A Morte de Ayla

A Morte de Ayla Jú Fernandes

Resenhas - A Morte de Ayla

july 04/02/2023

Suspeita pra falar
Como escritora de "A Morte de Ayla", não sei se é muito justo postar uma resenha. Então só direi o seguinte: para você, que chegar a ler esse livro, espero que goste. Para você até já leu, espero que tenha aproveitado. Que tenha sido um bom entretenimento para você. Se gostou, deixe sua avaliação. Se não, deixe também, pois críticas (com educação), são sempre bem-vindas! Ethan e Ayla mandaram um beijo pra vocês todos ??
bielinha 03/07/2023minha estante
scrr, já estou com sdds desse livrooooo
espero poder ler mais de seus livros, eu amei!

Rayssalvex 13/07/2023minha estante
sem palavras pra essa obra de arte que eu acabei de ler, já quero mais !!!

Cíntia 19/05/2024minha estante
Menina tô lendo, e tô gostando

madrugueilendo 15/03/2023

As origens de um romance sobrenatural <3
A Morte de Ayla é um romance sobrenatural que me fez lembrar o porquê gosto tanto do gênero, e de certa forma, voltar um pouquinho no tempo e as minhas origens como leitora também!

Adoro a premissa da história, com uma protagonista sobrevivente de um acidente que deixa apenas ela e o irmão como sobreviventes, e guia o destino dos dois para algo mais arquitetado.
Apesar de alguns gatilhos na história, foi uma leitura leve, com uma escrita bem jovial, e bem fluída de ler! Fiquei curiosa para ler mais livros escritos pela Jú, e vou ficar esperando pelos próximos lançamentos! Para mim, é a história perfeita para sair de uma ressaca literária, e foi a pedida ideal para mim no momento. É o tipo de livro que tem sempre algo novo acontecendo, o que faz a leitura ser bem dinâmica.

Gostei muito da interação dos personagens principais, e ficava esperando chegar todas as cenas em que os dois de fato tinham um entrosamento maior um com o outro! Talvez o relacionamento dos dois, ou até mesmo a própria personalidade da protagonista poderia ter sido mais trabalhada e aprofundada - principalmente devido aos seus traumas - mas são detalhes que não me incomodaram tanto durante a leitura.

Adorei o plot principal, mas principalmente, o final. Não é um final clichê, e te deixa com o coração saindo pela boca - confia em mim!
Foi definitivamente minha parte favorita do livro, e com certeza, leria mais sobre essa história se pudesse.

Meumra 20/06/2023

O beijo da morte
Confesso que entrei com grandes expectativas e me decepcionei um pouco. Não é sempre que acha livros que tem o beijo da morte, pelo menos eu nunca tinha achado antes, e isso me animou bastante.

A história é boa e leve, mas é bastante corrida, acontece muitas coisas, uma atrás da outra, que acaba ficando um pouco sem sentido e até mesmo confuso.

E bem, ao meu ver os personagens que tem como objetivo serem um casal, tem poucos momentos antes de se apaixonarem, apesar de ser alguns deles bem marcantes, acabou que correu com isso também.

Para mim...alguns elementos na obra não pareciam necessários e que outros podiam ser mais trabalhados, que dava para se aprofundar mais, mas de qualquer forma, foi uma leitura agradável.

Thais758 09/04/2023

A MORTE DE AYLA
Cara!! primeiramente eu estou sensível depois dessa leitura.
Segundo, não tenho muitos argumentos para falar sobre.
( só leiam):
Esse livro é divertido e doloso ao mesmo tempo, uma escrita super fluída que me manteve atenta do começo ao fim.
Enquanto eu não cheguei no epílogo, não parei de pensar nesse livro, era simplesmente viciante e eu não conseguia parar de ler.
Porém cada leitor tem sua experiência, espero que vocês gostem.....
Faixa etária +16
Contém gatilhos pesquisem antes!
july 13/04/2023minha estante
Obrigada por ter lido meu livrinho! É muito bom saber que gostou! Obrigada pelo carinho ??

R. Gomes 07/05/2023

Decididamente é um livro
Esse não é um livro ruim, mas também não é lá grande coisa. É bem "tá". Ele não é aquele amontoado de clichê que faz você dar risadinhas, nem tem aquela sensação de inovação que faz você ficar viciado.
O plot principal é interessante, mas em alguns momentos ele se perde em subtramas que não dão em nada. Os personagens são bem planos, até irritantes as vezes. Os diálogos são fraquinhos.
Mas a escrita até que é gostosinha de se lê. A autora sabe descrever bem e a narração é interessante.

É um livro aceitável, mas eu não leria de novo.

july 03/04/2023minha estante
Mulher mas pra que se lembrar de tanta tragédia? Kkk sinto que eles são mais felizes assim. Mas obrigada por ter lido!!

Luiza1139 03/04/2023minha estante
Jkkkjkk, apesar de não ter gostado do final achei a sua escrita maravilhosa

Viih.Prado 09/04/2023

Raio de sol.
Essa resenha está sendo feita com uma dor e quentinho no coração ao mesmo tempo.
O final desse livro me doeu na alma mas ao mesmo tempo o epílogo dele me aqueceu de uma forma inimaginável. É um livro consideravelmente grande (pra mim) e eu acho que vale muito a pena a leitura, é aquele tipo de leitura para passar o tempo e que é uma delícia de ler, e um dos principais motivos disso é o fato de ser um livro nacional, ou seja, não teve que passar por uma tradução, então todas as piadas e brincadeiras no livro são incríveis pq tem muitas coisas também atuais que me conectaram ainda mais com o livro, da maneiras que nem imaginava me conectar.
Mais pro final do livro, quando fui ler sentia que ia chorar pq realmente me apeguei nos personagens principalmente por nenhum deles serem superficiais ou um poço de esteriótipos.
Vi uma guria comentando em uma resenha que o livro depois de um certo capítulo começava a ser inundado de plots, mas acho que isso faz com que o livro seja realmente interessante e cativante, pq, por mais q eu ache q essas coisas deveriam acontecer em um espaço de tempo mais espaçado, eu ainda acho que praticamente todo plot do livro tem sua justificativa (principalmente o do Noah) então acho que faz sentido essa quantidade de plots.
Enfim, acho um livro nacional incrível e acho que pra quem curte fantasia e romance, vai amar esse livro, recomendo
july 13/04/2023minha estante
Obrigada pelo carinho ??? eu fico emocionada toda vez que leio uma resenha assim!

Viih.Prado 18/04/2023minha estante
Creio que livros como o seu mostram o quão bom são os nossos livros nacionais ???

Ludmyla.Pacheco 16/07/2023

Eu não esperava nada disso
Que livro bom, nossa muito bom.
Eu comecei lendo achando que era um clichê, mas a cada página eu ficava muito surpresa pq eu não estava esperando por aquilo. Sempre que eu pensava que ia acontecer um clichê a história dava reviravolta e eu ficava em choque.
Sobre a morte daquele personagem eu fiquei muito ??? Como assim? Fiquei muito triste. Triste pq ele morreu, triste da forma q ele morreu e triste por tudo q aconteceu durante e depois daquilo.
Aquela parte, depois q ele morre, que parte dolorida meu Deus. Angustiante demais. Não dá para imaginar como ayla sofreu naquele momento. As duas pessoas que ela mais amava ali sabe meu Deus.
Eu amei o Ethan, a história dele sabe sofrida demais. Eu imaginei ele muito como aquele ceifador do dorama Amanhã o Sr Park.
Aí eu amei a Ayla, por mais teimosa que ela seja eu amei ela. Ela sofreu muito, do início ao fim não teve um minuto de paz. E aquele final.
Sobre o final nossa me pegou muito desprevenida. Que final foi aquele? A gente sabe que a Ayla vai morrer, mas o motivo pelo o qual ela morre é muito inteligente, eu achei genial.
Depois que Ayla morreu eu fiquei com um vazio pq por mais q aquilo aconteceu anos depois eu acho que o destino deles não é ficar juntos. Eles vão ficar num período de tempo igual sempre aconteceu, mas parece que o destino deles, no final, é sempre sofrer um pelo outro.

E aquele velho? Que jogo? Vai ter o volume dois?

Tinha me esquecido da época que ayla trabalhou no restaurante com Vanessa. Como eu queria q o Ethan matasse aquele cara do restaurante.

Spoiler:

Quando o noah morre, eu fiquei triste pensando que ele e ayla não ia poder mais se encontrar em outras vidas, pq o laço deles foram cortados pela forma q o Noah morreu. Mas, no final, msm o Ethan si matando na sua última vida, ele encontra com soraya/ayla/c, eu acho q o Noah e ayla ainda podem se encontrar naquela vida futura é isso me deixou ?feliz?.

forbrekker 15/02/2023

Vamo lá.
Antes de tudo, queria dizer que esse livro tem a minha atenção desde o minuto que eu recebi a sinopse no whatsapp. Digo, uma menina que devia ter morrido? Onde ela descobre ter conexões com a morte? Eu já queria ler. E mais, valeu a pena a expectativa que eu coloquei pela sinopse. Vou comentar sobre.

Antes de tudo, o mistério que gira em torno do livro e do porquê Ayla foi salva é intrigante e te prende até mais da metade da história, de longe a minha parte favorita aqui. Você fica lendo lendo e lendo numa curiosidade imensa pra entender o que está acontecendo e porquê as coisas são daquele jeito. Devo dizer, o plot twist não me surpreendeu muito por eu já meio que esperar aquilo acontecer, mas foi satisfatório - em partes - e irei falar sobre.

A parte que me desagradou no enredo principal foi justamente a conclusão dele. O mistério é bom, a premissa puxa cada gota de sua atenção até o seu derradeiro. Mas apesar disso, senti que o plot twist foi meio "do nada". Geralmente quando o livro vai dar essa guinada na história, as coisas tem que estar espalhadas por ela, como se fossem pistas. E em "A morte de Ayla" eu senti falta dessas pistas, dessas migalhas que o leitor tem que ir seguindo aos poucos. Senti que foi algo meio do nada e uma explicação que não tinha muita base prévia na história além de algumas coisas aqui e ali, não suficientes. E é por esse motivo que o livro ficou com 4,5 e não um 5. Esse ponto foi algo que me cutucou a ponto de atrapalhar um pouco minha leitura nos momentos finais.

Apesar disso, darei créditos onde créditos merecem, temos uma trama interessante e um drama que te deixa sem fôlego em alguns momentos, totalmente incrível e bem construído (tirando o ponto que levantei acima.)

Sobre os personagens: os protagonistas, Ayla e Ethan são interessantes, têm um emocional e um compasso moral bem desenvolvidos - apesar de eu ter me conectado mais com a Ayla, e isso ser algo pessoal meu, o Ethan não ficou pra trás, tendo todo aquele mistério arrudiando o personagem o qual fazia os olhos do leitor se prenderem a ele. A Ayla foi luz, ela era uma boa pessoa mas também não levava desaforo pra casa - o que é bom e mostra uma certa segurança da autora no próprio taco. A escrita não precisava ficar reforçando a cada dez minutos que a Ayla era uma boa pessoa de maneira a desvalorizar a personagem, quando alguma merda acontecia ela ficava irada brigava e xingava. É uma pessoa verídica, você sente isso lá no seu íntimo.

Sobre a parte do romance dos dois, gostei bastante - principalmente a parte que eles se odiavam, dei várias risadas sinceras com as trocas de farpas e flertes - inclusive os últimos românticos da terra. Quando chega na parte do lovers (é um enemies to lovers se não tá explícito) eles também não decepcionam, conseguem manter o ritmo e a carga emocional nos trinques.

Os secundários também são bons, é bem difícil não gostar de alguém nesse livro (apenas dois que você odeia mas vou deixar vocês descobrirem sozinhos) todos são carismáticos e tem seu tempo de aparecimento próprio para terem o brilho. Cada um tem seu peso e valor emocional - apesar de também haver o sentimento de que alguns enredos ficaram um pouquinho de canto depois de terem feit seu valor na narrativa, mas não foi algo que atrapalhou a desenvoltura da história, pelo menos pra mim.

Dito isso, leiam, é uma leitura gostosa que vale a pena e talvez arranque muitas lágrimas de vocês
july 15/02/2023minha estante
Que resenha linda! Obrigada pelos elogios e com certeza os pontos de melhora também. Obrigada por ter dado uma chance ao livro e que bom que pode aproveitar, fico imensamente feliz e agradecida ??

ana 04/07/2023

?Ethan brilhava toda vez que estava com Ayla.?
Que livro gostosinho de se ler! Eu amei muuuuito! Adoro livros onde a protagonista se apaixonada pela morte e a morte se apaixona pela protagonista, então era óbvio que eu iria gostar desse.
A Ayla e o Ethan são extremamente lindos juntos, o romance deles aqueceu meu coração de uma forma linda! Era impossível deles ficarem juntos, eles sabiam disso, mas acabaram se apaixonando da mesma forma.
O fato de que os ceifadores não tem sentimentos, mas ele, sendo um ceifador, sentiu coisas pela Ayla desde o momento em que a salvou me deixou tooooda bobinha!
Achei o final lindo, não esperava outra coisa, era óbvio que eles não ficariam juntos naquela vida. O final me deixou muito pensativa, eles não conseguiram ficar juntos naquela determinada vida, então deram um jeito de se esbarrarem em outra, mesmo sem saber. Acho isso lindo e impactante.
A escrita é boa, me cansou um pouco as vezes, mas nada de anormal! A única coisa que eu senti falta foi de um hot?.. mas acontece! Recomendo muito, livro super gostoso e perfeito para se ler em uma tarde ??

Myzlen1 13/05/2023

Uma boa aventura
Escrita - 3,5

Escrita boa, a história flui muito bem e é um livro bem gostoso de se ler. Senti altos e baixos durante a leitura o começo achei um pouco travado até de fato a coisa toda fluir, senti o mesmo no final.

Personagens - 3,5

Os personagens são bem construídos, possuem suas próprias características e alguns fogem de diversos padrões, o que é algo muito bom. A protagonista me deu raiva no começo e possui uma vibe teen que me incomoda, porém se destaca por crescer durante a história, algo que gostei bastante. Os coadjuvantes orbitam a protagonista e, mesmo sendo legais, as vezes parece que não fariam diferença na história.

Histórias - 4,5

A história é muito boa, me surpreendeu em vários detalhes e é uma leitura muito divertida e legal. O final achei confuso e não sei se me agradou tanto (pensamentos conflitantes), mas pelo geral do livro valeu muito a pena e foge do óbvio, algo que me ganhou.

Nota - 4

Tempo de leitura

[ ] Miojo
[ x ] Um filme
[ ] Uma série
[ ] Infinito

Compreensão

[ ] Dá para ler dormindo e entender tudo quando acordar
[ ] Dá pra ler enquanto assiste TV
[ x ] Requer atenção
[ ] Requer material de apoio
[ ] Só o autor entendeu (se pá)

Personagens

[ ] É um monólogo
[ x ] Meia dúzia
[ ] Uma penca
[ ] Enche um trem
[ ] Thanos temos um problema

Originalidade

[ ] Pode copiar só não faz igual
[ ] Inspirado ou seria homenagem?
[ ] Eu entendi a referência
[ x ] Original
[ ] Pessoas irão copiar isso daqui para frente

Pamela 15/02/2023

Glória Perez, temos visita!
"A Morte de Ayla" tem uma escrita fácil e fluída, o que torna o livro fácil de se devorar, o concluindo em poucas horas.
No entanto, traz consigo algumas falhas mortais que resultaram na nota atribuída: abordagem excessiva e sem sentido de assuntos polêmicos/delicados, assim como a falta de construção dos personagens e a ausência de imersão no contexto geral.
O estilo "pick me girl", que deixou de ser atraente na última década, volta com tudo na personalidade de Ayla. Ela não é como as outras garotas, veja bem! Afirmações como essa ao longo do livro o tornam um pouco difícil de ler, levando em consideração a construção complicada que Ayla tem com outros personagens, onde é forçada uma narrativa de mocinha boazinha, que ajuda a todos sem um defeito sequer. O problema nunca está nela!
Ethan era o que eu mais apostava, e que mais se mostrou decepcionante com o decorrer da história. Em certo momento, cria-se a impressão de que tanta desgraça acontece para camuflar a falta de química e a superficialidade de sua personalidade e do seu relacionamento com a personagem principal.
A falta de representatividade também é um ponto de incômodo, onde o único personagem não-branco devidamente citado é utilizado de pretexto para abordar (novamente!) um assunto polêmico.
Em certo ponto o ritmo se perde, e a história entra num desenrolo muito desconfortável de tragédia, ocupando o espaço do desenvolvimento da história em si e dos personagens. Me senti numa novela da Gloria Perez.
debora.paraiso 15/02/2023minha estante
Estou em 60% do livro e você colocou em palavras tudo que estou sentindo durante a leitura. A falta de um desenvolvimento maior da parte fantastica e da ambientação me incomodaram demais, isso por que, na minha concepção se o Ethan fosse um humano, não faria diferença na construção da história e o livro se seguiria como é originalmente com ele sendo um ceifador. A Ayla é uma protagonista para passar a ideia moralista de quem se importa com os outros e ser uma personalidade antagonista ao pensamento do Ethan, mas acaba caindo nessa vibes de "sou diferente". Estou tentando entender se esses assuntos polemicos e esse sofrimento todo da personagem seja para a conclusão da trama, mas durante a leitura me incomodou, pois parecia que não tirava a história do lugar em nenhum sentido. Nem para evoluir a trama principal (no caso fantastico da coisa) e nem para um crescimento pessoal da personagem ou daqueles ao redor dela.
Enfim, espero concluir hoje e talvez me empolgar mais com os eventos finais e o plot.

july 15/02/2023minha estante
É difícil ler uma resenha assim, confesso, mas vou ver pelo lado do aprendizado: o que eu concordar que faz sentido, estarei assimilando e tentando melhorar numa próxima vez. Obrigada por ter dado uma chance, sinto que não tenha gostado

jujubaveloz 07/03/2023minha estante
Senti a mesma coisa que você. Experiência horrivel