o poder que consegue carregar em suas frases.

Luisa Dahmer 09/09/2023

Sensacional
Minha primeira leitura da Camila e me apaixonei pela sua escrita. A grande maioria dos contos é muito envolvente. Uma leitura essencial.

Camila 08/09/2023

Sou uma tola por não te querer
Passei a gostar demais de Camila Sosa Villada depois de O parque das irmãs magníficas. Em ?Sou uma tola por não te querer?, Camila retrata, com riqueza sem igual, o mundo trans. Ao longo de 9 contos, uns mais longos que outros, uns (bem mais) viscerais que outros, em diferentes épocas, seus personagens nos trazem as dores, dificuldades, tristezas e amores de uma vivência tão discriminada. A crueza e fluidez da escrita de Camila me surpreenderam mais uma vez. Confesso que desde o primeiro livro que li me despertou uma empatia que não tinha. E este simples (e não tão simples) fato faz de Camila uma das maiores heroínas latino americanas contemporâneas para mim.

@yoyok_ 04/09/2023

2023
Tudo que a Camila escrever e vier para o Brasil, eu vou ler. A escrita dela é tão boa que você entra na história de cabeça. Histórias duras de serem lidas, mas bonitas e poéticas pela forma que ela escreve. Por mais que seja um livro de contos, você vai conseguir entender a mensagem que cada um deveria passar, é tudo muito inteligente e teve uma pesquisa histórica tbm.

Iparisclarke 19/08/2023

Estranho e pesado
A escrita desse livro foi bem estranha pra mim, queria muito ter me conectado mais e gostado mais, porém não rolou. É um bom livro pra sair da bolha, mas não sei se recomendaria pra todo mundo.

O livro tem várias histórias dolorosas, muitos gatilhos e cenas que vão embrulhar o estômago, então verifique antes de ler.

Debora 30/07/2023

9 contos, gostei de 2, não entendi 1
Minhas resenhas são registros de opinião, não resumos. Eu gostei dos.2 primeiros contos.do livro, principalmente do 2o. O que tem Billie Holiday como personagem - e que dá título ao livro -é o maior e me interessou TB. O restante não me disse muito. O último é bem estranho, mas, no.fim, me levou a um mundo distópico que, em certos elementos, dialoga com O parque das irmãs magníficas, primeiro livro da autora

Juliana 19/07/2023

Eu já estava muito inclinada a gostar do livro porque já vim apaixonada pelo Parque das Irmãs Magníficas. Esse não é menos bem escrito, mas dessa vez são contos, que vou dizer que flertam bastante com o realismo fantástico.

Acho que a Camilla tem uma forma muito poética de descrever a realidade travesti, sempre falando dos problemas e de toda uma aura quase mística. Os contos são todos densos, mas o que dá o nome ao livro é sensacional (não deixem de ler escutando o álbum que ela recomenda)

lipelimma 04/07/2023

⭐⭐⭐ Elemento Surpresa ou Plot Twist ou Final
⭐⭐⭐⭐ Escrita ou Narrativa
⭐⭐⭐⭐⭐ Frases ou Citações

Cristian Monteiro 23/06/2023

Conheci a Camila por "O parque das irmãs magníficas" e fiquei encantado.

Nessa aqui, senti que nem sempre ela acerta, em alguns contos a mão pesada no realismo fantástico acaba por esvaziar o impacto que poderiam ter se arrastam em demasia.

Contudo, alguns são marcantes ("Sou uma tola por te querer", "Obrigada, Defunta Correa"e "A Merenda") e com personagens interessantíssimos (A Mulher Tela).

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6