Sou uma tola por te querer

Resenhas - SOU UMA TONTA POR TE QUERER

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Esther.Sant 19/01/2024

Novas vivências
Amo a forma com que Camila trás vivências tão dolorosas e traumáticas de forma lírica, tudo carrega encanto e tristeza.

Carolina2070 17/01/2024

Maravilhosa
Não tenho muita prática com contos, mas acabei lendo dois seguidos. Gosto muito da forma como a Camilla escreve, tem tanta poesia e magia.
São contos muito bons, um toque de amor e de fantasia como em tudo que eu li até agora. Esse mundo que ela cria é fantástico e doloroso, quase na mesma intensidade, gosto muito da latinidade da escrita dela, muito amor, luta e resistência. Travestis incríveis, fortes, mágicas, encantadora e um pouquinho loucas.

aline577 17/01/2024

Livro de nove contos bem escritos, com histórias fortes e bem desenvolvidas. Adorei a escrita sincera e pungente da autora. Fiquei abismada com alguns contos, mas infelizmente não deixam de ser a realidade de muitas pessoas.

Faty. 16/01/2024

Ficção científica travesti pobre
Camila Sosa Villada é uma escritora fascinante. Seus contos mesmo sendo longos e, muitos mais do que se costuma ver por aí, prendem a atenção. Destaque especial para o conto em homenagem a Billie Holiday, de uma beleza!

Camila prefere chamar os textos que escreve de ?ficção científica travesti pobre?, uma maneira inventiva de nomear a literatura que produz, tendo em muitas ocasiões, o sexo como potência, a violência como linguagem e as existências como reinvenção.

Uma autora que consegue transpor para a literatura a realidade latino-americana que vivemos, usando o delírio como ferramenta estética.

Suas histórias são mesmo mágicas, mas essa qualidade não a encerra, nem a enquadra. Ao ?travestir a literatura ?, Camila subverte o fazer tradicional criando personagens que podem tanto ser travestis que engravidam e dão a luz a animais, como pode, com delicadeza, falar da solidão da mulher negra ou de vínculos bonitos de afetos entre amigas que se apoiam.

Esse livro consagrou Camila Sosa Villada como uma das minhas autoras contemporâneas favoritas, ouvi como audiobook e já comprei o livro pra poder entrar em contato novamente com as histórias que tanto me tocaram.

Recomendo a todos e é 5 estrelas.
Lali Jean 20/01/2024minha estante
Que legal. Já quero ler tmb

Faty. 21/01/2024minha estante
Muito bom amig

Jess 13/01/2024

Poético, real e maravilhoso.
Camila Sosa Villada se tornou do ano passado pra cá uma das autoras que tudo que ela lançar eu quero ler. A escrita dela é poética e o modo como ela entrelaça suas próprias vivências à relatos, ficção e uma pitada de realismo mágico é incrível.
Um livro realista sobre a realidade que a maioria ignora: como é ser uma travesti no mundo em que vivemos? Como é ser exposta, julgada, rechaçada e estar em perigo todo o tempo? Como é ser desejada, cobiçada, mas não ser aceita ou respeitada? Camila nos faz sair de nossa própria pele e entrar na da outra, e nos mostra como o mundo pode ser cruel e como (infelizmente) nos adaptamos e nos acostumamos à ele.

Malu.Vilalta 12/01/2024

Comecei a ler sem saber que era um livro de contos, não sou muito fã. Mas até que gostei... além disso, foi muito bom ler ouvindo a discografia da Billie Holiday

só não gostei dos últimos dois, o resto foi bem interessante

Luh 11/01/2024

A autora possui uma narrativa maravilhosa, porém, não consegui me conectar com as histórias talvez esse fato tenha relação por serem contos, um gênero que não gosto tanto, além dos contos desenvolverem temas pesadíssimos revestidos de realismo mágico que em alguns casos (nos últimos contos) ficou confuso de acompanhar, no entanto continua sendo uma boa opção para sair da bolha.

Porto 07/01/2024

Contos e vivências
O privilégio de poder mergulhar em histórias ricas e de personagens tão profundos que te fazem sentir os sentimentos a flor da pele

Vitor 31/12/2023

Guardei e amei
Demorei para finalmente pegar o novo livro da Camila, depois que o Parque das Irmãs Magníficas entrou na minha vida pra ficar. O resultado foi igualmente mágico, e os contos curtos dão vontade de novos romances com a identidade dela.

ANA 30/12/2023

Tive que fazer uma apresentação sobre "O parque das irmãs magníficas" da Camila Sosa Villada (já falei dele um dia destes e continuo tentando evoluir em sua compreensão).
Para aproveitar o embalo, mergulhei nestes contos sinestésicos, fervorosos e às vezes apocalípticos de "Sou uma tola por te querer". Com eles, confirmo que a imaginação e a narrativa da autora não deveriam ser reduzidas ou rotuladas.
Mas podem ser sentidas e discutidas.

Maria18112 23/12/2023

Gostei muito do estilo da escrita. Todos os contos são super interessantes.

O último conto foi confuso pra mim, preciso retomar a leitura pra entender melhor.

Gabi 20/12/2023

O primeiro livro que li este ano foi "O Parque das irmãs magníficas" da Camila Sosa Villada, lindíssimo, potentíssimo: um encontro perfeito. "Sou uma tola por te querer" está bem perto do Parque, tanto que o primeiro conto faz referência direta ao romance. Apesar de maravilhoso, o impacto do primeiro que li ainda segue comigo. Talvez seja bobagem comparar, mas é difícil não fazer isso. Se você gostou deste, com certeza você precisa ler "O Parque das irmãs magníficas".

Nayara 24/11/2023

Sou uma tola por te querer
Livro de contos da escritora Argentina, Camila Sosa Villada, que mais uma vez traz seu realismo mágico e seus personagens marginais.
A resenha completa você confere nas minhas redes sociais: @atracalivros_

Iara 23/11/2023

Mística Travesti
Esse livro trouxe em seus contos cores tão distintas, únicas, transcendentes, e esquisitas, que nunca imaginei que pudessem existir.

A autora tem uma sensibilidade, e uma criatividade em descrever o lugar da travesti em nossa sociedade, que me deslumbra. Diria que em sua escrita, ela eternaliza uma mística travesti. Desde o sabor doce amoroso daqueles a quem nos entregamos, dos laços de amizades que cristalizamos, até o desgosto por clientes, e homens abusadores, a potência da fúria travesti.

Admito que meu conto favorito foi o que deu nome ao livro, que trouxe o recorte de travestis, latinas, imigrantes, nos anos 50. Nele eu vi afeto, pertencimento, autodescoberta e luto. Gostei muito da relação de María com seu corpo antes, e depois de Billie Holiday. E amei ver fragmentos biográficos da vida da cantora, assistir isso me passou uma vibes meio Evelyn Hugo.

Outro conto que me surpreendeu foi Casa da Compaixão, embora as coisas estivessem esquisitas, nunca imaginei que pudessem se tornar aterrorizantes e bizarras em um nível tão elevado, segundo seu desenrolar.

Um que me deu aperto no coração foi Cotita de La Encarnación, que descreveu os primórdios da colonização, o tribunal inquisitor, e a punição de morte cruel na fogueira a todos aqueles condenados pelo crime de sodomia. Levou uma tonalidade de afeto-violência. Vimos o antes, em que a protagonista foi amiga das mulheres, cuidou de suas crianças, e amou de forma carnal e além os homens com quem convivia. Esses mesmos homens, que com ela descobriram o prazer e por ela foram ensinados a foder, celebraram a sua morte bradaram sua tortura, como hipócritas.

Além disso, o conto Seis Tetas tem um começo com uma distopia impecável, genial, e tristemente verosímil. De repente na época em que vivemos, com travestis ocupando todos os lugares, em diversas profissões, acontece um golpe. Drones anônimos ordenam que matem as travestis, e todos que as tocaram três vezes. É um começo doloroso, mas que nos faz pensar o quão firme realmente é o lugar que conquistamos até então. Eu descreveria o decorrer desse conto, do meio até o final, como exótico, ativando imaginações provocadoras e repensando nosso lugar, enquanto comunidade.

O livro como um todo é ótimo, cada conto com um ângulo de observação sobre o mundo, mas todos com uma marca autêntica que só Camila Villada é capaz de deixar. Você já leu uma travesti hoje?

AngelaS.DiasNagami 02/11/2023

Muito bom!
Camila consegue nos tocar em 9 contos marcantes. Alguns mais dolorosos , alguns fantasiosos, alguns mais viscerais. Todos eles com o mesmo objetivo: dar vida a vivencia travesti. Viver é resistir.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6