A Sala de Espera da Europa

A Sala de Espera da Europa Aimée de Jongh

Resenhas - A Sala de Espera da Europa

@jana450 19/10/2023

Ótimo artigo
Não traz quentinho para o coração, mas sim indignação com a situação tão sofrida e triste, chega a ser desesperadora

Elisangela Muniz 15/05/2023

A gente tem tanto conforto e mesmo assim reclama. Nem consigo me imaginar vivendo tal situação e nesse tipo de ambiente. É triste saber que muitas pessoas estão vivendo melhores assim do que da forma que viviam originalmente em seus países. Pior é não poder fazer nada pra mudar isso...

oariellucas 22/01/2023

Emocionante...
Excelente Hq documentário. É extremamente sensível e empática ao falar sobre sobre um campo de refugiados e seu funcionamento.

Com muita sensibilidade, torna-se chocante e ao ponto de emocionar e ao mesmo tempo que deixa o leitor embasbacado com toda a situação.

Achei incrível a proposta de um documentário nesse formato pois nunca tinha tido contato com algo do tipo.

Os desenhos, os traços, a arte em si juntamente com o roteiro da história proposta completa a experiência (devastadora) que é ler essa HQ.

JackRags 05/02/2023

Triste mundo nem tão novo assim.
A realidade choca e dói.
Viver em um mundo injusto, onde para ter menos que o mínimo tem que passar por um inferno, é extremamente triste e doloroso.

A sala de espera é sobre um local que refugiados esperam a chance de poderem ir para um país melhor. De ter a oportunidade de poder viver de verdade, uma vida humana decente.

Estou abalado com a escrita, com os relatos.

Isso pq foram apenas pequenas histórias que ela pode ver.

Queria que tivesse uma solução fácil pra essa situação, mas não tem.

Super recomendo. Uma HQ que deixa o leitor reflexivo e em estado de alerta.

Alexia180 26/08/2023

Um retrato real e cruel do mundo...
Um soco no estômago de realidade, apesar de ser uma HQ curta é bem certeira sobre os assuntos a ser trabalhado.

Pechi 20/02/2023

Serve para instigar...
O quadrinho é bem pequeno, cerca de 30 páginas.

É apenas uma pincelada sobre a situação dos refugiados, mas é forte, faz refletir e se questionar se há algo que poderíamos fazer...

Faz refletir tbm, sobre como vivemos e tudo o que temos: de três pares de tênis a liberdade de vestimenta e opinião.

deborah 24/02/2023

Uma hq necessária, que expande nossa visão a respeito dos refugiado e como é a sua situação longe de casa, fugindo das circunstâncias adversas. muito bom! leiam o texto depois dos quadrinhos!

Beatriz2517 24/02/2023

"Novos traums surgem onde se busca uma vida mais segura"
Um livro pequeno, porem com uma mensagem significativa.Ultimamente não temos tanta notícias sobre os refúgiados, esse livro mostra uma parte da vida das pessoas que querem atravessar as fronteiras em busca de uma vida mais segura e tranquila

Isa 03/09/2023

Muitas reflexões atuais
Não é o tipo de leitura que estou acostumada a fazer, mas o tema é muito atual e nos faz pensar em como as coisas podem ser assim ainda nos dias de hoje.
O ser humano deveria ser livre para ir e vir, ter sua paz e direitos, porém os refugiados passam por situações difíceis. Além de terem que deixar seu lugar de origem, sua história para traz, ainda não são recebidos da forma como deveriam/necessitam.

Mayte4 18/06/2023

Bem pequenininho, sério, 34 páginas. Eu já não esperava muita coisa, tava gratuito o ebook então eu baixei pra ler ???? foi bem rapidinho e acho que valeu a pena

Ana Barbalho 25/08/2023

Breve
Me interessei pela hq mesmo ciente do número de páginas... Mas após a leitura a sensação que fica é de que a autora foi demasiadamente breve.
Ainda assim é um relato real e cruel do mundo atual.
Procurarei outros trabalhos da autora.

Gabriela_Sut 14/09/2023

Triste realidade
Acebei de ler esse quadrinho que é super curto e rápido de ler e continuo com uma sensação ruim no peito. É muito triste ver a situação desses refugiados e imaginar as motivações e o tamanho do desespero deles para fugir do próprio país, sabendo a forma como seriam recebidos por essas nações europeias.

Também entendo que não tem como os países aceitarem todos os refugiados, até porque eles são muitos e o número segue apenas crescendo. Mas o descaso com que são tratados... Pessoas completamente traumatizadas já pela guerra que ocorre em seu país, ou por qualquer outro motivo, como perseguições, violência, intolerância... São tantos motivos que vão além da mera "pobreza e falta de recursos" que muitos utilizam, até de forma meio pejorativa.

Fiquei bastante triste e pensativa sobre esse quadrinho, até porque isso não é ficção. É um registro real de um campo de refugiados. Gostaria de saber o que aconteceu com aquelas famílias que apareceram com maior destaque nas páginas dessa HQ... Espero que todos estejam bem e que já tenham conseguido exílio!

Thais Takeuchi 10/04/2023

Achei o quadrinho lindo. Estética linda, bem feito, bem organizado e elaborado. A história é triste, a realidade dos refugiados dói no coração de qualquer ser humano! A alternativa entre ficar em lugares com condições sub humanas ou enfrentar travessias perigosas e letais......qualquer escolha é absurda!

A única """""crítica""""" ao quadrinho é ser curto demais. Achei a história boa porém gostaria de ver mais desenvolvimento sobre..

Elisa 30/04/2023

Informações necessárias
Sinceramente, quando eu baixei o e-book, não fazia ideia que se tratava desse assunto. Sou muito leiga sobre os refugiados e suas "motivações". E é justamente por conta disso que compartilhar essa HQ é tão importante: para quem sabe, poder se atualizar sobre a situação; para quem não faz ideia, entender um pouco sobre o assunto. Enfim, apenas leiam.

izabelly 18/05/2023

Novos traumas surgem onde se busca uma vida mais segura.
A obra nos apresenta uma experiência documental em forma de quadrinhos, apresentando a cruel situação em que viviam os refugiados que se abrigavam na ilha de Lesbos na Grécia, representando através dos traços o dia a dia das pessoas que moravam no campo de refugiados Kara Tepe, que infelizmente foi encerrado no ano de 2021.
Também temos vislumbres de como era a vivência em outro campo, conhecido como Moria, onde as populações de refugiados que ali residiam eram deixados à mercê da sorte, praticamente "abandonados" e sem ajuda humanitária.

É uma leitura rápida, com traços simples. Recomendo a experiência.

"Mas Lesbos continua sendo uma sala de espera onde milhares de pessoas esperam a sua vez. Elas não são livres, mas têm esperança. E não irei esquecê-las tão cedo. Só espero que a Europa também não.