Até os ossos

Até os ossos Camille DeAngelis

Resenhas - Até os ossos

lailaoliv. 26/10/2023

Até os Ossos
As diferenças entre o livro e o filme são gigantescas!

?Até os Ossos? nós mostra a trajetória de Maren, uma jovem com tendências canibais que, após ser abandonada pela mãe, inicia uma busca por seu pai e por respostas.
Desde que a mãe de Maren, encontra o osso do tímpano da babá da garota dentro de sua boca e uma pilha de ossos ao seu lado, com apenas dois anos, ela soube que a vida nunca seria normal para nenhuma delas. Ela mudam de cidade em cidade com expectativas de que tudo vai ser diferente, mas o desfecho é sempre o mesmo: ela precisa esconder as provas enquanto a mãe faz as malas.
Quando a mãe deixa Maren no dia seguinte do seu aniversário de dezesseis anos, ela vai à procura de seu pai que nunca conheceu e descobre muitas coisas no caminho. Uma dessas muitas coisas é Lee, um garoto também com tendências canibais. No final das contas ela percebe que não está apenas procurando o pai, mas também a si mesma.

Se você quer que um livro exatamente igual ao filme, desista! Quando comecei a ler, logo na primeira página já percebi as diferenças. Mas mesmo assim foi uma leitura agradável, tão agradável que eu consegui terminar o livro todo, coisa que eu não faço a meses.

Sendo sincera, existiu certos momentos confusos pra mim no livro, como: um bebê conseguir comer um ser humano inteiro? E o fato de que isso deveria ter sido explicado detalhadamente, me deixa nervosa. Foram tantas perguntas sem nenhuma resposta, mas confiei na leitura e o livro conseguiu me puxar completamente para a história confusa.

Na minha cabeça o canibalismo é usado como uma metáfora para explicar um amor de uma maneira mais profunda e íntima. Literalmente ?até os ossos?.

O romance não é lá essas coisas como eu imaginei que seria, mas também não é ruim.
Um dos plots me deixou meio confusa e desacreditada, essa parte eu queria no filme, seria muito bom.

Luca Guadagnino e David Kajganich conseguiram fazer um ótimo trabalho com essa obra.

"A morte está sempre no processo de incubar uma vida nova, mesmo quando nossa existência foi retalhada até os ossos."
LivroAleatorio 26/10/2023minha estante
Gostei da resenha ???

lailaoliv. 28/10/2023minha estante
obrigado!????

ladylazarusplath 31/03/2024

Até os ossos: Um desalento literário
Até os ossos trata-se de uma obra que propõe-se a esboçar o cotidiano de uma jovem canibal, Maren Yearly.

O tema canibalismo é, incontestavelmente, um assunto muitíssimo fascinante e até mesmo comovente. Considero-me uma entusiasta dessa voz feroz e brutal que brota nas criaturas responsáveis por cometerem antropofagia, em circunstâncias específicas, claro.

Porém, a autora realizara um trabalho penoso ao tentar discorrer pobremente a magnitude destas ações repletas de simbolismo. Sua escrita medíocre revira o estômago, as descrições simplórias e comuns são incapazes de fomentar um cenário vivaz na mente do leitor, além dos personagens inteiramente desvalorizados.
Maren, obliterando-se do fato de ser a protagonista e a narradora, transformou-se em uma persona incoerente e questionável, suas ações no desfecho da obra foram um martírio. Lee, o belo Lee, detivera um fim amargo e injusto. Ambos necessitavam desesperadamente duma evolução nítida e concreta, e isto, obviamente, não ocorrera.

Sobretudo, a adaptação sobressaiu-se com esplendor e excelência. É belíssimo a conexão dos personagens no filme; o retrato do canibalismo como uma metáfora para o amor martelara por longínquos tempos em minha mente. Indico assistirem a adaptação literária.
Gabyz.z 31/03/2024minha estante
Aaaah é o livro daquele filme do Chalamet?

ladylazarusplath 31/03/2024minha estante
é simm!

hauntedkorn 21/02/2024

Sem sal
Sem palavras para o quão ruim foi essa leitura e o quanto me decepcionou... fui ler cheia de expectativas por conta do filme e recebi algo totalmente diferente

acho que oq mais odiei nesse livro foi o final que não teve impacto nenhum e sequer conseguiu me despertar algo além de raiva e indignação e foi só pq eu perdi tempo lendo essa bomba
Rebeca294 15/03/2024minha estante
Finalmente alguém sensato! O povo que dá 4+ estrelas leu com o ??

misashyshy 14/06/2024minha estante
eu fiquei sem acreditar quando eu cheguei no final e o livro simplesmente acabou

gabsst 10/05/2023minha estante
sobre a última parte, concordo com vc, tbm acho que só alguns conseguem comer até os ossos

Barb 12/01/2023

É ok
Estava esperando mais detalhes ou sei lá, ainda não consigo entender como eles conseguem comer A PESSOA INTEIRA, tipo, como cabe? (Passei o livro inteiro me perguntando isso kkkk) achei o livro bem mais ou menos, nada que realmente te prenda e que faça você ficar louca querendo saber o que vai acontecer.. terminei o livro com raiva da menina..
Nilda 21/01/2023minha estante
Estou bem no início da leitura, mas essa foi a primeira coisa que observei. Como uma criança pequena come uma pessoa adulta, deixando só os ossos?

carolina.soares 13/04/2024

No filme ficaram umas coisas bem diferentes do que se encontra no livro. Gostei bem mais do final do livro, principalmente de quem é o Sully.
Mah 01/05/2024minha estante
Tbm gostei mt do livro. Gostaria que a Maren tivesse ficado com o Lee. Parecia que ele gostava dela. Fiquei surpresa quando o Sully contou quem era ele. Não confiei mt nele no começo sabia que teria alguma coisa errada e quando o Sully se encontrou com a Maren e quase matou ela nem fiquei surpresa. Fiquei com dó do gato da Sra Harmon. Achei que quando a Maren fosse embora sa casa dela ela levaria o gato junto.

Belle52 09/01/2024minha estante
Nunca nem vi esse livro, mas não vou ler. Obrigada! ?

Yasmin 17/01/2023

eu teria dado três estrelas msm se n tivesse visto o filme, Luca Guadagnino fez um bom trabalho transformando em um "romance"
Juliana Nacci 29/01/2023minha estante
Eu também acho que o Luca melhorou vários aspectos do livro. O livro é bom, porém o filme é bem melhor, na minha opinião.

jeslendo 06/04/2023

Achei que teria muito o que falar sobre esse livro, mas não tanto quando imaginei.

Estarei sendo muito honesta ao dizer que existem milhares de pontos nessa história que não entendi. De início, tentei entender o que estava acontecendo e como aquilo era feito, mas na minha mente, e em um contexto do livro em que estamos no mundo real, é impossível. Como um bebê come uma pessoa inteira? Como isso não é explicado com detalhes? Por mais que eu deteste ler sobre algo assim, acho que é algo necessário para a história no qual o foco é exatamente esse. E essa questão específica me incomodou o livro inteiro, principalmente ao perceber que os personagens literalmente devoram as pessoas em menos de sete minutos. Até então, achei que o livro era sobre canibais. E isso é assustador ao pensar nesse contexto de mundo real, mas é familiar como isso funciona. E então, do nada, é sobre uma menina que come uma pessoa, ainda viva, inteira, deixando pouco ou quase nada? Foi um pouco chocante.

Tudo é tão estranho, mas teve um momento que precisei atirar tudo pro alto e apenas ler, deixando de tentar entender. E foram tantas perguntas sem respostas que termino o livro com uma sensação estranha, como agradecendo por não ter lido tantos detalhes das cenas e também odiando tudo por não ter me dado isso. Precisava entender como tudo aquilo funciona, pois percebi o quanto é limitada a minha mente.

O final foi até um pouco... uau. Fiquei em choque, e ainda não sei se foi um bom choque, mas também acaba sendo um pouco esperado. Apenas não achei que teria acontecido e a personagem seguiria tão sem emoção, para quem demonstrava tanto ao longo do livro.
Fer 28/10/2023minha estante
Você descreveu as mesmas sensações e incômodos que eu tive ao longo dessa leitura, no fim não gostei do final.

Júlia 22/01/2023minha estante
*Maren

misashyshy 14/06/2024minha estante
é muito sem pé e nem cabeça ela conseguir receber toques do lee, e já com as outras pessoas não pq ela se descontrola, mas aí quando o lee toca em determinada parte ela come ele?!?!?! a forma em que ela se sentiu depois de ter comido a única pessoa que deu tudo aquilo que ela procurava, como se de repente ela fosse uma pessoa apática. pra mim esse final foi horroroso

Gabriel 03/04/2023

Meu Deus que decepção esse livro veyrr, Camille vc prometeu
Acho que vale começar pelos pontos bons do livro..
A leitura é muito gostosa e fluida, ao contrário de alguns, eu não achei a leitura arrastada nem maçante ou cansativa, pelo contrário, é uma leitura muito prazerosa, flui de forma bem gostosa, não é daquelas leituras que te prende a ponto de vc querer devorar o livro de uma vez pra saber o que vai acontecer, mas vc simplesmente lê o livro de uma vez sem notar o tempo passando, só por ser uma história legal mesmo.

Mas bom... O ponto negativo do livro, PARA MIM, é a que o livro é muito razo...
A escritora te promete uma história genial, um romance canibal, uma história de amadurecimento, de abandono, solidão,  personagens jogados a margem da sociedade por sua condição, uma história sobre poder e sexualidade feminina, e um toque de existencialismo, tudo isso numa história de horror... Cara, vc lê uma sinopse dessa e já imagina a oitava maravilha do mundo literário, uma receita dessas, Imagina só... Mas conforme vc vai lendo, vai percebendo que isso ai ficou só nas promessas mesmo...
Por mais que o livro seja gostoso de ler, nada acontece na história, só acompanhamos essa menina viajando de cidade em cidade em busca do pai e só... Bem nos últimos dois capítulos acontecem coisas interessantes, mas não é o suficiente pra que faça valer 5 estrelas. A escritora perdeu uma história genial, podia abordar tanta coisa foda, questões filosóficas envolvendo o existencialismo, drama entre o romance dos dois personagens e a condição deles, horror no canibalismo e as ameaças que esses dois poderiam encontrar pelo caminho em relação aos outros canibais, o poder e a sexualidade feminina na Maren, a busca desses canibais em encontrar seu lugar no mundo... Cara, quanto mais eu penso no tanto de coisa que essa mulher podia explorar nesse livro, mais eu fico decepcionado... E o mais triste é que a história não é ruim, ela é prazerosa, os personagens todos são maravilhosos, mesmo aqueles que morrem cedo, poxa Camille... Vc prometeu tanto...

Depois de ler fui ver o filme e meu Deus... O Luca fez tudo que essa mulher deixou de fazer, o filme é um pouco diferente do livro, mas o Luca conseguiu acertar onde a Camille errou, principalmente nas cenas de canibalismo, é muito sem noção essa mulher escreve um livro sobre canibais e simplesmente não dar uma descrição sequer sobre eles devorando as pessoas, ele simplesmente não escreve, não precisava detalhar de forma bem gore, mas poxa, da uma descrição básica sobre como eles fazem pra devorar as pessoas, pq detalhe.. ela em uma passagem diz que leva 7 minutos pra pessoa ser devorada inteira, como alguém devora um ser humano inteiro em 7 minutos????
O amor entre os dois personagens é anos luz melhor desenvolvido no filme também.
Não posso deixar de falar da fotografia divina, as paisagens são belíssimas, da vontade de dar pausa e fazer um quadro de cada frame.

Em relação ao final...
O do filme me agradou mais, conseguiu me impactar bastante
Já o do livro eu gostei da última página em específico, mostrou uma virada e tanto na personagem, e como a autora de Tampa disse na frase da capa do livro, Camille na última linha conseguiu criar uma verdadeira predadora, amei.

O livro promete muito e entrega pouco, mas super vale a pena ler, é uma leitura leve, gostosa, fluida, certamente ideal pra quem tem ressaca literária, creio que não vá agradar tantos, mas o livro é curtinho e legal, da uma chance que ele merece.
Vagner 14/06/2024minha estante
Eu fiquei com muita vontade de ler depois de ver o filme. Achei o filme excelente, mas fiquei receoso em comprar o livro.

Juliana Nacci 23/02/2023minha estante
O filme é bem melhor que o livro, conserta algumas coisas que no livro são meio zoadas, é isso, basicamente