Kulti Mariana Zapata

Resenhas - KULTI

Lala 12/01/2024

Todo mundo faz cocô
Que livro sensacional. Tem comédia, tem drama, romance, tristeza... uma verdadeira montanha russa de emoções. Meu título é inclusive o que mais me fez rir durante mais de 500 páginas.
Sal é jogadora profissional de futebol e recebe a notícia de que o melhor jogador de futebol do mundo, já aposentado, vai ser técnico auxiliar de seu time. Só que seu ídolo é um porre, sem educação e grosso. É difícil imaginar como eles saem de uma relação estritamente profissional e ainda recheado de tensões pra um relacionamento amoroso. Acreditem no slow burn da Mariana, ela não desaponta.
O casal demora MUITO pra realmente ficar junto, mas faz o total sentido e não me fez um pingo de falta durante a história - e o que nos é dado nos finamentes é absolutamente incrível. A química e a relação de Kulti com Sal é muito gostosa de ler, muito fácil de vibrar com eles e sentir seus sentimentos. Muito bem feita.
Vibrei em todos os momentos com Sal, e eu mesma que não curto muito futebol, amei passar essa temporada com ela. Queria um epílogo melhor, mas ainda amei muito esse livro.

hellen367 04/12/2022

O melhor!
Não sei nem oque falar... Mariana Zapata está comendo meu juízo e aumentando meu padrão de amor. Sem dúvidas, um dos meus favoritos!

Luna lu 13/01/2023

"Eu estava apaixonada por aquele pão de centeio"
Mariana Zapata tem um dom inexplicável de te prender em um livro de 600 páginas onde o primeiro diálogo com mais de duas frases acontece em 30%. Isso equivale a aproximadamente 180 páginas com 0 interação do casal. Bruxaria!
Não preciso nem dizer que o primeiro beijo acontece faltando 3 fios de cabelo para vc terminar de puxar da cabeça.

Kulti e Sal são lindos juntos!!! Eles constroem uma amizade linda antes de qualquer coisa e dentro desse relacionamento eles vão se desenvolvendo. Kulti por exemplo, aprendeu a confiar nela.
Ele é um cara muito solitário e encontra conforto nessa amizade.

Mas eu queria mesmo era pegar o pai da Sal e guardar em um pote!!!! Ele é perfeitoooooo

"Você é minha melhor amiga, meu amor, minha colega de time e minha parceira. Você sempre vai fazer parte do meu time onde estivermos, não importa o que estejamos jogando."

Sabrina 07/08/2023

Kulti
Em comemoração a copa do mundo feminina.
Eu amei esse livro. Fiquei obsecada só parei quando terminei.
Ele é incrível muito bem desenvolvido o romance deles .
Só leiam esse livro

Maxine 18/01/2023

enemies to friends to lovers..
É o segundo livro da Mariana Zapata que eu leio e sinceramente eu amo a escrita dela. Até o momento eu reparei q os dois livros tem um estilo semelhante, tipo eles são bem slow burn saca.. (é bem chato no começo até um pouco cansativo, mas o livro vai te conquistando a cada capítulo e vc acaba caindo de cabeça na história.
Eu nunca fui muito de esportes, mas dps q eu comecei a ler os livros q tem qlqr tipo de esporte eu tô amando esse mundokkkkk sério.
Eu amei esse livro, amei a história é amei os personagens, quis bater neles várias e várias vezeskkkkkkkk mas eu simplesmente amei.

Julia.Callegari 18/10/2023

Kulti
Como eu disse anteriormente o livro é muito grande, e muitas coisas poderiam ter sido cortadas da história por ser pura enrolação. Mas a leitura é fluida e rápida, sempre ouvi falar muito de Mariana e seus slow burns mas ainda acho que isso é enrolação.

Quanto ao casal o romance é bem construído, mas poderia ser um pouco mais rápido, ela escreve muito bem um romance gostei disso. Mas o livro só me empolgou mesmo muito perto do fim.

Mari 01/02/2023

Não tem como ser mais Slow que isso
?????? + ?????

Vamos por partes. Primeiro, já estava acostumada com a narrativa da Mariana Zapata, li o de Lukov, Com Amor e gostei bastante, porém no Kulti sinto que ela peca exatamente nos mesmos pontos do livro mencionado. Ela enche o livro com tramas que não pretende desenvolver, é como se quisesse passar sensação de profundidade ao livro. Profundidade falsa, pois vários temas não são destrinchados apesar de ela chamar atenção para eles. Como por exemplo: temos a relação dela com a irmã, isso nunca é resolvido. Temos a briga entre Kulti e o irmão dela, ainda não entendi o que exatamente aconteceu nesse jogo. Tem os lances das mensagens de ódio que ela recebe, isso também nunca é aprofundado. Ela faz exatamente a mesma coisa em Lukov, com amor. E o que me deixa meio ????.

A personagem principal me irritou bastante no começo do livro, não aguentava mais ela falando sobre ?Xixi?, ?cocô? ou variações, sempre que via o Kulti. Também acho desnecessário e preguiçoso encher o texto com ?aff? pra demonstrar alguma espécie de frustração da personagem.

Já o Kulti vive em função da Sal. Existem problemas abordados, como lance com a bebida, a questão da família, porém mais uma vez ela não se aventura nesses temas. Não tenho problema com a posição do personagem dele na trama, já que as mulheres são tratadas da mesma forma em várias, várias obras. A questão da idade não é tão facilmente percebida aqui. Estamos falando de homem sem manifestações culturais da vida adulta para que eu, como leitora, possa facilmente percebê-lo como muito mais velho que a personagem principal. Ele não tem emprego, ele não tem filhos, ele Não tem planos, ele basicamente só tem a Sal. Também tem a questão de ?será que vale mesmo apena ter um homem que é um babaca com
Todo mundo menos comigo?? Não quero ser chata, então vou deixar no ar.

É um livro sobre futebol, eu nem gosto de futebol, mas sério? Um alemão ser popularmente conhecido no livro como ?O rei?? também vi poucas representações femininas, acho que a oportunidade perfeita teria sido naquela ação direcionada para crianças mais pobres. Não apareceu uma jogadora para ajudar, mas 3 jogadores completamente irrelevantes estavam lá.

Depois de tudo que foi exposto, você deve achar que odiei o livro. Mas na verdade eu amei! Eu gostei mesmo! Eu me acabei com
Eles dois! Eu amo toda a tensão e o Slow burn e todo o resto! E não me incomodou em nada o fato deles terem demorado bastante para acontecer, porque dá pra perceber que eles já agiam como um casal antes do beijo. Tudo que importa de verdade em uma relação estava lá antes do toque físico. Eles se apoiavam, se preocupavam, confiavam e intercediam um
Pelo outro? gosto muito de histórias assim, mas não poderia deixar de apontar as falhas do livro.

Déb 22/01/2023

Mariana Zapata sempre maravilhosa. ? Eu amei demaissss a construção da amizade da Sal com o Kulti. Sem falar do enemies > friends > lovers que ta 10/10.

Viagem_noslivros 17/05/2023

Slow burn muito fofo e engraçado
Gente que personagens maravilhosos!! Mariana sabe o que tá fazendo, a Sal e uma heroína perfeita! Com todas suas imperfeições!
Acho que me identifiquei muito pq gostaria muito de ter toda a determinação e controle emocional dela kkkkk mas estou mais para a Har! ?

Eu queria muito mais! Os livros dela tem essa característica de não contar muito sobre o romance após ele de fato acontecer! Em determinado momento eu realmente achei que a história não sairia da zona da amizade rsrs

Então queria mais, mas o
Que ela entregou foi maravilhoso e foi uma leitura super gostosa! Divertida! E que deixou um quentinho no coração!

Melissa289 02/11/2023

Schnecke ?
Só pra dizer que eu li esse livro de 568 páginas em menos de 17 horas!

A partir daí vcs podem tirar as próprias conclusões para decidir se o livro é bom ou não.

Spoiler: EU AMEI, e eu quero um alemão desse pra mim ?

Karol 11/12/2022

Rainha do slow burn
Não tem jeito, Mariana Zapata sempre entrega tudo em todos os seus livros, amo a escrita dela e arrisco dizer que é uma das minha autoras favoritas.
Me senti muito conectada aos personagens apesar da leitura ter sido um pouquinho arrastada dessa vez. De qualquer forma, achei ótima a proposta do livro até pq futebol feminino não é algo que vemos com frequência no mundo literário. No geral, gostei bastante.

Rayssa.p 03/01/2024

Pão de centeio e bolo de chocolate alemão
Eu simplesmente amo tudo o que a Mariana se propõem a escrever. Confesso que o começo do livro foi muito arrastado e repetitivo, mas valeu a pena eu ter insistido. Eu simplesmente amei! Sal é uma protagonista tão forte e inspiradora. E Reiner é tão perfeito, que homem meus amigos, que homem!
Ninguém escreve slow burn igual a Zapata!!! Under Locke e De Lukov com amor ainda são os meus preferidos. Mas sem dúvidas Kulti entrou no meu top 3 dessa autora.

Bianca | @estanteliiteraria 21/05/2023

Dois mal humorados que foram feitos um para o outro
Na infância, Sal era apaixonada por Kulti, um dos maiores jogares de futebol que existe, esse sentimento fez com que ela crescesse amando o futebol e seguindo essa carreira. Muitos anos se passaram e agora Kulti é um dos seus treinadores, ela acredita que sua paixonite infantil já se foi, mas ao se aproximar do novo treinador tudo indica que não. Uma amizade nasce entre os dois e sentimentos que pareciam extintos voltam a reviver.

É impressionante como é sempre delicioso voltar para a escrita da Zapata, eu me sinto confortável como se fosse minha casa. Eu sou apaixonada pela forma que essa mulher narra suas histórias e não consigo me imaginar não gostando de um livro dela. Mais uma vez ela me conquistou, mas agora com sua protagonista mais cativante. Eu amo todas as outras e todo mundo que me acompanha sabe que tenho algo muito especial com a Jasmine. Mas, não sou cega e sei reconhecer que a Sal é extremamente cativante, ele te diverte muito em toda a leitura, ela te prende na leitura mesmo quando é uma simples narrativa de treino. Eu amo todos os nomes que ela dá para as pessoas, especialmente para o Kulti, e as tiradas dela são muito divertidas. Ri horrores e marquei todos durante a leitura haha.

O foco desse livro é muito grande na carreira da Sal e você vai ficando aflita quando as coisas vão acontecendo para prejudicar ela. Sua aproximação com Kulti levou a muitos questionamentos do que ela era capaz, colocando em risco tudo que ela construiu em sua carreira. Eu gostei muito do desenrolar que levou essa parte da vida dela e todo apoio da família e do Kulti, mas queria muito ter visto uns personagens que aprontaram com ela levarem uma boa surra.

Um personagem que me conquistou desde o começo foi o pai da Sal, ele é um fofo, eu amei todas as conversas deles dois e as reações dele ao Kulti igual um menino. Ele foi uma graça e arrancou muitos sorrisos meus. Além dele ter sido o pivô de uma das minhas cenas favoritas da Sal falando umas verdades para o Kulti.

Eu amei toda a amizade que ela e o Kulti construíram ao longo da história, acho uma gracinha ela ficando com dó dele por não ter amigos na cidade e ele chamando ela de melhor amiga. As reações da Sal em si com relação ao Kulti é tudo muito fofo. Eu amei todas as conversas, momentos e até as brigas dos dois. Me irritei com o Kulti no inicio, mas ele foi me conquistando assim como a Sal foi quebrando as muralhas em volta do coração dele. Eles são dois mal humorados que foram feitos um para o outro. Mas confesso que passei toda a leitura esperando aquele momento que ficaria louca para ver eles dois juntos, aquele sentimento que tudo que você quer é um beijo, porém isso nunca aconteceu. Não fiquei esperando por isso e sinto que acabou prejudicando minha conexão com o romance dos dois. Eu sei que a Zapata não faz pov do cara, mas acho que era necessário o pov do Kulti para sentir mais dessa parte romântica dele. Ele é um personagem muito calado e inexpressivo, então foi complicado para mim sentir essa conexão se ele não passava nada para mim. Mesmo que as ações dele levasse você a entender que ele gostava dela, isso poderia ser levado pelo caminho da amizade que eles construíram. Mas, na primeira vez deles, MEU POVO QUE PRIMEIRA VEZ, acabei sentindo meu coração de shipper batendo um pouco, no entanto isso foi nas últimas páginas, então foi algo pequeno para uma história de 500 páginas.

site: https://www.instagram.com/estanteliiteraria/

Karina.Maman 05/08/2023

Mais um da Rainha
Aiii... Mariana Zapata acabando com os homens da vida real!
Vou casar como desse jeito?
Sério! Não aceito menos que Kulti! Meu babaca favorito! Kkkkkkk
Sal é uma personagem incrível, forte, amorosa, resiliênte, amiga, parceira... TUDO! Ela é o sonho de melhor amiga!
O pai da Sal, gente que coisa mais fofa!
Sério incrível!

Sarah 02/02/2023

Salamandra, você é maravilhosa!!
O que eu realmente gostei no livro, foi a personalidade da Sal. Eu amei em como ela é prestativa, amorosa, engraçada e sarcástica, tudo ao mesmo tempo e misturado. A forma que ela e o pai são melhores amigos e a maneira que se tratam, foi perfeito também kkkkk.
Demorei um pouco pra terminar, mas foi uma história muito boa. O kulti, Idependente do que acontecesse, nunca mudava, sempre um grande Pão de Centeio fofo e preocupado.
Só queria ter visto mais a relação da Sal com os irmãos dela, que acabou ficando muito em segundo plano e não foi tão construído.