Morre aqui

Morre aqui Abigail Haas

Resenhas - Morre aqui

aline221 29/12/2023

Esperava mais
Quando li a sinopse e vi que falava sobre o caso da Amanda Knox, achei que seria um livro digno de 5 estrelas, visto que já conhecia muito bem o caso real. Ao decorrer da leitura pensei em parar diversas vezes somente pelo fato da linha do tempo ser muito confusa, variava entre passado, presente e os momentos da viagem, mas todos com um título horrível que dificultava a interpretação. A história em si é confusa. E o fato de somente a Anna narrar o livro faz ficar tão arrastado que te leva a acreditar nela, porque não tem mais ninguém dando sua versão. O final foi chato pra caramba. Para mim não fez o mínimo sentido. E o Tate? Ele estava lá. O cara é tão burro a esse nível? E o julgamento? Como ela foi inocentada? O Juan, o que aconteceu com ele? A autora quis criar um final em aberto e inesperado, e a única coisa que ela conseguiu foi deixar pontas soltas e erros absurdos da Anna. Minha visão geral do livro é que deveria ter sido sáfico, se pelo menos a Anna e a Elise (que claramente eram obcecadas uma pela outra) tivessem matado o Tate (apaixonadíssimo pela Elise) seria mil vezes melhor. Resumo de tudo: não vale a pena.

Vic 18/12/2023

Estranho...
Sou leitora assídua do gênero em que esse livro foi escrito e o final não foi nem um pouco chocante para mim, na verdade, achei extremamente previsível, mas, não é exatamente esse o motivo para minha avaliação negativa.
Como leitora do gênero, conheço inúmeros desfechos e possibilidades diferentes e já começo a suspeitar de todos esses que já tenho conhecimento, entretanto, minha avaliação para livros que são previsíveis depende da maneira em que o enredo foi construído, e, simplesmente, esse livro deixa muitas lacunas em aberto, de uma maneira bem estranha ao meu ver.
A tentativa de deixar aparentemente um final em aberto não foi bem construída. O fato de apenas a personagem principal contar a história, além de cenas extremamente repetitivas durante todo o livro, cansa um pouco o leitor.
A escrita da autora é ótima, mas a maneira de construção desse livro que não ficou boa. A premissa do livro é boa, mas deixou muito a desejar.
Senti que a autora quis se inspirar em "garota exemplar" e não deu tão certo.

Juan.Martins 27/11/2023

Livro bom
Boa leitura, com bons plotwist, recomendo muito.
Capítulos pequenos ótimo pra quem lê em partes. Bons personagens e bem contada a história

Carla 22/11/2023

Eu só não dei 5 estrelas, pois o livro começou bem lento, o que não me atraiu no começo, mas, do meio para o fim eu não conseguia parar de ler até finalizar, e QUE PLOT FOI ESSE? Foi algo que eu realmente não estava esperando acontecer. O livro começa pelo meio, ele é iniciado com a ligação para a policia ao acharem o corpo da amiga sem vida, e é intercalado entre passado e presente, desde quando Anna teve que mudar de escola e conheceu Elise, até momentos da sua morte e período em que ficou presa.

Ana com seu namorado e amigos viajam de férias para a ilha de Aruba, no Caribe, o que era para ser um período tranquilo com muito sol, praia e curtição, acaba terminando em tragédia.
A Morte de Elise muda a todos, e Anna, a sua melhor amiga, acaba se tornando a principal suspeita, ela não acredita naquilo, pois Elise era a sua melhor amiga, a pessoa que ela considerava como irmã, e ser culpada pela sua morte? Presa em um país onde conhece pouco, ela e seu pai, junto ao seu advogado tem que lutar para mostrar sua inocência, ao longo do período em que fica presa aguardando o julgamento, nem todos que ela acredita terem sido seus amigos, são. É bem triste vê-la nessa situação, a quanto a mídia tenta prega-la de assassina de diversas formas criando e omitindo provas.

"Acho que não consigo passar por tudo isso de novo. [...] Sinto como se tivesse perdido a mim mesma tentando fazer ela melhorar... E nunca mais me reencontrei. Não posso repetir toda essa história. Nem sei mais quem eu sou"

Eu gostei bastante da amizade da Anna e da Elise, porém a impressão que dá é que tanto o seu relacionamento com o Tate é totalmente tóxico, quanto a amizade delas duas num nível. Tomei muito ódio da Melissa em alguns trechos. Eu achei muito estranho a forma como Elise tratava o relacionamento da sua amiga, tendo alterações de humor repentinas Ao longo do livro, eu sofri junto com Anna, a cada audiência, ela tentando provar que era inocente, eu ficava mal por ela, pois realmente acreditava nela e ficava torcendo para achar o assassino logo, pois eu não aguentava mais vê-la sofrendo. Eu fiquei sem saber quem era o assassino até as últimas páginas!!! Esse livro vai criar um triplex em sua cabeça

"A verdade é que não tenho medo do ato em si, mas de me entregar tão completamente a alguém. Enquanto houver limites aos quais me agarra, posso fingir que estou a salvo desse desejo enlouquecedor que ameaça ,e consumir. Estou segura, ainda dona de mim mesma. Mas depois...
Depois o que? O que virá depois que ele me tiver por inteiro para usar como bem entender? Depois que ele for meu. Será que algum dia sentirei que tenho o suficiente?"

Esse livro é a prova viva que não podemos confiar em narradores. Além do livro ter como foco o assassinato, temos assuntos como câncer, distúrbios mentais, sociopatia e a justiça sempre caindo para o lado de quem tem menos dinheiro. Senti falta de mais detalhes sobre o crime, por exemplo, se houve uma briga, por que não foi feito corpo de delito no momento da investigação, ou então onde estavam as roupas sujas de sangue da assassina visto que ela estaria suja de sangue?

A diagramação está linda e foi usada fontes com tamanhos distintos para descrever e diferenciar algumas situações, como a ligação para a policia, os depoimentos a policia. Esse detalhe deixou o livro ainda mais legal. E eu recebi diversos mimos junto ao livro que amei demais!!! Veio um marcador, um bootom, e 2 postais lindos.

" será que se alguém vasculhasse a fundo, todos nós não pareceríamos culpados?"

O livro é baseado em fatos reais de Meredith Kercher e Natalee Holloway (já falei muito desses casos aqui no Blog).

site: https://dose-of-poetry.blogspot.com/2023/11/resenha-117-morre-aqui-abigail-haas.html

Amandita 19/11/2023

Anna não convence. Previsível.
O livro se passa apenas no ponto de vista de Anna. Tudo o que sabemos é pela visão dela, e, quando ela fica presa na cadeia, nada de novo aparece. Não há uma investigação de fato, descobrimos a medida que Anna conta o que aconteceu em Aruba. Mas, ela não sabe tudo o que aconteceu, e repete sua inocência tantas vezes, que na falta de um ponto de vista diferente, é só o que temos, e passamos a acreditar nela.

É lógico, há uma construção psicológica da dor da perda, da traição, do luto, do abandono que a garota sente presa na penitenciária de outro país, afinal, foi abandonada e traída por quem acreditava amá-lá. Mas, o julgamento corre, e Anna não descobre nada novo sobre o dia da morte da amiga, ao contrário, cada vez mais, surgem provas contra ela. É fato que a liberdade de Anna irá depender de outro, pois ela nada faz ou descobre, e foi isso, na hora mais crítica, descobriu-se uma gravação de vídeo que havia sido alterada e, na totalidade, mostrava que a vítima estava sendo seguida por um homem suspeito.

Até a metade do livro, Anna parece inocente mas quanto mais se passa, ela comete gafes, que colocam em dúvida sua credibilidade. O que acontece, é que a Autora queria um final aberto, e isso fica claro, porque para gerar essa dúvida, fez vários dos personagens terem motivos para o crime sem de verdade desenvolver a história.

Ela deu poucas informações de fato sobre o crime o que dificulta o leitor fazer a própria investigação. Com essa estratégia, ficou óbvio o que ela iria fazer, e, ao final, Anna é liberta em razão da corrupção do investigador que alterou provas e da amiga ter feito um inimigo na ilha que a perseguia no dia, a autora cria situações que juntas inocentam Anna, mas que parecem forçadas, e no fim ela confirma que Anna não era uma narradora confiável pois ela sabia da traição o tempo todo.

Foi desenvolvido de forma confusa. Não gostei.

jujamaia 15/11/2023

No começo não sabia muito o que esperar mas a narrativa foi me envolvendo aos poucos. A protagonista consegue ter nossa empatia, assim como Elise também vai nos conquistando cada vez que aparece. Me prendeu muito ver o mistério se desenrolando mas, infelizmente, o fim foi frustrante. Com tantos caminhos que a história poderia seguir, acho que escolheu um dos mais fracos ? que conseguiria até ser bom mas se fosse desenvolvido direito. Apesar disso, a história no geral é boa e, para mim, valeu muito a pena!

lui 14/11/2023

Page turner
Eu li esse livro em um tempo recorde. Estava vindo de uma enorme ressaca literária (meses) e eu engoli esse livro. Realmente é uma narrativa que te prende do início ao final. Muito divertido, instigante e faz você querer chegar logo ao final.

No entanto, não dá pra chamar o plot twist de surpreendente. Eu já tinha pensado que o final poderia ser esse desde que eu li a sinopse. De qualquer forma, vale a pena a leitura! Livro muito bom e bem escrito.

Maih Lima 13/11/2023

Gostei do livro, a leitura te prende, é um thriller psicológico que te faz mudar várias vezes a opinião sobre os suspeitos. Uma trama muito envolvente, fui arrebatada pela leitura desde o início e não esperava pelo final.

?Eu venci?
?O quanto você me ama??

Gessyka.Loyola 05/11/2023

Estou estarrecida ?
No começo foi bem chato, parecia que estava tudo óbvio e era uma grande piada esse julgamento.
Mas, conforme foi se desenvolvendo depois de 60% eu não sabia de mais nada. Uns adolescente tudo suspeito e traíra.
O final? Chocante (pra mim), nunca imaginei. Gostei muito.

raissax_ 23/10/2023

Chato
Me senti na obrigação de vir avisar que o livro é ruim pq quase não li opiniões parecidas com a minha. a história é muito fraca, muito superficial, as informações das investigações baseadas em achismos e você que se vire pra acreditar no que quiser pq não tem explicações. PODERIA ser um bom suspense, mas só não foi. e o final?????? só jogaram na última página do livro o desfecho e mais uma vez acredite no que quiser. não tem como se conectar com nada nem ninguém nessa história toda pq todos os personagens são mal desenvolvidos e sem profundidade. sério que saco.
Thais380 23/10/2023minha estante
Amo opniões sinceras nkkkkk

Tatiana Pessoa 15/10/2023

Repórter por um dia.
No ar em...

Três...dois...um.

Eu me chamo, Tatiana Pessoa. Hoje venho trazer a notícia que vêm perturbando os moradores e turistas de Aruba.

Um crime hediondo aconteceu recentemente onde Elise Warren, uma adolescente de 17 anos, que foi assassinada brutalmente enquanto passava um spring break com seus amigos nesta ilha paradisíaca.

Ainda não se sabe qual a causa desse assassinato brutal, porém, provas estão sendo apuradas e informações coletadas neste exato momento.

Até onde sabemos todos podem ser culpados. Entre os suspeitos estão os adolescentes e amigos da vítima. Chelsea, Max, Ak, Lamar, Mel, Tate e Anna. Todos eles podem ser o culpado, além é claro de mais dois nomes citados, dos quais ainda não tivemos nenhuma informação.

Seria possível que um dos amigos de Elise tenha á matado?

Eu não sei vocês, mas eu tenho grandes suspeitas em relação a Anna . Apesar dela alegar que eram melhores amigas, acho muito horripilante o modo como ela tem se portado diante de uma perda significativa. Em alguns momentos sinto um leve calafrio quando olho para ela. Parece que a Anna está sempre controlada demais, centrada demais e principalmente, calma demais.

Há rumores que Elise e Tate estavam tendo um caso, ainda não há nada que comprove tal suspeita. Mas, seria esse um motivo para Anna, matar sua melhor amiga?

O julgamento deverá acontecer nos próximos dias, até lá nenhum dos adolescentes tem o direito de sair da ilha por ordem judicial.

Encerro por aqui, ansiosa pelas próximas notícias. Realmente espero que possamos em breve ter justiça. Que o culpado(a) possa pagar por esse crime que vem tirando a paz dos moradores e dos turistas de Aruba.

Afinal quem teria matado a Elise?

ManuelaMFernandes 13/10/2023

4 ??
Um grupo de amigos passa as férias da escola em Aruba, até que uma delas é encontrada morta, e assim começa o livro.

A história é bem interessante, me deixou até ansiosa em alguns momentos, mas o meio do livro é um pouco lento.

Tem muitos personagens, e acho que se 3 foram aprofundados é muito, apesar disso vemos bastante da protagonista, me comovi com ela em alguns momentos.

O livro chegou a me fazer sentir ódio em alguns momentos, tem situações que mostram como é a diferença de tratamento quando se tem mais condições financeiras.

A situação da relação da mídia também é um ponto forte do livro, como eles sempre vão atrás de procurar um culpado e tiram situações de contexto.

O final me surpreendeu bastante. Não sei se eu que sou burro, já que vi algumas resenhas falando que desde o início tava óbvio, mas pra mim, não estava nem um pouco. Eu até teorizei na minha cabeça esse final, mas tipo como se fosse algo inusitado. Gostei bastante do final.

É uma obra prima? Não. Mas da pra passar o tempo, é um livro curto, de leitura rápida, com um final legal. Recomendo.

Müller 12/10/2023

Bom, mas poderia ser melhor.
Foi meu primeiro livro onde se passa somente em um tribunal e não ficamos olhando como realmente aconteceu o caso e essa nova experiência foi boa, só que eu acho que o final poderia ser melhor, fora isso um ótimo livro.