Joana D

Resenhas - JOANA D'ARC

1 | 2 | 3 | 4

Maisa 04/07/2023

Me surpreendeu
Adorei como a Joana foi representada no livro.

?Eu mereci essa manhã como vou merecer todas as manhãs depois dessa. As glórias do dia seguinte sempre serão maiores, e o que sofri hoje será devolvido multiplicado por cem em forma de bençãos no futuro. Vocês devem ter fé de que assim será. Devem lembrar ao corpo que as dores de seu coração serão curadas.?

Dani @oslivrosdadani 21/07/2023

Joana D?arc
GAROTA. GUERREIRA. HEREGE. SANTA? Uma impressionante releitura feminista da vida de Joana d'Arc.

Ler este impressionante romance de Katherine J. Chen me fez perceber o quão pouco sabia sobre Joana d'Arc; ela é alguém de quem sempre estive ciente, obviamente, mas não da sua real trajetória.

Nascida por volta de 1412 na vila de Domrémy, nordeste da França, durante a guerra dos cem anos. Ela teve visões de santos por volta dos 13 anos. Aos 17, se apresentou à corte do delfim em Chinon e, com base em suas visões enviadas por Deus, o convenceu de que poderia salvar a França.

Pelos olhos de Chen nos deparamos com uma jovem imprudente, obstinada e brilhante. Joana sobreviveu a uma infância repleta de alegria e vi0lência para reivindicar uma posição extraordinária e frágil à frente do exército francês. O campo de batalha e a corte real estão cheios de perigos, onde ela se vê sob suspeita de todos os lados, bem como sob a ameaça de sua própria ambição.

Há tanta pesquisa nesse romance que fica evidente ao longo da narrativa. Não apenas sobre a própria protagonista, mas também sobre a história política, religiosa e social da época.
A escrita é muito cuidadosa e envolvente, especialmente nas cenas com o arco longo. Ricamente imaginado, com personagens inesquecivelmente vívidos, que rugem fora das páginas e narrativa propulsiva, Joana d?Arc é uma mistura sedutora e totalmente humana de cautela e confiança, um retrato épico emocionante, um triunfo da ficção histórica e uma celebração feminista de uma mulher notável e extraordinariamente real que deixou uma marca indelével na história.

Uma leitura altamente imersiva que eu indico a todos aqueles que apreciam uma boa história.

?Contra todas as probabilidades, o destino nos uniu. O senhor, futuro de seu reino, e eu, que não sou ninguém.? Joana d?Arc de Katherine J. Chen.

Pietra 01/08/2023

Eu gostei, sei lá fez parecer que eu estava lá junto inclusive fiz o blanc manger (se é assim q esceve) recomendo sim principalmente principalmente para quem gosta da matéria história inclusive li porque eu estava estudando sobre ela e me deu vontade de saber mais.?

Karla Lima @seguelendo 07/08/2023

@seguelendo
A história de Joana d'Arc é, ainda nos dias de hoje, uma lenda que transita entre fantasia e realidade. Nascida camponesa, foi canonizada pela Igreja Católica e considerada uma heroína da França pelos seus feitos durante a Guerra dos Cem Anos. Entre o que foi verdade e o que foi ficção, temos muitas histórias contadas e recontadas através dos séculos e a obra de Katherine J. Chen possui uma visão muito realista, até plausível, dos acontecimentos.

O fato histórico está logo nas primeiras páginas da edição, antes da autora iniciar sua narrativa ficcional, com uma breve contextualização sobre a guerra travada entre França e Inglaterra; tal resumo auxilia o leitor que não conhece a figura real e a personagem Joana D’arc a se ambientar com o cenário em que ela está inserida na história.

A narrativa, não posso negar, possui muitas descrições e poucos diálogos. Inicialmente, me pareceu lenta; porém, com o passar das páginas fiquei com a impressão de que era realmente algo proposital, pois, com o desenrolar da trama, o texto foi ficando mais e mais fluido. Como se estivéssemos “pegando o embalo” em uma corrida. Se era a intenção da autora, não sei; mas percebi o desenvolvimento dessa forma e gostei muito. No mais, por se tratar de uma ficção histórica, eu já esperava algo mais descritivo.

Conhecemos Joana ainda criança, em seu vilarejo, onde a guerra era apenas algo que acontecia como uma brincadeira de criança; até não ser mais só uma brincadeira. Já nas primeiras páginas, o tom violento surge como um aviso: apenas um lembrete de que não será uma história feliz. O livro conta com cenas violência de diversos tipos. Criança, a protagonista já conhecia a dor física e a falta de amor no seio familiar. Seus únicos elos de afeto: seu tio e sua irmã, são descritos de forma detalhadamente carinhosa e servem para criar laços com o leitor.

Quando o enredo chega à fase guerreira da protagonista, temos batalhas e tramas políticas. Gostei muito como os personagens históricos foram introduzidos, bem como o tom dado a cada um deles. Criar personagens é algo difícil, mas dar personalidade às figuras históricas sem descaracterizar o que de fato foi real também não é uma tarefa fácil.

Eu gostei demais da obra. O terço final é empolgante e revoltante. As camadas da personalidade de Joana e a forma como ela lida com o próprio sucesso nas empreitadas é angustiante. E, por mais que alguns acontecimentos tenham sido exagerados para destacar alguns pontos, a forma como a vida dela foi retratada foi emocionante do começo ao fim.

Recomendo muito a leitura, mas alerto para que esteja preparado ao abrir o livro: há violência, há agressão. É a história sangrenta de uma mulher que é considerada uma mártir pelos franceses e uma santa pelos católicos. Imagino que é uma obra que vai agradar os leitores apaixonados por ficções históricas, assim como aqueles que amam uma aventura.

site: https://www.instagram.com/seguelendo

Giuliana.Susini 24/08/2023

Uma obra prima ??
Esse livro tava na minha lista faz muito tempo, e fiquei super feliz quando saiu em audiobook.

Uma das melhores experiências que tive ouvindo audiobook, e uma história super pé no chão e cheia de detalhes emocionantes.

Se antes era fã da história de Joana D'Arc, agora fiquei muito mais. Leitura obrigatória.

Séh 07/09/2023

Releitura pé no chão
É um excelente livro que faz uma releitura bem menos mística e sobrenatural da figura de Joana D'Arc. Muito interessante, a leitura te fisga do início ao final e a forma que a história é contada faz tudo parecer muito palpável. Confesso que houve momentos que eu gostaria que tivessem sido mais explorados e descritos mas isso não faz com que a história fique superficial e sim dá uma dinâmica melhor para um livro que trabalha mais com descrições e pensamento e não tanto com diálogos. Recomendo muito a leitura, vale super a pena.

carolina.soares 23/10/2023

Joana, uma garota forte e destemido. Determinada em seguir sua luta.
Nossa esse pai dela dá muita raiva de tudo que ele fez pra ela.
Tristeza imensa pelo o que aconteceu com Catherine.

1 | 2 | 3 | 4