Joana D

Joana D'arc Katherine J. Chen




Resenhas - JOANA D'ARC


54 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4


@bibliotecadedramas 27/03/2023

Nunca havia lido nada sobre Joana Dar'c embora só conheça um pouco da sua história por filme, então acho posso dizer que esse foi meu primeiro contato sobre sua vida. E eu amei esse livro. A escrita é muito fluída com um toque poético e intimista e que te prende a história logo nas primeiras páginas.

"- Acredito que Deus criou o som do grito de uma mulher - ela diz - para penetrar no coração e testar nossa humanidade. Se ainda a temos ou se deixamos para trás. Mas, para alguns homens, o grito de uma mulher é como um punho que ricocheteia na armadura. Já parei para pensar: Que chance de vingança uma mulher tem? De justiça? Pois não podemos apenas rezar. Não suporto as orações de minha mãe. Não podemos esperar quietas. Não vou viver dessa forma - não mais. Então, quando falei com Deus aquela manhã, decidi que, se for para eu gritar, que seja em batalha. Não existe chance de paz senão na ponta de uma espada."


O livro começa com a vida de Joana ainda novinha - com apenas 10 anos de idade vivendo um pequeno vilarejo a sombra de um pai extremamente violento. Esse livro é uma releitura feminista de uma mulher guerreira em todos os sentidos, mas que também enxergamos suas imperfeições e principalmente o lado humano de figura que enfrentou todas as adversidades e que mesmo por um período curto de sua vida, mudou muita coisa na história da França.

Há diversos momentos emocionantes, o livro não foca amplamente nos detalhes nas batalhas, mas detalha bastante a forma como colocaram Joana como uma divindade (tanto que foi beatificada e canonizada como santa), da sua lealdade genuína com a França e não com o reinado, alguém que queria realmente libertar a França dos ingleses.

site: https://shejulis.com/livro-joana-darc-garota-guerreira-herege-e-santa/
comentários(0)comente



Luiza Helena (@balaiodebabados) 29/03/2023

Originalmente postada em www.instagram.com/balaiodebabados
Joana D'Arc é conhecida por ser uma figura feminina de bastante importância na Guerra dos Cem Anos, mas infelizmente a intolerância e o machismo fez com que ela morresse bastante jovem. Nessa releitura, vamos acompanhar a vida da santa e guerreira.

Vamos acompanhar Joana, desde sua infância em uma pequena cidade no interior da França, até sua ascensão no exército. Boa parte da história se dá mais através de narrações e descrições. De primeira eu fiquei com medo que tivesse um ritmo maçante, mas a escrita da Katherine é bem envolvente e você se vê sugada na vida e no dia a dia de Joana.

Desde jovem Joana se mostrou uma mulher corajosa e guerreira, assim como sempre foi vítima do machismo e misoginia. Ao longo de sua ascensão vemos ela enfrentar isso tudo de cabeça erguida e sem demonstrar medo ou recuar diante situações que os homens se sentem ameaçados por sua influência. Interessante fazer um paralelo com outro livro que estou agora - O Poder - e ver que sempre os homens se sentem ameaçados com mulheres sendo mais poderosas que eles, qualquer que seja o âmbito.

Apesar do cenário de guerra, temos poucas descrições de batalhas. Na sua vida adulta, o foco é na sua relação com os homens no poder e como ser uma mulher que No posfácio a autora explica porquê decidiu tirar um pouco do misticismo que envolve Joana, o que a torna mais humana e menos santa. O seu final é trágico, nas mãos daqueles que também a elevaram, mas mal eles sabiam que ela entraria para a história e se tornaria um símbolo de força e garra.

site: https://www.instagram.com/p/CqBnMMcvd9L/
comentários(0)comente



Bia | @psicosedelivros 05/04/2023

Ficção histórica
Uma ficção histórica, que conta a história de Joana Darc, símbolo de heróismo da guerra dos cem anos.

1421.
A França parece prestes a perder a guerra contra a Inglaterra. Enquanto o país se afunda na lama de batalhas sangrentas, o povo passa fome... e o rei permanece escondido.

Desse caos surge uma jovem capaz de mudar o rumo da guerra e liderar os franceses à vitória. E o nome dessa garota imprudente, obstinada e brilhante – uma heroína improvável – ecoará através dos séculos: a guerreira, a herética, a santa Joana D’Arc.

Para quem não conhece ou nunca ouviu falar, Joana Darc realmente existiu e foi uma peça importante na história da guerra dos cem anos, a disputa entre França e Inglaterra levou muitos anos e consequentemente muitos foram mortos. Logo antes de começar sua narrativa ficcional, a autora dá uma breve explicação sobre o assunto e a disputa por território.

O livro conta com cenas fortes de violência e agressão, são detalhadas e pode causar desconforto, mas é necessário e coerente com a época retratada. A narrativa tem muitas descrições e poucos diálogos, o que torna a leitura mais lenta, porém pelo contexto histórico isso já era esperado, o que eu acho que teria sido melhor seria compactar mais a história, e excluir algumas partes que ao meu ver não funcionaram bem.

- Temos um foco grande na infância de Joana, e menos foco na parte que eu acredito que era mais interessante. É inegável o quanto a autora pesquisou e destrinchou a vida da protagonista. Esse livro provavelmente irá agradar os apaixonados por ficções históricas, e para quem não gosta tanto, pode ser que seja uma aventura intrigante.
comentários(0)comente



Mari1873 12/04/2023

"Garota, guerreira, herege... e santa"
Joana D'arc foi uma menina que sofreu desde muito nova, mas agora ela é a santa da coragem e o movimento que nunca permite os corações temerosos desistir.
"Vão dizer: Joana, me dê força e coragem. E eu vou ouvi-los, onde quer que esteja. Nunca posso morrer"
Katherine J. Chen consegue, ao longo de sua escrita, trazer vida a figuras históricas, fazendo que o leitor ame, odeie e entenda muitas complexas situações com facilidade. Mas se engana quem pensa que esse livro é apenas um romance qualquer sobre a vida de uma jovem guerreira. Esse livro é, na verdade, a mais tocante e importante representação de como teria sido a vida naquele tempo, como deve ter sido assustador ser uma criança correndo nos campos Domrémy e anos depois estar em Patay olhando um jovem soldado nos olhos. Em um certo ponto, sem nem perceber, Santa Joana virou uma força motriz constante para o meu dia-a-dia. Se ainda não leu esse livro recomendo que leia, seja religioso ou não, a força e inspiração que absorvi dele foram maravilhosas para o momento que estou passando. Porque Santa Joana não é santa porque possui uma fé inabalável em Deus - é possível ver em momentos que isso muda - mas porque ela tem uma fé inabalável na vida, em si mesma e no amanhã.
comentários(0)comente



Vivianne19 07/05/2023

?Vão dizer: Joana, me dê força e coragem. E eu vou ouvi-los?
Como estudante de história, posso dizer que esse livro me chamou a atenção simplesmente por se tratar da Joana D?arc, uma mulher com uma história muito importante que viveu no fim da Idade Média. Mas se pararmos para pensar, as mulheres sempre foram vistas como um erro, mais propensas ao pecado por conta de Eva e todas as mulheres que se sobressaem na história, viveram uma vida de extrema devoção, como forma de se afastar do seu pecado que tanto as condenam: o fato de ser mulher. Será que essas santas não tiveram uma vida normal? Será que não choravam, sorriam, tinham um cachorro amado ou um gato do vizinho que sempre lhes faziam parar para brincar com ele?
Aqui nesse livro temos a Joana humana, longe de ser uma santa ideal, mas que ao longo do livro, com todo o sofrimento que passa na infância ao lado de sua família, de suas perdas, de pessoas que a traíram e usaram na vida ?adulta?. Como ela não poderia ser santa vivendo tudo isso e mantendo sua força e sua bondade? Como a Joana deste livro, será que as mulheres consideradas hoje santas, não questionaram alguma coisa que aconteceu, questionou a Deus? A Joana me cativou tanto nesse livro que vou levar ela por muito, muito tempo. O período que passei lendo, era como se eu estivesse ali observando ela, suas batalhas na infância e na juventude. Cada choro e cada sorriso, com o coração apertado por querer abraçar ela e levar para longe de tudo que a fazia sofrer. É um livro que vou revisitar várias e várias vezes, eu recomendo a todos que gostam de História, dar uma chance a ele.
comentários(0)comente



Zaz 14/05/2023

Uma releitura mesmo muito linda e tocante. Sempre gostei da historia dessa mulher, mas esse livro e a forma que a autora retratou a joana me fizeram amar um pouco mais
comentários(0)comente



Séh 07/09/2023

Releitura pé no chão
É um excelente livro que faz uma releitura bem menos mística e sobrenatural da figura de Joana D'Arc. Muito interessante, a leitura te fisga do início ao final e a forma que a história é contada faz tudo parecer muito palpável. Confesso que houve momentos que eu gostaria que tivessem sido mais explorados e descritos mas isso não faz com que a história fique superficial e sim dá uma dinâmica melhor para um livro que trabalha mais com descrições e pensamento e não tanto com diálogos. Recomendo muito a leitura, vale super a pena.
comentários(0)comente



sofia 21/05/2023

Acho que nunca chorei tanto com livro, estou abalada de todas as formas possíveis.
Esse livro retrata a Joana não como uma santa, mas sim como uma pessoa, com sentimentos e emoções humanas; uma jovem mulher, e acima de tudo, uma guerreira. Dá pra sentir em cada palavra exatamente o que ela passou, é uma troca emocionante que faz o leitor vivenciar a dor, o luto, a esperança, a injustiça, as glórias e as derrotas.
Essa narrativa transmite exatamente o que é ser mulher, e é angustiante ver como certos pensamentos não mudaram depois de 600 anos.
Não achei que eu ia gostar tanto, mas fechei o livro com falta de ar de tanto chorar.
comentários(0)comente



Agnie 25/05/2023

Eu conhecia a história da Joana superficialmente, e em todas a versões que vi ela era representada de forma mística, quase divina. Nessa adaptação, porém, Joana é representada de forma mais humana, mais real, o que me fez ficar ainda mais interessada em sua jornada.

Eu gostei da escrita: um meio termo entre um relato histórico e uma narrativa ficcional, o que representa bem a história retratada nesse livro. O ritmo foi mais difícil de encarar, as vezes arrastado e, as vezes, com tantos acontecimentos entulhados em uma única pagina que ficava difícil me situar.

Achei que a escolha de quais cenas seriam mais desenvolvidas e quais acontecimentos seriam só mencionados um pouco... estranha. E o tom um pouco pesado demais. Os temas também não são dos mais fáceis de consumir. Isso tornou a leitura mais vagarosa e mais difícil de me conectar.

E mesmo com as questões que eu tive durante a leitura eu ainda gastei bastante. Essa foi uma releitura muito fascinante e inspiradora da história de Joana D'arc.
comentários(0)comente



lavi.albuquerque 01/06/2023

A melhor história de joana d?arc
O livro conta a história de joana d?arc (óbvio) mas não da forma santificada em que ela foi colocada, não acusando ela de ser maluca e ter visões, mas sim uma versão coerente do que joana deve ter sido.
acompanhamos sua infância super difícil, seus momentos de glória, até o momento de sua captura.
gostei muito da leitura em todos os aspectos, o único ponto é que em alguns momentos se torna um pouco repetitivo. porém sei que não tinha muito para aonde fugir, a autora fez um trabalho incrível, entretanto é inevitável se cansar do enredo de vez em quando.
foi uma leitura de certa forma bem pesada mas que agregou muito nos meus conhecimentos sobre a ?santa?.
gostei bastante e acredito fielmente na versão que o livro mostra em vez da baboseira de santidade, a forma como a autora tratou a joana como uma mulher guerreira e não só como uma pessoa com visões santas foi a cereja do bolo.
comentários(0)comente



Maisa 04/07/2023

Me surpreendeu
Adorei como a Joana foi representada no livro.

?Eu mereci essa manhã como vou merecer todas as manhãs depois dessa. As glórias do dia seguinte sempre serão maiores, e o que sofri hoje será devolvido multiplicado por cem em forma de bençãos no futuro. Vocês devem ter fé de que assim será. Devem lembrar ao corpo que as dores de seu coração serão curadas.?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Dani @oslivrosdadani 21/07/2023

Joana D?arc
GAROTA. GUERREIRA. HEREGE. SANTA? Uma impressionante releitura feminista da vida de Joana d'Arc.

Ler este impressionante romance de Katherine J. Chen me fez perceber o quão pouco sabia sobre Joana d'Arc; ela é alguém de quem sempre estive ciente, obviamente, mas não da sua real trajetória.

Nascida por volta de 1412 na vila de Domrémy, nordeste da França, durante a guerra dos cem anos. Ela teve visões de santos por volta dos 13 anos. Aos 17, se apresentou à corte do delfim em Chinon e, com base em suas visões enviadas por Deus, o convenceu de que poderia salvar a França.

Pelos olhos de Chen nos deparamos com uma jovem imprudente, obstinada e brilhante. Joana sobreviveu a uma infância repleta de alegria e vi0lência para reivindicar uma posição extraordinária e frágil à frente do exército francês. O campo de batalha e a corte real estão cheios de perigos, onde ela se vê sob suspeita de todos os lados, bem como sob a ameaça de sua própria ambição.

Há tanta pesquisa nesse romance que fica evidente ao longo da narrativa. Não apenas sobre a própria protagonista, mas também sobre a história política, religiosa e social da época.
A escrita é muito cuidadosa e envolvente, especialmente nas cenas com o arco longo. Ricamente imaginado, com personagens inesquecivelmente vívidos, que rugem fora das páginas e narrativa propulsiva, Joana d?Arc é uma mistura sedutora e totalmente humana de cautela e confiança, um retrato épico emocionante, um triunfo da ficção histórica e uma celebração feminista de uma mulher notável e extraordinariamente real que deixou uma marca indelével na história.

Uma leitura altamente imersiva que eu indico a todos aqueles que apreciam uma boa história.

?Contra todas as probabilidades, o destino nos uniu. O senhor, futuro de seu reino, e eu, que não sou ninguém.? Joana d?Arc de Katherine J. Chen.
comentários(0)comente



Pietra 01/08/2023

Eu gostei, sei lá fez parecer que eu estava lá junto inclusive fiz o blanc manger (se é assim q esceve) recomendo sim principalmente principalmente para quem gosta da matéria história inclusive li porque eu estava estudando sobre ela e me deu vontade de saber mais.?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



54 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR