A República do Dragão

A República do Dragão R.F. Kuang

Resenhas - República do Dragão

ningcide 13/01/2024

Essa é a melhor fantasia que eu já li
"? Eles não são a força militar mais forte do mundo ? retrucou Rin. ? Eu sou."

Sempre preferi livros únicos, na minha opinião sempre pareceu que os autores faziam as continuações por obrigação de satisfazer os leitores. Mas R. F. Kuang me provou o contrário.

O primeiro livro me prendeu ao ponto de eu ler mais de quinhentas páginas em dois dias, e apesar de ter demorado mais pra concluir esse, estou igualmente apaixonada!

A República do Dragão me trouxe surto atrás de surto, muito choro e raiva também. Talvez até um pouco de orgulho, em ver que a menina sulista que se queimava com cera quente pra conseguir focar nos estudos conseguiu ficar tão forte. Conseguiu se tornar não só a melhor soldada do país como também uma deusa do fogo.

Acompanhar a vida e decisões loucas da Rin te prende demais, você simplicidade devora as páginas e esquece que está lendo.

Guerra da Papoula é definitivamente minha trilogia favorita.
ningcide 13/01/2024minha estante
simplesmente*

Kerollyn Llamas 16/08/2023

RIN PELO AMOR DE DEUS!
Gostei muito do primeiro livro, porém esse segundo me deu muita canseira. Ritmo lento demais, Rin teve uma decadência absurda, o Cike ficou de lado?
A menina passou 70% do livro sofrendo por uma pessoa que ela criou um apego DO NADA, que pra mim a relação da Rin com Altan foi mal construída e imediatista, os plots estavam na cara o tempo todo, mas a autora dava uma volta de 200 páginas só pra confirmar o que já era esperado e claro, Nezha nem preciso falar, criou uma tempestade num copo d?água e se relevou o já era esperado?Enfim, foram mais de 600 pags de pura enrolação, aguardo o terceiro livro pq sou trouxa e quero terminar a série pq me apeguei a mitologia.

Gaabx_ 20/05/2023

Livro Geniaaaal
Tudo nesse livro é bom, os personagens, a contrução de mundo, a escrita, os plots, literalmente TUDO é bom. Acabei ele e fiquei pensando no final durante umas meia hora e ainda estou pensando. Cara, a personagem principal é tão bem construída, é simplesmente incrível ver a forma como ela pensa e como ela simplesmente foge do padrão de herói que não faz nada de ruim, ela é ambiciosa e faria de tudo pra conseguir o que quer, uma lutadora excepcional e fica com satisfação em situações onde vamos se dizer não convencionais, mas enfim, é uma personagem que erra, toma decisões duvidosas e que tem seu lado humano também. É bom acompanhar toda a evolução dela. Gostei muito do primeiro livro e mais ainda do segundo, se você procura uma história onde tem uma política muito bem construída esse livro é perfeito, ansiosa para ler o terceiro livro, pena que ainda não lançou aqui no Brasil.

Obs: Não ignorem os gatilhos

Isa 08/04/2024

Que história sensacional.
Comecei esse livro sem curtir muito, as decisões da protagonista n me agradavam e eu ficava só esperando ela se reerguer e reagir, até que começa a parte mais política do livro e de estratégias de guerra que eu amei muito. Daí pra frente o livro foi só melhorando até o final que pra mim foi fenomenal, super coeso e condizente com o que o livro tinha entregado até ali.
Eu amei esse livro e a expectativa pra o próximo é altíssima.

Thai lendo 30/03/2023

? Temos fogo e água, juntos conseguiremos enfrentar o vento.
"Jovens demais para serem tão poderosos, nem um pouco prontos para as posições que haviam recebido."

Depois de muito tempo esperando finalmente li A República do Dragão, e posso dizer, com certeza, que não seguiu a tradição de segundos volumes, pelo contrário, a história continua sendo extremamente boa.

E gente, que livro! Ação o tempo todo, construção de mundo impecável, estratégias extremamente elaboradas, personagens antigos voltando, psrsonagens novos aparecendo, histórias, reviravoltas, tudo muito bem trabalhado do início ao fim.

Não tenho dúvidas em dizer que A Guerra da Papoula é, com certeza, uma das melhores fantasias adultas que já li, sem sombra de dúvidas. Além de muito bem feito e pensado, é uma história interessante e que não dá para parar de ler, os únicos momentos em que eu pausava um pouco, era pra refletir sobre como a mente dessa autora é genial, porque não é possível alguém escrever tão bem assim, sério.

As descrições de guerras e lutas, todas as cenas de ação, são muuito boas! Muito boas mesmo, extremamente detalhadas, elaboradas e ainda por cima, empolgantes, não decepcionam em momento algum. Até as partes de estratégia política, diferente de outros livros que também abordam temas assim, nesse não se torna entediante em nenhum momento sequer, pelo contrário, é muito instigante ler os personagens elaborando planos.

Também gostei do arco dos personagens, principalmente Rin e Kitay. Rin, claro, teve um desenvolvimento impecável, sinto agora que ela realmente está preparada para lidar com suas ações, ao mesmo tempo que o tempo não lhe permite se sentir perdida um segundo sequer, ela ainda erra, acerta, confia, desconfia, faz amizades, inimigos, é legal se for comparar ela com a Rin do primeiro livro, só mostra como tudo é extremamente bem feito, mas também triste, já que a guerra mudou totalmente ela.

Na verdade, isso é um detalhe muito frequente nessa trilogia e muito bem elaborado também, a autora mostra perfeitamente como a guerra pode mudar as pessoas, todas as pessoas, e em seus personagens isso é muito óbvio, diversas vezes a própria protagonista se compara e compara os amigos com cenas do passado, é um choque de realidade muito grande.

Também gostei da introdução dos novos personagens, apesar de a maioria ser pessoas horríveis.

O livro em si foi muito bom, cumpriu com as expectativas e ainda me fez criar várias outras só achei um pouco previsível mas, não só manteve a qualidade como também superou a do primeiro e o final com certeza foi muito bom, não vejo a hora de ler o próximo, espero que lance logo.

Outra coisa que reparei também é que esse, apesar de ainda abordar muita violência, não teve tanto quanto no primeiro, e sinceramente, melhor assim, as vezes me surpreendo com como tem partes escritas tão claramente, com tanta frieza.

Enfim, muito bom, recomendo demais, uma fantasia autêntica e que vale muito a pena ler, só é importante antes dar uma olhada no conteúdo que tem, pois pode ser uma leitura pesada.

"? Está bem. Então entraremos em guerra contra a força militar mais forte do mundo. ? Eles não são a força militar mais forte do mundo ? retrucou Rin. ?Eu sou."

Rauecker 24/10/2023

A República do Dragão
Nunca vou me cansar de elogiar essa saga, mesmo ainda não lendo o terceiro livro, para mim essa já é minha trilogia preferida. Como no primeiro, as referências históricas misturadas com a fantasia, se tornaram algo esplêndido.

O livro inicia pouco depois do fim do primeiro, Rin é a comandante do Cike e está em busca de sua vingança contra a imperatriz Daji. Em meio a traições e alguns acontecimentos isolados, ela acaba abraçando uma causa um tanto quanto suspeita, que é fundar a primeira república no império Nikara. E como toda boa ?democracia? britânica veio com uma boa dose de guerra civil (a Inglaterra aqui é bem representada pelo país de Hesper)

Com a chegada de Hesper no reino Nikara, temos aqui um choque religioso muito grande, uma vez que os Nikans acreditam no panteão e seus 64 deuses e os hesperianos acreditam apenas no grande criador. A forma como os hesperianos se enxergam como superiores, a forma como eles tratam os Nikans é tão dentro da realidade que as vezes arrepia.

No mais, sobre esta saga. Apenas leia, leia muito, impossível se arrepender.

Citação preferida:

?Eles já pensam que são os senhores do mundo. Gostam de pensar que algo a sua imagem criou o mundo.?

jAlia 19/04/2023

Esse livro é espetacular de bom! Ele tem mais de 600 páginas e parece que tem 100 de tão bom que é!

clara bia 21/04/2023

Rin precisa de férias & terapia
Gente, coitada da menina. Adorei o livro, a autora faz umas referências à colonização que são brilhantes. Tirei uma estrela pq a fixação doida com o Altan ao meu ver foi desnecessária.

mari 26/04/2023

A república do dragão
4??
Durante a leitura fiquei com a sensação que a Rin estava cada vez mais previsível, tomada por vontades que não eram dela e deixando para trás muito da força e teimosia ?autônoma? que tinha no livro anterior. Achei tudo meio morno, com grandes acontecimentos que culminavam nos mesmos resultados já esperados.
Porém o final?. QUE. FINAL. R. F. Kuang consegue fazer um final tão bom, tão cheio sentimentos e significados que faz valer por todo o livro e que me faz estar aguardando ansiosamente pela tradução do terceiro (e pela esperança de finalmente ter uma Rin de verdade)

Kelly.Jesus 16/08/2023

História cheia de ação, aventura e emoção! Um frenesi de acontecimentos! Após a última batalha Rin e a Cike lutam para derrotar a Víbora, mas nem tudo é o que parece e ela não sabe em quem pode confiar. Ansiosa pelo terceiro livro ? !!!

Luiza 20/09/2023

A guerra da papoula foi um dos livros mais bem escritos que tive oportunidade de ler, e por conta disso, não esperava nada menos da continuação.

Me envolvi já de cara com a Rin, tive vontade de gritar com ela em alguns momentos e consolar ela no seguinte.

Estou arrasada, é um livro cruel e brutal e principalmente sobre perdas. A Rin perdeu muito e eu chorei muito por ela.

Luisa 28/05/2023

A arte da guerra
Ainda mais minucioso nos aspectos de guerra, esse segundo volume estabelece discussões sobre "superioridade e inferioridade humana", aspectos da governança, religião, camadas do vício e abstinência, além de paralelos culturais com o nosso mundo.

Apesar de achar A República do Dragão mais rico em temáticas abordadas, mitologia e trabalho de personagem, durante a leitura em senti certa monotonia. Não que a história não seja equilibrada mas sua configuração - momentos pré-luta, estratégia, treinamento - não me agradou. Ainda mais com a passividade e autodepreciação enervante da Rin em grande parte da história.

Wendy 14/03/2024

Este conseguiu ser bem melhor que k primeiro livro!

No início da leitura eu só conseguia sentir ódio da Rin, por ela ter se entregado ao vício e tratar o cike com negligência.
Mas ela evoluiu muito ao longo do livro, tomou várias decisões burras, mas evoluiu.

Kitay é Venka ganharam meu coração, e amei o destaque que eles tiveram neste livro.

Estou com ódio do Nesha, queria que ele não tivesse dado aquela facada em Rin. Mas a burrice dele é justificável quando se tem um pai com o Vaisra.

Eu amo a complexidade deste livro, as estratégias de guerra. E o quanto isso tudo é real e triste.

Apenas leiam!