Herdeiros do Tempo

Herdeiros do Tempo Adrian Tchaikovsky

Resenhas - Herdeiros do Tempo

Rodrigo 24/12/2023

Que experiência HORRIVEL
Herdeiros do tempo inicia sendo uma ficção científica com muito potencial, e realmente o primeiro terço do livro é bem interessante de se acompanhar.

Nesse início, você descobre junto aos personagens um universo de possibilidades e se vê ansioso em como isso vai ser explorado na obra, mas no fim, a execução dessas ideias são tão mal feitas que se torna entediante.

O livro é recheado de capítulos inteiros completamente inúteis e que não acrescentam em absolutamente nada para a história, além disso, há diálogos tão vazios que você começa a se perguntar se tudo isso é um plano para algum plot twist lá na frente (e não é).

A escrita do livro é confusa e muitas vezes você vai se questionar o que de fato tá acontecendo, já que os acontecimentos pouco se conectam e as mudanças são tão abruptas que a sensação é de enrolação.

Não existe um único personagem nessa obra que seja minimamente interessante. Todos são um uma carta de baralho e seguem assim durante toda a história. Personagem X é cientista inteligente e personagem Y é o guerreiro determinado e assim eles tomam as sua decisões, de forma totalmente raza e entediante.

Apesar de todos os defeitos eu segui me convencendo de que a reta final do livro poderia ser interessante, mas a verdade é que se inicia um terceiro ato final digno dos piores filmes genéricos de herói já lançados. A sensação que tive foi de vergonha alheia e sem acreditar que estava lendo aquilo.

Ao finalizar e entender o plano geral da obra, eu chego a conclusão que se fosse uma história de até 200 paginas, talvez fosse uma leitura mais confortável. Mas com mais de 500 páginas, além de 2/3 do livro ser completamente inútil e passar uma sensação constante de enrolação, é um investimento de tempo que não vale a pena.

A verdade é que o enredo dessa obra é simples e bem bestinha, mas existe todo um esforço para tentar tornar essa história uma ficção mais densa e complexa, o que não funciona de maneira alguma.

Herdeiros do tempo foi facilmente a minha pior leitura em muito tempo, e se eu pudesse te dar um conselho: passa longe! Há muitas obras incríveis te esperando por aí.
Suruassossaurus 17/01/2024minha estante
Cara, eu não poderia discordar mais de ti. Devorei o livro como não fazia há tempos (inclusive terminei hoje!)

Rodrigo 17/01/2024minha estante
Nossa, que pena eu não ter conseguido experienciar dessa maneira. Pra mim, infelizmente não rolou ?

Qnat 03/10/2022

Bom, mas um pouco enrolado no meio!!!
O começo é incrível!
O livro te prende mesmo, e é um respiro em ficção científica. Bastante original, com muitos detalhes. Até que... são detalhes de mais.

Acho que o autor colocou alguns capítulos que não acrescentam em nada na história, de fato. E como a história tem um ritmo "frenético", essas pausas podem cansar o leitor.

Mas, mesmo assim, toda a leitura vale muito a pena.
O final foi um pouco disney, mas tudo bem.... Vamos ver as continuações!
Alessandra 13/02/2023minha estante
KKKKK. Morri de dar risada com o "final disney". Eu estava esperando um final bem mais trágico, tipo a extinção da raça humana, mas o final disney não foi tão ruim, eu gostei, por mostrar a superioridade da outra espécie.

Mialle @mialleverso 30/12/2022

Essa é a ideia inicial apresentada em Herdeiros do Tempo, na verdade eu não acho nem que é a ideia inicial, mas essa informação tá no começo do livro e na sinopse:

A humanidade estragou a Terra e precisou colocar todo mundo numa nave-arca para procurar outro planeta para estragar.

Muitos anos atrás uma cientista arrumou um projeto para desenvolver macacos inteligentes com um nanovírus já que no mundo desse livro nunca existiu o filme/livro Planeta dos Macacos.

A coisa dos macacos não deu muito certo, mas a vida dá um jeito e alguma coisa evoluiu e agora a humanidade não é exatamente a vida mais inteligente por aí, mas só tem um planeta mesmo.

Aqui temos um livro grande em páginas e em ideias: o autor trabalhou extensamente na apresentação da outra espécie, dando tanta atenção que os humanos são a parte mais chata da história, sem dúvida.

O contraste entre as duas espécies é intercalado com grandes passagens de tempo, personagens interessantes apenas de um lado e algumas situações difíceis de explicar com algo além de "é a vontade do autor".

Mesmo sendo extenso e tendo defeitos, Herdeiros do Tempo é um livro memorável com personagens e ideias um pouco diferentes que realmente me encantaram. A leitura começou truncada e eu não conseguia entender bem o que estava acontecendo, mas com o avanço das páginas a coisa se tornava cada vez mais interessante e difícil de largar.

Acompanhar a evolução social e tecnológica da espécie que se desenvolve no planeta foi realmente muito bom e muito interessante, as escolhas do autor foram muito interessantes e o final do livro foi apenas maravilhoso e fez valer cada uma das páginas que li.

O autor apresenta um texto que é meio técnico, meio mecânico por algumas vezes, mas realmente não é algo que prejudique a leitura. Me apaixonei pelos personagens (exceto os humanos) e foi uma experiência muito interessante e agradável.
Alinesmne 19/01/2023minha estante
Adorei sua resenha

Suruassossaurus 17/01/2024minha estante
Ai você chega no final e percebe que o que foi feito era algo que já faziam no livro todo, não tendo sido tirado do nada para resolver as coisas magicamente. Mas vamos concordar que ainda sim foi uma maneira aterrorizante e traumática de fazer as coisas.
, além de ter custado muitas vidas das aranhas.

JuBarros_ 24/04/2023

Fascinante
Elogiar esse livro sem mencionar detalhes importantes da trama é uma tarefa difícil, mas vou me esforçar.

Em Herdeiros do Tempo acompanhamos a evolução da civilização das aranhas e os conflitos dos humanos abordo da nave-arca Gilgamesh. Por se tratarem de dois núcleos a história fica dinâmica, se a trama dos humanos chega em um ponto em que você perde um pouco de interesse basta virar a página que o próximo capítulo conta como a civilização das aranhas está se desenvolvendo.

Ambos os núcleos são extremamente interessantes, mas o meu favorito com certeza foi o das aranhas. Acompanhar sua evolução biológica, a estruturação de sua civilização e o avanço de suas tecnologias foi fascinante. Nunca li algo parecido com o que Adrian Tchaikovsky fez nesse livro! Além da complexidade da construção de mundo também passamos a nos importar com as aranhas, jamais imaginei que ficaria triste com a morte de um aracnídeo.

Além disso, outro detalhe que torna tudo ainda mais interessante é a possibilidade de traçar paralelos entre a história da raça humana e a das aranhas.

Esse livro é fascinante, o final é a cereja no topo do bolo. Estou muito curiosa quanto ao rumo que a história irá tomar nos próximos livros.
Suruassossaurus 17/01/2024minha estante
Nossa, parabéns por por revelar tão pouco da trama (sem ironia). Eu tentei na minha resenha e falhei miserávelmente kkkk

LARISSAFAMBRI 13/10/2022

Leitura infinita
Esse é aquele livro que parece que nunca tem fim, você pode ler uma hora que não andou nada. É um livro bom, interessante, diferente, mas não sei se gostei muito.

Erwinnph 06/11/2022

Espetacular e emocionante
Estou sem palavras com esse final, pude ver com toda certeza como somos destrutivos até com nossa própria imagem? que final senhores ?esperando ansiosamente o segundo livro? se tu gosta de ficção científica e um ótimo livro, se tu pira com isso, será inesquecível como foi pra mim, a leituras detalhada então não espere algo direto ?

bgkran 10/11/2022

520 páginas instigantes!
Todo hype para esse livro é pouco perante a história que é entregue. Nossa mente divaga/transforma/se adapta tentando se colocar no lugar desses "alienígenas" e sua busca por lugar no caminho da evolução e da busca por propósito. Se dêem esse presente, esse prazer... LEIAM os Herdeiros do Tempo!

Getulio.Paulino 04/12/2022

Final espetacular
Os últimos sobreviventes da raça humana abandonaram uma Terra em ruínas, desesperados para encontrar um novo lar entre as estrelas. Seguindo os passos de seus antepassados, eles descobrem o maior tesouro da era passada: um planeta terraformado e preparado para a vida humana. Entretanto, nem tudo é perfeito no novo Éden.

Há muito tempo inexplorado, o planeta seguiu um curso inesperado e não mais aguarda pelos humanos em paz silenciosa. Novos habitantes o dominaram, estruturando uma nova sociedade e transformando o último refúgio da humanidade em seu próprio lar.

Agora, duas civilizações estão em rota de colisão, ambas testando os limites do que farão para sobreviver, e um conflito parece iminente e inevitável. Com os seus destinos interligados pendendo por um fio, resta a derradeira pergunta: Quem são os reais herdeiros dessa nova Terra?

Benditos livros - Luana 08/01/2023

Aranhas no espaço? Sim, por favor !!
Em um futuro bem, bem distante, os humanos estao fugindo do que restou do Planeta Terra, a bordo de Gilgamesh, uma grande nave colonia, a procura de algum local terraformado para se estabalecerem. Eles sabem que ha locais que podem abriga-los, afinal, seus antepassados exploraram e se fixaram em varios pontos do universo conhecido, e a busca por essa heranca pode salva-los da extincao.
E o planeta perfeito para os humanos exste. Ao avistarem um planeta verde e com composição similar a Terra, os membros do nave acreditam terem encontrado um verdadeiro oásis inexplorado. Uma inspeção mais cuidadosa vai mostrar aos humanos que esse planeta ja e habitado - nele vive uma peculiar e perspicaz sociedade de aracnídeos , frutos de um estranho experimento biotecnologico, que esta pronta pra defender seus interesses dos invasores espaciais.
Herdeiros do tempo trata de um verdadeiro choque de civilizacoes : os humanos no fim de seu ciclo, em perigo de extincao, e as aranhas nos primórdios do seu desenvolvimento, lutando para expandir seu alcance e conhecimento. O contraste entre os pontos de vista dos dois grupos e muito bem estruturado, inteligente, e se estende ao longo do livro, ate o confronto final entre as duas espécies.

Pra mim, a caracterização das aranhas e o destaque dessa obra. Adrian Tchaikovski foi capaz de tornar os personagens nao humanos no seu maior feito. Pra muita gente o detalhismo pode ser cansativo, mas em ficção cientifica ele não e so bem vindo, como muito necessário para a imersão do leitor. E acho que foi proposital o autor brincar com o nosso desgosto natural por insetos e inverter os interesses, fazendo com que a gente ganhe apreço pela aranhas e não se interesse tanto pelos personagens humanos.

O embate final entre as duas espécies e inevitável ao fim do livro, mas ainda assim me surpreendeu em muitos aspectos. Façam suas apostas , e depois e contem se voce conseguiu acertar esse desfecho. E o livro tem desfecho bem satisfatório, mesmo sendo o primeiro volume de uma trilogia. Funciona perfeitamente como livro único, então nao tenha receio de fazer a leitura.
]Sim, é uma leitura fora da caixinha que demanda atenção, mas no fim, compensou muito deixar minha zona de conforto ( eu não curto operas espaciais) e apreciar novas narrativas !

Wesley 24/01/2023

Ótimo, mas desnecessariamente extenso
A ideia do livro e toda a proposta dele que vai aos poucos sendo reveladas pra gente é interessante e com potencial de nos apresentar uma história verdadeiramente marcante.

A trama tem um curso bem definido, o problema é ser um livro desnecessariamente extenso, que possui mais do que o esperado (e talvez aceitável) em explicações técnicas e uma construção de expectativa que demora a ser compensada de fato.

Karol 25/01/2023

Aranhas VS. Humanos
A premissa da história é de um conflito entre as aranhas e os humanos, porém não é isso que acontece durante a maior parte do livro, o que foi uma grata surpresa.

No livro acompanhamos a evolução das aranhas pelos olhos das várias Portias, ao mesmo tempo que acompanhamos os humanos a bordo da Gilgamesh.

Gostei bastante da história e o final me deixou bastante curiosa para o próximo livro.

Hammer.Mariana 15/02/2023

Bom sci-fi
Livro de ficção-científica com linguagem e descrições acessíveis. Excelente para quem gosta de viagens espaciais e evolução das espécies.
O começo é fantástico e prende o leitor. A ideia geral é muito criativa e diferente.
Vale a pena a leitura.

Marco 13/04/2023

Vale a pena dms
Ficção científica boa pra um krl, do jeito q nerdola como eu gosta de ler/assistir. Apesar do tamanho, a leitura não enjoa e cada capítulo te prende mais. Final totalmente inesperado e bonzão tbm.