A Sala de Espera da Europa

A Sala de Espera da Europa Aimée de Jongh

Resenhas - A Sala de Espera da Europa

mpettrus 13/12/2023

O Mar Mediterrâneo é Um Cemitério de Refugiados
Aimée de Jongh é uma quadrinista e ilustradora holandesa que viajou até a ilha grega de Lesbos para fazer uma reportagem sobre a situação de vida dos refugiados que vivem nesse campo de refugiados. Sem a possibilidade de usar câmeras fotográficas ou filmadoras, a cartunista usou papel e lápis para registrar tudo o que vivenciou por lá.

? O drama de refugiados na Europa tornou-se uma realidade incontornável e premente a partir dos primeiros meses do ano de 2015. Uma sucessão de acontecimentos transportou para o quotidiano europeu a contingência das vidas de milhares de pessoas em fuga, por terra e por mar, em busca de refúgio.

Todas fugindo da guerra e da violência nos países de origem, da prepotência dos seus governantes, bem como da fome e da miséria.

?Esta realidade, pela espessura humana que comporta, passou a ser designada por ?crise dos refugiados?, mas rapidamente se revelou uma crise das instituições europeias, designadamente quanto à sua incapacidade e incoerência para resolverem, política e humanitariamente, a situação.

? De 2015 em diante, lembrando que o mundo enfrentou uma pandemia em 2020, a situação econômica de muitos países piorou, acarretando um número cada vez maior de pessoas chegando pelo mar nas costas de países como Grécia, Portugal, França, Espanha e Itália.

? Os refugiados que saem de países em conflito como Iêmem e Líbia chegam pela Grécia, que possuem alguns campos (o nome do campo de refugiados retratado na hq é ?Kara Tep?) onde os imigrantes são obrigados a esperar uma autorização para que possa de fato entrar na Europa. Por isso, a Grécia ficou conhecida a partir de então como ?a sala de espera da Europa?.

? Essa Hq foi como uma forte bofetada na minha cara pois, me dei conta de que não pensava sobre esse assunto tanto quanto eu deveria. Algo muito positivo que essa hq fez na minha vida foi me incentivar a ler mais sobre o assunto.

A entender quem são esses refugiados, o porquê dessa crise, como se dão as fugas, as travessias naquele Mar Mediterrâneo que é como um verdadeiro cemitério de refugiados, as autorizações, que podem vir ou não a ser concedidas.

? A sala de espera da Europa é na realidade o último vislumbre do ser humano refugiado, quase um apátrida na terra, de usufruir da sua existência dignamente em outro inferno travestido de paraíso.

? Eu gostei muito dos breves momentos dessa HQ usados para resumir os sentimentos dos refugiados em um campo de contenção na ilha grega de Lesbos. É uma hq curta, mas que consegue captar a essência do que os refugiados estão vivendo.

Alguns diálogos são bem fortes e nos fazem refletir. Considero essa hq como um verdadeiro relatório visual retratando o quotidiano dessas pessoas, o meio ambiente no qual estão inseridas, nos dando uma ideia minimamente aproximada das suas reais condições de vida.

? Aimée retrata em seus quadrinhos as pessoas, suas casas, seus banheiros e cafés, os contêineres, as regras que lá existem para que haja uma boa convivência entre tantas diferenças.

A quadrinista foi tão mestra na sua arte, que tive a sensação, enquanto lia a hq, de estar eu mesmo caminhando por esse campo e vendo com os meus próprios olhos as dificuldades que os refugiados passam todos os dias.

? Aimée nos entregou uma obra-prima da hq moderna. Em uma narrativa sensível, por vezes, profundamente triste, nos envolve sobre uma questão atualíssima com material riquíssimo, repletos de informações nos revelando a realidade crua de homens e mulheres, crianças e idosos, amplamente ignorados pela grande mídia, pela própria Europa e pelo restante do mundo.

?????????
CPF1964 13/12/2023minha estante
Que resenha MARAVILHOSA !! ????

@tigloko 13/12/2023minha estante
Excelente resenha ?, fiquei bastante curioso para conferir essa história

mpettrus 13/12/2023minha estante
Obrigado pelo Feedback, Cassius!!!

Gratidão ??????

mpettrus 13/12/2023minha estante
Obrigado pelo Feedback, Tiago ???

Está barato no Amazon e disponível gratuito em e-book.

Eu super incentivo a leitura dessa hq. É breve, super curta porém, de uma preciosidade de informações valiosíssimas sobre uma questão atualíssima dos nossos tempos.

Regis 14/12/2023minha estante
Não conhecia essa HQ, mpettrus. Obrigada por apresentá-la com essa maravilhosa resenha. Parabéns! ???

mpettrus 14/12/2023minha estante
Óh, obrigado pelo Feedback, Régis!!!

????

Super recomendo a leitura dessa hq, Poder. É triste e cruel, mas é muito real ??

CPF1964 14/12/2023minha estante
Mpettrus, Regis e Fábio... As melhores resenhas do Skoob......????

Carol 16/01/2023

A Sala de Espera da Europa
Excelente quadrinho documentário sobre um campo de refugiados e seu funcionamento. É tocante e sensível e qualquer leitor ficará emocionado e perplexo com a leitura.

Livro em ebook está de graça na Amazon por causa do projeto da Conrad denominado "hq para todos".

Achei tudo excelente, a proposta da editora de quadrinhos mais baratos para alcançar maior público, o roteiro do quadrinho e também o traço e arte!
Mariana113 21/01/2023minha estante
Corri para baixar!

Carol 22/01/2023minha estante
Espero que vc goste amg ?

Mariana113 22/01/2023minha estante
Carol, fiquei devastada!

Carol 22/01/2023minha estante
É bem esse o sentimento amiga, eu chorei visse no final ?

Mariana113 22/01/2023minha estante
A primeira página, com a imagem do garotinho, nossa! ?

Gabi 02/02/2023

História tocante e necessária!
Que HQ soco no estômago! E que bacana a Amazon disponibilizar de graça para leitor PRIME e a Conrad ter esta iniciativa de Hq baratas para todos (custos entre R$ 9,90 e R$14,90).

História real e muito bem feita, uma ideia providencial pela Aimee de Jongh de desenhar o que não se podia fotografar e filmar na ilha grega. Quem julga os refugiados é pq nunca esteve daquele lado, não passou por isto, até que aconteça com vc, sua família, seus amigos.
Debates estes necessários para nossa sociedade, para a nossa empatia, para fomentação de boas ideias e ajudas, caridade. Em um mundo onde há cada vez mais guerras civis, políticas e brigas internas por tudo, ninguém está realmente à salvo. Nenhum de nós. Pra se refletir.
Jhaze 02/02/2023minha estante
Interessante! Ótima descrição... deixa curioso e na expectativa sem entregar nadinha da obra... aí somos obrigados a ler tbm!?

Gabi 04/02/2023minha estante
Obrigada! Ah eu n gosto de entregar mesmo. Perde a graça. Leia, é curtinho e tocante. Mexe conosco.

Jhaze 04/02/2023minha estante
Sim, lerei com certeza.

annacsfraccaro 29/05/2023

Necessário
Achei esse livro extremamente necessário, além de ser rápido de ler e fácil.
Por mais que seja uma leitura rápida, é ao mesmo tempo uma leitura tocante, vale a pena ler.
Guilherme.Lefort 30/05/2023minha estante
Leitura muito necessária mesmo e excelente!

annacsfraccaro 08/06/2023minha estante
Guilherme, exatamente, um livro que deveria ser lido até nas escolas

ThayAvalon 30/05/2023

Em forma curta e de quadrinho, além de enaltecer a profissão do ilustrador, tem mostra a capacidade dele em representar uma situação muito ruim , que ngm merece estar passando, de refugiados e sua situação de vida, de povos com o básico do básico de se viver , sem poder fazer nada até que outras pessoas decidam suas vidas e se isso um dia pode acontecer.
Marcos774 30/05/2023minha estante
Parece ser triste

ThayAvalon 31/05/2023minha estante
É sim , como a jornalista não podia tirar fotos ela ilustrou a realidade de vulnerabilidade das famílias com suas vidas sendo decididas nas mãos dos outros .

Quadrinhos Diários 28/02/2023

Como ser completo em tão poucas páginas!
Depois de um belo Review lido no Instagram, fui dar uma olhada nesse quadrinho, sem muitas pretensões. Contudo, o que encontro aqui é um quadrinho completo, que não se prende em mostrar à realidade dos refugiados do qual ela presenciou.

Com sua arte e cores suaves, o quadrinho não deixa de chocar com o drama dos refugiados e a autora, não deixa subentendido em nada, os motivos de muitos estarem nesses lugares.

Em poucas páginas a autora consegue tecer críticas aos países de onde fugiram, as duras condições dos abrigos para refugiados, simplesmente apenas em apresentar os fatos de forma artística, porém verdadeira.

Por fim, posso dizer que este, é um quadrinho que te tira de sua zona de conforto e te faz pensar muito mais nessas pessoas que vivem em duras condições.
B.norte 01/03/2023minha estante
Né? Posso dizer que a minha experiência com esse quadrinho foi satisfatória e ao mesmo tempo impactante. Há tantas situações no mundo que desconhecemos.

Sabe aquele, ouvi falar e/ou vi na televisão, por vezes um trecho com menos de 5 minutos que não passa praticamente nenhuma informação.

O quadrinho é uma leitura rápida, mas foram tantas coisas apresentadas em seu cerne...
senti que passei a conhecer mais a situação dos refugiados com esse quadrinho, do que com tudo que vi pelo jornal.

Quadrinhos Diários 01/03/2023minha estante
A situação dos refugiados eu já tinha uma breve noção, devido ao meu contexto religioso, onde isso é bem abordado, apesar de superficial. Mas esse quadrinho respondeu a fundo sobre sua situação, me dando um dó e uma vontade de fazer algo o mais rápido possível

DAN LIMA 17/02/2023

Impactante!!!
Uma história que retrata a falta de humanidade que há ainda em pleno século XXI. Ocorrido em 2017.
A guerra consegue devastar e mobilizar multidões pelo mundo, onde seu objetivo traz consequências profundas como: a evasão, o egoísmo, os traumas, a ganância, a morte, dentre outros.
Uma HQ que nos convida a mergulhar e evidenciar a natureza humana na sua essência. Baseado numa história real e com uma narrativa tocante. É visceral!!!
DAN LIMA 17/02/2023minha estante
Uma síntese a respeito da HQ. ??

Mariana113 18/02/2023minha estante
Me deixou muito impactada!

heartsforreg 19/06/2023minha estante
Quero muito ler!

kaarine 07/04/2023

Lindo e informativo
é uma hq pequena que conta uma breve história sobre os refugiados do Kara tepe, está disponível no Kindle de graça, pois é um projeto da Conrad que chama projeto para todos, que disponibiliza hq, quadrinhos pra todo mundo poder ler, achei tudo
kaarine 07/04/2023minha estante
gente e é lindo os desenhos, a história é triste ??

ClaudiaRWagner 15/11/2023

A sala de espera da Europa
Difícil descrever, dói. Se não está bem, não leia. Super curto e preciso. Desesperador não saber o que fazer
Becca_Martins 15/11/2023minha estante
Queria ler mas tenho medo de nunca me recuperar do baque

Lali 11/01/2023

Um retrato intimista da visita da autora ao campo de refugiado em Lesbos, delicado, intimo, corajoso? fica um gosto de quero mais, mais aprofundamento desses dias e desses contatos, dessas histórias tão distantes da nossa realidade. Um mundo mais denso e sombrio do que podemos imaginar nos nossos piores dias?

Dani 13/01/2023

Rápida opinião
Aimée não tem como errar. Apesar dessa ser uma HQ mais jornalística dela, ela não perde seu brilho. Aqui ela conta a situação dos campos de refugiados na Grécia onde ninguém podia entrar com câmeras porem ela pode conhecer e depois se expressar através de seus desenhos. No momento a situação dos refugiados já mudou mas é importante temos uma noção sobre o que está acontecendo, em vista que existem países em guerra e essa situação muda em cada estante. Excelente, pena que é curta.

Mariana 13/01/2023

Tocante
Um relato sobre um dos campo de refugados que fica na Grécia.
Uma realidade que sabemos da existência, mas não pensamos muito a respeito.
Seja pela distância ou porque no Brasil não existe essa burocracia nas fronteiras, são dores que não temos muita noção e nos machucam muito quando vistas.

Jessica 21/01/2023

Uma HQ curta,mas que consegui nos transmitir logo de início como é a vida dos refugiados.
Através dos desenhos, vemos as dificuldades que eles vivem em kara Tepes, na Grécia. Os refugiados ficam pelo menos um ano a espera da decisão que eles tanto anseiam:se vão ou não permanecer na Grécia. Esse processo é lento e impreciso,por isso o local é conhecido como "sala de espera da Europa".
Além da incerteza,vida precária,eles ainda lidam com os transtornos mentais que tudo isso causou neles.
Uma HQ triste e muito comovente.

"A incerteza é a pior parte. Se não souber de nada, você se sente sem esperança."