Até os ossos

Até os ossos Camille DeAngelis

Resenhas - Até os ossos

jeslendo 06/04/2023

Achei que teria muito o que falar sobre esse livro, mas não tanto quando imaginei.

Estarei sendo muito honesta ao dizer que existem milhares de pontos nessa história que não entendi. De início, tentei entender o que estava acontecendo e como aquilo era feito, mas na minha mente, e em um contexto do livro em que estamos no mundo real, é impossível. Como um bebê come uma pessoa inteira? Como isso não é explicado com detalhes? Por mais que eu deteste ler sobre algo assim, acho que é algo necessário para a história no qual o foco é exatamente esse. E essa questão específica me incomodou o livro inteiro, principalmente ao perceber que os personagens literalmente devoram as pessoas em menos de sete minutos. Até então, achei que o livro era sobre canibais. E isso é assustador ao pensar nesse contexto de mundo real, mas é familiar como isso funciona. E então, do nada, é sobre uma menina que come uma pessoa, ainda viva, inteira, deixando pouco ou quase nada? Foi um pouco chocante.

Tudo é tão estranho, mas teve um momento que precisei atirar tudo pro alto e apenas ler, deixando de tentar entender. E foram tantas perguntas sem respostas que termino o livro com uma sensação estranha, como agradecendo por não ter lido tantos detalhes das cenas e também odiando tudo por não ter me dado isso. Precisava entender como tudo aquilo funciona, pois percebi o quanto é limitada a minha mente.

O final foi até um pouco... uau. Fiquei em choque, e ainda não sei se foi um bom choque, mas também acaba sendo um pouco esperado. Apenas não achei que teria acontecido e a personagem seguiria tão sem emoção, para quem demonstrava tanto ao longo do livro.
Fer 28/10/2023minha estante
Você descreveu as mesmas sensações e incômodos que eu tive ao longo dessa leitura, no fim não gostei do final.

Lizia.Yohanna 29/01/2024

Decepcionante
Tava super empolgada por essa leitura, me joguei de cabeça e não chegou nem perto de suprir minhas expectativas. Tudo muito sem pé nem cabeça, em nenhum momento ficou realmente claro como ocorriam as mortes e a personagem principal era uma chata. O final do Lee foi decepcionante, não que eu esperasse que eles fossem virar um casal e viver um lindo romance, mas dá a ele aquele final foi indigno. O final do livro foi sem noção nenhuma, ficou tudo em aberto e eu não entendi bulhufas. Pra mim não chegou nem perto de ser bom, mas indico que cada um leia e tire suas próprias conclusões.

Belle52 09/01/2024minha estante
Nunca nem vi esse livro, mas não vou ler. Obrigada! ?

misashyshy 14/06/2024

Inacreditável.
Vim a ler o livro depois do filme, e cara... que experiência, fiquei obcecada no filme, e decidi me aventurar na obra original, e que obra. Gostei de vários detalhes do livro, a profundidade em que a Maren descreve as coisas é incrível, a personalidade forte do Lee também é um ponto agradável, as cenas, as memórias, a construção da história me encheu de curiosidade, me incentivando a procurar por mais informações e finalizar ali o quanto antes, mas ao mesmo tempo continuar com aquela experiência de ler uma coisa pela primeira vez e não querer que acabe me pegou muito.

Mas infelizmente venho a dizer que estou decepcionada com o final, parece que a autora simplesmente jogou toda a história que foi construída pelos ares e só escreveu qualquer coisa, não só qualquer coisa, ela ignorou completamente a desenvoltura da Maren, e de repente fez com que ela fosse uma pessoa apática e que não se importa com nada, mesmo depois de ter feito o que fez, isso me chateou pra caramba.

Outro ponto, mas o menos importante, é o fato de que todas as personagens femininas que aparecem de forma passageira serem completamente hostis com a Maren, fazendo com que aquilo se torne repetitivo, parecendo que a autora fez elas com certa preguiça, até achei que estava lendo uma fanfic escrita por uma pré-adolescente quando a mesma coisa cansativa e de certa forma infantil aparecia. Tirando esse fato chato, temos perguntas abertas pela autora no livro que sequer foram respondidas, coisas até surreais se for parar pra pensar.

Lucas Guadagnino me ludibriou, pois com certeza o filme dá de 100x0 nesse livro, pegou essas partes desprezíveis e as transformou em algo espetacular com o toque perfeito de profundidade e delicadeza.

Naila 22/01/2023

O livro me prendeu no início mas depois começou a ficar massivo, a protagonista só toma atitudes ingênuas e alguns alguns acontecimentos são tão??? Para mim o final não fez sentido algum.

Eduardo 25/07/2023

A premissa é fascinante, mas principalmente depois da metade a construção e o desenvolvimento das cenas e dos personagens eu achei bem fraco. o que o guadagnino fez com essa história ficou bem melhor.

Thainá - @osonharliterario 11/04/2023

E se a sua fome fosse moldada através de afetos e atenção?
Desde pequena, Maren e sua mãe mudam de cidade toda vez que ela faz a coisa ruim. Isso acontece quando alguém demonstra afeto ou dedica um pouco mais de atenção à garota, gerando nela uma fome incontrolável que a faz comer as pessoas até sobrar apenas os ossos.

Maren não pertence a lugar nenhum e não tem conexão com ninguém além de sua mãe, mas um acontecimento repentino a faz querer procurar o pai e saber se ele também é um comedor. Nisso, ela vai conhecer pessoas novas ao longo dessa jornada em outras cidades e com isso se auto conhecer também.

Camille DeAngelis usa do canibalismo para explorar as relações humanas entre os personagens e sobre o ser diferente. Há a questão do feminino, do crescimento pessoal, mas também tem o lado da solidão e do abandono. Maren não é uma personagem fácil de se lidar, porque muitas vezes tem atitudes infantis, mas o peso da culpa de suas atitudes começa a pesar na balança de seu caráter que será construído e moldado ao longo de quase 300 páginas.

Fui fisgada para dentro do livro logo no primeiro capítulo, em uma cena visceral entre uma bebê e sua babá. A partir dali, me envolvi com a busca de Maren, me senti próxima dela e até protetora, me vi ao seu lado nas caronas e quis que ela tirasse todo um peso de suas costas.

Aqui, vemos uma garota de 16 anos ter que se virar sozinha e não se deixar ter nenhuma relação mais profunda com ninguém porque isso desperta a coisa ruim dentro de si. É um livro muito bonito, afinal.

Eu curti demais essa viagem, essa caminhada, e juro que teria lido mais páginas se tivesse. Amei, amei e amei, e espero que você dê uma chance ao livro e consiga desfrutar de todos esses sentimentos também, principalmente da sua própria autodescoberta e de apreciar a própria companhia, sem precisar de mais ninguém para gerar a sua felicidade, autoconhecimento e liberdade.

Resenha completa no blog Sonhando Através de Palavras.

site: https://sonhandoatravesdepalavras.com.br/2023/04/11/resenha-ate-os-ossos-camille-deangelis/

MariChalamet 11/03/2023

MUITAS considerações:
1- Leria de novo sempreee pelo Timmy ??
2- O final é tão sem sentido que graças a Deus no filme ficou melhor
3- Porque todos os personagens secundários no livro são mulheres e no filme são homens? Ou vice-versa?
4- Deu pra entender alguns aspectos bem melhor com o livro
5- Como ela conhece tantos meninos assim e todos acabam gostando dela???? Ou isso é muito normal e eu que sou anormal, porque na minha cabeça não faz sentidooo
6- Não achei o livro tão parado como falam, e os plots são mil vezes melhores que na adaptação

madu 22/03/2023

"Só acho que é legal ter alguém que se importe com a gente."
Eu li "até os ossos" por causa da adaptação. gosto de tudo que o luca faz e amo ler e saber sobre os livros que escolhe e suas inspirações, porque tudo o que ele produz toca no fundo da minha alma, e o cinema tomou outra cor para mim depois de conhecê-lo.

ao assistir o filme muitas teorias e interpretações me consumiram. eu entendi que não estavam falando do canibalismo como o "problema principal", havia camadas gigantescas em cada cena e fala, ia muito além. e ao ler o livro e juntar todas as peças, eu percebi sobre o que eles queriam falar. e não existe outra forma melhor de expressar tudo aquilo, exceto usar o canibalismo como metáfora/ponte/simples temática! porque só assim conseguiriam atingir onde dói.

também sei que a autora é vegana, e isso também é uma interpretação muito mais válida e é o que ela mesma queria mostrar. entretanto, em cada cena da maren com outras pessoas ? especialmente homens ? eu identifiquei assédio, o medo dele, a culpa da vítima, a necessidade de se sentir limpa, a dor e logo depois a necessidade de apagar tudo, mesmo tendo que manter aquilo dentro de si. "até os ossos", pelo menos para mim, é sobre isso, sobre insegurança com a própria sexualidade, sobre pedofilia, sobre abuso sexual, sobre país negligentes e agressivos, sobre a dor de estar sozinha no mundo e não conseguir entender a si mesma.

o livro nos dá um detalhe muito interessante: cada comedor é diferente e tem sua própria obsessão; como o lee, que escolhe pessoas "ruins", porque seu passado é ruim também. mas com a maren é diferente, ela come quem lhe traz conforto e carinho. a primeira vista é isso que notamos, porém também consegui perceber que ela matava garotos que tentavam fazer algo com ela, garotos que tentavam passar do ponto e passavam, e cada descrição nessas cenas dá a entender o assédio contra ela e a culpa de ter que comer a pessoa depois.

eu ficaria horas falando sobre minhas interpretações porque eu simplesmente amo o canibalismo como temática na arte.

porém isso aqui ficaria gigante, então, direi que prefiro a adaptação, mas que sem o livro você perderia essa aprofundamento essencial da história. e que "até os ossos" é genial por usar algo grotesco como metáfora de coisas igualmente grotescas e dolorosas.

"Eu acho você uma pessoa boa."

misashyshy 14/06/2024minha estante
é muito sem pé e nem cabeça ela conseguir receber toques do lee, e já com as outras pessoas não pq ela se descontrola, mas aí quando o lee toca em determinada parte ela come ele?!?!?! a forma em que ela se sentiu depois de ter comido a única pessoa que deu tudo aquilo que ela procurava, como se de repente ela fosse uma pessoa apática. pra mim esse final foi horroroso

Nathalia184 14/12/2022

Esse livro está dando o que falar, graças à adaptação com o Timothee Chalamalabingbong.

Eu gostei dele, achei interessante, mas deveria ter acabado no penúltimo capítulo.

Aline Penha 20/05/2024

Que livro ruim
A história até que prende a atenção mas é completamente ruim KKKKKKKKK

Percebi que a autora até tentou "humanizar" os canibais mas tipo, em nenhum momento senti empatia.

Já que é pra escrever uma história gore mete logo a descrição das mortes, porque até agora tô tentando entender como um bebe de 2 anos comeu um adulto de 20, como uma criança de 8 anos matou outra de 8 e comeu ela inteira, como fazia pra matar a criança? Como fazia pra comer, e como ela engolia os ossos? E o crânio gnt? E o fêmur que é o maior osso do corpo humano?

Como que o namoradinho dela comia um homem adulto em 7 minutos?

No nº 2 esses ossos não saía não e não rasgava o 🤬 #$%!& ?

Sério eu fiquei me fazendo essas perguntas mais técnicas, acho que nem o suco gástrico do estômago dilui um osso.

Amanda @litera.pura 18/02/2023

Maren Yearly tem gostos peculiares e você não entenderia: ela é canibal.
Sua primeira vítima foi sua babá, quando Maren era apenas um bebê e foi encontrada pela mãe cercada de ossos e com a roupinha encharcada de sangue. E o que desperta a FOME de Maren é o afeto... qualquer um que tente se aproximar dela, que a trate com atenção e carinho, acaba encontrando seu fim de forma trágica. A única pessoa que conhece esse infame segredo é sua mãe, que passou 16 anos acobertando a filha... até que se cansou e foi embora, deixando apenas um bilhete de despedida. Sem rumo, Maren decide procurar o pai, que nunca conheceu. Durante sua jornada, ela se surpreende ao descobrir que existem outros comedores por aí e percebe que, talvez, exista alguma forma de ser feliz, mesmo depois de devorar pessoas por aí, pedacinho por pedacinho, até os ossos.

Sim, é o livro mais bizarro que eu li nos últimos tempos e foi exatamente isso que chamou minha atenção. O canibalismo não é tratado com ares de horror, como estamos acostumados, e sim de forma dramática. Maren sabe que comer as pessoas é errado, mas quando a fome bate ela simplesmente não consegue se controlar. Ela sabe, também, o quanto deve ter sido difícil para a mãe lidar com tudo isso e nem consegue culpá-la quando ela vai embora. Maren gostaria de ser normal, gostaria de ter amigos e viver tudo que os outros adolescentes vivem... mas tudo que ela consegue fazer é deixar um rastro de morte por onde passa.

Não sei onde a autora estava com a cabeça quando pensou em uma trama dessas, mas eu adorei! A trajetória de Maren é uma verdadeira montanha russa, com muitas surpresas, drama e emoção. Os outros comedores inseridos na história são igualmente cativantes, cada um ao seu modo. E para quem gosta de plot twist, eu preciso informar: faltando poucas páginas para o final, ACONTECE UMA COISA que me fez morrer de rir, só que de raiva. Sabe como é? Eu fiquei incrédula, chocada, pensando "Mas não é possível que a autora teve essa audácia", então se preparem!

É uma história cheia de sangue com pitadinhas de romance. É original, surpreendente, vale a pena ler!

site: http://www.instagram.com/litera.pura

Bru | @umoceanodehistorias 19/06/2023

Queria falar mais, mas não quero dar spoilers
O sonho de Maren é ser normal, mas isso é tudo o que ela não consegue. Primeiro porque não tem um pai, não sabe quem ele é. Segundo porque tem uma compulsão estranha: come pessoas. É, você não leu errado e, adivinhe?, ela faz isso

Quando, depois de completar 16 anos, sua mãe a abandona, ela parte em uma busca pelo pai e, quem sabe, por si mesma. O que a surpreende é que talvez ela não seja a única.

Li esse livro há um mês e ainda não sei se estou preparada para falar sobre esse livro e sobre o que senti lendo. Primeiro porque pensei que o livro seria uma coisa e foi outra diferente, mas isso não é um problema, já que o livro é muito bom. A grande questão é que é uma leitura indigesta.

Mesmo a Maren fazendo algo que é totalmente surreal, é impossível não torcer para que ela consiga se dar bem na vida e encontre pessoas boas no seu caminho, mas ela tem um trajeto muito longo a percorrer e a Camille faz isso de modo genial, além de nos presentear com diversos plot twists, daqueles que fazem o corpo arrepiar.

Apesar de ser um livro indigesto, é fácil ler, pois é impossível parar de ler, principalmente, quando personagens começam a aparecer e começamos a suspeitar dos personagens.

Queria falar mais sobre o livro, mas não posso comentar sem dar spoilers, então, só digo, se te interessar, leia, não vai se arrepender.

site: https://www.instagram.com/p/Cq6Q91SvVzY/

Queli Davanço 10/09/2023

Hannibal aprova essa leitura!
Li totalmente no escuro, sem nenhuma sinopse e simplesmente nunca imaginei que um livro desses existia. O título, o tema e toda a trama é de tirar o fôlego, você sabe o que vai acontecer e mesmo depois de acontecer você continua tenso. Você cria uma conexão estranha com a protagonista e seu desejo incontrolável de carne humana.