Pimenta & Mel

Pimenta & Mel Bolu Babalola

Resenhas - Pimenta & Mel

julia 21/07/2023

Resenha: Pimenta & Mel
Pimenta & Mel foi tão divertido! Eu adorei a escrita de Babalola e a combinação de humor com assuntos bem sérios e variados durante o livro. A escrita em geral foi uma delícia de ler e, apesar de o enredo ser um pouquinho lento, a maneira como certos aspectos do livro foram pontuados foi excelente.

A perspectiva da Kiki e o programa de rádio dela foram tão legais. Eu gostei bastante de como Babalola incorporou os pedacinhos do programa e outros posts e conversas durante o livro. Ajudou bastante a ambientar a história e resultou em umas boas risadas.

O livro também não hesitou em tocar em pontos e discussões sobre raça, amizade, cultura e relacionamentos romanticos. Todas as conversas sobre isso foram muito bem escritas e em nenhum momento foram usadas só para criar drama ou algo do tipo. Tudo serviu um propósito ao longo do livro para desenvolver melhor os personagens e suas relações entre si.

E o romance foi um amorzinho! Não esperava que começasse como fake dating, mas gostei demais da dinâmica entre a Kiki e o Malakai. O progresso disso foi super doce e, apesar do tropeço lá perto do final do livro, o final ainda foi muito bom.

Leticia.Polinario 16/07/2023

Na medida certa
Gostei muito da leitura, devorei o livro e adorei os personagens.
o desenvolvimento romântico do casal é bem fofo, e tem várias camadas legais de acompanhar.
recomendo pra quem gosta de clichê e muita referência de cultura pop!

?????

Lari 12/07/2023

Mais um livro maravilhoso de Bolu Babalola ?
Uau. Eu fiquei completamente apaixonada por esse livro!
Que a escrita da autora é maravilhosa, eu já sabia por causa de Amor em cores, mas Pimenta & Mel me deixou arrebatada.
Romance fofo, uma verdadeira lição de representatividade e empoderamento negro
feminino, com uma pitada de romance e comédia, além de temas fortes. Será que dá certo?
Com certeza. Foi uma leitura tão fluída e deliciosa.
Inicialmente parece somente um livro clichê, mas a medida que vai lendo, percebe que os personagens tem tantas camadas, tem tantos assuntos e pautas importantes que são abordadas, os conflitos reais sobre inseguranças e auto sabotagem, os sarcasmos e flertes perfeitos, amizades e cultura tão envolvidos.

Gislane 02/07/2023

Pimenta & Mel
Esperava mais...
Infelizmente, a leitura não me envolveu como pensei que envolveria.
Não é ruim, simplesmente não rolou.

Jessicaap1 30/06/2023

Paço Preto sob novo comando ???????????
"E não é uma viagem, quando você encontra alguém que você gosta de ver e que você gosta de ver te vê também?"

"Ele é doce como mel, ela é ardida como pimenta? e são perfeitos quando juntos."

Kiki Banjo sabe tudo sobre todo mundo e ela e a expert quando o assunto é caro conselhos amorosos em seu programa de rádio faculdade "Açúcar Mascavo".

A comunidade de Paço Preto é uma comunidade de alunos pretos da universidade de Paço do Rio Branco, e Kiki está disposta a alertar todas as garotas paço-pretas sobre os "boylixos" ao som de muito RnB dos donos 90 ée 2000.

A comunidade de Paço Preto é dividida por panelinhas, mas todos se reúnem para ouvir os conselhos. E as coisas ficam abaladas com a chegada de Malakai Korede, um belíssimo homem iorubá do sul de Londres descrito como uma mistura de Kofi Siriboe com Morris Chestnut dos anos 90. Malakai chega causando o maior alvoroço entre as mulheres Paço Pretas, e Kiki se vê no dever de alertar essas garotas sobre aquele que ela logo passa a chamar de o Pilantra do Paço.

Kiki e Malakai se vêem lado a lado quando precisam trabalhar juntos em um projeto que garante o futuro de ambos na faculdade.

Um romance envolve que mistura um pouquinho de enemies to lovers (nem tanto enemies assim e muito love), dating fake engraçado, com muito RnB, representatividade preta.

Eu me apaixonei por esse livro do começo ao fim, pelos personagens, história, as referências, simplesmente perfeito.

Mayara 28/06/2023

Genial
Esse livro é genial. No começo não tava conseguindo engatar e pensei em abandoná-lo, eu tava achando a personagem principal muito metida e arrogante. Demorou até uns 50% para eu entender a genialidade da autora (sou lenta hahahaha), eu tava enxergando ela dessa forma porque era dessa forma que as pessoas ao redor dela enxergavam ela. O romance é muito fofo e muito lindo, mas além disso o livro toca em outras partes de uma forma linda, as vezes leve as vezes não, tão real, tão profunda.
Simplesmente genial.

Evellyn277 25/06/2023

Que leitura boa!
Confesso que estava com receio de ler esse livro (assim como outros que tem na capa dizendo q foi uma sensação do tiktok kkkkk nada contra, mas as vezes os livros realmente não são tão bons assim), mas ele me surpreendeu.

Pimenta e Mel fala sobre cultura, ancestralidade, amor, força e também fraqueza. Um livro que aborda tão bem a importância de fazer parte de algo, de uma comunidade. Como pessoa negra, confesso que sinto falta de fazer parte de algo, de estar com pessoas que entende minhas dores porque sentem na pele exatamente a mesma coisa e que me apoiam acima de tudo.

Em alguns momentos, me identifiquei muito com a Kiki e não só nas partes boas, até nas experiências ruins me senti conectada a ela. Kiki é linda, tem um futuro incrível pela frente, mas ao mesmo tempo tem medo de se magoar de novo. Sim, kiki, eu te entendo.

Malakai é um exemplo de como homens pretos agem em relação a sentimentos, sempre tentando não demonstrar fraqueza, mas ao mesmo tempo o personagem traz algo diferente que não estamos acostumadas a ver: gentileza. Ele é tão gentil e maravilhoso, ótimo de lábia lógico e quando finalmente confia, se mostra ainda mais incrível.

Os personagens secundários são bem trabalhados. O livro consegue trabalhar bem todas as nuances que uma comunidade preta pode ter e pode ser. isso é sensacional para que pessoas brancas entendam que não estamos dentro de uma caixa, que somos diversos!

O único problema para mim é que os parágrafos são longos e o começo um pouquinho arrastado, mas fora isso, essa foi uma leitura muito boa e necessária pra mim.

p.s quando eles falavam em iorubá? nossa, me arrepiava toda! AMEI ?

Livia Barini 23/06/2023

Chato, chato e chato
Até agora estou tentando entender porque este livro foi escolhido pelo Clube do Livro da Reese. É uma bobagem sobre fraternidades lutando por popularidade e mulheres negras hiper empoderadas brigando por causa de macho.

A escrita da autora é mega descritiva, parágrafos e parágrafos sobre look da fulana e da beltrana. Que diferença faz se o top dela era do mesmo rosa do chiclete que ela estava mascando? Olha o nível da coisa...

Pensei várias vezes em desistir. Aqui falta o básico: história.
Willianpm1 31/07/2023minha estante
Que maldade essa nota

Kelly 22/06/2023

Isso aqui é a perfeição
Bom, vou começar dizendo que a Luh arrasou nessa indicação, obrigado amiga!!
Essa foi uma leitura mais que perfeita, acho que é o primeiro livro que leio, que tem personagens fora do 'padrao branco' assim tão incríveis, juro, eu amo isso, amo ver essa representatividade, essa diversidade e esse empoderamento feminino de pretas maravilhosas.
Desde o início já gostei da Kiks, ô mulher de fibra viu, bem decidida e sem papas na língua quando o quesito é se impor e ser ouvida, isso é tão gostoso de se ver assim, uma pessoa que se importa com o bem estar das outras, que ajuda, que sabe apoiar sem julgar. Amei ver o quanto ela cresceu mais ainda e como amadureceu tanto e melhor ainda foi ver que tá sendo um livro muito bem recebido.
Personagens cativantes e muitíssimo bem construídos, um desenvolvimento impecável, amei a cada linha lida, de verdade mesmo e me senti muito orgulhosa deles.
Kai foi uma grata surpresa tbm, um espécime perfeito e o melhor de tudo, gentil e do tipo que não tem problemas em assumir seus erros, que pede desculpas e acima de tudo, sabe dar valor à vida e às pessoas, mesmo com tantos obstáculos na sua caminhada.
Os personagens secundários tbm me surpreenderam muito, e o único pé no saco foi Zack mesmo!
Enfim, se vc quer um livro incrível, com personagens fodas e um romance maravilhoso, esse é pra vc, tenho certeza que vai amar, assim como eu!!
Luh 25/06/2023minha estante
Ai amiga, sabia que iria gostar. Resenha linda como sempre!!!!

Kelly 25/06/2023minha estante
Nunca duvido do seu bom gosto! E obrigada!! ?

Bmtts 22/06/2023

Contraditória
Gente essa protagonista não fez sentido nenhum.
Hipócrita é a palavra que define.
Eu queria que a história tivesse sido sobre o romance entre a melhor amiga dela e o carinha que eu não lembro o nome.
Eu detestei os protagonistas, credo.
Detestei o enredo, pra mim essa leitura foi intragável.
Terminei o livro de teimosia.

Bea 14/06/2023

Segundo livro que leio da autora e, seguindo os passos do primeiro, também amei.
O livro é fácil de ler, ele flui. Os flertes entre a Kiki e o Kai é tudo para mim, inclusive me lembrou um pouco um dos contos favorito de "Amor em cores"

"Os caras preferem agir como se tivesse algo de errado com você do que se tornar alguém digno de você, porque para isso teriam que lidar com as próprias questões. E se tem uma coisa que homem odeia é lidar com as próprias questões."

Durante todo o livro me peguei desejando a mesma sensação de pertencimento, fazer parte de uma comunidade de pessoas negras que sabem seu poder, que reconhecem seu lugar na sociedade e horam suas raízes. Quando terminei o livro eu queria ir direto aprender iorubá, sobre a cultura e tradições que nos foram roubadas.

"Acho que funcionamos em uma frequência mais alta quando estamos juntos. Nossas energias se fundem e nos tornamos supernovas. Acho que temos muito mais para compartilhar e entregar. Acho que mal começamos."

Além disso o livro conta com uma ótima trilha sonora que está no repeat desde que o li kkkk.

"Há um universo inteiro nela e eu teria muita sorte de viver nele, de caminhar por lá. De novo e de novo.?

Luh 08/06/2023

Melhor livro de romance do ano
Vocês nao estão entendendo a grandiosidade desse livro.

Isso aqui nao é apenas um romance, é um livro que serviu muito mais que um romance impecável, serviu representatividade preta, de forma linda e impecável.

O quão informativo e forte esse livro foi, essa história que conseguiu transmitir cultura e crítica sociais fodonas, com personagens femininas e negras fortíssimas, lutando por causas incriveis e ainda com um romance perfeito para deixar tudo melhor.

Existem poucos livros quem eu amo o desenvolvimento de todos os personagens, e esse aqui foi um deles, impecável, gigante, belíssimo o modo como ela escreveu cada um dos personagens.
A Kiki é tão forte e genial, maravilhosa lutou com unhas e dentes pelo que acreditava, se tornou um exemplo para mim.
E o Kai? QUE HOMEM INCRIVEL MEUS AMIGOS, o sonho de consumo de muita mulher, fiquei rendida por ele na primeira vez q ele apareceu, mas depois ele só foi melhorando, e eu ficando mais rendida ainda, uma coisa linda, preciosa, riquíssima. TE AMO MALAKAI.

SÉRIO GENTE, SÓ LEIAM ESSA PRECIOSIDADE, VAI SER O MELHOR LIVRO DE ROMANCE DO SEU ANO, EU GARANTO!!!

paloma 03/06/2023

Se tiver tiktok na capa, não leia!! ? 2,5/5
Sério, esse livro foi uma das minhas maiores decepções literária; eu tava super ansiosa pra ler, mas achei ele bem ruinzinho.

vamos lá, já começo dizendo que não gostei da tradução desse livro, ele é cheio de gírias - eu não tenho nada contra gírias, acho legal e tudo - mas nesse caso eles exageraram, em quase todos os diálogos tinha várias gírias. outro ponto, os diálogos e pensamentos da protagonista são extremamente extensos, confesso que cheguei a pular partes por me deu preguiça de ler.

não gostei muito da kiki, achei ela bem chatinha na maioria das vezes. não gostei e nem desgostei do malakai, pq a autora não desenvolveu o personagem muito bem, ele é bem superficial. mas gostei bastante da amiga da kiki, achei ela uma graça.

enfim, não gostei da leitura, não foi o pior livro que já li, mas ele é muito chato - talvez se autora tivesse intercalado os pontos de vista, a leitura teria sido mais fluída. no mais, não leiam livros que tem "tiktok" na capa, geralmente eles são os piores, digo por experiência própria.

Ju Ajax 27/05/2023

Adorei!
A autora soube trazer assuntos importantes a serem debatidos de uma forma clara e até leve, o romance muito bem trabalhado e desenvolvido, e personagens carismáticos. Leitura que vale a pena!