Herdeiros do Tempo

Herdeiros do Tempo Adrian Tchaikovsky

Resenhas - Herdeiros do Tempo

Qnat 03/10/2022

Bom, mas um pouco enrolado no meio!!!
O começo é incrível!
O livro te prende mesmo, e é um respiro em ficção científica. Bastante original, com muitos detalhes. Até que... são detalhes de mais.

Acho que o autor colocou alguns capítulos que não acrescentam em nada na história, de fato. E como a história tem um ritmo "frenético", essas pausas podem cansar o leitor.

Mas, mesmo assim, toda a leitura vale muito a pena.
O final foi um pouco disney, mas tudo bem.... Vamos ver as continuações!
Alessandra 13/02/2023minha estante
KKKKK. Morri de dar risada com o "final disney". Eu estava esperando um final bem mais trágico, tipo a extinção da raça humana, mas o final disney não foi tão ruim, eu gostei, por mostrar a superioridade da outra espécie.

Erwinnph 06/11/2022

Espetacular e emocionante
Estou sem palavras com esse final, pude ver com toda certeza como somos destrutivos até com nossa própria imagem? que final senhores ?esperando ansiosamente o segundo livro? se tu gosta de ficção científica e um ótimo livro, se tu pira com isso, será inesquecível como foi pra mim, a leituras detalhada então não espere algo direto ?

JuBarros_ 24/04/2023

Fascinante
Elogiar esse livro sem mencionar detalhes importantes da trama é uma tarefa difícil, mas vou me esforçar.

Em Herdeiros do Tempo acompanhamos a evolução da civilização das aranhas e os conflitos dos humanos abordo da nave-arca Gilgamesh. Por se tratarem de dois núcleos a história fica dinâmica, se a trama dos humanos chega em um ponto em que você perde um pouco de interesse basta virar a página que o próximo capítulo conta como a civilização das aranhas está se desenvolvendo.

Ambos os núcleos são extremamente interessantes, mas o meu favorito com certeza foi o das aranhas. Acompanhar sua evolução biológica, a estruturação de sua civilização e o avanço de suas tecnologias foi fascinante. Nunca li algo parecido com o que Adrian Tchaikovsky fez nesse livro! Além da complexidade da construção de mundo também passamos a nos importar com as aranhas, jamais imaginei que ficaria triste com a morte de um aracnídeo.

Além disso, outro detalhe que torna tudo ainda mais interessante é a possibilidade de traçar paralelos entre a história da raça humana e a das aranhas.

Esse livro é fascinante, o final é a cereja no topo do bolo. Estou muito curiosa quanto ao rumo que a história irá tomar nos próximos livros.
Suruassossaurus 17/01/2024minha estante
Nossa, parabéns por por revelar tão pouco da trama (sem ironia). Eu tentei na minha resenha e falhei miserávelmente kkkk

Johnnyoss 04/10/2023

Que livro bom
O livro foi muito bom, os pontos de vista eram muito diferentes entrei si, porém isso é muito bom porque acompanhamos o desenvolvimento de duas civilizações diferentes através dos milênios (isso é bizarro, mas foi feito de uma maneira incrível), a das aranhas e o dos humanos, e de vez em nunca do antigo império também.

As discussões que o livro levanta são muito interessantes e feita de uma maneira muito inteligente, pondo em discussão temas como tempo, morte, imortalidade e humanidade, discussões que nos fazem pensar realmente em como vemos outras espécies e oque nos faz melhores do que elas, além da discussão da ciência x religião que foi muito legal de acompanhar no ponto de vista das aranhas que serviram como uma excelente maneira de retratar a humanidade através da história, fazendo uso muitas vezes do "e se?" para mostrar vários cenários diferentes que foram muito bem construídos. Os personagens são bem marcantes oque me surpreendeu já que o livro se passa em uma janela de milhares de anos. A maneira que o autor utilizou os nomes nas aranhas para separa-las foi muito inteligente e funcionou muito bem pra mim. os humanos também foram bem marcantes, desde Holsten o historiador e nosso protagonista, como Guyen o louco comandante da Gilgamesh em sua louca busca por poder e controle.

Outro fator interessante é a forma com a qual o autor não permitiu existir um lado bom e um lado ruim, são apenas dois lados com visões diferentes, não existindo um vilão ou um herói ( isso vale até para o Guyen).

Porém, o livro tem seus defeitos, algumas partes eu senti como sendo muito arrastadas, oque fez delas desinteressantes, se arrastando em diálogos desnecessários algumas vezes. Outras partes que estavam muito interessantes passaram muito rápido, mas isso não muda o fato de que o livro é muito bom.

Resumindo, o livro é incrível, com um desenvolvimento bem legal e personagens muito marcantes, o plot é diferente de qualquer livro que eu já tinha lido.

bgkran 10/11/2022

520 páginas instigantes!
Todo hype para esse livro é pouco perante a história que é entregue. Nossa mente divaga/transforma/se adapta tentando se colocar no lugar desses "alienígenas" e sua busca por lugar no caminho da evolução e da busca por propósito. Se dêem esse presente, esse prazer... LEIAM os Herdeiros do Tempo!

Suruassossaurus 17/01/2024

É eita atrás de eita do começo ao fim!
Descobri esse livro assistindo ao canal Central Pandora, focado em filmes, séries e, eventualmente, livros e jogos de ficção científica. O comprei no final de 2022 e quase comecei a ler, porém acabei deixando para outro momento e se tornou o primeiro livro que iniciei em 2024. Descrevendo em poucas palavras? Fantástica, emocionante, surpreendente. Esta resenha terá alguns spoilers leves da introdução e dos primeiros capítulos, além de coisas aleatórias que só farão sentido durante a leitura.

Em um futuro distante a humanidade conquistou avanços tecnológicos que permitiram sua propagação pela galáxia. Três foram os resultados. A primeira: a descoberta de que não havia, até onde conseguiram averiguar, vida fora da Terra. A segunda: com os avanços em engenharia genética e IAs seria possível começar a preencher os planetas viáveis não apenas com colônias humanas, mas também com vegetação, atmosfera e clima. O terceiro: Haviam dissidentes na humanidade que, tomados de um ego frágil e um senso de que ?O Universo foi feito para nós?, viam com hostilidade os avanços das IAs e planos que envolviam evoluir e mesmo tornar racionais criaturas não humanas. Essas pessoas eram constituídas de religiosos, conservadores, racistas, tecnofóbicos e esse pessoal que em geral só atrasa a nossa vida mesmo fora da ficção. O enredo se divide em três núcleos: Dra. Kern, Gilgamesh e o povo de Portia.

Dra. Kern é a cabeça de um projeto que visa tornar a vida humana habitável em planetas que estejam dentro das zonas habitáveis de seus respectivos sistemas solares. Todavia seus planos têm uma pitada de ego megalomaníaco e noções levemente deturpadas de sua superioridade. A bordo de uma nave ao redor do primeiro planeta terraformado e já com animais ela planeja soltar macacos que, infectados com um nanovírus, sofreriam um desenvolvimento físico e mental em poucas gerações. Os planos da Dra. Kern vão além, desejando retornar quando os macacos tivessem desenvolvido tecnologia, momento no qual os humanos chegariam como deuses que seriam adorados e servidos. Todavia seus planos não saem da maneira como foram definidos.
A Gilgamesh é uma nave-arca dos remanescentes da Terra que viram seu planeta tornando-se inabitável após um período glacial. Toda a tecnologia deles é inferior à dos humanos que viveram antes de seu período e só graças aos conhecimentos que foram sendo aprendidos à duras penas tiveram um vislumbre de salvação: um planeta terraformado pronto para receber vida humana. Após construída Gilgamesh pôde iniciar sua lenta (muito lenta) viagem até o objetivo. Nela está o que sobrou da raça humana até onde eles próprios sabem. Uma missão desesperada pela sobrevivência encabeçada por um comandante disposto a qualquer coisa para cumprir a missão.

A primeira vez que vemos Portia ela está caçando. Sendo uma aranha saltadora, sua visão aguçada é vantajosa para calcular bem a distância até sua presa. Ela é a ancestral de um povo que, graças ao nanovírus, desenvolvem não apenas a inteligência e o tamanho, mas adquirem características não planejadas como desenvolver um senso de comunidade e conseguir transmitir as coisas que aprenderam para sua prole por meios genéticos. Através dos anos e das gerações vemos a rápida ascensão de sua sociedade, seus dramas, conquistas e traumas.

Eu terminei este livro em uma semana (teria sido mais se não fosse o meu emprego), simplesmente não consegui desgrudas os olhos. É o tipo de leitura que é difícil de parar pois somos alimentados constantemente com surpresas e reviravoltas, em especial as que envolvem as aranhas são bem difíceis de prever, não havendo parte desinteressante. A trama e os personagens são desenvolvidos de maneira tão primorosa que escolher um lado quando seus caminhos se cruzam não é algo fácil ou intuitivo. Sou uma pessoa que adora animais e acha aranhas saltadoras uma graça, mas nunca imaginei que um enredo as envolvendo (dado em consideração ser uma ficção científica, onde o absurdo acontece) me prenderia e me faria ficar tão apegado. O autor utiliza os elementos com uma eficiência de mestre. Questões sobre desgaste de componentes, a relatividade de viagens espaciais em comparação à quem está em um planeta, as consequências de ficar em sono induzido por longos períodos de tempo (realmente longos para os tripulantes da Gilgamesh) no psicológico humano e, principalmente, no desenvolvimento da sociedade das aranhas constituem os pilares de acontecimentos marcantes.

É uma leitura na qual não encontrei pontas soltas. Não há deus ex machina e se uma solução apareceu quando precisava, algo inesperado surge entre personagens ou a resolução de um problema ocorre de uma maneira muito inimaginável você logo se lembra que pistas que justificam esses elementos foram apresentadas durante toda a leitura. Nada é gratuito neste livro. Alguns momentos são de tirar o fôlego, outros me deixaram puto da vida. Fiquei sinceramente comovido com o desfecho de certas subtramas e, em um caso específico, contemplei com um horror real o destino de uma personagem.

Como uma xenoficção preciso ressaltar as aranhas. Elas terem sido infectadas com um nanovírus planejado para tornar macacos algo parecido com o ser humano não faz com que as aranhas hajam e desenvolvam tecnologia da mesma forma. Sua estrutura social, biologia e desafios a vencer em sua sobrevivência tornam-se surpresas fascinantes e afastam qualquer noção pré-concebida que desenvolvemos quando pensamos no animal do qual elas evoluem. Como o tempo no planeta passa mais lentamente com relação à quem está no espaço acompanhamos a sociedade através de vários descendentes de aranhas específicas que o narrador batiza com os mesmos nomes de suas ancestrais, mas que em momento algum torna-se confuso pois geralmente ele as introduz dizendo ?Vamos chama-la de Portia, ela é uma batedora?, ou ?Bianca é uma guerreira?. Contudo alguns capítulos depois acompanhamos uma Portia que é uma líder e uma Bianca que é uma pesquisadora, além de que a sociedade e o ambiente mudam de maneira que conseguimos acompanhar com tranquilidade. Sua tecnologia também difere dos humanos, além de sua moral, contrato social e até mesmo o destino manifesto no qual acreditam seguir. Comunicam-se de maneira diferentes, lidam com as questões únicas de suas vidas com de formas nunca escolhidas por humanos. É absurdo como o desenvover de sua sociedade, tanto social quanto estrutural e políticamente, chega a ser coerente dentro da lógica na qual está inserida.

As referências/inspirações na Teoria do Astronauta Antigo são muitos fortes e em alguns momentos pensei ter visto um pouco do game Mass Effect no enredo. Contudo nada se cria, tudo se transforma, e se as comparações de certos trechos com ideias já apresentadas em outras mídias são insinuadas em nossas mentes garanto que foram utilizadas de maneira a criar um livro, com o perdão do palavreado, DO ? #$%!& . Infelizmente ele é o primeiro de uma trilogia, sendo Herdeiros do Tempo publicado no Brasil apenas no ano retrasado. Preciso me contentar em esperar a editora lançar ou outros ou então ler em inglês.

Suruassossaurus 17/01/2024minha estante
Ai você chega no final e percebe que o que foi feito era algo que já faziam no livro todo, não tendo sido tirado do nada para resolver as coisas magicamente. Mas vamos concordar que ainda sim foi uma maneira aterrorizante e traumática de fazer as coisas.
, além de ter custado muitas vidas das aranhas.

Getulio.Paulino 04/12/2022

Final espetacular
Os últimos sobreviventes da raça humana abandonaram uma Terra em ruínas, desesperados para encontrar um novo lar entre as estrelas. Seguindo os passos de seus antepassados, eles descobrem o maior tesouro da era passada: um planeta terraformado e preparado para a vida humana. Entretanto, nem tudo é perfeito no novo Éden.

Há muito tempo inexplorado, o planeta seguiu um curso inesperado e não mais aguarda pelos humanos em paz silenciosa. Novos habitantes o dominaram, estruturando uma nova sociedade e transformando o último refúgio da humanidade em seu próprio lar.

Agora, duas civilizações estão em rota de colisão, ambas testando os limites do que farão para sobreviver, e um conflito parece iminente e inevitável. Com os seus destinos interligados pendendo por um fio, resta a derradeira pergunta: Quem são os reais herdeiros dessa nova Terra?

Andre 16/02/2024

Não se deixe enganar pelo título brega, esse é um livro fantástico.

Acompanhando dois núcleos completamente diferentes sendo a tripulação de uma nave espacial praticamente à deriva e uma sociedade alienígena com seus próprios conflitos sociais, científicos e religiosos.

É uma história madura e bem desenvolvida, com personagens criveis e motivações tão fortes que é impossível não ter pelo menos um pouco de apreço por eles, mesmo pelos vilões, aliás, nem sei se tem alguém aqui que possa ser chamado de vilão.

Vale a pena encarar esse tijolinho.

Benditos livros - Luana 08/01/2023

Aranhas no espaço? Sim, por favor !!
Em um futuro bem, bem distante, os humanos estao fugindo do que restou do Planeta Terra, a bordo de Gilgamesh, uma grande nave colonia, a procura de algum local terraformado para se estabalecerem. Eles sabem que ha locais que podem abriga-los, afinal, seus antepassados exploraram e se fixaram em varios pontos do universo conhecido, e a busca por essa heranca pode salva-los da extincao.
E o planeta perfeito para os humanos exste. Ao avistarem um planeta verde e com composição similar a Terra, os membros do nave acreditam terem encontrado um verdadeiro oásis inexplorado. Uma inspeção mais cuidadosa vai mostrar aos humanos que esse planeta ja e habitado - nele vive uma peculiar e perspicaz sociedade de aracnídeos , frutos de um estranho experimento biotecnologico, que esta pronta pra defender seus interesses dos invasores espaciais.
Herdeiros do tempo trata de um verdadeiro choque de civilizacoes : os humanos no fim de seu ciclo, em perigo de extincao, e as aranhas nos primórdios do seu desenvolvimento, lutando para expandir seu alcance e conhecimento. O contraste entre os pontos de vista dos dois grupos e muito bem estruturado, inteligente, e se estende ao longo do livro, ate o confronto final entre as duas espécies.

Pra mim, a caracterização das aranhas e o destaque dessa obra. Adrian Tchaikovski foi capaz de tornar os personagens nao humanos no seu maior feito. Pra muita gente o detalhismo pode ser cansativo, mas em ficção cientifica ele não e so bem vindo, como muito necessário para a imersão do leitor. E acho que foi proposital o autor brincar com o nosso desgosto natural por insetos e inverter os interesses, fazendo com que a gente ganhe apreço pela aranhas e não se interesse tanto pelos personagens humanos.

O embate final entre as duas espécies e inevitável ao fim do livro, mas ainda assim me surpreendeu em muitos aspectos. Façam suas apostas , e depois e contem se voce conseguiu acertar esse desfecho. E o livro tem desfecho bem satisfatório, mesmo sendo o primeiro volume de uma trilogia. Funciona perfeitamente como livro único, então nao tenha receio de fazer a leitura.
]Sim, é uma leitura fora da caixinha que demanda atenção, mas no fim, compensou muito deixar minha zona de conforto ( eu não curto operas espaciais) e apreciar novas narrativas !

DeBem 28/06/2023

Um lonnngo livro
A história é muito boa, a vanguarda dessa história é muito inovadora, a pesquisa científica envolvida é perfeita, o argumento nem se fala. É muito emocionante a imaginação de humanos exploradores misturados a alienígenas e deus em um história de tirar o fôlego...MAS... poderia ser BEMMMMM mais curta essa narrativa. O livro é muito longo cheio de detalhes desnecessário e sem nenhuma figurinha pra despertar a visão do enredo. Então no começo é muito legal e no final muito emocionante mas no meio muiiiiiito chato.

LARISSAFAMBRI 13/10/2022

Leitura infinita
Esse é aquele livro que parece que nunca tem fim, você pode ler uma hora que não andou nada. É um livro bom, interessante, diferente, mas não sei se gostei muito.