A Sala de Espera da Europa

A Sala de Espera da Europa Aimée de Jongh

Resenhas - A Sala de Espera da Europa

Alexia180 26/08/2023

Um retrato real e cruel do mundo...
Um soco no estômago de realidade, apesar de ser uma HQ curta é bem certeira sobre os assuntos a ser trabalhado.

Naiara 26/08/2023

A Sala de Espera da Europa
O livro foi muito bom, ele nos retrata o que os refugiados passam para tentar ter aceitação em outros países. Em como é tudo muito burocrático e demorado. Em como eles são praticamente largados a própria sorte mesmo tendo alguma ajuda.

Ana Barbalho 25/08/2023

Breve
Me interessei pela hq mesmo ciente do número de páginas... Mas após a leitura a sensação que fica é de que a autora foi demasiadamente breve.
Ainda assim é um relato real e cruel do mundo atual.
Procurarei outros trabalhos da autora.

Sandra Silva 23/08/2023

A ilha grega de Lesbos recebe, diariamente, refugiados, em sua maioria da Síria, Afeganistão, Iraque, entre outros e, mais recentemente, da Ucrânia. Fotos e vídeos são proibidos por lá, mas em 2017 a quadrinista Aimée de Jongh entrou em um acampamento, mantido por uma ONG holandesa e, nessas páginas está a reportagem, em forma de quadrinhos, do que ela presenciou lá.
Uma realidade dura e triste, de pessoas que só querem seguir em frente e encontrar um lugar seguro para continuar vivendo.

São apenas 32 páginas, mas com um imenso peso dentro delas.

Carla.Ligia 19/08/2023

Uma reportagem diferente
Quando peguei esse quadrinho não sei o que estava esperando. Claramente não esperava a sutileza de vários comentários da autora, nem que os desenhos escondessem tanta dor sobre seu colorido.
É um relato de 2017 e muita coisa mudou, especialmente após a pandemia, mas vale a pena ler para se perceber como, muitas vezes, esses campos de refugiados parecem mais com campos de concentração.
Recomendo

Karen612 18/08/2023

"Eles não são livres. Mas tem esperanças."
>> Uma HQ curta mas com conteúdo imenso!
Estou sentida pela situação retratada no "acampamento", ainda mais por ser tão recente. As pessoas vivendo em condições precárias e tantas crianças necessitadas de afeto... Ver isso é um choque de realidade. Muito triste é ainda pensar que nem todos tem garantia de um "visto", uma chance de um recomeço. Um destino totalmente incerto!

Me veio à mente uma música do Renato Russo: A canção do senhor da guerra.
"O senhor da guerra não gosta de crianças". E por algum motivo senti essa letra (não só o refrão) entrar na minha mente enquanto via detalhes do lugar e da situação dos refugiados.

O que acendeu uma luz no meu coração foi ver que mesmo tão afundados eles ainda tinham um brilho de esperança para uma possível melhora.

(A cena do moço desenhando e moça como uma flor me tirou um sorriso, confesso)

Milena.Campos 15/08/2023

Um quadrinho muito atual e doloroso! Acompanhar um pouco mais a vida dos refugiados através do quadrinho foi comovente, por vários dias me peguei pensando novamente nessa leitura.

Nadia 11/08/2023

Sensível
Retrata a vida dentro de um campo de refugiados, onde pessoas em meio as dores do abandono e das incertezas ainda buscam enxergar esperança de dias melhores.

Marilia.Sofia 09/08/2023

Impactante
Esse quadrinho apesar de pequeno em tamanho é gigante em conteúdo.
Ele abre nossos horizontes para como se vive essas pessoas que vem em busca de abrigo e tbm as condições de vida delas.
Muito ler algo que tira você da bolha que está inserido.

Gabriela 08/08/2023

Ilustrações lindas, muito bem feitas, além de trazer um problema muito atual mas que muitas vezes não temos ideia que acontece!
cinco estrelas, muito reflexivo!

João 08/08/2023

Bem interessante, conhecer melhor a situação dos refugiados, e as condições de vida nos abrigos. Muito bom!

baracho.rodrigo 06/08/2023

Quantas pessoas saindo de seus países por guerras e outros tantos motivos =/

"Em outubro de 2017, a quadrinista Aimée de Jongh viajou até o campo de refugiados na ilha grega de Lesbos para fazer uma reportagem em quadrinhos sobre as condições lá. Câmeras não eram permitidas, mas papel e lápis, sim."

Epli 04/08/2023

Livro simples mas realista, mostrada por imagens a realidades das condições de vida dos refugiados que vivem em situações precarias. Esse pequeno livro dar para passar as crianças como é a realidade de vida de outras pessoas no mundo a fora.

Belmont 29/07/2023

Uma Jornada Empática pelos Caminhos dos Migrantes
Escrito e ilustrado por Aimee de Jongh, é um quadrinho cativante e emocionante que nos leva a uma jornada de empatia e conexão humana. Através das incluídas e da narrativa envolvente, o autor apresenta histórias reais e poderosas de migrantes que buscam uma vida melhor na Europa.
A trama gira em torno de um centro de imigrantes localizado na ilha grega de Lesbos, onde centenas de pessoas aguardam a oportunidade de seguir em frente para o continente europeu. Ao longo das páginas, acompanhamos a vida de vários migrantes, suas esperanças, desafios e os momentos de solidariedade e compaixão compartilhadas em meio às adversidades.
Aimee apresenta uma abordagem sensível e respeitosa para retratar as histórias dos migrantes, permitindo que suas vozes sejam ouvidas e suas experiências compreendidas. O quadrinho não apenas expõe as dificuldades enfrentadas pelos migrantes, mas também celebra a resiliência e a coragem de cada indivíduo diante das circunstâncias mais difíceis.
Em suma, A Sala de Espera da Europa é um quadrinho emocionante e impactante que lança luz sobre a realidade dos migrantes e os desafios que enfrentam. Através da arte e da narrativa, Aimee de Jongh transmite uma mensagem poderosa de empatia e solidariedade, tornando este trabalho uma leitura essencial e inesquecível para todos os que buscam compreender melhor a jornada dos migrantes e a importância da humanidade em tempos de crise.

Sara Férrer 28/07/2023

Um livro necessário
Foi a primeira vez que li um quadrinho pelo kindle, e a experiência foi ótima.
O livro é muito bom e completamente necessário para gerar conscientização sobre as situações dos refugiados na Europa.
Super recomendo