Pimenta & Mel

Pimenta & Mel Bolu Babalola

Resenhas - Pimenta & Mel

Bruna 23/05/2023

Eu curti muito esse livro, senti que tava lendo uma temporada boa de dear white people. Kiki é com certeza a Sam, Aminah é a Joelle, Kel é o Reggie. A única coisa que me incomodou é como a vivência racializada foi descrita como um grande post do quebrando o tabu, isso tirou um pouco da seriedade e impacto que o mesmo tema poderia ter sido tratado. A abordagem sensível e nas entrelinhas fariam MUITO bem ao desenvolvimento desses assuntos. O casal é muito bonitinho, gostei de ver a vulnerabilidade e confiança entre eles aumentando.
Não é tudo um mar de rosas, o livro tem seus problemas, como a escrita arrastada no início e a forma como a intriga da última briga do casal é resolvida, achei que foi muito simplória para as palavras com o peso que eles usaram, mas esse é o primeiro livro da autora então imagino que os próximos serão melhores.

maurii 24/05/2023

Eu sou muito fã de um romance clichê, tudo qe envolve romance clichê tem o meu coração, pimenta & mel não fica de fora disso. gostei da forma como autora conseguiu desenvolver tudo e resolver as situações.

Maiolli 26/05/2023

Pimenta & mel
Pimenta e mel conta a história de kiki, uma garota que tem um programa de rádio com o objetivo de dar conselhos as meninas do campus de sua faculdade. Ela é bem fechada e tem só uma amiga.

Em uma situação meio constrangedora ela conhece Malakai, o novo aluno da faculdade que está gerando intrigas entre as meninas, mas eles precisam fazer um trabalho juntos para um estágio em NY.

Eu achei o começo do livro meio entediante, achei os assuntos sobre família muito mal desenvolvidos, mas nos últimos capítulos acaba ficando muito emocionante, gostei muito da representatividade e da (pouca mas legal) imersão na cultura iorubá.

3 estrelas pq é bom, ele entrega oq propôs que é uma comédia romântica.

Ju Ajax 27/05/2023

Adorei!
A autora soube trazer assuntos importantes a serem debatidos de uma forma clara e até leve, o romance muito bem trabalhado e desenvolvido, e personagens carismáticos. Leitura que vale a pena!

paloma 03/06/2023

Se tiver tiktok na capa, não leia!! ? 2,5/5
Sério, esse livro foi uma das minhas maiores decepções literária; eu tava super ansiosa pra ler, mas achei ele bem ruinzinho.

vamos lá, já começo dizendo que não gostei da tradução desse livro, ele é cheio de gírias - eu não tenho nada contra gírias, acho legal e tudo - mas nesse caso eles exageraram, em quase todos os diálogos tinha várias gírias. outro ponto, os diálogos e pensamentos da protagonista são extremamente extensos, confesso que cheguei a pular partes por me deu preguiça de ler.

não gostei muito da kiki, achei ela bem chatinha na maioria das vezes. não gostei e nem desgostei do malakai, pq a autora não desenvolveu o personagem muito bem, ele é bem superficial. mas gostei bastante da amiga da kiki, achei ela uma graça.

enfim, não gostei da leitura, não foi o pior livro que já li, mas ele é muito chato - talvez se autora tivesse intercalado os pontos de vista, a leitura teria sido mais fluída. no mais, não leiam livros que tem "tiktok" na capa, geralmente eles são os piores, digo por experiência própria.

Mayara 28/06/2023

Genial
Esse livro é genial. No começo não tava conseguindo engatar e pensei em abandoná-lo, eu tava achando a personagem principal muito metida e arrogante. Demorou até uns 50% para eu entender a genialidade da autora (sou lenta hahahaha), eu tava enxergando ela dessa forma porque era dessa forma que as pessoas ao redor dela enxergavam ela. O romance é muito fofo e muito lindo, mas além disso o livro toca em outras partes de uma forma linda, as vezes leve as vezes não, tão real, tão profunda.
Simplesmente genial.

Jack138 07/06/2024

Perfeição 💖
O livro é completamente intrigante, cheio de críticas a sociedade, ao racismo estruturado e uma química de MILHÕES 😍, estou completamente APAIXONADA pela escrita da autora !!
Tem muito cão e gato mas que logo se torna em uma grande amizade, é lindo ver a desconstrução dos medos dos personagens e a evolução de cada um até o final do livro.

Nat 03/10/2023

Romance muito fofinho! A leitura é super fluida, apesar de ser extremamente descritiva. No inicio a Kiki beira a chatice mas melhora conforme vamos entendendo a história dela. Malakai um fofo. Aminah a melhor, 10/10.

julia 21/07/2023

Resenha: Pimenta & Mel
Pimenta & Mel foi tão divertido! Eu adorei a escrita de Babalola e a combinação de humor com assuntos bem sérios e variados durante o livro. A escrita em geral foi uma delícia de ler e, apesar de o enredo ser um pouquinho lento, a maneira como certos aspectos do livro foram pontuados foi excelente.

A perspectiva da Kiki e o programa de rádio dela foram tão legais. Eu gostei bastante de como Babalola incorporou os pedacinhos do programa e outros posts e conversas durante o livro. Ajudou bastante a ambientar a história e resultou em umas boas risadas.

O livro também não hesitou em tocar em pontos e discussões sobre raça, amizade, cultura e relacionamentos romanticos. Todas as conversas sobre isso foram muito bem escritas e em nenhum momento foram usadas só para criar drama ou algo do tipo. Tudo serviu um propósito ao longo do livro para desenvolver melhor os personagens e suas relações entre si.

E o romance foi um amorzinho! Não esperava que começasse como fake dating, mas gostei demais da dinâmica entre a Kiki e o Malakai. O progresso disso foi super doce e, apesar do tropeço lá perto do final do livro, o final ainda foi muito bom.

MariaPriu 26/07/2023

Um dos melhores livros que já li
Bolu Babalola consegue debater vida universitária, raça, classe e migração de uma forma leve e divertida. Não precisa ser próxima de discussões sobre os temas para ler, todos os assuntos são bem introduzidos e debatidos em conversas entre os personagens. É leve e gostoso.

Eu amo comédia romântica universitária, então se essa é a sua praia, leia este livro. Ele cumpre perfeitamente com o desejo de coração quentinho e de um casal descobrindo o amor pela primeira vez depois de traumas que passaram anteriormente. É uma delícia.

Todos os personagens são negros e isso é maravilhoso. A história é também sobre a comunidade de estudantes negros da universidade, a grande maioria sendo os primeiros nascidos no país para onde seus pais migraram. O choque de cultura, a forma como a cultura negra se faz presente com roupas, músicas e culinária é muito bem colocada. Eu fiquei com vontade de experimentar tudo, de ouvir tudo, de observar tudo.

O racismo que a comunidade universitária negra sofre é exposto, comentado e rechaçado. A união de todos os estudantes filhos de migrantes africanos se faz por autodefesa e empatia. Não tem como não ser próximo de quem passa pelos mesmos perrengues que você e tem o mesmo gosto que você, certo? (Falando isso apenas pelos otários que podem achar que "aí os brancos são excluídos então")

Além disso tudo, ainda se passa em um ambiente universitário onde os estudantes realmente estudam. Há projetos de extensão, reunião com professores e etc. Coisa que comédias românticas universitárias estadunidenses não trazem, sejamos justas.

Esse livro se passa na Inglaterra, então talvez a vida universitária lá seja mais parecida com a brasileira e a galera tenha que ralar no cotidiano para dar conta da graduação. Os alunos estão preocupados com a chance de estágio, com trabalhos e etc.

O tesão dos personagens é um plus MARAVILHOSO. Eles são magnéticos, gostosos, cheirosos e cheios de toques e abraços. Eles usam muito a linguagem do amor física, mesmo antes de perceber que estão apaixonados. Eu estou apaixonada por eles.

Kai é um homem compreensivo, carinhoso e devotado no sexo. Um maravilhoso. Kiki é fogosa e safada. Tudo pra mim
Vale muuuuito. Já me estendi demais. Leia. Leia msm

Naiani.Nogueira 16/08/2023

Merece o hype, na moral!
Eu nunca faço resenhas aqui, mas acabei de terminar essa leitura e simplesmente preciso elogiar esse livro publicamente, nao tô me aguentando. Que experiência boa, começa como quem não quer nada e, de repente, você tá furando o rolê com suas amigas numa sexta à noite porque PRECISA saber o que vai acontecer com a Kiki e o Kai! Eu nunca ri tanto lendo um livro, risadas genuínas, humor adulto e inteligente. Um romance delicinha, que te deixa super envolvida, querendo viver um grande amor também. Uma protagonista verossímil, entendeu? Que ajuda a colocar todo mundo pra cima o tempo todo e, ainda assim, tem muitas inseguranças e dúvidas sobre si mesma, porém fodona, braba demais. Sério, muito bom, se façam esse favor e leiam Pimenta e Mel!

Dito tudo isso, vale um adendo: o livro (pelo menos o e-book) tem uns errinhos que a revisão deixou passar e uns momentos em que a tradução poderia ter sido mais cuidadosa também. Porém decidi relevar esses pontos.

Taiene 14/02/2024

A livro é muito interessante por trazer elementos novos e de várias culturas, mesclando com referências da cultura pop também. O mocinho é apaixonante, a forma como a história vai se desenrolando me deixou frustrada..

Dondoca Literária 29/09/2023

É, não foi tudo aquilo, mas recomendo pela representatividade!
#MotivosParaLerDL.

Esse foi meu primeiro contato com a autora e confesso que as expectativas estavam altíssimas, contudo, tive dificuldades para engrenar na leitura, achei os diálogos extensos demais e em alguns pontos, a personalidade da protagonista quase me fez desistir. No entanto, insisti e consegui extrair algo de muito bom na trama e com certeza recomendo a leitura.

abaixo alguns motivos que valem a pena conferir a obra:

1️⃣ Comédia Romântica Universitária:

O livro tem como ambientação a universidade, onde podemos vivenciar a rotina de estudos, os grupinhos de amigos, e o processo de criação por traz da rádio do campus que o palco principal da protagonista.

2️⃣ Representatividade Negra Africana:

Representatividade negra da melhor qualidade, desde a origem dos pais imigrantes às referências musicais, culinária e vestimenta, e também o racismo na comunidade universitária, entre outros. Tudo abordado com leveza e irreverencia.

3️⃣ Fake Dating/ enemies to lovers:

O casal, além de serem opostos no mais alto nível, acabam na maior saia justa, quando, por conta de trabalho extracurricular, precisam passar um tempo, juntos e por conta de um mal-entendido fingem estar namorando. Então, é obvio que esse tiro foi no pé!

Att. Alda!