Táticas do Amor

Táticas do Amor Sarah Adams

Resenhas - Táticas do Amor

Livia Barini 03/01/2023

Frustrante
Tinha tudo para ser um livro ótimo, mas não foi.

Os personagens tem um passado, que com certeza nos emocionaria, mas a autora opta por começar o livro lá na frente e não seis anos atrás, quando os personagens se conheceram. Talvez ela apenas quisesse tornar a história mais leve...

O problema é que passamos a metade do livro ouvindo descrições do quanto o personagem principal é gato. E depois de ler pela milésima vez que ele tem um abdômen sarado é impossível não achar que está faltando história e sobrando hormônios. (E até me surpreendeu o livro não ser hot, afinal a criatura só pensava naquilo).

Se vc for capaz de ignorar esta parte provavelmente achará o livro um clichêzinho gostoso de ler.
Carolina165 05/01/2023minha estante
?????

Débora 08/02/2023minha estante
Adoro essa sinceridade!!!???

Carolina165 08/02/2023minha estante
Adoro as resenhas da Lívia, morro de rir, só não acho graça quando ela desce a lenha num livro que eu gosto ???????????kkkkkk

Débora 08/02/2023minha estante
??????

Lindinha4 14/04/2024

Esse livro tinha tudo pra ser bom do começo ao fim, mas 60% foi pura enrolação e pouca maturidade pra idade que eles tem, fiquei várias vezes questionando se eles realmente eram adultos, mas apartir de 70% foi muito bom e rápida a leituraaaa, mas por conta da enrolação não foi melhor
Parixxx 16/04/2024minha estante
Sinto que vou ter a mm opiniao q a sua...como q dois adultos se gostam e nao falam sobre isso??

Lindinha4 16/04/2024minha estante
SIM e isso pq são melhores amigos e não totalmente desconhecidos

Parixxx 16/04/2024minha estante
Eu tou passada lendo ksksksk mo agua com açúcar

Lindinha4 17/04/2024minha estante
simmm

Hellen 29/04/2024minha estante
Falou tudo que eu pensei!!!
O começo é bizarro!

Lívia 29/04/2024minha estante
Não é? Kkkkkk

Dolores 10/05/2024minha estante
eu sempre amo suas resenhas.
mas ESSA está impecável KKKKKKKKKK

Lívia 14/05/2024minha estante

Eu.lendo 30/10/2023

Um pouco fofo demais?
Finalmente terminei esse livro, depois de 1 mês. Nunca demorei tanto para ler um livro tão curto. Bom, não posso dizer que amei o livro, mas como não tenho o hábito de abandonar livros, me torturei até o final. O livro não me cativou, talvez seja pelo fato de ser muito clichê? Ou talvez eu não goste do plot de "friends to lovers". Li 300 páginas e nada relevante acontecia, o que me deixava completamente entediada o tempo todo, teve alguns momentos que me divertia lendo, mas não valeu o tempo gasto. O fato de eu não ter adorado o livro, talvez seja pela a alta expectativa que coloquei nele, ou pelos livros lidos anteriormente serem muito mais cativantes. O livro não é ruim, eu apenas posso ter lido no momento errado. Mas leiam apenas se gostarem daqueles clichês melosos onde nada dá errado, e os únicos problemas são a falta de diálogo entre os protagonistas.
Naiara 30/10/2023minha estante
ultimamente tenho lido uns que nao gostei e fico com a sensaçao que to fezendo errado de nao gostar.. entendo como é

Eu.lendo 30/10/2023minha estante
Nossa sim, quando eu leio resenhas positivos de livros que considero mais ou menos, ou ruins mesmo, eu fico: "esse livro é tudo isso mesmo?"

Naiara 30/10/2023minha estante
Um tempo atras li aquele famosinho: comunicaçao nao violenta..

terminei o livro tao revoltada, ate fiquei procurando alguem que nao gostou tambem, mas sei la.. nao sei se nao gosto de alguns livros por falta de compreensao de algo que faz tudo ser legal ou se estou me tornando ranzinsa kkkkk
Eu to lendo um de um filosofo daqueles popular sabe?
E leio brigando com o livro, tem varios spoilers de outros livros, filmes.. fico tao irritada, nao sei se o livro é bom ou se sou implicante..

rekizone 11/10/2023

Como (não) escrever um friends to lovers (ou um romance em geral)
Em linhas gerais, Táticas do Amor traz a história de Bree Camden e Nathan Donelson, melhores amigos há bons seis anos. Bree é uma professora de ballet enquanto Nathan é uma estrela do futebol americano, e tudo estaria perfeito na amizade entre os dois se não fosse pelo pequeno fato de que, secretamente, Bree passou os últimos seis anos apaixonada pelo seu melhor amigo. Mais tarde, devido a certos acontecimentos, os dois são forçados a fingir estarem namorando, o que de fato engata o enredo do livro.

Quando eu descobri a premissa de Táticas do Amor, eu pensei que esse livro seria uma leitura divertida. Interessante. Permeada com um pouquinho de angústia e aquele leve sentimento de amor não correspondido que nos deixa em aflição, mas que no final nos recompensa ao mostrar que os sentimentos não eram unilaterais. Mas não; fui decepcionada do começo ao fim, e a leitura se mostrou ser a mais arrastada de toda a minha vida.

Isso porque, primeiramente, Sarah Adams não é boa escritora. Nos Estados Unidos esse livro é classificado como PG-13, o que talvez explique porque a escrita é tão simplista, mas não é apenas da escrita em si que estou falando: Sarah Adams faz longos monólogos no meio de pensamentos de personagens para explicitamente nos contar o que cada um está pensando, como se não tivesse confiança de que seus leitores fossem notar as nuances pelo mero comportamento dos personagens e precisasse soletrar tudo para nós; ao invés de termos explicações sobre o passado em momentos oportunos, logo nos primeiros capítulos temos um "infodumping" de tudo o que aconteceu na vida dos personagens, o que, além de tornar a leitura tediosa, faz com que a pessoa se perca entre o que estava acontecendo antes e o que ela está falando agora sobre o passado; perto do final do livro, a autora simplesmente ficou cortando as cenas em uma tentativa de talvez apressar o final, o que foi... definitivamente uma escolha, apenas não boa.

Cito, ainda, que: acontecimentos que poderiam ter sido revelados mais para o meio/final do livro foram estapeados na cara do leitor logo no começo do livro por causa do POV dual; a "briga" que eles deveriam ter sobre um ponto BASTANTE IMPORTANTE NO COMEÇO DO LIVRO (!!) foi resolvida rapidamente, de maneira insatisfatória e anticlimática; chegou a um ponto em que nem mesmo a autora parecia mais saber qual era a história que estava escrevendo e deixou a falta de comunicação irritante entre os personagens se prolongar muito mais do que seria necessário apenas para deixar o livro mais longo (e, sério, eu AMO falta de comunicação, pois acho um recurso interessante de ser utilizado quando o autor sabe fazer isso bem, em especial quando quer torturar um pouquinho os leitores e os personagens antes do final feliz, mas aqui foi simplesmente pavoroso).

Já no que diz respeito aos personagens... céus, como é possível odiar tanto duas pessoas que sequer existem?

Comecemos por Bree: Bree é uma mulher de quase 30 anos que se comporta de maneira imatura, como se tivesse, na verdade, 13. Ela é a personificação do termo "Pick me" e eu não apreciei nem um pouco quando, no começo do livro, ela aparece na casa do Nathan de manhã quando ele estava com a sua namorada. Não importa que eles não tinham nada sério ou que a garota foi claramente escrita como chata/mimada para fazer Bree parecer melhor em comparação; ela ainda assim estava ultrapassando todos os limites ao se colocar no meio do casal.

Existe uma diferença gritante entre ter uma amizade saudável/platônica com uma pessoa de outro gênero e praticamente agir como se fosse a sua namorada. Digo e repito: se a história fosse contada do ponto de vista da outra menina, todos nós viríamos Bree como inconveniente e odiaríamos o modo como Nathan parecia ligar apenas para ela e não para a sua PRÓPRIA NAMORADA. Mas, como essa é a história dela, creio que devemos achar isso fofo ou algo do tipo.

Assumo que também não consegui gostar de Nathan e da maneira como foi escrito. Primeiro porque os POV's dele parecem exatamente iguais aos de Bree, com a autora se mostrando ser incapaz de estabelecer uma diferença entre a voz dos dois e definir suas personalidades; segundo, porque eu ODEIO o modo como ele parecia microgerenciar a vida da Bree em todos os aspectos. Explico.

Logo no começo do livro, descobrimos que o Nathan estava pagando metade do valor do aluguel do estúdio de dança da Bree (sem ela saber), mesmo com ela dizendo repetidas vezes que não queria que ele fizesse isso. Depois, quando o aluguel dela aumenta novamente, ele vai lá e compra o local sorrateiramente (de novo: sem ela saber ou querer), o que só é revelado por acidente, pois ele não tinha qualquer intenção de assumir o que fez.

E a Bree até que fica irritada no começo, e eu pensei, "Ótimo, ela ao menos está enxergando que o que ele está fazendo reflete de maneira negativa na sua própria autonomia. Nathan está agindo pelas suas costas fazendo algo que seria supostamente romântico, mas na verdade é apenas invasivo já que Bree falou diversas vezes que não queria o dinheiro dele". É nesse momento em que ela também percebe que Nathan interferia em várias outras áreas da vida dela para tornar tudo "melhor" sem ela saber.

Mas o que eu esperava ser uma boa discussão sobre limites se tornou uma série de risadagens com ela perdoando ele facilmente e até chegando a falar, algumas páginas depois, que "Vou ser sincera, é difícil sentir que estou certa em castigá-lo por ser gentil demais. Sei que foi dissimulado, manipulador e mentiroso da parte dele, mas, caramba, também foi tão fofo que quero chorar."

Ah, certo, então apesar de ser DISSIMULADO, MANIPULADOR e MENTIROSO, como você mesma colocou, ainda assim devemos relevar tudo isso e achar fofo. Ok. Claro. Normal.

Enfim. Tenho mais reclamações a fazer, mas esse livro me deu uma dor de cabeça tão grande que eu vou apenas parar por aqui. Francamente, eu deveria ter ganhado um prêmio apenas de conseguir terminá-lo.
thalitanrl 12/10/2023minha estante
vc disse tudo e mais um pouco. Assino em baixo!!!!

rekizone 13/10/2023minha estante
que bom que vc me compreende, o livro tinha tudo para ser perfeito e se perdeu de maneira pavorosa!! ? necessito de um bom friends to lovers imediatamente

Mariana113 15/10/2023minha estante
Concordo plenamente!
Comprei o livro pelo Hipe e até disse oq vou te dizer agr na minha resenha.
As "Táticas do Amor" não foram tãoooo bem desenvolvidas assim. Também foi algo corrido.
Queria muito ter visto cada coisinha da lista acontecendo (como as velas) e não apenas algumas coisas.
Os dois são MUITO imaturos. Não parecem adultos.
Eu passei da metade do livro DESESPERADA pq o livro tava acabando e NADA deles darem um passo a mais.

Fiquei triste pelo livro acabar rápido demais (li em dois dias mas poderia facilmente acabar em apenas um. Me segurei para não ler sessenta reais tudo de uma vez.) e senti falta de desenvolver mais o relacionamento deles.. tudo bem que eles eram muito amigos, mas o final ficou tão corrido.. senti muita falta da autora adicionar mais páginas ao livro. Não teria problema algum o livro ter cem páginas a mais, pois teríamos desenvolvimento.

Naná 22/01/2023

Táticas do Amor
Friends to lovers (que sempre foram lovers na verdade) do jeitinho que eu gosto, simples, com os clichês que todo romance deve ter e daqueles que me prendeu de forma que não queria parar de ler até acabar.
Eu realmente adorei a escrita, achei os personagens muito cativantes, não só os protagonistas mas também a irmã de Bree e os amigos de Nathan.
Estava com ele na minha biblioteca há um tempo e finalmente achei o momento pra ler, vale o hype que tenho visto em cima dele!
Ticiane24 23/01/2023minha estante
Tem ele na versão traduzida em epub ou mobi?

Naná 23/01/2023minha estante
Oi, tenho sim! ePub

annacarolina.pereira.39 25/01/2023minha estante
vc poderia me mandar o epub?

Natália 27/07/2023

Entediante
Arrastado, enredo fraco, personagens super valorizados, bobo demais, parece só mais uma fórmula dos trocentos livro de romance contemporâneo sem nada de diferente. Sem contar que 70% do livro é enrolação e no final a impressão que fica é que a autora jogou a resolução dos problemas de um jeito mto rápido e sem mta explicação. Enfim, não recomendo?? existem romances contemporâneos melhores
ensaiodelivros 27/07/2023minha estante
Perfeita análise, você descreveu o mesmo sentimento que eu tive com esse livro. Muito batido e mais do mesmo

Natália 27/07/2023minha estante
Acho q tbm fui com expectativa pra ler o livro, daí piorou

Natália 27/07/2023minha estante
Vontade de dar 1 estrela mesmo

Larissa1094 08/01/2024

Super fofo e engraçado
Não parava de sorrir, e me tirou umas risadas sinceras.
amo friends to lovers, muito gostosinho de ler!!!

Larissa1094 09/01/2024minha estante

Me apaixonei pelo livro.
Romance fofo
Partes engraçadas
Devorei esse livro.
Perfeito. Maravilhoso. E chorei de rir com a lista no final do livro.
Amei
Nena 2001 27/09/2023minha estante
Vc sabe me dizer se esse livro tem cenas de sexo ou palavrão, coisas assim ?eu estou a procura de um romance que não tenha essas coisas ,que seja bem levinho

Larissa1995 27/09/2023minha estante
Ele é bem leve. Não tem hot. É bem leve

Nena 2001 27/09/2023minha estante
Obrigado ?

nwromanctics 14/01/2024

Péssimo!!!
Antes de tudo queria dizer que não, não terminei esse livro pq é simplesmente cansativo, a leitura é chata e exaustiva e os protagonistas sao insuportáveis. Ninguém além da nicole e do dylan se salvam nesse livro, e eu não tenho coragem de terminar de ler esta porcaria mas é isso, não acho que vale todo o hype que tem.
0oh56 14/01/2024minha estante
vim aqui nos comentários antes de terminar essa bomba só para saber se tinha alguém com a mesma opinião que a minha. ainda bem que encontrei você, pois concordo com tudo, e que livro chato minha nossa

nwromanctics 14/01/2024minha estante
neee amg sério livro horroroso

Channaya 14/01/2024minha estante
o dylan sendo o maioral

Gabi Lobo 02/01/2023

BOOKTOK, VOCÊ ME PAGA!
É uma bomba, gente! Que livro besta, completamente superficial, nenhum personagem é realmente aprofundado, o relacionamento deles é xoxô e capenga, o motivo que os impede de ficarem juntos é tão bobo e se arrasta por várias páginas só para ser resolvido em meia conversa no final, não dá para entender o hype desse livro, sinceramente. A protagonista é construída como alguém atrapalhada e espontânea, mas a autora só consegue que ela seja infantil e chata mesmo. Enfim, booktok, você me paga!
Lucineide 04/01/2023minha estante
Falou tudo, chatíssimo.

Larissa 05/01/2023minha estante
Concordo 100%

Isa 06/01/2023minha estante
Falou tudo o que eu queria dizer. ?

Lara.Lavor 13/01/2024minha estante
tem não amg

Gabriely154 13/01/2024minha estante
Obggg

carlsenslady0 08/01/2024

As 4 estrelas foram inteiramente e somente pelo nathan. Não que eu não goste da bree, mas em alguns momentos ela se tornava extremamente INSUPORTÁVEL. O nathan é maravilhoso e definitivamente o ultimo romantico, eu te amo nathan ?

_victic 08/01/2024minha estante
A Bree é muito chata senhor

Lorraine00 09/01/2024minha estante
Simm, acabei de ler agora e concordo com tudo que disse kkk

@biblio.sah 29/12/2022

The Cheat Sheet é um romance bem fofinho e de aquecer o coração.
A história é sobre Nathan e Bree, melhores amigos desde a escola, que são secretamente apaixonados um pelo outro desde que se conheceram. O plot da história é friends to lovers e gira em torno da problemática deles dois não quererem estragar a amizade colocando-a em risco por causa de um relacionamento que pode dar errado.

Nathan é jogador de futebol americano super famoso e Bree é professora de balé num estúdio sem fins lucrativos, após ela ter sofrido um acidente e não ter conseguido seguir carreira como bailarina. Por conta de um site de fofoca que postou um vídeo de Bree bêbada meio que se declarando para Nathan, eles se veem num relacionamento falso proposta pela agência de marketing de Nathan. Claro que de falso não tem nada, já que eles estão completamente caídos desde sempre.

Com essa oportunidade, Nathan aproveita para colocar em prática o Romance Cheat Sheet, com a ajuda de seus amigos do futebol, que vai ser a jogada final para ele sair de vez da friendzone. Eu realmente não entendi o que era Cheat Sheet, porque tem muitos termos de futebol americano que não sei, mas é basicamente uma lista do que fazer para conquistar sua melhor amiga.

Eu achei o livro muito engraçado, gostei dos dois personagens principais. O Nathan é aquele boy de golden retriever vibe que faz a gente ficar caída. A Bree é uma onda, bem carismática e me identifiquei com ela em vários momentos, considerando a forma que ela vê a vida, como se não houvesse amanhã, sem planejar muito.
O livro é bom, bem clichê, mas não foi o melhor NA que já li. Fui enganada pelo hype de capas ilustradas com hot, pois The Cheat Sheet NÃO TEM HOT kkkkkkkkkkkkkkk CHATEADA
Ester479 29/12/2022minha estante
Sarah Adams não escreve nadinha de hot

Danny 10/01/2023minha estante
amiga eu li a sinopse e fiquei obcecada, sua resenha me deixou ainda com mais vontade kkkkk

@biblio.sah 10/01/2023minha estante
Aí sim Danny hahaha

laratomazz 13/01/2024

Gostei até né
O casal é fofo e pa, combinam. Mas a protagonista é brega d+++, e chatinha também. Quem salva é o Nathan mesmo. Na maioria dos capítulos eu sentia uma pontadinha de vergonha por alguém. E é um chove não molha quase eterno. Mas passa. É um livro legal, é isso.????
giulia¡ 13/01/2024minha estante
amg, tem hot?

laratomazz 14/01/2024minha estante
não tem, oq pra mim pelo menos foi um ponto positivo, não gosto mto de hot kk

giulia¡ 14/01/2024minha estante
eu também não!!