Um verão italiano

Resenhas - Um Verão Italiano

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Vanessa647 06/09/2023

Um livro sobre luto
Um verão italiano, de Rebecca Serle, foi o primeiro livro concluído em setembro e é uma história de luto e de amor. Luto pela perda de Carol, mãe de Katy, luto pelo final de uma etapa na vida, luto por escolhas que não foram feitas.
Dias depois da morte de sua mãe, Katy resolve fazer a viagem que tinham programado de fazer juntas a Positano, na Itália. Para isso deixa para trás um pai que não sabe sobreviver sem a esposa e o marido, um homem perfeito, que não sabe mais se é o ideal.
Logo nos primeiros dias em Positano conhece pessoas incríveis como os funcionários do hotel, em dificuldades financeiras, e Adam, um executivo de uma grande rede interessado na compra do lugar. Um dia, voltando para o hotel depois de uma caminhada, vê uma jovem no balcão, pedindo que fosse enviado um pacote, e qual não é sua surpresa ao reconhecer a mãe, trinta anos mais nova.
Entre passeios e autodescobertas, Katy passa com sua mãe um tempo precioso, visitando os lugares que foram importantes em sua época na Itália. Seria essa presença de sua mãe um devaneio de uma mente que sofria? Então, vão ter que ler para descobrir hahahah.
Eu gostei, achei bom para passar o tempo. Foi um choque para mim, uma pessoa que já perdeu a mãe, ver o encontro das duas e a convivência, acho que deixei de lado alguns dias por isso. Passado o susto e a estranheza, acho que consegui entender o ponto do livro.
A escrita da Rebecca é gostosa, as descrições de Positano mágicas, tanto que corri pesquisar imagens.
Recomendo, com restrições hahahaha. Acho que para quem está com o luto no auge não vai ser bom.

Carla 29/08/2023

Esse é um livro com leitura bem fluída, apesar de tratar de temas pesados, como a dor do luto, é uma leitura bem envolvente. As descrições dos cenários são muito vividas, até parece que estamos em cada um daqueles lugares, esse ano, uma blogueira que sigo, visitou a mesma cidade e as imagens eram praticamente as mesmas descritas no livro, nem preciso dizer que a cidade está na minha lista de lugares para visitar um dia.

"Ainda sou incapaz de conceber um mundo sem minha mãe. Como seria isso? Quem sou eu na ausência dela? Não consigo aceitar..."

O livro começa com o luto de Katy, ela fica devastada com a morte da sua mãe, perdida, como se nada na vida houvesse mais sentido sem a companhia da sua mãe, ao sentir-se assim ela decide fazer uma viagem para a Itália, um lugar pelo qual a mãe sempre falava e gostaria de retornar, e que iriam em breve. Ao chegar no hotel, no mesmo hotel que sua mãe havia se hospedado, Katy encontra a sua mãe, anos mais novas! Esse reencontro, traz à tona muitos sentimentos e uma versão da Carol, desconhecida para Katy. Elas vivem aventuras incríveis juntas, e ali, Katy também se apaixonada por aquela versão da sua mãe, tão livre e bela.

"Quero ver o que ela viu, o que ela amou antes de me amar. Quero ver para onde ela sempre quis voltar, esse lugar mágico que aparecia com tanta força em suas lembranças"

A mistura entre o luto e saudade com a felicidade de reencontrá-la novamente, traz um sentimento feliz a leitura, lhe fazendo encantar com cada passo na história.
A forma como Katy trata o luto, é muito dramática, e em alguns momentos, a achei até infantil, mas talvez eu sinta isso, pois nunca perdi alguém tão ligada assim a mim, e não sei como reagiria, e em muitos momentos, me retirou lágrimas justamente por isso.
Adoro muito esse tema, adoro livros com viagens no tempo, foi muito boa a premissa, bem envolvente, entretanto, achei um pouco ruim o desenvolvimento, a explicação, o motivo, e como ocorreu exatamente, mas não acho que isso interferiu muito na leitura, pois as vezes, nem tudo deve ser explicado em um livro de romance. O desenvolvimento da Katy é notório, a sua evolução desde a tratativa com a memória da sua mãe até a sua relação com o seu casamento, trazendo uma paixão pela vida, antes inexistente e acobertada pelo luto. Esse é um livro que nos faz refletir muito como a forma como o luto é tratada, e o reencontro de nós mesmos.

"E se eu entendi tudo errado? E se o sentido do casamento não fosse o pertencimento, mas se sentir transportada? E se nunca chegamos aonde queríamos ir porque estávamos confortáveis demais onde estávamos?"

O plot do livro, era algo que eu realmente não esperava, e de certo modo me doeu, pois, a Katy via a Carol como uma heroína, como se não errasse nunca e neste momento, é possível vê Carol como um ser humano normal, que também comete erros e possui desejos.

O final, chegou a ser um pouco confuso, sem explicação para a viagem no tempo, mas foi um ótimo final, onde ela pode finalmente se reencontrar.

"Nos afastamos das pedras e voltamos para Positano. Em alguns dias, Eric e eu vamos para casa. Voltaremos à nossa antiga vida, que agora é nova. A um futuro que ainda não sabemos como viver"

site: https://dose-of-poetry.blogspot.com/2023/08/resenha-109-um-verao-italiano-rebecca.html

mands 23/08/2023

Positano ??
Eu adorei o livro, sinto que faltam páginas para dar mais desenvolvimento e tridimensionalidade às tramas e as reflexões da personagem, mas no que ele se propõe, ele entrega. A história vai acompanhar Katy, após a perda de sua mãe, referência, amiga, confidente? as duas tinham uma viagem planejada pra Itália e Katy decide ir sozinha e é essa a jornada, existe sim uma romance, mas pra mim o foco é nesse reencontro da Katy com ela mesma e como ser ela sem a mãe, fora eu estou amando personagens mais velhos??

sofia136 16/08/2023

Muito louco
Nossa eu juro que não esperava msm. E esse é um livro q tu pega e pensa tipo, ah vai ser um romance previsível legal, mas o livro mete uma viagem no tempo muito louca e legal q fez o livro tomar um rumo completamente diferente e mais interessante. É muito legal ver ela lidar com o acontecimento principal mais a dúvida sobre se deveria continuar com o marido dela(eu apoiei o coitado des do começo). Vai com certeza te deixar imaginando oq acontece na próxima página, te deixar irritada com uns personagens e também conhecer positano e querer planejar urgentemente uma viagem pra Itália pra ontem. Curto e divertido

Coisas de Mineira 14/08/2023

Uma história emocionante, que nos mostra as profundezas do luto quando perdemos alguém que amamos. Um verão italiano vai te emocionar. Com uma narrativa tão envolvente e cativante, uma escrita dramática Rebecca Serle, no livro a autora apresenta questões em como é importante lidar com o luto, como muitas pessoas sofrem e sentem mais que as outras. Apesar do tema ser bem delicado para algumas pessoas, a história chega a ser leve e bem cativante.

Quando eu recebi o livro Um verão italiano, fiquei encantado com a capa e já fui logo atrás da sinopse para poder ver do que se tratava. Tenho uma teoria de que livros que mencionam lugares, sempre apontam algum ponto turístico que pode ajudar na hora da leitura, e não foi diferente com esse livro.

Sendo uma história bem dramática e complicada para algumas pessoas, o livro trata a história de Katy, que está vivendo o luto após a morte de sua mãe. A narrativa começa com meses depois do acontecido, mas a personagem ainda está naquele processo de negação e sentindo a dor de sempre. Mesmo com o apoio de seu esposo e de seu pai, ela ainda se ver triste, sozinha e com um buraco no peito por perder sua mãe, já que a amava profundamente. Nota-se que as duas eram muito próximos, como melhores amigas. Em muitos momentos ficou evidente que ambas eram o amor da vida da outra.

Katy ouviu sua mãe falar por anos sobre o verão na Costa Amalfitana que mudou e marcou sua vida. Mãe e filha planejavam voltar lá juntas e viver aquele momento, no entanto, o destino não foi como o esperado e acabou levando a mãe de Katy. Com a viagem agendada, Katy decidi fazer essa viagem sozinha e realizar um sonho de muitos anos.

“Ainda sou incapaz de conceber um mundo sem minha mãe. Como seria isso? Quem sou eu na ausência dela? Não consigo aceitar que ela não vai me pegar para o almoço às terças, estacionar em local proibido diante da minha casa e entrar com uma sacola cheia de coisas”.

Os momentos antes de Kate viajar para a Itália

Essa parte do livro precisa de um pouco mais de atenção, porque quando Katy está em Positano, ela reencontra sua mãe com 30 anos, a Carol de 30 anos, na verdade, e decide aproveitar aquele momento com bastante aventuras e conhecer um pouco mais de Carol na fase jovem. Um verão italiano é um livro surpreendente que vai te encantar do início ao fim.

Antes de viajar para a Itália, a relação de Katy e Eric não é das melhores. O esposo tenta a todo momento reconquistar a sua amada enquanto ela ainda vive o luto da perda de sua mãe e tenta afasta-lo a todo momento. Eu fiquei muito pensativo nessa parte, porque o Eric parecia gostar muito de Kate e ele sofreu bastante com toda a situação que ambos estavam passando naquele momento. Até o acontecido, eles eram um casal perfeito, sem brigas, que tinham nascido para ficarem juntos.

Uma situação que me chamou bastante atenção durante a leitura do livro foi o momento em que Katy é pedida em casamento. Deu para ver que sua mãe sentiu um incômodo naquele momento, apesar de ter aceitado logo em seguida.

Uma perda muito sentida

Uma coisa que me incomodou bastante, ou talvez, porque eu não saiba como isso afeta as pessoas ao redor, mas em determinado momento a Katy cita que seu esposo parou de cortar o cabelo, porque ela parou de mandá-lo cortar, como se ele não tivesse autonomia para isso, e ela deixa bem claro a sua indignação, parece que ele precisa que alguém mande ele fazer algo.

Vi algumas pessoas no Skoob falando que não gostaram da personagem, mas não tem como julgar alguém que perdeu uma pessoa que tanto amava. A Katy nunca escondeu que a sua mãe era o amor da vida dela, mais que seu esposo e seu pai, então, ter essa perda abalou bastante sua vida e tudo o que ela sentia. Dá um aperto no coração em ver a Katy falando dos momentos com sua mãe, da forma como ela preparava o café e em como ela relata a dor que sente, seja mencionando o cheiro no quarto de sua mãe, como era no período em que Carol estava doente, como também no aroma que ficou.

“Vou pra Itália”, eu disse a ele. “Vou fazer a viagem. E acho que enquanto estiver fora a gente devia se dar espaço”.

Os momentos de Katy na Itália, em Um verão italiano

Durante a leitura de Um verão italiano, um dos momentos que eu mais ansiava, era o encontro de Katy e Carol e como ambas reagiram aquele momento. Pensei várias vezes como seria e como a própria reagia vendo sua mãe novamente, mesmo que mais nova. E teve uma parte específica que realmente aconteceu. Mas imagina a seguinte situação: você perde alguém que ama bastante e quem tinha planejado fazer uma viagem. Você decide ir sozinha e quando está na viagem, preste a largar tudo e voltar você se depara com esse alguém, mais jovem e que não faz a menor ideia de quem você seja… Estranho? Difícil de imaginar, mas foi isso que aconteceu com Katy.

A vida para Katy não parecia fazer sentido mais depois da morte de sua mãr. Mas, naquela viagem, após avistar sua mãe em carne e osso, tudo começa a mudar e ganhar um novo significado. No momento que está na Itália, Katy começa a visitar os pontos que sua comentava com ela e que agora ganharam um novo significado.

Eu fiquei muito preso aos acontecimentos durante a leitura, porque misturava o passado, o presente e o futuro. Em determinados momentos, Katy se referia à Carol com uma pessoa nova que ela estava conhecendo ali, mas também mencionava sobre como era a relação das personagens tempos atrás e até mesmo como ela reage naquele momento pensando que futuramente aquilo pode passar.,

“Então, em um momento, em um lampejo, em um milésimo de segundo, começo a chorar. Até a morte da minha mãe, eu chorava todos os dias, talvez todas as horas. Por tudo. Antes mesmo de o sol nascer, quando mexia na cafeteira chique que eu nunca compraria para mim mesma”.

A conexão de Katy com a mãe

Uma coisa que me chamou bastante atenção foi a relação entre mãe e filha, porque foi um amor que eu jamais vi antes. Katy deixa bem claro que ama sua mãe mais do que seu pai e do que seu próprio esposo. Fiquei refletindo sobre isso. Quando Katy reencontra sua mãe, ela se depara com uma pessoa cheia de questões que nunca vira antes. Mesmo passando muitos momentos com ela, é diferente encontrar alguém aos 30 anos e sem te conhecer.

O livro Um verão italiano

Gostei bastante do livro Um verão italiano. Ele é daqueles que em uma sentada você lê e não vê a hora passar. A escrita do livro é muito envolvente e cativa de fato, do início ao fim. As folhas amareladas são um diferencial do livro e ajudou bastante. A história foi muito bem construída, apesar de não ter concordado com algumas questões que a autora apresentou no livro, principalmente envolvendo o casamento de Katy e Eric. Eu acho que a personagem foi muito injusta com o seu companheiro, mas entendo que a questão do luto fez com que ela quisesse um tempo e quis viver algo longe de todas aquelas pessoas que a deixavam mal.

Os pontos turísticos que a autora colocou no livro foram bem legais para quem gosta de se situar visualmente com a narrativa do que está lendo. De fato, a Itália é um lugar lindo.

“Que saudade dela que saudade dela que saudade dela.
Sinto falta de seu calor, de seus conselhos, do som de sua voz. Sinto falta dela me dizendo que vai ficar tudo bem e sinto falta de acreditar nisso só porque ela estava no comando”.

Sobre a autora Rebecca Serle

Rebecca Serle, é uma escritora norte-americana, se divide entre Nova York e Los Angeles. É autora do best-seller do New York Times com o livro Daqui a cinco anos. Escreveu outras obras como A lista de convidados (2022), que também foram publicados pela editora Paralela.

Por: Dalyson Oliveira
Site: www.coisasdemineira.com/2023/07/resenha-do-livro-um-verao-italiano-de-rebecca-serle/

arislover 30/07/2023

Mamma mia meet barbie

definitivamente um livro que me encontrou no momento certo no lugar certo.
uma história que ficou bem pessoal pra mim.

ana lopes 26/07/2023

Esse livro me deixou com a OBRIGAÇÃO de conhecer a itália
Que saudade de escrever aqui!
Eu tenho o costume de pegar os livros para ler sem saber nada sobre, nada mesmo. E esse livro foi uma surpresa boa. Esperava um romance bobinho e clichê, mas foi mais que isso.

A Katy é a responsável por nos contar a história, e de início já recebemos uma notícia bem triste, a morte de Carol. Acompanhamos o que parecia uma relação de companheirismo, amor e proximidade extrema entre as duas, mãe e filha e melhores amigas, melhor dizendo, e de repente, Katy precisa descobrir como viver a vida sem a pessoa que lhe deu ela.

Completamente perdida, sem ter certeza nem mesmo do seu casamento, ela só tinha sonho antigo, duas passagens pra Positano e um recomeço. E assim viajamos, junto com Katy, a fim de descobrir quem foi a Carol que ela não chegou a conhecer e até para descobrir sobre ela mesma (Katy).

Uma itália deslumbrante, Capri, Nápoles e Positano, esses são os destinos que te esperam nesse livro.

Katy tenta refazer os mesmos passos da mãe, assim como fez há 30 anos atrás, e se surpreende (e me surpreende também).
Não esperava nem um pouco os últimos acontecimentos, (tava apostando minhas moedas no Adam, desculpa Eric) e o que me fez tirar metade da estrela foi que de repente tudo foi muito rápido, algo fora do normal aconteceu e ela simplesmente viveu a vida como se o que tinha acontecido foi algo cotidiano, mas a história é muito boa e o ambiente ajuda demais.

Paloma.Mariana 19/07/2023

Leitura tocante
"A história, a memória, são ficções por definição. Se um evento deixa de ser presente, mas é lembrado, se transforma em narrativa. Podemos escolher as narrativas que contamos - sobre a nossa vida, nossas histórias,nossos relacionamentos. Podemos escolher os capítulos a que damos importância."

História tocante, cheia de reflexões e ensinamentos... Mas, que só começou a funcionar pra mim do meio pro final do livro. No geral, é um ótimo livro! Vale a leitura ??

isanascimentoos 18/07/2023

Simplesmente incrível
Eu estou completamente apaixonada nessa história, me apeguei muito e queria muito saber o que ia acontecer, não conseguia parar, mas ao mesmo tempo queria ler bem devagar. Confesso que quero muito visitar positano ?

ladystark3000 17/07/2023

Quando a mãe de Katy morre, ela fica devastada. Para piorar, faltam poucos dias para a viagem que mãe e filha haviam planejado para Positano, na Itália, a cidade mágica onde sua mãe passou o verão quando era jovem. Agora, a filha se prepara para viajar sozinha.
No entanto, pouco depois de pisar na Itália, Katy vê a mãe em carne e osso, feliz e saudável curtindo o verão italiano.
Esse livro é a maior superação de luto que eu já li, o final é muito bonito, teve algumas coisas que aconteceram durante o desenvolvimento da personagem principal que eu achei desnecessário, por isso não dei 5 estrelas. É um livro leve mas que te coloca pra pensar muitas vezes, é curtinho e a leitura é bem fluida, no geral amei.

Carol2160 16/07/2023

Emocionante
Esse livro me surpreendeu demais. Cheio de momentos marcantes, reviravoltas e momentos que me emocionaram. Amei!!

Jaque @blogmalucadoslivros 27/06/2023

Um verão italiano
Em “Um verão italiano” acompanhamos uma trama sobre luto e amor fraternal. Uma obra que tinha tudo pra me conquistar mas que infelizmente, não funcionou pra mim.

Katy era muito apegada a sua mãe, Carol. Porém quando Carol morre, Katy fica se sentindo perdida e sem rumo na vida. Semanas se passam sem que Katy consiga encontrar alguma razão para viver e embora já seja uma mulher adulta, casada e com uma vida pela frente, ela sente que sem sua mãe, tudo perdeu o sentido.

As duas tinham planejado uma viagem para Positano, na Itália, aonde sua mãe já havia viajado antes de conhecer o pai de Katy. E mesmo enfrentando o luto, ela decide ir para a costa Amalfitana deixando tudo para trás, até que ao pisar na cidade Katy encontra ninguém mais, que sua mãe, jovem e cheia de vida.

Katy não sabe como tudo isso está acontecendo mas sabe que quer aproveitar cada segundo dessa cidade e da companhia de sua mãe.

”Um verão italiano” é uma obra tocante sobre luto. Katy tem uma dependência emocional muito grande de sua mãe e isso fez com que eu não conseguisse gostar da personagem, já que ela não se permitia enxergar nada além de si mesma e da história que viveu com a mãe, se esquecendo do luto de outras pessoas ao seu redor.

A ambientação está impecável. Realmente parece que estamos em Positano e eu fiquei apaixonada pela cidade. Se um dia visitar a Itália, com certeza Positano estará na minha rota.

”Um verão italiano” não me conquistou como eu gostaria mas ainda assim foi uma leitura rápida. Pretendo ler outras obras da autora mesmo assim.

site: https://www.instagram.com/p/CteWJswLOHp/

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6