Amanhã, amanhã, e ainda outro amanhã

Amanhã, amanhã, e ainda outro amanhã Gabrielle Zevin

Resenhas - Amanhã, amanhã, e ainda outro amanhã

soro fisiológico 25/07/2023

Você morreu de disenteria.
A autora faz uma escrita tão envolvente e é perceptível que ela tem conhecimento do tema.
Eu gostei, a ambientação do livro é muito boa.

Irei relevar algumas coisas e dar 5 estrelas, mas muitas vezes deu uma certa raiva das atitudes dos personagens (Sadie (mais da SADIE) e Sam).

? É só que você tem uma maneira de distorcer a realidade para se adequar aos seus próprios planos.

Larissa 28/10/2023

Um livro sobre jogos que não e sobre jogos.
Eu estranhamente amei essa leitura. Foi um livro que me prendeu muito, que me deixou completamente intrigada e apegada aos personagens. Me lembrou muito a dinâmica de 'Pessoas Normais', toda essa questão com a falta de comunicação entre eles, a vida adulta acontecendo e muitas questões sobre o peso de crescer com diversos traumas, a beleza de ser quem é por causa desses traumas mas também, a dúvida que paira de quem seriam essas pessoas se não fossem pelos traumas que elas tiveram ao longo da sua vida.

E no final das contas, um livro que era pra ser sobre videogames, se tornou um livro sobre quem somos e o que nos tornamos. Sobre os laços de que temos, sobre as amizades que cultivamos e sobre a importância de dizer 'Eu te amo' para as pessoas antes de ser tarde demais. Então, é, eu que não sei absolutamente nada sobre jogos, aprendi sobre a vida com um livro sobre... videogames.

Não recomendo pra todo mundo porque é uma história arrastada, é lento, não tem grandes acontecimentos, acho que muita gente vai achar bem tedioso. Mas uma outra porcentagem de pessoas (como eu) vai amar acompanhar esses personagens nessa trajetória.

V.Rorschach 11/10/2023

Aqui estou eu reescrevendo a resenha porque o skoob me sabotou é de algum jeito não publicou, finalmente acabei meu xodózinho que passou esses meses comigo, vou sentir tanta falta desse livro, amanhã amanhã e ainda outro amanhã me ensinou muita coisa, é um romance sobre trabalho, também sobre amor, to tirando muita coisa dele muita coisa, esse livro me fez refletir bastante várias vezes, eu ja tinha visto ele, antes mesmo de ter tradução pro português é queria ler muito, eu enrolei mas li, é um livro excelente, foi meu companheiro é minha companhia em dias ruins, tediosos e bons, acho que acaba te pegando bastante pelo fato de que você se vê muito nos personagens todos são bem humanizados o que me encantou foi isso é bem natural tudo, muito criativo as analogia com os jogos, fala muito sobre nos mesmos, e um livro que mostra problemas de jovens, mas também problemas de adultos, quando você cresce, quando a vida começa a te bater, é as vezes ela começa ate cedo demais, concerteza um dos meus livros preferidos, leiam muito não vão perder o tempo de vocês. eu vou sentir tanta falta dos meus 3 queridos, marx, Sam é sadie amo vocês, e Gabrielle Zevin maravilhosa ótima escrita, espero me interessar por mais livros pra ler. amanhã e outro amanhã obrigado por tudo é no futuro ainda espero reler você, você é agora um dos meus queridinhos, obrigado
brunavii 12/10/2023minha estante
que bonitinho, amei ???????

V.Rorschach 12/10/2023minha estante

Emanuelle147 21/10/2023

Ainda absorvendo o que foi o livro é não sei dizer se gostei ou não ?

é um livro sobre amizade, trabalho e sobre as fases da vida

odiei quase todos os personagens, com exceção do Marx e da Zoe
Lolo.Barci 21/10/2023minha estante
Senti o mesmo!

estantesdalari 19/10/2023

Só cabe a você lidar
Poderia facilmente ter umas 100 páginas menos, mas a história é num geral muito boa. eu que sou 0% dos games gostei muito de acompanhar o desenvolvimento dessa parte da narrativa. o que me fez tirar uma estrela foi a relação de amizade que me foi apresentada na expectativa de que teria uma super reviravolta e blábláblá, mas que não passou de duas pessoas que supunham coisas uma da outra e nesse lenga lenga perderam metade da metade da vida que poderiam viver juntos. na dúvida, jogue o que você sente numa conversa e não espere do outro uma adivinhação do que você sente ou deixa de sentir.
Izabel 20/10/2023minha estante
Exatoooooooo

arianeCastro 26/01/2024

Desandou no final
Vamos lá, eu adorei muita coisa, principalmente a Sadie ser uma designer de jogos foda, eu como uma mulher programador entendo muitas das dores dela. Eu não senti tanto ódio dos personagens como a maioria das pessoas. Depois do capítulo "Casamentos" eu achei que as coisas desandaram demais, ficou morno o livro, chato e monótono, algumas coisas que foram citadas não foram pra frente e aí fica a questão: pq foram inseridas essas coisas então??!
Enfim, ainda sim é um livro que me prendeu bastante, eu amo jogos então isso me ajudou muito na imersão.

ayala.mariane 30/03/2023minha estante
meu Deus esqueci de comentar que a Sadie criou um ódio aleatório pelo Sam que era o melhor amigo dela mas ficava de brunch com o escroto do Dov, que abusou dela emocionalmente, manipulou inúmeras vezes e machucou fisicamente também, não dá pra engolir a Sadie gente, sério mesmo?

Juliana2496 18/10/2023

Gostei
Gostei demais, os personagens são muito cativantes e ver o desenrolar da vida deles te prende muito, mas o livro poderia ser mais curto, chegou no final eu tava com a sensação de: não aguento mais; e por isso nao dei 5 estrelas, o enredo é ótimo, mas poderia ser mais conciso.

Paloma Araújo 23/06/2023

Uma montanha-russa
Esse livro é sensacional. Ele me fez sentir todos os sentimentos possíveis. É uma história de formação, que abarca da infância até os 30 e poucos anos dos personagens, e foi maravilhoso acompanhar os erros e acertos deles.
A narrativa por vezes ficava entediante e do nada, me prendia tanto que eu não conseguia respirar, tal como as nossas próprias vidas.
Descrevo essa leitura como uma jornada, em que a gente ri, chora, fica com raiva, surpreso, entediado, etc.
No final, o saldo é positivo, mesmo a história tendo ido por caminhos que eu nunca imaginei.

edifícioesplendor 17/02/2024

Se esse livro fosse uma música, seria águas de março
Não é um livro para se ler de uma vez. Vai por mim, é melhor ler aos poucos, gastar uma semana ou duas, porque nunca mais você vai encontrar um livro que fale assim de jogos, amor, pessoas, o mundo, laços humanos, trabalho, escolhas, amizade, Shakespeare, Emily Dickinson e a vida - e ainda com uma escrita impecável.
A quantidade de pesquisa que a Gabrielle Zevin teve que colocar nesse livro é absurda. Tudo é tão detalhado, e o livro é cheio de referências a jogos, poemas, peças e lugares (mas é tudo muito bem explicado e não fica cansativo ou confuso).
Os personagens são tão absurdamente humanos e reais que se eu esbarrasse em qualquer um na rua eu pensaria "claro que você existe!". As relações entre eles são intrincadas, complexas e voláteis como na realidade. E os jogos que eles criam são tão criativos que eu amaria poder jogar qualquer um.
Vou continuar pensando em amanhã, amanhã e ainda outro amanhã por muito tempo, e quero muito reler um dia. Fiquei com vontade de ler Emily Dickinson, Shakespeare e jogar videogames.
Recomendo muito o livro, especialmente para fãs de jogos. Se pudesse dar 6 estrelas, daria

livraria.da.mel 13/03/2024

"A vida é muito longa, até não ser mais"
Preciso ser sincera, o que me fez ler esse livro foi a frase que vi num post de Instagram: "Estamos todos vivendo, no máximo, metade de uma vida". Uma bela frase para despertar a curiosidade de uma leitora, não acham?

Esse livro não era o que eu esperava. Definitivamente não esperava descobrir como funciona o mundo dos jogos, saber que os criadores usam engines, pensam no desenvolvimento da história, qual a tonalidade do sangue (quando é jogo sangrento), enfim, MAS EU ADOREI SABER MAIS. Durante a leitura fui levada para esse universo e me vi querendo jogar os jogos que eram citados na narrativa!

Apesar de muito da trama ser envolta do mundo dos jogos, o que mais se sobressai é a amizade que Sam e Sadie construíram por causa dos jogos. Eles se conheceram no hospital onde Sam fazia mais uma cirurgia no pé e a irmã de Sadie estava em tratamento. Sadie viu Sam jogando videogame e foi assistir. E foi assim que eles começaram a criar seus laços como amigos.

A narrativa começa na década de 1990, então temos muitas referências daquela época (amei demais isso!). Acompanhamos os dois personagens dos seus 11/12 anos até os 36/37 anos, mais ou menos. Vemos a relação de idas e vindas deles, a parceria, o amor. A relação dos dois é muito linda, mas também muito complicada. Em muitos momentos da leitura eu passei raiva com os dois, porque muitos mal-entendidos foram surgindo por falta de comunicação entre eles. Se os protagonistas tivessem tido as conversas difíceis que muitas vezes vamos varrendo para debaixo do tapete, acho que eles teriam evitado muitos atritos e desentendimentos.

Essa história me ensinou muito. Era a leitura que eu estava precisando, e ao mesmo tempo que foi leve e divertida, me trouxe grandes e profundas reflexões. Estamos todos vivendo metade de uma vida, então acho que é valioso escolher com quem dividi-la e principalmente, quais batalhas lutar.

lelecanales 27/04/2023

Eleito o melhor livro de ficc?a?o em 2022 pela Amazon, Time e Goodreads, "Amanha?, amanha? e ainda outro amanha?" vai ale?m dos jogos para videogames e computadores e entrega uma histo?ria profunda sobre relacionamentos e as escolhas que fazemos.

Ao adentrar na histo?ria de Sadie e Sam nos deparamos com uma amizade que comec?a na infa?ncia mas por um mal-entendido acaba se rompendo, anos depois ja? na universidade os dois amigos se reencontram e decidem aproveitar as fe?rias para criar seu primeiro game. ?Ichigo? se transforma em um feno?meno de vendas e agora que ambos alcanc?aram o maior patamar em suas carreiras, as palavras na?o ditas e os sentimentos escondidos colocara?o a amizade e a sociedade em cheque.

Amanha?, amanha? e ainda outro amanha?, comec?ou de forma lenta e nosta?lgica, Gabrielle Zevin tem uma escrita que envolve o leitor e nos permite sentir todos as emoc?o?es possi?veis em relac?a?o a seus personagens extremamente reais,durante a leitura eu amei, detestei e me solidarizei com a mesma intensidade, as refere?ncias litera?rias e como elas sa?o aplicadas aos jogos me encantaram mas um plot completamente inesperado que me pegou totalmente desprevenida e o que veio a seguir transformaram essa leitura em uma experie?ncia ale?m do que eu imaginava!

Sem sombra de du?vidas uma das melhores leituras que li até agora, que me fez sorrir e me emocionar do ini?cio ao fim!??

Mariana113 05/11/2023

Queria ler para sempre
Aquele livro que vc simplesmente não quer que acabe. O universo dos games é completamente novo para mim e isso não impactou em nada na minha leitura.

Amei os personagens. Amei como a história é real. Como os defeitos e pensamentos dos personagens são palpáveis. Amei a representação do amor na amizade. E amei como nada aqui é perfeito.

Poderia passar meses lendo sobre a vida de Sam e Sadie.