Amanhã, amanhã, e ainda outro amanhã

Amanhã, amanhã, e ainda outro amanhã Gabrielle Zevin

Resenhas - Amanhã, amanhã, e ainda outro amanhã

Márcia 04/05/2024

Amanhã, Amanhã E Ainda Outro Amanhã: mais do que jogos.
Nada me traz tanta euforia do que a possibilidade de um livro novo. Foi assim com ?Amanhã, Amanhã E Ainda Outro Amanhã?. Alguém na internet deu a dica, não me lembro quem, fui pega pelo título e o livro chegou, sem grandes pesquisas da minha parte. Confesso que me decepcionei quando vi que a trama girava em torno de jogos de vídeo games. Nunca gostei de vídeo games, por isso, até a metade do livro, tive dificuldade de me engajar. A trama é lenta, já que acompanha o processo criativo dos personagens, há discussões mais técnicas sobre programação e a passagem do tempo é bem gradual e isso contribuiu para o meu não-engajamento.

Porém, leitor que é leitor insiste, ainda mais em se tratando de um livro que é best-seller do New York Times e está em processo de adaptação para o cinema: insistindo mais um pouco, somos recompensados com um livro profundo sobre relações humanas e sentimentos intensos. Na história tem de tudo: deficiência física, tema abordado de modo ambientado e contextualizado; relações abusivas por meio da personagem Sadie e sua dependência emocional em relação a um professor mais velho; atentados e o perigo do acesso às armas e as consequências letais dessa política; relacionamentos homoafetivos e a injustiça envolvendo a impossibilidade de casamentos na Califórnia entre casais do mesmo sexo; depressão e saúde mental, entre outras questões, todas elas enleadas no enredo ou como características dos personagens e, ainda, sendo colocadas de forma verossímil e séria.

Bom, a leitura começa como um livro que eu mal tinha vontade de pegar pra ler, mas, aos poucos, fui me apaixonando pela relação de amizade entre Sadie e Sam por aproximadamente 30 anos, desde o primeiro contato na infância, quando um jogo de videogame selou a amizade entre ambos, em um ambiente inesperado de um hospital, até eles se reencontram e iniciarem o processo de criação de um game que os levaria a uma jornada de sucesso: Ichigo.

No final, levei mais em consideração que o livro usa o universo dos jogos pra levantar questões sobre a imprevisibilidade da vida, sobre as mudanças de percurso e sobre a força de recomeçar. E valeu a pena a insistência em lê-lo.

Natchê 04/05/2024

Nada de especial
Foi isso que senti lendo esse livro: ele não tem nada de especial. é só o relato da vida inteira deles, e é interessante, mas não tem nada de incrível ou impressionante.
começou bem, fiquei bem presa à leitura, mas tive constantemente o sentimento de que nada acontecia. e realmente, nada aconteceu até o fim do livro, e isso tirou a minha vontade de ler um pouco. descreve uma relação de amigos e colegas de trabalho perfeitamente normal, com amor, momentos marcantes, brigas, afastamentos e arrependimentos.
é legal, mas tem nada de especial.

Uelinton.Caique 02/05/2024

Incrível como esse livro me conquistou nas primeiras páginas. Logo de início fica muito claro que o ponto alto será os personagens e que acompanhá-los será algo único dentre muitos livros que já li.
A narrativa explorada durante todo o livro é um convite a se sentir o mais próximo possível do núcleo principal dos personagens, como se realmente fizéssemos parte do grupo. A transição entre períodos narrativos e pontos de vistas podem vir a ser confuso para alguns, mas para mim funcionou muito bem, pois achei dinâmico e uma ótima forma de explorar pontos importantes de cada um dos personagens.
O resultado final de cada jogo se mostrou diretamente ligado ao estado emocional dos personagens, como eles refletem seus sentimentos em cada parte do processo criativo; senti como se pudesse jogar e ter uma experiência indescritível.
Deu para perceber que a autora se aprofundou ao máximo que podia para trazer tantos detalhes, easter eggs e um ambiente empolgante para que o leitor querer seguir a cada página e não perceber que o final está chegando.
O fim do livro foi melancólico, mas assim como a trajetória trouxe a sensação de está acompanhado vidas reais, a última frase deu a sensação que a vida seguia.

Lorena816 01/05/2024

#15 Amanhã, amanhã e ainda outro amanhã
Gostei muito deste livro. Posso dizer que é um livro sobre jogos de videogame / computador, mas mesmo sendo completamente alheia a este mundo (de todos os inúmeros jogos que a autora cita ao longo do livro acho que eu só conhecia o Mario) não me senti perdida na história. Os jogos não são o personagem principal, mas sim Sadie e Sam, dois amigos que se conhecem na década de oitenta ainda crianças e depois se reencontram na década de noventa, na faculdade, e decidem fazer um jogo juntos. Esse jogo é um sucesso. Eles são muito bom e principalmente, são muito bons juntos. Acho que pode ser quase um romance de formação porque acompanhamos a vida deles da infância até a idade adulta, perto dos cinquenta anos, e todos os seus altos e baixos, sofrimentos e perdas, alegrias e glórias. Muito bom! Recomendo.

carolwindlin 01/05/2024

Foi um livro que eu demorei para engatar, para me envolver com os personagens e entender a forma que a história era contada. Depois de um tempo, fui tendo vontade de saber como estava a vida deles, fui me pegando pensando neles durante o dia, e percebi que estava apegada. É uma história sobre pessoas reais, com defeitos, qualidades, inseguranças, medos, traumas. Quem vai para esse livro de cabeça aberta, pega uma reflexão absurda sobre amizade e amor (romântico e não romântico). Os personagens me irritavam da mesma proporção que me fizeram gostar deles (alô, Sadie, essa é pra você).

Eu nunca fui interessada em vídeo games, e agora desesperadamente eu quero jogar Mapleworld!!!! :(

Apesar de ter gostado bastante, não foi perfeito para mim por: ser desnecessariamente longo, com detalhes de histórias secundárias que não fazem a menor diferença na história, e ter pouco aprofundamento em histórias de personagens que fazem a diferença. Se tivesse um equilíbrio nisso, teria sido favorito.
MaiWai 01/05/2024minha estante
Amei muito e sempre amei esse mundo dos jogos. Então o livro acabou sendo um prat cheio pra mim.
Se você procurar na Internet sobre jogos parecidos com os do livros, vc consegue achar. A autora se inspirou em vários jogos da vida real!

carolwindlin 01/05/2024minha estante
Ai, bom saber!!! Vou procurar com certeza, obrigadaaa

Alex de Sá 30/04/2024

Eu acho que cada um tem uma visão/perspectiva diferente quando acaba um livro. Pra alguns um livro passa uma sensação, pra outros diferentes sentimentos.

Só sei que quando acabei de ler percebi que o livro não trata apenas de vídeo games e amigos. Mais sim de uma profunda interligação de amizade e como ela afeta diretamente nossa maneira de ver o mundo. Os personagens principais Sam e Sadie se complementam ao mesmo tempo que se repelem, fazendo disso uma conexão única .. A autora nos entrega uma história rica de conteúdo e de personagens sem parecer clichê ou banal.

30 anos de amizade! Que entre amores, desamores amizade, superações e conquistas o que mais me agradou foi ver o amadurecimento de Sam e Sadie.

Obs: toda a dinâmica de pano de fundo com a criação dos jogos de vídeo game foi sensacional. Da até vontade de Ichigo! Kkkk

tamiamireya 30/04/2024

Não me pegou
A história é boa... mas os personagens não me cativaram e não me senti parte daquele mundo... então foi uma leitura eterna e chatinha :(

Gabi1673 30/04/2024

EMOCIONANTE
Tudo nesse livro me empolgou, me encantou e me emocionou. Deixei passar o hype e foi a melhor coisa pois comecei com 0 expectativa e tudo me surpreendeu. Quando fala na sinopse que é uma história de amor mas não um amor que a gente tá acostumado é verdade. Quero esquecer essa história e começar tudo de novo.
Camila.Mendonca 01/05/2024minha estante
??????que resenha perfeita

corvacho 30/04/2024

Ruimzao
Super sem sal, desnecessariamente grande, nada impactante nem profundo. Jamais recomendaria a alguém kkkkk

Tem lgbt, tem deficiente, tem medo da maternidade, tem abuso emocional, tem amor materno, tem trauma na infância, e nada disso faz a história ficar interessante, só coisas soltas jogadas tal qual a vida real. Não entendi o hype, não é um livro pra mim.

Carol 29/04/2024

Você sabe que o livro é bom quando sente tudo
Quando comecei a ler eu simplesmente engoli o livro, me fazendo odiar e amar os personagens em medidas diferentes. A maneira como a história é contada é diferente de tudo que eu já li.

os personagens são extremamente bem construídos e tudo parece muito real, a Sadie me irritou bastante em certas ocasiões, mas eu entendo também o lado dela de fazer tempestade em copo d'água.
são personagens de criação e de pensamentos diferentes que mostram a beleza do amor e da amizade e da parceria.
amei muito a experiência desse livro, achei longo, mas muito bom
saber, antes de ler, que uma coisa específica ocorre estragou um pouco minha experiência, mas o livro não deixa de ser muito bem escrito e muito envolvente em todos os aspectos.
Marx você é o melhor NPC já criado

Steph 27/04/2024

Ai jesus tou chorando
Vc se torna uma pessoa diferente depois de terminar esse livro, personagens tão reais que voce esquece que são fictícios. Odiei e me apaixonei por todos os personagens, pelos os erros, sucessos e fracassos deles. É daqueles livros que acontecem raramente na sua vida e voce fica feliz por ter lido. ?

YasFlores 28/04/2024minha estante
o quanto eu esperei por essa resenha não tá escrito KKKKKA