O que sobra

O que sobra Príncipe Harry

Resenhas - O que sobra

Luiz 09/03/2024

Vida de Realeza
Um ótimo livro sobre a trajetória do príncipe Harry. Realmente uma interessante vida cheia de detalhes inimagináveis sobre a monarquia. Vale a leitura!

MasQueTau 07/03/2024

Difícil dar nota para biografias
Terapia mandou um abraço!

Príncipe Harry, um livro onde ele nos conta tudo, desde momentos mais inicias de sua vida, até os dias de ontem, porque o hoje ainda não sabemos como está sendo. Ele fala detalhadamente por tudo o que passou, desde a morte da sua mãe, Lady Di, lá em 1997, até o momento em que a vida dele vira o inferno na terra, tudo em função da imprensa, de mentiras e fofocas saídas de dentro da própria corte.

Ele mostra como teve uma vida extremamente controlada pelo palácio, sem nenhuma estrutura familiar, sem afetos, sendo apenas considerado o "reserva". A competição que Willy impôs desde pequenos, o pai querendo atenção, ele buscando algo em que se segurar. Nas partes que ele conta como o Willy e a Kate trataram ele e a Meg, as brigas, me caiu os butiá dos bolso!

É tão bizarra essa vida da monarquia que, às vezes, parecia um conto, e não a realidade. Ele indo pra guerra, jogando vídeo game esperando comando para atacar, eu senti que ele muitas vezes precisava chamar a atenção de alguma forma, pra dizer "oi, me vejam, tô aqui!". Claro que ele sofreu muito, o psicológico dele estava abalado desde a infância, depois veio todo o ataque que a Meg sofreu pela imprensa, todo o racismo, toda difamação e mentiras contadas sobre eles, eu teria surtado muito mais.

Foi um livro muito fácil e bom de ler, minha primeira biografia. Recomendo muito a leitura!

sofiamart 07/03/2024

Comecei a ler porque eu já tinha lido ?Diana: a sua verdadeira história? e gostei bastante! Mt bom!!

Andrea.Oliveira 07/03/2024

Uma guerra de egos.
Relato emocionante, que nos mostra um lado B da monarquia britanica. Ego, carência, e pouco amor familiar.
Uma imprensa sem limites, que brinca com a vida de pessoas reais.
Uma leitura para conhecer um pouco mais dos costumes britânicos, o dia a dia da monarquia, a completa falta de privacidade e o sentimento do Príncipe Harry , agora Duque de Sussex, em meio a toda essa atmosfera monárquica , mas nem tão brilhante assim.

Mickaellataraujo 06/03/2024

"E se não sabiam por que eu tinha ido embora, talvez simplesmente não me conhecessem. Nem um pouco."

Dani 27/02/2024

Toda história tem os dois lados? e cada lado tem a sua história.

Adorei o livro O que sobra. Eu li primeiro o livro ?Diana, a verdadeira história? e logo após comecei a ler o do Harry. Conhecer mais de perto a Família real e sua vida é sempre interessante pois imaginamos um conto de fadas. Desejamos ser princesas e ter um príncipe nas nossas vidas.

Mas nem tudo é um conto de fadas. Sabia que existia uma certa formalidade, etiquetas, protocolos, mas na minha simples visão, achava que dentro do castelo, dentro de quatro paredes as pessoas eram ?normais?. Me surpreendi com a frieza e inúmeras formalidades entre avós, pais e netos. Nunca ter entrado no quarto da avó?

Enfim, o livro conta a vida do príncipe que de santo não tem nada e assume isso. Perdeu de repente a mãe que lhe dava o amor e carinho que precisava sem discriminação. Isso influenciou muito sua vida e suas decisões. Nunca se encontrou realmente, sempre muito perdido tendo que seguir normas e protocolos. Sempre tratado como o reserva sem constrangimento. Mesmo assim nunca teve problemas com esse fato, nunca se importou. Muito família.

A imprensa por outro lado sempre cruel. Ela pode te tornar uma estrela ou te jogar no lixo em questões de segundos. Acredito que todos nós gostaríamos de um pouco de fama, mas sabemos que quem a tem, daria tudo por um minuto de paz. Eu imagino o cansaço e o stress de estar todos os dias nas primeiras páginas dos jornais sendo vítimas de calúnias e mentiras ( tipo Leão Lobo: eu aumento mas não invento). Porém a falta de apoio dentro da própria família é o assédio da imprensa o fez tomar a maior decisão, procurar sua paz com a sua família.

Wolsey 27/02/2024

Não imaginava outra coisa, em se tratando da monarquia ??.
Antes de mais nada, quero dizer que o livro é bem melhor do que eu esperava. Imaginei que seria apenas um mi mi mi sem fim, de uma pessoa mimada, que perdeu a mordomia. Mas não é isso que se percebe, bem pelo contrário. O pouco conforto que havia teve um preço absurdamente aviltante.
O livro é dividido em 3 partes. A primeira parte começa já na época da morte de Lady Diana, a segunda parte é a partir do serviço militar de Harry e a terceira (e mais cruel parte) conta a partir do encontro com Meghan Markle.
A história, contada do ponto de vista do Harry, é capaz de provocar raiva na maior parte do tempo, mas não é o único sentimento provocado.
Embora nem tudo seja revelado, o livro trata sem maiores pudores a experiência do autor com álcool e drogas, mas nada muito além disso.
Sinceramente, não sei como ele foi capaz de suportar a convivência doentia e todos os abusos por tanto tempo.
Vale muito a leitura.

martinho.bia 23/02/2024

O que realmente sobra de alguém que nasceu na realeza e é impedido de viver uma vida como qualquer outra pessoa. Embarquem em uma história impressionante onde o conflito central é a família e a falta de afetividade.
CPF1964 26/02/2024minha estante
?????

Neuli0 19/02/2024

Sofrimento e evolução
O livro conta como foi a vida do príncipe Harry principalmente desde a morte da mãe até o ano de 2022.
Mostrando como ele "evoluiu" durante todos esses anos. Tentando se encontrar em um mundo onde ninguém ligava para ele e só queriam usá-lo para benefício próprio.

Também confirmou o que eu sempre soube: Que a antiga rainha era má, fria, desumana. Que o atual rei Charles é fraco, sonso, traidor, e pau mandado da sempre amante Camilla. E por último, que o príncipe William é um mimado, invejoso, fraco, que casou com uma sonsa Kate que sempre quis ser uma segunda Diana (uma coisa que nunca conseguirá) e fez um monte de filhos para que o irmão não pudesse ter a chance de ser Rei.

Ah, não podemos esquecer de como a  imprensa britânica é e foi (em sua maioria) inescrupulosa. Fazendo com que a vida do Harry e Megan fossem um inferno. Sem contar o que fizeram com a Diana.

Na minha opinião, Harry fez o correto de se afastar dessa córgia (tanto família real quanto imprensa britânica). Pena que a Diana não conseguiu e terminou do jeito que terminou.

Desejo que o Harry e Megan (essa sim,  uma mulher e "princesa" de verdade) sejam muito felizes com seus lindos filhos.

Muito esclarecedor esse livro. Super recomendo.

Desculpe o desabafo. Essa família real (em sua maioria) me deixa nervosa e irritada.
Aline.Gueler 28/02/2024minha estante
Assino embaixo tudo que vc escreveu. Melhor coisa que Harry e Meghan fizeram foi se afastar da família que nunca esteve lá por ele e da imprensa britânica. Ambos tóxicos. Príncipe William então, não imaginava nada diferente, para um sucessor da monarquia será tão fraco e manipulável quanto seu pai.

Vi 16/02/2024

Por mais que seja dificil se identificar com algumas partes, considerando o quão única é a experiência, a sensação geral é de alguém de carne e osso, sincero. Leitura interessante.

Aninha 13/02/2024

Harry
Muito legal esse livro, é a autobiografia do príncipe Harry, que conta desde sua infância, morte de sua mãe, casamento, paparazzi etc...até sua decisão de se afastar da realeza britânica. Muito bom esse livro, vale a pena ler

Vitória Júlia 11/02/2024

O Príncipe Harry tira todo o glamour da palavra "príncipe", para nos lembrar que ele é um ser humano, é muito triste tudo o que ele passou e passa por ter uma das famílias mais faladas do mundo.

marinaviabone 11/02/2024

Que família uó?
Eu não achei que ia demorar tanto pra ler esse livro? Harry faz umas descrição muito cansativas dos acontecimentos, o que deixa o livro meio arrastado.
Fico com pena por ele ter perdido da mãe tão cedo, dessa forma tão triste. E também por ter uma família que não é nada acolhedora e carinhosa.
Mas, ao mesmo tempo, acho que ele reclama demais de umas coisas muito fúteis.