Emily Dickinson

Emily Dickinson Emily Dickinson

Resenhas - Emily Dickinson

carolziiiiiiiiiii 24/01/2023

esse livro é meu amor todinho
sério eu não tenho palavras pra falar desse aqui!!!!
marquei praticamente todos os poemas, vira e mexe eu releio os meus favoritos, é realmente um dos melhores livros de poemas da minha estante

corrigindo: é o melhor livro de poemas da minha estante

(emily dickinson amo sua representatividade gay e triste sério)
Sabrinne.Sousa 18/04/2023minha estante
Você tem ele em PDF?

Cami 14/01/2024

Emilly Dickinson né, nem tenho oq dizer além de maravilhosa.
Amei a coletânea, não tem como negar que o amor transborda das palavras.
Emilly e Sue tiveram uma linda e triste história e podemos ver com a profundidade desses escritos esses sentimentos inigualáveis.

auroras 27/08/2023

Sue - Forevermore! ?
Emily Dickinson é considerada uma das maiores poetisas americanas de todos os tempos. Infelizmente os seus poemas e a sua brilhante escrita não ficaram em evidência durante a sua vida, mas ela deixou o seu legado e hoje podemos enaltecer o quão grandiosa ela foi e ainda é. Emily Dickinson foi uma poeta e uma escritora extraordinária apaixonada por outra mulher que passou os seus dias enclausurada em seu quarto até os últimos dias de sua vida. É triste pensar que na época uma mulher nunca poderia ser uma escritora e muito menos viver ao lado da mulher que ela amava, a Sue.

Me faltam palavras para expressar o quanto essa leitura foi importante pra mim. O estilo da escrita da Emily é único e melancólico, te prende do começo ao fim. Foi algo que me serviu de grande inspiração. Eu gostei muito da edição, ela tem umas ilustrações bem bonitas e que dão aquele toque ao livro, mesmo que ele seja simples, porém, senti falta do "Para Sue" no final dos poemas. Algo particular que gostaria de citar, não deixei de pensar no amor da Emily pela Sue, não deixei de sentir raiva pelo fato de elas nunca terem tido a chance de ficarem juntas, é triste. Os poemas da Emily tocaram o meu coração e me fizeram pensar na Sue da minha vida. Super recomendo a leitura, vocês precisam conhecer a escrita e o amor da Emily Dickinson.

"Amar-te Ano após Ano
Pode parecer mais mundano
Que os sacrifícios e as findas
No entanto, querida
Para sempre talvez seja curto, quis mostrar
E capturar, com uma flor, o agora."

Monica Quintal 26/07/2023

"Emily Dickinson é considerada uma das maiores poetisas americanas de todos os tempos, e só teve grande parte da sua obra publicada postumamente. Levando uma vida reclusa, escreveu mais de mil poemas com metáforas surpreendentes, uso não convencional de pontuação e observações extraordinárias sobre muitos temas. Nesta seleção inédita, o foco foi o amor - talvez o assunto que mais entusiasme seus leitores fiéis. Poemas muitos famosos e outros nunca traduzidos para o português criam um panorama admirável; um livro para quem ama e um presente perfeito para dar a alguém por quem você tenha grande afeição."

Estava curiosa, vi muitas pessoas desesperadas para ler esse livro, então resolvi dar uma chance. Gosto muito de poemas, mas infelizmente esses não conversaram comigo, apesar da escrita ser muito bonita. Talvez se o livro fosse mais extenso, se tivesse uma variedade maior de poemas e temáticas... Enfim, é isso!

"Seu peito é casa para pérolas
Mas eu não era Mergulhadora
Sua testa é perfeita para tronos
Mas eu não tenho brasão.
Seu coração foi feito para ser casa
Eu - Passarinho - construi-la
Ternura de galhos e fios
Meu ninho perene."

"Nós superamos o amor como todas as outras coisas
E colocamos na gaveta
Até a moda mostrá-lo num desfile antigo
Como fantasias que os netos usavam."

Yasmim 08/11/2023

Esse foi meu primeiro contato com a emily, e eu achei uns poemas bem confusos, eu não sei se é o estilo dela ou se é algum problema de tradução, mas acredito que seja a primeira opção.

mesmo que eu não tenha entendido vários poemas (kkkkkcrying), achei tudo muito lindo e poético, a mulher sabia usar as palavras!!

os que eu entendi eu gostei muito :) e meu favorito é provavelmente aquele que fala do coração da amada e montar um ninho nele igual passarinho hehe

enfim, eu admito que esperava um pouco mais e senti o final meio abrupto pq eu achei que ia passar de página e ter mais poemas mas foi direto pra avaliação kkkk fiquei ué

mah :) 06/09/2023

Este é o meu primeiro contato com os poemas da Emily Dickinson, e acho que não poderia ser melhor e mais significante do que essa coletânea incrível.

é visível a maneira em que ela coloca toda sua paixão, incertezas e certezas, medos e sua visão de mundo aqui. é lindo sentir o amor em que ela sentia, ler uma representatividade tão antiga e tão sensível ao mesmo tempo.

são poemas lindos, fáceis de ler e muito gostosinhos. eu recomendaria essa leitura para todos, mas principalmente para mulheres sáficas que querem ler poemas que as represente. é muito, muito bonito!

Sara Marinho 06/10/2023

Seu coração foi feito para ser casa
Eu - Passarinho - construí lá
Ternura de galhos e fios
Meu ninho perene."

Depois que eu assisti a série Dickinson virei uma completa cadelinha da Emily. Inclusive super recomendo essa série que é perfeita, Sue e Emily um dos meus casais preferidos.
E hoje finalmente peguei um livro com seus poemas reunidos pra ler. Estou dando 4 estrelas por causa da tradução e porque foram poucos poemas e eu queria mais. Tenho muita vontade de ler em inglês os poemas dela, pois mesmo sendo uma tradução muito boa ainda se perde muita coisa, principalmente ela que parecia brincar com as palavras e seus sentidos.

n4namilk 02/11/2023

Ela me esquecer foi o mínimo
Eu senti uma segunda dor
Eu era fácil de esquecer
Foi o que mais pensei.
Fiel, foi tudo que me restou de orgulho
Mas a Constância se tornou
Para ela, pelo seu inominado
Algo parecido com vergonha.

gcroms 24/04/2024

Te amo Emily Dickinson, te amo.
Os poemas da Emily sempre foi e sempre será meu império romano.

Vê-la é Fotografia ?
Ouvi-la é Música ?
Conhecê-la é Temperança ?
Tão inocente quanto Junho ?
Não conhecê-la ? Aflição
Tê-la para um Amigo
Um calor tão forte como o Sol
Brilhava em suas Mãos.

Emily Dickinson mãe das saficas

Clara 29/05/2023

Simplismente um dos melhores livros que eu ja li, todos os poemas sao LINDOS românticos e te tocam profundamente, a história da Emily e da susan é perfeita e emocionante ?apenas leiam e apreciem essa obra de arte

norr_sam 25/08/2023

"Nós superamos o amor como todas as outras coisas E colocamos na gaveta Até a moda mostrá-lo num desfile antigo Como fantasias que os netos usavam."

Magic world 13/02/2024

Confesso que não entendi alguns poemas, mas eu consegui me inspirar por alguns deles e enquanto estava lendo criei 3, são poemas bem antigos, então a escrita é bem diferente, mas os que eu consegui entender eram extremamente lindos.
Inácio 18/02/2024minha estante
Nossa eu senti muito isso, é lindo, mas não me fez senti tantas coisas

Sens0 16/03/2023

Perfeito
Que coletânea linda, as palavras da Emily são incríveis, colocadas em uma ordem de narrativa que me envolveu imensamente.

Sentei para ler e não larguei mais, li tudo rapidinho e agora quero toda hora voltar para ler novamente os poemas com tanto significado oculto e sentimentos.

Lindo!

Carol Abrantes 29/08/2023

Emily Dickinson e a jornada do Amor através de sua poesia
Emily Dickinson foi uma poetisa norte-americana do século XIX, natural de Amherst, Massachusetts, e passou a maior parte de sua vida reclusa na casa de sua família. Embora seu reconhecimento tenha ocorrido postumamente, ela é, atualmente, considerada uma das figuras literárias mais proeminentes. A autora também contribuiu para a literatura LGBTQIA+, havendo teorias que sugerem que ela teve um relacionamento com Susan Gilbert, sua cunhada. Emily não apenas trocou correspondências apaixonadas com sua amada, mas também escreveu poemas que exploravam o vínculo entre elas.
Os poemas que se concentram em seu amor foram traduzidos e publicados pela Editora Caligari, que selecionou quarenta desses poemas para compor uma coleção. Esses versos refletem de forma profunda e extremamente original os sentimentos de amor e afeição mútua. No contexto mais amplo dos versos de Dickinson, temas como a morte, espiritualidade, natureza e a existência humana, sobretudo o amor, são explorados.
No que diz respeito à obra em foco, "Emily Dickinson: Poemas de Amor", explora essas temáticas com profundidade, sendo notável a abordagem singular, devido ao estilo poético nada convencional de Dickinson. Ela utilizava letras maiúsculas no início de versos e escolhia palavras meticulosamente para transmitir emoções que eram tanto profundas quanto complexas. O amor compartilhado entre Emily e Susan existia em segredo, em uma época em que pessoas LGBTQIA+ eram estigmatizadas e consideradas doentes. Tais indivíduos eram associados a preconceitos, ideologias, doutrinas, discursos de ódio e preconceito.
Ao longo da história, o interesse pela vida e obra de Emily Dickinson tem crescido de maneira exponencial. Suas contribuições para a literatura são objeto de homenagens, conquistam fãs e permitem análises críticas continuamente.
Para aqueles que se interessam por esse universo, é bem provável que se encantem com sua produção poética, embora seja recomendável ter um dicionário à mão para desvendar o significado de algumas palavras e liberar a imaginação.

Aproveite a viagem!

?Vê-la é Fotografia ?
Ouvi-la é Música -
Conhecê-la é Temperança -
Tão inocente quanto Junho -
Não conhecê-la ? Aflição
Tê-la para um Amigo
Um calor tão forte como o Sol
Brilhava em suas Mãos.? (p. 21)

[...] ?Derramei o orvalho
Mas tirei a manhã
Eu escolhi esta única estrela
A partir dos números da expansiva noite
Sue ? para sempre!

O teu doce peso no meu coração à noite
Mal se tinha dignou a mentir
Quando agitando para o deleite da Crença,
A minha Noiva tinha escapado.?[...] (p. 46 e 47)

[...] ?Julgar-nos-ão - como ?
Pois tu serviste ao Paraíso, tu sabes,
Ou tentaste;
Eu não consegui,? [...]

[...] ?Nós superamos o amor como todas as outras coisas
E colocamos na gaveta
Até a moda mostrá-lo num desfile antigo
Como fantasias que os netos usavam.? (p. 66 e 67)

polyethylengirl 22/05/2024

Be Sue ? while I am Emily
Emily sentia muito, profundamente.
Apesar da tradução não ser das melhores, transmite muito bem a tristeza que ela estava sentindo, por um amor que nunca poderia se tornar público.
Emily era maravilhosa.